Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

MichaelAndrews, quando chegaste ao final da sua ideia de tática, vai disponibilizar para download com fizeste no 14 ?

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews, quando chegaste ao final da sua ideia de tática, vai disponibilizar para download com fizeste no 14 ?

Para mim nao existe um final, estou sempre a alterar alguma coisa, neste momento ja estou em Fluido com mentalidades controlar e contra-atacar que ate agora deram nisto

Calend_rio_Calend_rio_S_nior_2.png

FC_Red_Bull_Salzburg_FC_Porto_Geral_Vista_Ger.png

E no Espinho...

Calend_rio_Calend_rio_S_nior_3.png

Compostela_Espinho_Geral_Vista_Geral.png

De qualquer modo, umas paginas atras estao os links para as que usei ate agora.... ja deram para ganhar tudo.

Entretanto, aquele joguinho a seguir aos 7-1 ao Salzburg ficou 4-0 :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

voila aqui esta a minha tactica e mais um jogo em que o adversario so fez um remate e joguei com alguns suplentes ate

SLB_Boavista_Campo_Dividido.png

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral.png

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de posse de bola está muito bem, só que parece-me que tens um jogo muito no MC, não tens ninguém a dar largura ao teu jogo...

Mas se estás satisfeito, continua :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

O jogar mais aberto com muita gente no meio é bem visto, acho que deves apenas rever as funções dos três da frente, um MO (atacar) faz aí falta.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele usar um falso 9, um avançado sombra/MO (atacar) e um CJA (apoiar) talvez veja as oportunidades de golo a aumentar...não sei

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele usar um falso 9, um avançado sombra/MO (atacar) e um CJA (apoiar) talvez veja as oportunidades de golo a aumentar...não sei

Sim, mas o moço tem a panca dos 1000 passes / jogo :-) e o Falso 9 e o Av. Sombra são dribladores.

Compartilhar este post

Link para o post

vXWZ3U.png

boas pessoal, estou a tentar construir uma tática e parti da que o michael disponibilizou aqui. tenho algumas dúvidas até porque não sei até que ponto as funções que escolhi são as melhores para o tipo de jogo e formação escolhidos, principalmente o regista, organizador aberto e raumdeuter. se me pudessem ajudar, agradecia :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não vai correr bem, o Raumdeuter não te protege o flanco, aliás tal como está descrito na caixa de texto dessa função, pode deixar a equipa vulnerável na transição defensiva, portanto podes perfeitamente baixá-lo para médio. Não precisas de desviar o AC para o lado direito, afinas isso com instruções ao jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não vai correr bem, o Raumdeuter não te protege o flanco, aliás tal como está descrito na caixa de texto dessa função, pode deixar a equipa vulnerável na transição defensiva, portanto podes perfeitamente baixá-lo para médio. Não precisas de desviar o AC para o lado direito, afinas isso com instruções ao jogador.

ok, mas puxo o extremo para médio e ponho-o como organizador móvel como tenho no flanco direito ou uso outra função? a minha intenção era ter um estilo de jogo para cada flanco, sendo que pela direita seria um estilo mais de posse e pela esquerda mais direto com o raumdeuter a fazer (talvez) de 2º avançado, por isso é que puxei o avançado para a direita de forma a abrir espaço para o raumdeuter. de qualquer modo, sei que o meu flanco esquerdo fica muito desprotegido até porque na caixa de texto da função raumdeuter explica isso. não será possível dar indicações ao médio centro do lado esquerdo ou até mesmo o regista para fecharem mais no flanco esquerdo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ate agora so tenho uma derrota na liga dos campeos em casa da juventus e o resto ganhei tudo,as vezes muda um cja para f9 ao intervalo quando ta 0-0 mas so aconteceu duas vezes tou a 11 jogos seguidos no campeonato sem sofrer golos

Compartilhar este post

Link para o post

ok, mas puxo o extremo para médio e ponho-o como organizador móvel como tenho no flanco direito ou uso outra função? a minha intenção era ter um estilo de jogo para cada flanco, sendo que pela direita seria um estilo mais de posse e pela esquerda mais direto com o raumdeuter a fazer (talvez) de 2º avançado, por isso é que puxei o avançado para a direita de forma a abrir espaço para o raumdeuter. de qualquer modo, sei que o meu flanco esquerdo fica muito desprotegido até porque na caixa de texto da função raumdeuter explica isso. não será possível dar indicações ao médio centro do lado esquerdo ou até mesmo o regista para fecharem mais no flanco esquerdo?

Sim, baixar para a posicao de medio, podes usar como extremo ou medio ala, ate mesmo extremo defensivo dado que a formacao e muito fluida. O resto e uma questao de veres se essas instrucoes estao disponiveis para as funcoes que pretendes. O Extremo de Referencia a apoiar funciona tambem como segundo avancado, uma vez que se encosta ao central adversario

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui os resultados da minha primeira epoca com o belenenses.

Uma equipa que dominou praticamente todos os jogos da epoca, talvez 90%.

Sempre com mais posse de bola que os adversarios e muito mais oportunidades de golo. Contra equipas mais fracas a posse de bola costuma rondar em media 65% a 70%. Jogos equlibrados principalmente fora baixa para os 60% e contra os tres grandes so uma vez tive menos de 50%. Os resultados foram surpreendentes, espero melhorar ainda mais sempre preveligiando um estilo de jogo em posse.

uYnjaL.png

TG0szF.png

Na ultima jornada disputamos o titulo de campeao com o slb com uma derrota por 2 1 num jogo que acabamos com 58% de posse de bola e com 15 contra 7 remates. Balanco positivo da epoca

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, baixar para a posicao de medio, podes usar como extremo ou medio ala, ate mesmo extremo defensivo dado que a formacao e muito fluida. O resto e uma questao de veres se essas instrucoes estao disponiveis para as funcoes que pretendes. O Extremo de Referencia a apoiar funciona tambem como segundo avancado, uma vez que se encosta ao central adversario

mas existem algumas instruções que façam com que um jogador a jogar no corredor central descaia mais para um flanco?

Compartilhar este post

Link para o post

mas existem algumas instruções que façam com que um jogador a jogar no corredor central descaia mais para um flanco?

já ouviste falar em Conduzir para Zonas Abertas ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que esta gente nem se dá ao trabalho de ler :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

sim já. podes mencionar outra instruções que façam isso? não percebo muito bem a parte de dar instruções, se calhar por isso é que nunca consigo criar uma tática de jeito. então nesse caso, o que aconselhas? pedir ao médio centro do lado esquerdo para fechar nesse flanco? ou até mesmo o central do lado esquerdo...

Compartilhar este post

Link para o post

sim já. podes mencionar outra instruções que façam isso? não percebo muito bem a parte de dar instruções, se calhar por isso é que nunca consigo criar uma tática de jeito. então nesse caso, o que aconselhas? pedir ao médio centro do lado esquerdo para fechar nesse flanco? ou até mesmo o central do lado esquerdo...

Um pivô defensivo, MUITO posicional, é capaz de equilibrar esse lado esquerdo, uma vez que descai para o meio dos centrais e abre mais a defesa. Com um REGISTA, isso tem tudo para não correr muito bem, porque vais ficar descompensado na transição defensiva, caso uses uma pressão alta ou muito alta (presumo que sim uma vez que estamos a falar de POSSE), se o adversário passar a primeira zona de pressão, podem criar muitos problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Um pivô defensivo, MUITO posicional, é capaz de equilibrar esse lado esquerdo, uma vez que descai para o meio dos centrais e abre mais a defesa. Com um REGISTA, isso tem tudo para não correr muito bem, porque vais ficar descompensado na transição defensiva, caso uses uma pressão alta ou muito alta (presumo que sim uma vez que estamos a falar de POSSE), se o adversário passar a primeira zona de pressão, podem criar muitos problemas.

então o que estás a querer dizer é que optando por um pivô defensivo irá fazer com que os centrais abram mais? mas não vai haver conflito entre o central do meio e o pivô?

Compartilhar este post

Link para o post

então o que estás a querer dizer é que optando por um pivô defensivo irá fazer com que os centrais abram mais? mas não vai haver conflito entre o central do meio e o pivô?

Dá mais apoio, quando os centrais abrem. Se a defesa abre e tens 3 centrais, ficas com um buraco no meio, o pivô com instruções para não subir ou movimentos preferidos mais posicionais, dá muito mais apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, deves escolher um esquema, se pretendes jogar num modelo de passe, o ideal é optar pelo 433, 4231, 4141. A base até costumar ser o 4141, porque facilmente ganha dinâmicas de 433 ou 4231. Também podes ser mais aventureiro e recorrer a esquemas de 3 centrais, como o Bayern Munique usa actualmente. Depois de definires o esquema (convém que olhes para o teu plantel para perceberes o que mais se adequa), passas às funções dos jogadores... ou vice-versa :-) dependendo das características dos teus jogadores, adoptas um esquema. A partir daqui é uma questão de equilíbrios dentro do esquema, sabendo que uma táctica defensiva pode ser ofensiva e vice-versa, e aplicar as ideias que estão nos links da primeira página (e da primeira página do mesmo tópico do fm14), isto é, não convém optar por jogadores que facilmente recorram a passes de risco; não convém optar por jogadores que optem frequentemente pelo drible, queres sim circular a bola e usar situações de 2*1 (também conhecidas por tabelinhas). Quanto aos equilíbrios, por exemplo, se usares um ala a atacar, vais precisar de um médio que faça a cobertura, logo terá que ser algo mais posicional como um MC ou um CJ; se o Ala é mais de apoio, então o médio respectivo também já pode dar alguma verticalidade ao teu jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, deves escolher um esquema, se pretendes jogar num modelo de passe, o ideal é optar pelo 433, 4231, 4141. A base até costumar ser o 4141, porque facilmente ganha dinâmicas de 433 ou 4231. Também podes ser mais aventureiro e recorrer a esquemas de 3 centrais, como o Bayern Munique usa actualmente. Depois de definires o esquema (convém que olhes para o teu plantel para perceberes o que mais se adequa), passas às funções dos jogadores... ou vice-versa :-) dependendo das características dos teus jogadores, adoptas um esquema. A partir daqui é uma questão de equilíbrios dentro do esquema, sabendo que uma táctica defensiva pode ser ofensiva e vice-versa, e aplicar as ideias que estão nos links da primeira página (e da primeira página do mesmo tópico do fm14), isto é, não convém optar por jogadores que facilmente recorram a passes de risco; não convém optar por jogadores que optem frequentemente pelo drible, queres sim circular a bola e usar situações de 2*1 (também conhecidas por tabelinhas). Quanto aos equilíbrios, por exemplo, se usares um ala a atacar, vais precisar de um médio que faça a cobertura, logo terá que ser algo mais posicional como um MC ou um CJ; se o Ala é mais de apoio, então o médio respectivo também já pode dar alguma verticalidade ao teu jogo.

neste momento estou a tentar criar uma tática com este esquema para implementar na próxima época. não queria recorrer a formações ditas "normais" como 4x3x3 ou 4x2x3x1, daí estar a testar uma formaçao com 3 centrais e sem defesas alas, o que se calhar desiquilibra muito a tática, mas acredito que seja possível achar outras soluções, como por exemplo fazer com que os centrais fechem mais nas alas e ficando o outro central com o pivô defensivo no meio, como sugeriu o lokito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...