Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Pois é companheiros, por isso é que convém terem uma versão do esquema que dê mais cobertura defensiva.

Ando a ver do ficheiro, eu já o tive mas como mudei de computador perdi uns quantos ficheiros da pasta panels, incluindo esse. Estou a tratar do assunto.

Nada mau o primeiro esquema que aqui deixei

http://s4.postimg.org/c6gwdich9/FC_K_benhavn_FC_Porto_Estat_sticas_Estat_sti.png[/img

28 intercepções de bola, 21 desarmes ganhos, em 45 minutos parece-me bem

http://s4.postimg.org/hzqye2o4t/FC_K_benhavn_FC_Porto_An_lise_Desempenho.png[/img

http://s30.postimg.org/4mjwf8g3l/FC_K_benhavn_FC_Porto_An_lise_Desempenho_2.png[/img

http://s12.postimg.org/92lm601p9/FC_K_benhavn_FC_Porto_An_lise_Desempenho_3.png[/img

A ideia era os OMs estarem um pouco mais recuados e os CJA um pouco mais adiantados para formar um 235. Olhemos agora como isto corre com o segundo esquema.

P.S. Não fazer quote das imagens

Muito bem, para primeiro jogo e de pré epoca. Isso é normal, a equipa do copenhaga estando tão recuada os oa "sentem" que podem subir.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda levaram mais na 2ª parte com o segundo esquema (mentalidade contra-ataque)

FC_K_benhavn_FC_Porto_Geral_Vista_Geral.png

FC_K_benhavn_FC_Porto_Estat_sticas_Estat_sti.png

FC_K_benhavn_FC_Porto_An_lise_Desempenho_5.png

Acho que se deve levar em consideração que os jogadores demoram a responder quando devem pressionar, nos laterais isso costuma ser frequente e bem visível. Ao juntar tantos jogadores no meio-campo, acaba-se por empurrar o adversário para trás o que também torna difícil sermos confrontados com bolas nas costas. Neste jogo, por várias vezes os jogadores do Copenhaga tentaram servir o PL, mas o moço estava sozinho no meio-campo e aí tinha lá eu 3 jogadores. 44 intercepções de bola, 38 desarmes conseguidos não dá muita margem de manobra ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda levaram mais na 2ª parte com o segundo esquema (mentalidade contra-ataque)

http://s11.postimg.org/evdu68otf/FC_K_benhavn_FC_Porto_Geral_Vista_Geral.png[/

http://s4.postimg.org/ss7tevuzx/FC_K_benhavn_FC_Porto_Estat_sticas_Estat_sti.png[/

http://s18.postimg.org/m7b2mkyjd/FC_K_benhavn_FC_Porto_An_lise_Desempenho_5.png[/

Acho que se deve levar em consideração que os jogadores demoram a responder quando devem pressionar, nos laterais isso costuma ser frequente e bem visível. Ao juntar tantos jogadores no meio-campo, acaba-se por empurrar o adversário para trás o que também torna difícil sermos confrontados com bolas nas costas. Neste jogo, por várias vezes os jogadores do Copenhaga tentaram servir o PL, mas o moço estava sozinho no meio-campo e aí tinha lá eu 3 jogadores. 44 intercepções de bola, 38 desarmes conseguidos não dá muita margem de manobra ao adversário.

Pois. Um pormenor importante nestes sistemas, é a reacção à perda. Perder a bola na frente e tentar recuperar rapidamente, não deixando o adversário reagir e passar a primeira zona de pressão. O problema é quando a basculação não é eficiente. Por exemplo noto isso quando adiciono um jogador com menos rodagem, erros individuais ou mesmo qualidade individual do adversário, prejudicam muito o "bloco" e aparecem as falhas. Claro que estou a falar em sistemas que se baseiam no dominio do adversário, como os nossos, com pressão alta e defesa muito avançada. No meu caso até só jogo com um defesa central, o risco ainda é maior. É esse o principal ponto onde me concentro no meu sistema, embora outros sejam também importantes, porque depois quando temos a bola é só jogar como planeado e explorar a dinâmica. :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou a testar esses esquemas tácticos, nas primeiras partes domino sempre o jogo, já na segunda, os adversários fazem subir os seus extremos e ai tenho problemas.

Testei contra o braga agora, quando o fizeram, recuei os meus " OA " para " DAI " e ai já não sofro dos contra-ataques que me fazem para as costas dos mesmos!

7iOQHAy.png

ksPY0VY.png

rj1ZJ9o.png

NGjWJCI.png

kvYEeco.png

Editado por FabioDuarte

Compartilhar este post

Link para o post

foi por ai mesmo, acho que tenho de recorrer ao movimento preferido para que esse jogador nao suba tanto! ate porque nas instruções a ele activei o aguentar posição mesmo assim ele sobe no terreno

Compartilhar este post

Link para o post

É isto que me refiro, do lado esquerdo em baixo está a formação do adversário mencionando as funções e tarefas dos jogadores. Por enquanto, só arranjei isto porque fui buscar a skin Helvetica, mas encontrando o ficheiro e colocando-o na pasta panels da skin que se usa, não é preciso usar um skin nova.

FC_Porto_FC_Red_Bull_Salzburg_Campo_Completo.png

foi por ai mesmo, acho que tenho de recorrer ao movimento preferido para que esse jogador nao suba tanto! ate porque nas instruções a ele activei o aguentar posição mesmo assim ele sobe no terreno

Ora vês :biggrin: agora vê lá se não desse lado uma tarefa de ataque que possa passar a apoio

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que o Red Bull vai estar na Liga dos Campeões

FC_Porto_FC_Red_Bull_Salzburg_Geral_Vista_Ger.png

e consegues arranjar esse ficheiro michael ?

acho que sim, estou à espera que me respondam.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que o Red Bull vai estar na Liga dos Campeões

http://s23.postimg.org/j24nl8anf/FC_Porto_FC_Red_Bull_Salzburg_Geral_Vista_Ger.png[/img

acho que sim, estou à espera que me respondam.

Jogo muitíssimo positivo :handclap:

Estou a ver se copiei o ficheiro certo do helvetica ;)

Edit: Não, não copiei xd

Editado por sirslendercm

Compartilhar este post

Link para o post

Pois Blue, se eu soubesse o nome já o tinha disponibilizado, o problema é mesmo esse :)

Deve haver por aí quem saiba, deixa a pergunta no tópico das reacções

Compartilhar este post

Link para o post

Clique aqui

Tenta por aqui e adapta à tua maneira wink.gif

Sempre que notares perda de intensidade/posse aumenta a intensidade e a pressão e dá palestras assertiva pedindo mais à equipa, comigo tem resultado. wink.gif

Vou usar e depois dou feedback.

Compartilhar este post

Link para o post

O maior perigo será contra equipas que jogam em 442, pois corre-se o risco de ficarmos com os centrais frente a frente com os dois avançados. Mesmo assim, conseguiram fazer um contra-ataque no início do jogo e depois foram sufocados, 3 golos, 4 oportunidades flagrantes. O segundo golo deles foi num pontapé de canto. A ver como se adapta o Anderlecht ao nosso segundo esquema.

Anderlecht_FC_Porto_Geral_Vista_Geral.png

Compartilhar este post

Link para o post

michael tu ja usas os equipamentos desta epoca ? pergunto isto porque vejo o nome do porto a castanho ..

Compartilhar este post

Link para o post

michael tu ja usas os equipamentos desta epoca ? pergunto isto porque vejo o nome do porto a castanho ..

Isso fui eu que alterei :biggrin:

Muito satisfeito, acabou 4-3 a nosso favor, mas vou dar o desconto de dois golos deles de bola parada que não é habitual sofrer e o facto de ser pré-época.

Compartilhar este post

Link para o post

ja agora , eu tenho em todos os meus jogadores a instrução individual ' pressionar muito mais ' e nas instruçoes á equipa eu tenho ' pressionar mais ' , mas por exemplo eu quando vou jogar contra adversarios mais fortes na champions eu nao quero pressionar muito , ou seja tenho de tirar a instrução de ' pressionar muito mais ' de todos os meus jogadores ou basta meter nas instruções á equipa ' pressionar menos ' ?

Compartilhar este post

Link para o post

michael, na versão da tua tática de contra ataque, o teu pl não fica muito sozinho na frente devido à distância existente entre a linha média e ele mesmo? já agora, gosto dessa formação pois parece ter mais equilíbrio defensivamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...