Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Lokito, podes partilhar um print do teu desenho tático?

Acho interessante teres o médio ofensivo bastante encostado ao PL, um médio centro e um médio defensivo.

Eu costumo usar esse triângulo invertido com um médio defensivo, um médio área-a-área e um CJA mas nunca consigo que o CJA suba no terreno, mesmo depois de ter o movimento para subir sempre que possível!

Ultimamente tenho usado a mentalidade de muito fluído e se para consumo interno (estou com o Benfica) chega perfeitamente, na Europa noto que os jogadores já não cumprem tão bem, ou seja, parece que andam desorientados, que não cumprem exactamente o que lhes é pedido...

Deverá ser uma questão de fazer alguns ajustes e analisar melhor o decorrer do jogo!

:)

lIPuFk1.jpg

Há algum sistema táctico que favoreça mais a posse?

Sistemas com bastantes médios, para aglomeração de jogadores, funcionam muito melhor !

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Sistemas de 3 ou 4 médios. 1 jogador a dar largura a cada lado, ou lateral ou extremo. não queiras os jogadores equidistantes, surge a posse, mas caso sejas pressionado tens sempre a solução de virar de flanco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso que qualquer sistema funcione, desde que tenha a combinação certa de funções, mentalidade, formação e instruções...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso que qualquer sistema funcione, desde que tenha a combinação certa de funções, mentalidade, formação e instruções...

Correcto!! Nao me parece que a quantidade de medios seja essencial, isto pq o 5-3-2 que andei a trabalhar onde so jogo com 2 medios centros e dps 1 medio ofensivo nas costas dos avançados, na maior parte dos jogos onde a minha equipa era superior chegava a ter entre os 65\68% de posse de bola!!

Agora ando a testar um modelo mais á Mourinho!!

QUsGajM.png

Este é o sistema! tem algumas ideias que me agradam mais a mim que contrapoem com as ideias do Mourinho! A começar pelo DD que ponho a apoiar, o Mourinho poe smp o Ivanovic a jogar quase como terceiro central! No meio campo tenho um medio defensivo tipo Matic que sai a jogar, apoia o ataque e fecha o lado esquerdo onde o lateral é mt ofensivo! tenho um medio Box to Box, e aqui se o Mourinho usar Ramires fica igual, se o Mourinho usar o Fabregas, sera mais um organizador movel, coisa que nao me agrada...prefiro o Box to Box a encher o meio campo! NA frente um extremo a dar largura coisa que o Mourinho nao tem, a nao ser que começe a apostar no Cuadrado e um Avançado Interior tipo Hazard a cortar para dentro! No meio o medio ofensivo a deambular pela frentre de ataque nas costas do Avançado completo, á imagem do Diego Costa!

SvQMoqn.png

Estas sao as instrucçoes!! Nao peço posse e mesmo assim na pre epoca com a equipa a ter pouco conhecimento da tactica ja consigo ter alguma posse:

AbA1vH0.png

Jogo com o Torino, uma boa equipa do meu campeonato!

Compartilhar este post

Link para o post

Correcto!! Nao me parece que a quantidade de medios seja essencial, isto pq o 5-3-2 que andei a trabalhar onde so jogo com 2 medios centros e dps 1 medio ofensivo nas costas dos avançados, na maior parte dos jogos onde a minha equipa era superior chegava a ter entre os 65\68% de posse de bola!!

Agora ando a testar um modelo mais á Mourinho!!

Este é o sistema! tem algumas ideias que me agradam mais a mim que contrapoem com as ideias do Mourinho! A começar pelo DD que ponho a apoiar, o Mourinho poe smp o Ivanovic a jogar quase como terceiro central! No meio campo tenho um medio defensivo tipo Matic que sai a jogar, apoia o ataque e fecha o lado esquerdo onde o lateral é mt ofensivo! tenho um medio Box to Box, e aqui se o Mourinho usar Ramires fica igual, se o Mourinho usar o Fabregas, sera mais um organizador movel, coisa que nao me agrada...prefiro o Box to Box a encher o meio campo! NA frente um extremo a dar largura coisa que o Mourinho nao tem, a nao ser que começe a apostar no Cuadrado e um Avançado Interior tipo Hazard a cortar para dentro! No meio o medio ofensivo a deambular pela frentre de ataque nas costas do Avançado completo, á imagem do Diego Costa!

Estas sao as instrucçoes!! Nao peço posse e mesmo assim na pre epoca com a equipa a ter pouco conhecimento da tactica ja consigo ter alguma posse:

Jogo com o Torino, uma boa equipa do meu campeonato!

Para a posse, a aglomeração de jogadores é sempre importante. Entendo o que estás a dizer, mas no teu caso o 5-3-2, além de teres 3 médios centrais, ainda alias a isso os 2 alas que dão mais largura e profundidade, se jogares com um dos avançados a apoiar, ainda mais apoio vais ter. É uma questão de dinâmica, mas há certos desenhos que não são os aconselhados. Dificilmente terás muita posse de bola a jogar em 4-4-2, e se o tentares é provável que não funcione muito bem, porque vais ter poucos apoios no meio, a zona mais importante para a batalha da posse de bola, só com muita dinâmica talvez conseguisses equilibrar as coisas.

Esse sistema é parecido com o que estou a jogar, curto esse desenho. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito das tacticas que testei ate agora tirando o 5-3-2 em termos defensivos, este desenho ate agora é o que me da mais estabilidade á equipa! Ate agora tou a gostar! A equipa a defender transforma se num 4-2-3-1 com o box to box a ficar ao lado do medio defensivo, em ataque a equipa tem mta profundida graças ao extremo e o ala do lado esquerdo e tem um jogo interior excelente com o box to box a chegar á area junto do medio ofensivo e do Avançado interior, o que cria mts desiquilibrios!!

Mas o que tou a gostar mais é da rapidez com que a equipa recupera a bola! Com a estrategia atacante, os jogadores tornam se mais agressivos na procura da bola, com outras estrategias isso ja nao acontece...o que nao me agrada!

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito das tacticas que testei ate agora tirando o 5-3-2 em termos defensivos, este desenho ate agora é o que me da mais estabilidade á equipa! Ate agora tou a gostar! A equipa a defender transforma se num 4-2-3-1 com o box to box a ficar ao lado do medio defensivo, em ataque a equipa tem mta profundida graças ao extremo e o ala do lado esquerdo e tem um jogo interior excelente com o box to box a chegar á area junto do medio ofensivo e do Avançado interior, o que cria mts desiquilibrios!!

Mas o que tou a gostar mais é da rapidez com que a equipa recupera a bola! Com a estrategia atacante, os jogadores tornam se mais agressivos na procura da bola, com outras estrategias isso ja nao acontece...o que nao me agrada!

O teu 532 é praticamente um 361: o lateral que apoia faz parelha com os centrais (embora devido à mentalidade e fluidez tenha propensão a atacar); tens um ala completo, um médio defensivo que sobe mais ao meio-campo, um BtB e um MO em função de apoio, a estes junta-se o extremo e o av. interior em apoio, portanto, tens efectivamente muitos jogadores no meio-campo :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Posse objectiva !

S4dZqT8.jpg

J9A7XgD.jpg

AmT09dR.jpg

gU37M7h.jpg

6Ioxngz.jpg

WMzzIrn.jpg

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

O teu 532 é praticamente um 361: o lateral que apoia faz parelha com os centrais (embora devido à mentalidade e fluidez tenha propensão a atacar); tens um ala completo, um médio defensivo que sobe mais ao meio-campo, um BtB e um MO em função de apoio, a estes junta-se o extremo e o av. interior em apoio, portanto, tens efectivamente muitos jogadores no meio-campo :-)

Michael a tactica que tas a falar é o 4-2-3-1 que ando a testar agora! E sim concordo ctg com a analise á tacitca!

Compartilhar este post

Link para o post

lokito, apesar de ter muita posse, não consigo ter a quantidade de passes que tens. como consegues ter tantos passes?

Compartilhar este post

Link para o post

lokito, apesar de ter muita posse, não consigo ter a quantidade de passes que tens. como consegues ter tantos passes?

Rigidez + instruções de posse + movimentos preferidos de contenção, em todos os jogadores do meio campo e defesa ( menos no CJA ). :)

Compartilhar este post

Link para o post

ya, percebo isso e até estou a treinar os movimentos preferidos em todos os jogadores mas claro que isso demora tempo. a cena é que eu gostava de ter um gajo da minha equipa que se destacasse pelo número de passes que faz num jogo e não consigo isso. os passes são distribuídos por todos os jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

ya, percebo isso e até estou a treinar os movimentos preferidos em todos os jogadores mas claro que isso demora tempo. a cena é que eu gostava de ter um gajo da minha equipa que se destacasse pelo número de passes que faz num jogo e não consigo isso. os passes são distribuídos por todos os jogadores

Se usares organizadores no meio-campo, eles vão destacar-se nos passes; se utilizares a instrução Jogar Mais Fechado, os jogadores vão focar o passe pelo meio, logo os médios vão destacar-se no passe. Agora, convém é perceber que este modelo de jogo nunca teve nada a ver com fazer 1000 passes / jogo, ou jogadores com 200 passes / jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se usares organizadores no meio-campo, eles vão destacar-se nos passes; se utilizares a instrução Jogar Mais Fechado, os jogadores vão focar o passe pelo meio, logo os médios vão destacar-se no passe. Agora, convém é perceber que este modelo de jogo nunca teve nada a ver com fazer 1000 passes / jogo, ou jogadores com 200 passes / jogo.

sim claro eu sei, e nem quero ter 1000 passes por jogo só pq sim, mas vejo o pessoal com pelo menos um jogador a destacar-se com cento e tal passes por jogo que gostava de ter. eu jogo com um construtor de jogo recuado, um médio area-a-area e uma construtor de jogo avançado e com a instrução de jogar mais fechado

Compartilhar este post

Link para o post

sim claro eu sei, e nem quero ter 1000 passes por jogo só pq sim, mas vejo o pessoal com pelo menos um jogador a destacar-se com cento e tal passes por jogo que gostava de ter. eu jogo com um construtor de jogo recuado, um médio area-a-area e uma construtor de jogo avançado e com a instrução de jogar mais fechado

Possivelmente esse CJA tem uma tarefa de ataque, a prioridade dele não vai ser ditar o ritmo de jogo e procurar espaços mais atrás para fornecer jogo aos avançados, vai ser um jogador que vai procurar entrar mais no espaço do avançado, logo retira opções de passe aos outros jogadores. Podes mudar-lhe a tarefa ou treinar movimentos preferidos

Compartilhar este post

Link para o post

Possivelmente esse CJA tem uma tarefa de ataque, a prioridade dele não vai ser ditar o ritmo de jogo e procurar espaços mais atrás para fornecer jogo aos avançados, vai ser um jogador que vai procurar entrar mais no espaço do avançado, logo retira opções de passe aos outros jogadores. Podes mudar-lhe a tarefa ou treinar movimentos preferidos

sim, tem função de ataque. vou experimentar...

Compartilhar este post

Link para o post

O CJA nunca deve ser o jogador que tem mais passes, mas sim o jogador que tem a possibilidade de fazer o último passe e criar os desequilíbrios necessários para furar a defesa adversária, no meu caso gosto de o ter sempre perto do AC.

No meu sistema, os jogadores que têm mais passes, costumam ser o CJR e o MC (vão alternando entre eles), por vezes o DLD (que faz o 3º central) também faz bastantes passes. Do meio campo para trás, tento sempre ter risco mínimo como estratégia, e mudo as coisas, mediante o decorrer do jogo, mas sempre priorizando a posse de bola e futebol apoiado, o controlo do adversário e do jogo.

Do meio campo para a frente, CJA, EXT´s e AC, apesar de usar o passe curto nas suas instruções, não lhes dou movimentos preferidos de contenção, tentando ganhar com isso alguma verticalidade que por vezes é necessária, e que caso não aconteça, através de algumas mudanças acabo por implementar.

O importante é manter sempre o controlo do jogo, não deixar a outra equipa ter a iniciativa e motivar-se, tentando frustrar a sua estratégia com um futebol apoiado e uma pressão eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que a equipa está com a táctica aprendida, isto até dá gosto ! :celebracao:

Captura%20de%20ecratilde%202015-05-12%20agraves%2017.50.49_zpsy4cacf2z.png

Isto contra o 3º classificado da 2º Liga.

qual a táctica que estás a usar?

comecei agora tb uma época no chaves

Compartilhar este post

Link para o post

Ando aqui numas invenções e estou a gostar ! :D

LOk8Dmf.jpg

cHRNPHd.jpg

QDArvYS.jpg

mQOays3.jpg

V87e7qi.jpg

RRpGOYM.jpg

sajOiqb.jpg

O sistema que estou a usar é este ! :happy:

0T4KgFR.png

Compartilhar este post

Link para o post

Andamos a trocar posições dos jogadores :biggrin:

Estás com o mesmo sistema ? :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...