Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

e em Itália acham que um modelo de posse irá funcionar?

Havendo jogadores para isso :-)

Eu, actualmente, ando à procura de melhores soluções, o que funcionava na versão 15.2 deixou de funcionar na versão 15.3, o que é natural com as correcções que são feitas.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Havendo jogadores para isso :-)

Eu, actualmente, ando à procura de melhores soluções, o que funcionava na versão 15.2 deixou de funcionar na versão 15.3, o que é natural com as correcções que são feitas.

já não sei onde tinha lido que o modelo de jogo de posse não dá muito resultado nas ligas inglesa e italiana. já tenho um save com o Chelsea e outro na Juve. vamos ver. não tenho grande pica para andar sempre a iniciar saves, mas aconteceu-me uma cena mesmo estranha no save que tinha no Bayern. na 1ª época ganhei tudo, na 2ª ia bem encaminhado e fui despedido e a razão que deram para isso foi a harmonia. tudo bem, mas depois de ganhares tudo e aplicares-te para tudo quanto é clube e dizerem que não levavam muito a sério o teu interesse, como se tivessem a falar de um Luis Campos oferecer-se para um Sevilha, Wolfsburg, Juventus, por aí... entretanto iniciei save no PSG, mas tou mesmo a ver que mesmo com os objetivos vão-me por a andar em breve :confuso: tudo a pedir-me contrato ou para sair. e como não consigo fazer ajuste de orçamentos nem dar muito € tou mesmo a ver que vou ser despedido novamente. mas acho que vou iniciar novamente no Bayern, se possível à Guardiola mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Em Italia e Reino Unido as equipas previligiam um futebol directo, com avançados rapidos! Se queres jogar me posse por essas bandas tens que ter mt cuidado com as costas da defesa!

Michael ja exprimentas t jogar em posse com mentalidade de contra ataque!!? Com no Dundee as coisas nao andavam pelo melhor...mt por culpa das percas de bola e bolas nas costa da defesa, agora anda a testar a mentalidade de contra ataque por estas bandas! Ando com um misto de jogo tipo Vitor Pereire e Mourinho! Ou seja a equipa ainda tem posse, pq mantive o passe curto e o sair a jogar desde a defesa.....mas dps qd ganha a bola a meio campo como a tenho com mais intensidade a equipa dispara rapido em transiçoes!! Nao era isto que eu queria, mas parece me que jogar deliberadamente em posse por estas bandas nao da mt resultado!

Compartilhar este post

Link para o post

Em Italia e Reino Unido as equipas previligiam um futebol directo, com avançados rapidos! Se queres jogar me posse por essas bandas tens que ter mt cuidado com as costas da defesa!

Michael ja exprimentas t jogar em posse com mentalidade de contra ataque!!? Com no Dundee as coisas nao andavam pelo melhor...mt por culpa das percas de bola e bolas nas costa da defesa, agora anda a testar a mentalidade de contra ataque por estas bandas! Ando com um misto de jogo tipo Vitor Pereire e Mourinho! Ou seja a equipa ainda tem posse, pq mantive o passe curto e o sair a jogar desde a defesa.....mas dps qd ganha a bola a meio campo como a tenho com mais intensidade a equipa dispara rapido em transiçoes!! Nao era isto que eu queria, mas parece me que jogar deliberadamente em posse por estas bandas nao da mt resultado!

Sim já e continuo a usar :biggrin: já fiz um save a ganhar uma LC logo na 1ª época, sem contratações, com instruções a privilegiar a posse mas com mentalidade Contra-Atacar. Há um tópico no forum da SI a defender que é a mentalidade mais adequada na tentativa de reproduzir o Barcelona do Guardiola: baixo risco nas decisões dos jogadores, pressão alta, circulação de bola mais atrás onde há espaço para o fazer e quando surge o espaço, a mentalidade motiva os jogadores a sair rápido na transição.

Na minha opinião, qualquer mentalidade no FM reúne elementos da ideia de jogo que o Barcelona utilizava, acho que mencionei isto no primeiro post deste tópico ou no tópico do fm14. Depois há aspectos próprios do FM que impossibilitam uma reprodução fiel, tais como zonas de pressão e a própria percentagem de posse que é contabilizada de maneira diferente no FM e no futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

já não sei onde tinha lido que o modelo de jogo de posse não dá muito resultado nas ligas inglesa e italiana. já tenho um save com o Chelsea e outro na Juve. vamos ver. não tenho grande pica para andar sempre a iniciar saves, mas aconteceu-me uma cena mesmo estranha no save que tinha no Bayern. na 1ª época ganhei tudo, na 2ª ia bem encaminhado e fui despedido e a razão que deram para isso foi a harmonia. tudo bem, mas depois de ganhares tudo e aplicares-te para tudo quanto é clube e dizerem que não levavam muito a sério o teu interesse, como se tivessem a falar de um Luis Campos oferecer-se para um Sevilha, Wolfsburg, Juventus, por aí... entretanto iniciei save no PSG, mas tou mesmo a ver que mesmo com os objetivos vão-me por a andar em breve :confuso: tudo a pedir-me contrato ou para sair. e como não consigo fazer ajuste de orçamentos nem dar muito € tou mesmo a ver que vou ser despedido novamente. mas acho que vou iniciar novamente no Bayern, se possível à Guardiola mesmo

No futebol cada país (ou zonas geográficas) tem a sua cultura / ideia de jogo enraízada, portanto, é mais ou menos complexo adoptar um modelo a uma equipa que está habituada a pensar o jogo de maneira diferente, tais como as inglesas e italianas. No FM a coisa, por motivos óbvios, é diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, mas tens exemplos que vão contra. Rodgers do Liverpool.

Por exemplo, não quer dizer que na liga espanhola todas as equipas tenham modelo de posse, ate porque recentemente tiveste o Mourinho no Real Madrid vs Guardiola. E treinaram na mesma liga e a forma de jogar não tinha nada a ver um com o outro. Em Portugal também é parecido. O estilo do Jorge Jesus não tem nada a ver com os do Vítor Pereira, lopetegui, Marco Silva, Leonardo Jardim quando alguns destes ainda tavam em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, mas tens exemplos que vão contra. Rodgers do Liverpool.

Por exemplo, não quer dizer que na liga espanhola todas as equipas tenham modelo de posse, ate porque recentemente tiveste o Mourinho no Real Madrid vs Guardiola. E treinaram na mesma liga e a forma de jogar não tinha nada a ver um com o outro. Em Portugal também é parecido. O estilo do Jorge Jesus não tem nada a ver com os do Vítor Pereira, lopetegui, Marco Silva, Leonardo Jardim quando alguns destes ainda tavam em Portugal.

Lá está, toda a regra tem a sua excepção :) e está à vista como essa excepção tem funcionado para o Liverpool.

Compartilhar este post

Link para o post

w82dfm.png

Claro que também funciona em Inglaterra. Só fizeram 3 remates e foram de longe. Tem sido sempre assim os jogos mais ou menos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas infelizmente no Liverpool ninguém tem tido muito sucesso. Só o Benitez que foi a 2 finais de CL tendo ganho 1, mas a nível interno nada de especial. Ca em Portugal já tiveste treinadores com estilos diferentes campeões como disse do Jesus e do Vítor Pereira. Assim como na liga espanhola o Mourinho e Guardiola.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas infelizmente no Liverpool ninguém tem tido muito sucesso. Só o Benitez que foi a 2 finais de CL tendo ganho 1, mas a nível interno nada de especial. Ca em Portugal já tiveste treinadores com estilos diferentes campeões como disse do Jesus e do Vítor Pereira. Assim como na liga espanhola o Mourinho e Guardiola.

É natural que assim seja :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Então que cultura ha nos principais campeonatos?

Tendo em conta que na Alemanha tens Bayern(Guardiola), Borussia(Klopp)

Inglaterra Chelsea de Mourinho e Liverpool de Brendan Rodgers

Ou seja, estilos muito diferentes nos mesmos países.

Compartilhar este post

Link para o post

Então que cultura ha nos principais campeonatos?

Tendo em conta que na Alemanha tens Bayern(Guardiola), Borussia(Klopp)

Inglaterra Chelsea de Mourinho e Liverpool de Brendan Rodgers

Ou seja, estilos muito diferentes nos mesmos países.

Tens que ver o historico de cada pais!! Esta a minha opiniao..repara a Alemanha teve uma mudança radical na mentalidade desde os famosos 3-0 que levaram contra a nossa selecçao e nos a jogar com a equipa B! A partir dai o futebol alemao aplicou uma nova filosofia e conceito no futebol....deixou de pensar que apenas a força ganhava jogos e trabalhou mt a parte tecnica dos jogadores! Ve esta geraçao com Muller, Reus, Gotze por exemplo, jogadores com uma capacidade tecnica mt acima da media! O Bayern é uma ideia de jogo de Guardiola com grandes jogadores...acho que ha 15\20 anos atras o Guardiola nao teria jogadores no Bayern para aplicar o sei ideal de jogo! Klopp é um treinador com um conceito diferente mas para se jogar aquela velocidade tem que se ter uma grande capacidade tecnica! Na Alemanha hj em dia tens uma grande variadade e qualidade de jogadores onde poderas aplicar o conceito que achares mais correcto, ja que a qualidade por aqueles lados é mta!

Em Inglaterra pergunto t assim...Rodgers e Wenger teem ganho alguma coisa?? Nao! E o Mourinho?? Sim, talvez sozinha ja ganhou mais que o Wenger e o Rodgers juntos!! Nao sei se viste as meias finais da taça de inglaterra...é o melhor exemplo que te posso dar! Arsenal-Reading e Liverpool-Aston Villa! Duas equipas de posse que querem a bola, contra duas equipas tipicas de Inglaterra a jogar e 4-4-2 futebol directo, com medios combativos e la na frente com avançados possantes e rapidos! O Liverpool foi á vida e o Arsenal ganho com enorme frango com do GR do Reading!

Uma das coisas que gostaria de ver era o Guardiola a aplicar o seu conceito de jogo em Inglaterra...com isto nao quero dizer que o homem nao tinha resultados, mas tenho curiosidade em ver como corria!

Compartilhar este post

Link para o post

No FM é importante quando se joga em posse e bloco muito alto, analisar o jogo da outra equipa. Já joguei a Premier League, com o Liverpool, fui campeão na primeira época e cheguei à final da champions ( perdi com o Barcelona), a jogar em posse de bola e defesa muito alta. O que fazia era analisar estatisticamente, a forma como os adversários jogavam. Por exemplo se jogasse fora, com um Stoke da vida e usasse a defesa muito avançada, era meio caminho andado para levar bolas nas costas a torto e a direito. Na vida real, a liga inglesa sempre teve aquele futebol pragmático e vertical e os jogadores são mais talhados para esse tipo de jogo, por isso é que esse futebol mais apoiado em Inglaterra não "ganha" títulos. O Arsenal por exemplo usa um estilo mais apoiado, mas a grande maioria dos jogadores são estrangeiros. Em Itália, já acho mais complicado jogar em posse, grande parte devido às formações de 3 centrais e muitos médios, o que prejudicam e muito o futebol mais apoiado, com aglomeração de jogadores..

Compartilhar este post

Link para o post

Nem mais Lokito :-) como andam essas experiências nesta versão 15.3 ?

Não tenho jogado. O meu portátil avariou e fiquei algum tempo sem jogar. A semana passada, peguei nuns componentes que tinha aqui guardados de vários computadores e montei um "novo", mas limitado infelizmente. Consigo correr o jogo razoavelmente, mas só com caricas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho jogado. O meu portátil avariou e fiquei algum tempo sem jogar. A semana passada, peguei nuns componentes que tinha aqui guardados de vários computadores e montei um "novo", mas limitado infelizmente. Consigo correr o jogo razoavelmente, mas só com caricas.

Fixe, as caricas até dão uma perspectiva melhor da movimentação dos jogadores :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Fixe, as caricas até dão uma perspectiva melhor da movimentação dos jogadores :-)

Sim, mas eu já via o jogo em "elevado" e também dá uma boa perspectiva. Por acaso até nem desgosto das caricas, mas pronto, depois de me habituar a ver o 3D é sempre um pouco diferente. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

yeap, sei do que falas, eu é sempre em Elevado com todos os problemas que o 3d acarreta, mas foi quando utilizei as caricas que dei conta de algumas movimentações que me escapavam no 3d.

Compartilhar este post

Link para o post

yeap, sei do que falas, eu é sempre em Elevado com todos os problemas que o 3d acarreta, mas foi quando utilizei as caricas que dei conta de algumas movimentações que me escapavam no 3d.

Sim, tens razão. Fiz ontem um jogo e também reparei nisso. Principalmente na basculação, dá para ter uma noção mais abrangente dos espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez mais convencido que Contra-Atacar é a mentalidade mais apropriada.

para jogar em posse?

Compartilhar este post

Link para o post

claro 1906, o tópico é sobre isso :-)

:mrgreen: ainda me lembro de me teres dito que seria o Atacar, Controlar, daqui a uns meses vais dizer que afinal é a Defender :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...