Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

hoje acordei inspirado vamos ver até quando, o que é certo é que com o Penafiel, fora contra o FCP, só perdi 1-0 aos 85 minutos de canto do aboubakar, e convém lembrar que dominei na posse de bola :mrgreen:

Não esquecer que o modelo de jogo tem a ver com conceitos e não com percentagens. A percentagem - neste caso de posse bola - é uma consequência dos conceitos.

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade de contenção privilegia muita perda de tempo que ainda pode ser mais aumentada com instruções. Só por esta razão, o número de passes é muito maior.

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade de contenção privilegia muita perda de tempo que ainda pode ser mais aumentada com instruções. Só por esta razão, o número de passes é muito maior.

Pois, exacto, como já tinha dito, ter a bola sem ameaçar o adversário, não é a melhor forma de jogar, funciona sim quando estás a ganhar por uma margem confortável e permite gerires o jogo. Eu prefiro fazer 700 passes e ter 70% de posse de bola, mas ter 2 ou 3 ocasiões de golo e uma média de 20 remates por jogo, isto é posse activa.

Compartilhar este post

Link para o post

eu jogo mentalidade atacante, táctica ao estilo do meu antigo 4-2-4, só muda algumas funçoes

Editado por TuNiNhUBeNfIcA

Compartilhar este post

Link para o post

eu jogo mentalidade atacante, táctica ao estilo do meu antigo 4-2-4, só muda algumas funçoes

Se a ideia é teres muita posse de bola, não é a mentalidade mais indicada devido ao excesso de decisões de risco que os jogadores vão assumir.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Michael,

Acompanho desde o FM14 seus posts e utilizo idéias para mim e gostaria que me desse sugestões se eu deveria alterar algo nessa tática que estou a fazer.

Controlar / Flexível

Clique aqui

Desde já Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Michael,

Acompanho desde o FM14 seus posts e utilizo idéias para mim e gostaria que me desse sugestões se eu deveria alterar algo nessa tática que estou a fazer.

Controlar / Flexível

Clique aqui

Desde já Grato.

Não precisas de Procurar Sobreposições porque naturalmente os alas vão fazê-lo em relação aos segundos atacantes (por causa das tarefas de ataque dos primeiros e de apoio dos segundos). Jogar Mais Fechado e Mais Intensidade podem ser duas instruções que podes ter de abdicar, implica que observes bem o jogo: a primeira foca o passe pelo centro do campo, o que a tua equipa já procurará fazer por causa de usares um armador. Se este jogador for bem pressionado pelo adversário, podes sentir dificuldades; Mais Intensidade faz com que a equipa procure circular a bola mais depressa, o que pode levar a perda de bola. De resto, parece-me bem ! Uma última sugestão é que não confies demasiado nessa base que construíste, está bem equilibrada sim mas consoante os jogos podes sentir necessidade de modificar tarefas aos jogadores e mesmo algumas funções. Mas isto funciona assim em qualquer táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisas de Procurar Sobreposições porque naturalmente os alas vão fazê-lo em relação aos segundos atacantes (por causa das tarefas de ataque dos primeiros e de apoio dos segundos). Jogar Mais Fechado e Mais Intensidade podem ser duas instruções que podes ter de abdicar, implica que observes bem o jogo: a primeira foca o passe pelo centro do campo, o que a tua equipa já procurará fazer por causa de usares um armador. Se este jogador for bem pressionado pelo adversário, podes sentir dificuldades; Mais Intensidade faz com que a equipa procure circular a bola mais depressa, o que pode levar a perda de bola. De resto, parece-me bem ! Uma última sugestão é que não confies demasiado nessa base que construíste, está bem equilibrada sim mas consoante os jogos podes sentir necessidade de modificar tarefas aos jogadores e mesmo algumas funções. Mas isto funciona assim em qualquer táctica.

Eu coloquei o procurar sobreposições porque tenho um segundo atacante a atacar e outro a apoiar (porque queria que um chegasse mais à frente se juntando ao AC), então achei que seria bom o procurar sobreposições para o ala faze-lo em relação ao segundo atacante atacar.

Uma dúvida tenho notado que minha equipa ataca muito mais pela direita, isso se da porque meu armador está do lado direito do meio campo?

Obrigado pelas sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu coloquei o procurar sobreposições porque tenho um segundo atacante a atacar e outro a apoiar (porque queria que um chegasse mais à frente se juntando ao AC), então achei que seria bom o procurar sobreposições para o ala faze-lo em relação ao segundo atacante atacar.

Uma dúvida tenho notado que minha equipa ataca muito mais pela direita, isso se da porque meu armador está do lado direito do meio campo?

Obrigado pelas sugestões.

As tarefas já fazem isso.

Também, a equipa procura o armador porque a função dele é precisamente organizar o jogo ofensivo da equipa, portanto é natural que o teu jogo seja mais ofensivo por esse lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Posse de bola na Segunda Liga dos Emirados :carinhoso:

flgcvm.png

110985v.png

2h6hvlk.png

2q8ylir.png

122dkrr.png

2w2ju48.png

Jogo com os alas bem subidos, centrais abertos, pivot defensivo a cair no meio deles a formar uma espécie de três centrais.

2 médios centros, 1 mais criativo, o outro mais "cão de caça"... Extremos esquerdo a dar profundidade e um Avançado interior do lado direito a dar o corredor ao ala

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, venho aqui partilhar a boa carreira que tenho feito com o PSV, também facilitou bastante o facto de ter uma equipa recheada de estrelas.

Época sem derrotas e bati o record de pontos e ganhei Supertaça Europeia (época anterior ganhei a champions) Supertaça da Holanda, Taça da Holanda, Campeonato do Mundo de Clubes e Liga, sendo que a liga ganhei a 7 jornadas do fim.

Captura%20de%20ecratilde%202015-06-25%20agraves%2001.43.38_zpsclnbutah.png

No total da época tive 2 empates e 2 derrotas.

Bati igualmente o record de invencibilidade, levo 81 jogos sem perder.

Captura%20de%20ecratilde%202015-06-25%20agraves%2001.43.59_zpsdaju5vla.png

Tatica mais utilizada

Captura%20de%20ecratilde%202015-06-25%20agraves%2001.52.06_zpszomiy1zz.png

Normalmente consigo ter posse acima de 61 %, muitas ocasiões de perigo criadas, muitos golos, segurança defensiva, não podia pedir melhor.

A única coisa será no início de construção de jogo, o MC não chega tão junto da defesa como eu gostaria, mas de resto nada a apontar

Editado por Mário Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

É natural, é um organizador de jogo com tarefa de ataque, só vai chegar mais junto da defesa se lhe treinares o movimento preferido para vir buscar jogo. Ou então, em vez treinas movimentos preferidos ao pivô defensivo para pegar mais no jogo ao usar um CJ com a tarefa de defender, não se vai envolver no processo ofensivo da equipa mas constroi a partir da sua posição.

Compartilhar este post

Link para o post

É natural, é um organizador de jogo com tarefa de ataque, só vai chegar mais junto da defesa se lhe treinares o movimento preferido para vir buscar jogo. Ou então, em vez treinas movimentos preferidos ao pivô defensivo para pegar mais no jogo ao usar um CJ com a tarefa de defender, não se vai envolver no processo ofensivo da equipa mas constroi a partir da sua posição.

Mas sendo um CJ recuado não vai fazer o mesmo que o Pivô Defensivo, ou seja, os centrais não vão abrir mais na linha nem o CJ recuar para junto dos centrais, ou vai ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se apenas fizessem o mesmo não seriam necessárias duas funções distintas :)

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, venho aqui partilhar a boa carreira que tenho feito com o PSV, também facilitou bastante o facto de ter uma equipa recheada de estrelas.

Época sem derrotas e bati o record de pontos e ganhei Supertaça Europeia (época anterior ganhei a champions) Supertaça da Holanda, Taça da Holanda, Campeonato do Mundo de Clubes e Liga, sendo que a liga ganhei a 7 jornadas do fim.

Captura%20de%20ecratilde%202015-06-25%20agraves%2001.43.38_zpsclnbutah.png

No total da época tive 2 empates e 2 derrotas.

Bati igualmente o record de invencibilidade, levo 81 jogos sem perder.

Captura%20de%20ecratilde%202015-06-25%20agraves%2001.43.59_zpsdaju5vla.png

Tatica mais utilizada

Captura%20de%20ecratilde%202015-06-25%20agraves%2001.52.06_zpszomiy1zz.png

Normalmente consigo ter posse acima de 61 %, muitas ocasiões de perigo criadas, muitos golos, segurança defensiva, não podia pedir melhor.

A única coisa será no início de construção de jogo, o MC não chega tão junto da defesa como eu gostaria, mas de resto nada a apontar

o mesmo me aconteceu a mim! só que com o ajax :D neste momento estou numa série invencível de 112 (!) jogos

Compartilhar este post

Link para o post

R4Kpsi.png

Boas Michael e restantes assinantes do tópico. Pela primeira vez estou a fazer um save com uma tática criada por mim neste FM15. Os resultados até teem superado as expectativas, mas ainda sinto que a tática pode ser melhorada, naturalmente. Deixo aqui as instruções à equipa e as funções de cada jogador. Queria saber o que mudariam eventualmente nas instruções ou nas funções dos jogadores de maneira a tirar o melhor proveito de cada um. Digo isto porque nunca tive um João Mário tão bom a jogar a CJA, que tem feito exibições de grande nível nesta tática. Por outro lado, tenho um William Carvalho em sub-rendimento, onde tenho mudado o seu papel na tática mas ainda não convenceu em nenhum jogo. Outra coisa, são as instruções aos jogadores. Eu ainda não arrisquei mexer nesta parte com medo de provocar alguma incompatibilidade com a estratégia e com a tática em si, mas acho que é uma parte importante para afinar e melhorar a tática, por isso também queria alguns conselhos nesse aspeto.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser que durante os jogos mudes bastante a mentalidade, são demasiadas tarefas de ataque, 6 a bem dizer, mais de meia equipa tem como principal tarefa atacar tendo como base uma mentalidade bastante ofensiva. Dado que pretendes que os jogadores partilhem várias responsabilidades, podes perfeitamente recorrer a mais apoios que a mentalidade vai dar-lhes a propensão atacante e equilibras mais a equipa.

Quanto à posição 6, tive o mesmo problema enquanto usei um pivô defensivo e melhorou bastante quando passei a usar um CJ (d), mas não vale a pena olhar para a pontuação do jogador no final do jogo. Mais importante são os dados estatísticos a que tens acesso. No Man City também tenho este problema, mas na posição 10, a equipa fica bem equilibrada ao recorrer a um CJA (ap.) apesar da pontuação do jogador ser frequentemente abaixo de 7.

Quanto às instruções aos jogadores, no actual FM15 é uma situação muito mais subjectiva do que no FM14, isto é, neste havia uma hierarquia estabelecida de instruções, no FM15 não é assim porque a função e tarefa do jogador é que dita as regras. Se não tens certezas não mexas, de qualquer modo para mim continua válido o princípio de sobrecarregar os jogadores com instruções específicas quando já lhes é dito o que fazer através das instruções à equipa, função e tarefa.

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal, que função acham a mais indicada para o ponta de lança, num jogo de posse? é que eu não consigo pôr o meu a marcar golos e dava-me algum jeito! :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal, que função acham a mais indicada para o ponta de lança, num jogo de posse? é que eu não consigo pôr o meu a marcar golos e dava-me algum jeito! :estrelas:

Mete a tática que o pessoal ajuda, mas em teoria a função mais indicada é de avançado completo ou falso nove. Mas depende do esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

2l1cet.jpg

neste momento, vou experimentar jogar em controlar e altamente estruturado. na época anterior (minha 1ª no liverpool) joguei em contenção/fluido pois dava me mais segurança. contudo, o meu avançado não marca os golos que gostava que marcasse. ah, já agora uma ajuda também para a posição de médio ofensivo centro que é outra posição em sub-rendimento. já pensei em jogar dois no meio campo mas depois falta-me a ligação meio campo/ataque

Compartilhar este post

Link para o post

Para começar acho que tens poucas tarefas ofensivas. Subia o CJ(D) para o meio campo e ficava num 4231 mais classico. Se sentes que há pouca ligação entre o meio campo e o ataque optava por uma dupla CJ(D) e MC(S). Como MO punha um CJA(A) e depois tenho dúvidas se mantinha o AC mas aí acho que seria melhor na tarefa atacante ou se optava por um falso nove. Era experimentar e ver qual gostas mais. Depois a função de defesa ala invertido é uma das que não estou muito familiarizado e nunca usei por isso não vou opinar muito mas mudava para ala ou ala completo a atacar para procurar as sobreposições e aí punha os dois extremos a apoiar. A dupla de centrais não gosto muito. Mudava o central a cobrir para bloqueador ou usava uma dupla X-C.

Isto se quiseres manter o 4231. Se tiveres disposto a mudar para um 433 baixavas o MO para MC com função de CJA(A) e conjugadas com um OV(S) deixando o MD como CJ(D). Uma opção mais conservativa seria usares um Trinco ou Pivô Defensivo e depois a dupla CJ(S)-CJA(A) ou CJ(S)-MC(A). Nesse sistema já terias mais espaço para usar o CRonaldo como AI.

Por fim eu costumo usar um sistema com maior fluidez quando tenho jogadores dessa qualidade. Mas é apenas uma opção pessoal. Espero ter ajudado e desculpa o texto longo, entusiasmei-me :mrgreen:

P.S.: Podes sempre esperar pelo Michael que ele sabe mais disto do que eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem um remate fizeram à baliza, pena a posse ter sido fraca e as zonas de ação baixas, mas a tática ainda está competente, ainda tem muito para evoluir :mrgreen: E sem dúvidas que a mentalidade Contra-atacar é a melhor em termos de posse, noto uma grande diferença comparada às outras mentalidades. Quanto às oportunidades flagrantes tive 3, não é mau mas espero que melhore... A formação é um 4-2-3-1, interessante é que a equipa desdobra-se num 3-3-1-3...

ZfpVaqq.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...