Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Boas tenho algumas questoes....

Comecei agora uma nova epoca, na versão 15.3.2 e estou a usar uma tatica baseada na do kun mas mudada em algo por mim....

XYxAHga.jpg

X1C6Vqr.jpg

Não é a equipa titular, alex sandro e brahimi lesionados.

Ainda so estou na pre epoca, mas nao tem sido muito satisfatória....

6J93rbO.jpg

Nem todos os jogos foram com esta tatica, apenas os dos ss's.

wZFUVjW.jpg

hvBvELL.jpg

yd7AFPY.jpg

BFmhAP7.jpg

83mIBrT.jpg

dkVZs9g.jpg

dU3fHSQ.jpg

SrOpGdX.jpg

dwOIxt9.jpg

QlufWuF.jpg

5PeFhN8.jpg

J46IKRd.jpg

0yOnx0y.jpg

jgPjiFf.jpg

3iSX47U.jpg

o9LFzqd.jpg

6P8W5Jb.jpg

Ovsm7OX.jpg

ekT7zKx.jpg

EVPypGc.jpg

j8UkwT9.jpg

wmiqFPY.jpg

sim, contra o schalke foram mesmo aqueles passes todos :estrelas:

É basicamente isto...

O meu receio de dar largura com os organizadores abertos é que a defesa possa ficar muito desprotegida...

Vou começar agora o primeiro jogo oficial e estou com um mau feeling

Editado por sirslendercm

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade não é a indicada, a mais defensiva a utilizar seria contra-ataque. Contenção mantém os jogadores atrás da linha da bola sem procurar romper as linhas do adversário. O f9 ladeado por construtores em apoio funciona mal, o f9 fica demasiado isolado e opta por remates de longe. Nas alas podes optar por extremos defensivos.

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade não é a indicada, a mais defensiva a utilizar seria contra-ataque. Contenção mantém os jogadores atrás da linha da bola sem procurar romper as linhas do adversário. O f9 ladeado por construtores em apoio funciona mal, o f9 fica demasiado isolado e opta por remates de longe. Nas alas podes optar por extremos defensivos.

Desde já obrigado por responderes ;)

Algo mais deste género?

cM6Gf93.jpg

tTqUmWF.jpg

Ganhei 3 jogos e empatei um e a equipa sempre a oferecer alguns lances de perigo e a ser muito pouco eficaz ofensivamente....

Vou testar agora e depois dou feedback. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Algo mais deste género?

cM6Gf93.jpg

tTqUmWF.jpg

Ganhei 3 jogos e empatei um e a equipa sempre a oferecer alguns lances de perigo e a ser muito pouco eficaz ofensivamente....

Das alguma instrução aos jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

Algo mais deste género?

Sim maia isso. Mas não quer dizer que seja sempre o esquema mais indicado, podes sentir necessidade de alterar tarefas e/ou funções durante os jogos, daí a importância de os observares.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim maia isso. Mas não quer dizer que seja sempre o esquema mais indicado, podes sentir necessidade de alterar tarefas e/ou funções durante os jogos, daí a importância de os observares.

Correu mal o jogo com o valência.... Então coloquei os extremos como AI e os alas como OA e já estou a a gostar +.

Ganhei ao sporting e ao leverkusen, com poucas oportunidades adversários, mas sofri três golos do sporting de bolas paradas -.-

As equipa fica com média de 70% de posse de bola, mas com menos passe (700 +/-) mas joga de forma mais objetiva, ou seja em direção à baliza.

Coloquei como controlar, achei que nesta tática o contra-atacar era muito fraco, e a equipa não conseguia tirar proveito..

Depois vou colocar mais algumas imagens, e ver se se pode mudar algo.

PS. Morreu um pouco a animação neste topico...

Compartilhar este post

Link para o post

Correu mal o jogo com o valência.... Então coloquei os extremos como AI e os alas como OA e já estou a a gostar +.

Ganhei ao sporting e ao leverkusen, com poucas oportunidades adversários, mas sofri três golos do sporting de bolas paradas -.-

As equipa fica com média de 70% de posse de bola, mas com menos passe (700 +/-) mas joga de forma mais objetiva, ou seja em direção à baliza.

Coloquei como controlar, achei que nesta tática o contra-atacar era muito fraco, e a equipa não conseguia tirar proveito..

No jogo seguinte essas alterações podem ou não funcionar, depende da postura dos adversários. Por isto mesmo se diz que a posse, no FM, tem muito mais a ver com a pressão do adversário do que com instruções à nossa equipa. Uma coisa é certa: nenhuma mentalidade é fraca e todas são úteis, portanto não há que ter receio em fazer mudanças durante os jogos. Resta dizer que a posse tem qeu ser sempre objetiva e para além da circulação de bola, é preciso que a equipa tenha verticalidade.

É natural, as ideias sobre este modelo estão apresentadas quer nos posts deste tópico e do fm14 quer nos links deixados em ambos os tópicos.

Compartilhar este post

Link para o post

No jogo seguinte essas alterações podem ou não funcionar, depende da postura dos adversários. Por isto mesmo se diz que a posse, no FM, tem muito mais a ver com a pressão do adversário do que com instruções à nossa equipa. Uma coisa é certa: nenhuma mentalidade é fraca e todas são úteis, portanto não há que ter receio em fazer mudanças durante os jogos. Resta dizer que a posse tem qeu ser sempre objetiva e para além da circulação de bola, é preciso que a equipa tenha verticalidade.

É natural, as ideias sobre este modelo estão apresentadas quer nos posts deste tópico e do fm14 quer nos links deixados em ambos os tópicos.

Eu já li este tópico todo, o de 2014 não porque deixei de jogar fm durante uns bons anos e só voltei agora.

Após refletir, fiquei com esta tática: KZeOz21.jpg RWpYiRZ.jpg

Alterando com o explorar flanco quando jogo com equipas fechadas e com muita gente no meio campo... Tem surtido efeito, mas sofro alguns golos por a bola cair nas costas dos defesas, talvez recue um pouco a defesa.... E bolas paradas, a minha equipa é horrivel na sua defesa (ou então sou eu que sou mau a organiza-los nas bolas paradas :cadeirada: )

Já agora, ja há dia para o fm 2016?

Compartilhar este post

Link para o post

Considera ainda que a mentalidade define automaticamente linha defensiva, largura, intensidade e passe. Depois considera se queres que os teus jogadores tenham várias responsabilidades ou apenas o que lhes é determinado pela sua tarefa e função. As bolas paradas defendem-se a zona.

O fm16 deve ser lançado pela mesma altura dos anteriores: final de outubro.

Compartilhar este post

Link para o post

consegues meter print das tuas bolas paradas defensivas MichaelAndrews ?

Agora não, estou de férias até ao próximo domingo. De qualquer modo, nos cantos tenho os laterais nos postes e um central na pequena área, todos os outros a vir atrás excepto um extremo no limite da área e o 9 fica a frente. Nos livres, 4 homens na barreira e os outros a vir atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Após corrigir a tática, após o jogo com o valência

gHJ1Lmj.jpg

É de notar, apesar de sofrer-mos alguns golos (estou a jogar com o filipe ferreira por lesão dos guarda redes), uma mais estabilidade e qualidade de jogo.

Apesar do desaire contra a académia, marcaram os dois golos nos 5 minutos finais, um enorme desgaste dos meus defesas e meio campo, fui afetado por várias lesões, sinto que a equipa está melhor e agora é só melhorar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

michael, seria possível construir uma tática em que em vez de uma combinação com um médio ofensivo e um pl, houvesse uma combinação de 2 pl's? se sim, qual seria a melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

michael, seria possível construir uma tática em que em vez de uma combinação com um médio ofensivo e um pl, houvesse uma combinação de 2 pl's? se sim, qual seria a melhor?

qualquer 442, 352, 4132, desde que se saiba equilibrar bem a equipa no seus processos defensivo e ofensivo, através da mentalidade, formação e funções / tarefas dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

qualquer 442, 352, 4132, desde que se saiba equilibrar bem a equipa no seus processos defensivo e ofensivo, através da mentalidade, formação e funções / tarefas dos jogadores.

sim, mas a função de um dos pl's tem de se parecer à de um médio ofensivo ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, mas a função de um dos pl's tem de se parecer à de um médio ofensivo ou não?

Convém que um dos PL tenha mais mobilidade e o outro seja mais posicional para aproveitar os espaços abertos pelo primeiro, mas também podem ser os dois muito móveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Convém que um dos PL tenha mais mobilidade e o outro seja mais posicional para aproveitar os espaços abertos pelo primeiro, mas também podem ser os dois muito móveis.

então o que teoricamente é o mais indicado? Um falso 9 e um ponta de lança fixo?

Compartilhar este post

Link para o post

então o que teoricamente é o mais indicado? Um falso 9 e um ponta de lança fixo?

Teórica e praticamente não existe esse tipo de coisas como "o mais indicado para", "a melhor forma de". Quaisquer duplas que combinem o conceito que referi podem combinar bem, a questão é que a tua equipa não vai jogar apenas com 2 jogadores, certo ?!, portanto é o conjunto dos 11 jogadores que é importante combinar, senão que te interessa combinar bem os dois jogadores da frente se depois o resto da equipa não funciona.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensa lá, o que faz mais sentido: ter um jogador que faz diagonais interiores para um espaço onde existe um um jogador ou ter um jogador que faz diagonais interiores para um espaço no qual o jogador que o ocupa faz deambulações para arrastar os centrais e criar espaço ?

Compartilhar este post

Link para o post

boas , em relação a isso que disseste de o que fazia mais sentido: ter um jogador que faz diagonais interiores para um espaço onde existe um jogador ou ter um jogador que faz diagonais interiores para um espaço no qual o jogador que o ocupa faz deambulações para arrastar os centrais e criar espaço , referes-te a quem joga com 2 avançados , mas quem jogar num 4-3-3 so com 1 avançado posso usar avançados interiores e um PL fixo ou tambem nao convem ?

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

boas , em relação a isso que disseste de o que fazia mais sentido: ter um jogador que faz diagonais interiores para um espaço onde existe um jogador ou ter um jogador que faz diagonais interiores para um espaço no qual o jogador que o ocupa faz deambulações para arrastar os centrais e criar espaço , referes-te a quem joga com 2 avançados , mas quem jogar num 4-3-3 so com 1 avançado posso usar avançados interiores e um PL fixo ou tambem nao convem ?

Também não convém e pelo mesmo motivo: vais estar usar um jogador fixo na área adversária, a prender os centrais, logo os avançados interiores vão fazer diagonais para um espaço onde já há aglomeração de jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

entao o falso 9 é o mais adequado ne ?

Falso 9, Avançado Recuado, Avançado Completo (por também ter características do Recuado), Trequartista, Avançado Defensivo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...