Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Após o primeiro jogo, além da posse de bola é de notar o compromisso defensivo de toda a linha média e dos laterais a fecharem sempre o meio.

Incrivel, muitos parabens ;)

Ao intervalo estava assim :)

sroqIKw.jpg

emOizhj.jpg

Acabou assim

RQNVyMu.jpg

JcmJMIQ.jpg

Mais uma vez, parabens. Pois, não parece mas é uma tática muito solida na defesa! :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Após o primeiro jogo, além da posse de bola é de notar o compromisso defensivo de toda a linha média e dos laterais a fecharem sempre o meio.

Incrivel, muitos parabens ;)

Ao intervalo estava assim :)

Acabou assim

Mais uma vez, parabens. Pois, não parece mas é uma tática muito solida na defesa! :handclap:

Ainda bem que gostaste. Por acaso quem olhar para a formação, tem logo a impressão que a defesa está desguarnecida, mas nem tudo é o que parece realmente. O lateral direito, ao estar nais posicional, apoia muito o meio e o CJ fecha bem na transição defensiva. Gostaste da construção de jogo e dinâmicas ? Experimenta de vez em quando durante os jogos, meter a linha defensiva muito mais avançada e a pressão ao máximo. :)

Quais, na vossa opinião são os princípios básicos da posse?

- Muita movimentação, misturada com passes curtos e rápidos

- Risco mínimo no passe ou remate

- Aglomeração de jogadores no meio campo ou nas zonas onde está a bola, com trocas constantes de posição entre eles

- Muitos apoios e várias linhas de passe para o portador da bola, com "tabelinhas" (triângulos da morte)

- Linha defensiva subida e pressão alta, em bloco

Convém teres jogadores inteligentes, com bom toque de bola, qualidade de passe e visão de jogo

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que gostaste. Por acaso quem olhar para a formação, tem logo a impressão que a defesa está desguarnecida, mas nem tudo é o que parece realmente. O lateral direito, ao estar nais posicional, apoia muito o meio e o CJ fecha bem na transição defensiva. Gostaste da construção de jogo e dinâmicas ? Experimenta de vez em quando durante os jogos, meter a linha defensiva muito mais avançada e a pressão ao máximo. :)

- Aglomeração de jogadores no meio campo ou nas zonas onde está a bola, com trocas constantes de posição entre eles

- Muitos apoios e várias linhas de passe para o portador da bola, com "tabelinhas" (triângulos da morte)

Convém teres jogadores inteligentes, com bom toque de bola, qualidade de passe e visão de jogo

Sim, muito rápidos e conscientes do que querem fazer. Com triangulações em todo o processo ofensivo, ponta de lança sempre apoiado, muito bem feita mesmo! :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Muita movimentação referes-te a deambular de posição, a instrução?

Compartilhar este post

Link para o post

Muita movimentação referes-te a deambular de posição, a instrução?

Também, mas não só. Se a instrução não for usada, os jogadores não se transformam em pinos e ficam imóveis :) a movimentação é dada também pela própria função do jogador e pelo seu raio de acção, portanto dentro do limite definido pela sua posição todos se movimentam. A instrução Deambular da Posição extravasa a movimentação do jogador para além do limite da sua posição, o que também pode levar a que equipa entre em perda da sua postura posicional e de organização e se torne mais fácil ao adversário explorar os espaços que entretanto surgem.

Compartilhar este post

Link para o post

Também, mas não só. Se a instrução não for usada, os jogadores não se transformam em pinos e ficam imóveis :) a movimentação é dada também pela própria função do jogador e pelo seu raio de acção, portanto dentro do limite definido pela sua posição todos se movimentam. A instrução Deambular da Posição extravasa a movimentação do jogador para além do limite da sua posição, o que também pode levar a que equipa entre em perda da sua postura posicional e de organização e se torne mais fácil ao adversário explorar os espaços que entretanto surgem.

Então, para conseguir essa dinâmica dos jogadores o que e preferível fazer? Se posso perguntar dessa forma...

Compartilhar este post

Link para o post

A minha equipa defende bem, mas... ataca mal, deixo aqui as minhas instruções e formação porque tou a fazer algo mal.

oLcp4AP.png

QFnD9RJ.png

Compartilhar este post

Link para o post

ja agora . quando metemos nos cantos para um jogador ficar em ' original ' estamos a dizer ao jogador para ficar realmente onde ? é que eu nunca percebi bem isso do ' original ' :|

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

Então, para conseguir essa dinâmica dos jogadores o que e preferível fazer? Se posso perguntar dessa forma...

Foi o que escrevi, a dinâmica é dada pela própria função dos jogadores, a não ser raras excepções (lá está, da própria função) como o Pivô Ofensivo e o Ponta de Lança Fixo em que a movimentação é mais reduzida.

ja agora . quando metemos nos cantos para um jogador ficar em ' original ' estamos a dizer ao jogador para ficar realmente onde ? é que eu nunca percebi bem isso do ' original ' :|

A sua posição original

A minha equipa defende bem, mas... ataca mal, deixo aqui as minhas instruções e formação porque tou a fazer algo mal.

O automatismo da intensidade já vai ser alto por causa da Mentalidade ofensiva, não precisas de usar Mais Intensidade, até porque não estás a usar nenhuma instrução que, por si, a reduza - leia-se, a intensidade. Por outro lado, estás a afunilar o teu jogo pelo meio devido a 1) usares os organizadores de jogo e 2) jogares mais afunilado, portanto, ou não usas organizadores ou não jogas mais fechado para dar mais opções à equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tambem queria meter o meu redes quando é pontape de baliza a meter a bola no meu trinco para organizar jogo a partir de tras , eu nas instruçoes ao redes ja meti para ele distribuir para o trinco , mas ás vezes o trinco nao ta pressionado e ele nao joga nele , chuta para a frente , pq sera ?

Compartilhar este post

Link para o post

eu tambem queria meter o meu redes quando é pontape de baliza a meter a bola no meu trinco para organizar jogo a partir de tras , eu nas instruçoes ao redes ja meti para ele distribuir para o trinco , mas ás vezes o trinco nao ta pressionado e ele nao joga nele , chuta para a frente , pq sera ?

más decisões :) vê o atributo do GR e também depende da função e tarefa que deste ao GR, bem como da própria Mentalidade da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

a função do guarda redes é guarda redes libero

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

mas nao ha forma mesmo de ele meter sempre no jogador que quero ?

Os jogadores têm atributos mentais que influenciam e muito o seu desempenho, inclusivamente têm um atributo Decisão, portanto, tal como os jogadores na vida real tomam decisões que fogem ao controlo do treinador, no FM acontece o mesmo. De outro modo, passa-se a utilizar robots :)

Compartilhar este post

Link para o post

mas por exemplo para ele jogar normalmente no trinco , o trinco tem de tar com a função ' pivo defensivo ' não é ?

Compartilhar este post

Link para o post

mas por exemplo para ele jogar normalmente no trinco , o trinco tem de tar com a função ' pivo defensivo ' não é ?

para ele jogar no trinco, convém ter a instrução para distribuir a bola para o trinco, tens uma instrução para especificar o jogador

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei disso e eu tenho essa instrução ativada , mas o trinco tambem tem de ' saber ' que o redes lhe vai jogar a bola , por isso tem que se aproximar mais á area para receber a bola nao e ?

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei disso e eu tenho essa instrução ativada , mas o trinco tambem tem de ' saber ' que o redes lhe vai jogar a bola , por isso tem que se aproximar mais á area para receber a bola nao e ?

Não tem que, mas pode fazê-lo se tiver o movimento preferido para vir atrás buscar jogo. De qualquer modo, o que te disse sobre o factor de decisão do jogador vai sempre funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

entao quanto menos decisão tiver o redes melhor é neste caso ?

Não, quanto mais baixo o atributo (qualquer um, incluíndo o atributo Decisão) pior, claro.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...