Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Não foi sem centrais, adaptou a matéria-prima que tinha disponível à posição de Central. No FM os jogadores vão sempre estranhar a posição por não ser possível numa semana identificarem-se com a nova posição.

p.s. - remover as imagens quando fazem quote

por isso é que escrevi "teoricamente". e acredito que seja bastante difícil fazer uma brincadeira destas, uma vez que como disseste, os jogadores não vão sentir-se à vontade em jogar fora de posição. peço desculpa pelo quote das imagens!

Compartilhar este post

Link para o post

por isso é que escrevi "teoricamente". e acredito que seja bastante difícil fazer uma brincadeira destas, uma vez que como disseste, os jogadores não vão sentir-se à vontade em jogar fora de posição. peço desculpa pelo quote das imagens!

O Lokito costuma usar uma Mentalidade um pouco ofensiva (Controlar), a particularidade que sabiamente introduziu foi relativamente às tarefas dos jogadores, com bastantes tarefas de apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso, foi um acontecimento que gostava de ver abordado aqui. de facto é incrível como é que o guardiola vai para jogo teoricamente sem centrais! podes pormenorizar mais a tática que implementaste?

Como o Michael disse, o Guardiola adaptou os jogadores que tinha, para jogar de determinada forma. No FM é muito complicado fazer isso, a não ser que os jogadores sejam pelo menos efectivos na posição. E a emulação nunca dá para ser total, devido às inúmeras limitações do sistema de tácticas, mas dá para fazer algo engraçado

Esta foi a minha ideia. Para central, usei o Vallejo, que é um central bom de bola e que sai bem a jogar, mas que usava muitas vezes a CJ, no meu 4-1-3-2. Meti o gajo a cobrir, para recuar mais um pouco, uma vez que é sempre o último homem e também para o separar do CJ que recua muito para o apoio, na transição defensiva.

O lateral direito funciona como um central mais aberto, em alguns momentos mudava e dava-lhe mais "profundidade", mas a minha ideia era ser um jogador de apoio e que não arriscasse muito. O lateral esquerdo é mais ofensivo e mais interior, se bem que a função de ala invertido, não funcione mesmo como deveria, mas pronto é o que temos. A minha ideia é aglomerar jogadores no meio campo e tentar ganhar sempre superioridade numérica. É importante referir que jogo com a defesa subida ao máximo e também máxima pressão.

O CJ funciona como tampão e apoio à defesa. Um jogador mais posicional, que baixa e faz o 2º central. Faz mesmo. Também é importante a distribuir. Podia usar a função de pivô, que por acaso até é uma função que gosto, mas esta foi a que me convenceu mais.

2 médios centros, com instruções de apoio e varrendo o espaço à frente do CJ. Um mais em apoio ao CJ e outro a apoiar o CJA, claro que dependendo das situações do jogo.

Nas alas do ataque, 2 extremos que tentam explorar o espaço para aproveitando para criar perigo, de todas as formas, cruzando, chutando ou com passes mais curtos. Gostava de lhes dar mais liberdade, como o Douglas Costa e o Robben tiveram contra o Leverkusen, mas isso vai afectar a posse de bola no final.

Depois o CJA, no apoio ao avançado, aparecendo de trás ou mesmo aparecendo nas alas para desequilibrar.

O avançado é o gajo dos golos. Eu particularmente gosto do AC nesta versão do FM, é a função que me enche mais as medidas.

Usei mentalidade Estruturada e Controlar para este modelo.

Risco mínimo no passe.

Bloco muito alto e pressão máxima.

Linhas juntas e basculação em bloco.

Conceitos gerais do futebol de posse.

Basicamente é isto, assim de uma forma mais sucinta.

Compartilhar este post

Link para o post

Os 80% de posse é um excelente exemplo do que acontece quando o adversário entra em campo com as linhas muito baixas e sem pressionar. Quando ou se começa a subir linhas e a pressionar, pum, lá vai a posse, a capacidade de retenção de bola por parte dos nossos jogadores é quase nula.

Compartilhar este post

Link para o post

bem estou a tentar implementar um modelo de posse numa formação com três defesas e são vários os problemas que identifico, apesar de não ter testado durante muito tempo.

para começar, na defesa os meus centrais ficam muito cá atrás, como podem ver no exemplo abaixo, o que faz com que haja muito espaço entre a linha defensiva e a linha média. gostava de os fazer subir um pouco mais.

no meio campo, a posição de médio defensivo é a única mais esclarecida. à frente deste, já utilizei dois médios centros e um médio centro com um médio ofensivo (como podem ver na imagem abaixo). o problema que identifico aqui é que quando utilizei dois médios centro, faltava ligação com o ataque, o que ficou mais ou menos corrigido ao subir um dos médios centro a médio ofensivo. nas alas, já experimentei extremos e organizadores abertos. a diferença entre as duas funções é notória uma vez que os extremos dão mais largura e os OA vem muito para dentro, acumulando demasiados jogadores no meio e ninguém a dar largura.

no ataque, a dúvida de sempre. apesar de ter visto algumas coisas engraçadas com um AvR (apoiar) e um PL, parece que às vezes se desligam do jogo e andam só ali a passear.

deixo aqui algumas imagens para verem mais pormenorizadamente.

2u4skeu.png

2qx96d5.png

f3szmo.png

Compartilhar este post

Link para o post

Não estás propriamente com uma Mentalidade apropriada para este modelo..., nem para qualquer outro :) basicamente estás a dizer a equipa para perderem todo o tempo do mundo, limitando-se a deixar o tempo passar

Compartilhar este post

Link para o post

Foi so um aparte, a tatica está num 2-1-4-2-1 que se traduz num 3-4-3 em ataque ou por vezes, quando o adversário é mais acessivel num 2-5-3.

Gostei da ideia, podias colocar aí o modelo (esquema tático) só para ter uma deia? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da ideia, podias colocar aí o modelo (esquema tático) só para ter uma deia? :compinchas:

sS2POwB.jpg

73Oltj5.jpg

Anda mais ou menos nisto.. A ideia original é do kun, Clique aqui dei as minhas mexidas na tática.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estás propriamente com uma Mentalidade apropriada para este modelo..., nem para qualquer outro :) basicamente estás a dizer a equipa para perderem todo o tempo do mundo, limitando-se a deixar o tempo passar

Também reparei nisso. Falta-lhe também largura. Olhando à formação, fiquei admirado que não usasse o atacar pelo meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Também reparei nisso. Falta-lhe também largura. Olhando à formação, fiquei admirado que não usasse o atacar pelo meio.

peço desculpa, já são tantas alterações que me esqueci de algumas. eu não jogo em contenção, apenas testei essa mentalidade mas como o michael disse com essa mentalidade e ainda para mais com o muito menos intensidade a equipa apenas faz passes entre si e chega pouco à baliza. a mentalidade que testei foi controlar/estruturado

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um grande exemplo de dominio absoluto e neste jogo até joguei com muitos suplentes.

screenshot_310.png

screenshot_311.png

screenshot_312.png

Pressão muito alta

Muita intensidade

Passes curtos e risco minimo

Basicamente, o Gil não conseguiu suster o nosso controlo e domínio. A pressão exercida foi enorme (instruções ao adversário de pressão extrema + instruções de equipa) e conseguíamos sempre asfixiar a primeira fase de construção do adversário. Apenas conseguiram passar a zona de perssão por 2 vezes e numa delas criaram perigo, no único remate à baliza que fizeram. Conta muito ter um jogador de qualidade e rápido, como último homem na posição de DC, com bastante concentração e que erre o mínimo possível.

screenshot_314.png

Com o Rúben Neves o CJ, mais recuado a dar apoio ao central, vemos um dos MC a recuar, na primeira fase de construção. Ele tem muitas soluções, para sair a jogar e com espaço.

screenshot_317.png

Primeira zona de pressão. O AC faz pressão imediata ao GR adversário que tenta sair a jogar e obrigá-lo a bater longo (o que acontece neste caso). Quem olhar vê que estão todos os jogadores bem marcados e sem espaço para saírem a jogar. O problema como muitos pensarão é a igualdade numérica no sector recuado e que pode criar dificuldades. Sim pode acontecer, mas se a pressão for bem feita e com uma basculação eficiente, poucas vezes haverão essas falhas. Claro que estamos a falar de jogadores com qualidade. Neste lance o meu Extremo Direito (Carrillo), recupera no ar a bola batida pelo GR e dá origem a mais uma transição apoiada.

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um grande exemplo de dominio absoluto e neste jogo até joguei com muitos suplentes.

Pressão muito alta

Muita intensidade

Passes curtos e risco minimo

Basicamente, o Gil não conseguiu suster o nosso controlo e domínio. A pressão exercida foi enorme (instruções ao adversário de pressão extrema + instruções de equipa) e conseguíamos sempre asfixiar a primeira fase de construção do adversário. Apenas conseguiram passar a zona de perssão por 2 vezes e numa delas criaram perigo, no único remate à baliza que fizeram. Conta muito ter um jogador de qualidade e rápido, como último homem na posição de DC, com bastante concentração e que erre o mínimo possível.

Com o Rúben Neves o CJ, mais recuado a dar apoio ao central, vemos um dos MC a recuar, na primeira fase de construção. Ele tem muitas soluções, para sair a jogar e com espaço.

Primeira zona de pressão. O AC faz pressão imediata ao GR adversário que tenta sair a jogar e obrigá-lo a bater longo (o que acontece neste caso). Quem olhar vê que estão todos os jogadores bem marcados e sem espaço para saírem a jogar. O problema como muitos pensarão é a igualdade numérica no sector recuado e que pode criar dificuldades. Sim pode acontecer, mas se a pressão for bem feita e com uma basculação eficiente, poucas vezes haverão essas falhas. Claro que estamos a falar de jogadores com qualidade. Neste lance o meu Extremo Direito (Carrillo), recupera no ar a bola batida pelo GR e dá origem a mais uma transição apoiada.

Vou testar em alguns jogos e dou um feed :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já está tudo com movimentos preferidos ou os gajos estão limpos ? :wink:

Para ser sincero e por incrível que pareça, não tenho usado muito os movimentos preferidos. Eu uso como plano A, um sistema parecido com o do JJ e só quando tive o problema com os centrais, que por acaso coincidiu com aquela mudança do Guardiola, é que decidi inventar um pouco. Alguns jogadores, não muitos, têm o passe curto como como movimento preferido, mas ainda não explorei muito isso. Digo-te já que estou a pensar seriamente em usar este sistema como plano A, na próxima época se me mantiver no Sporting. :)

A ideia é partilhar e por isso para quem quiser testar deixo aí a táctica !

http://www59.zippyshare.com/v/vyICRHfD/file.html

Instruções ao adversário

OxABQlR.png

V0pH2Oh.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Para ser sincero e por incrível que pareça, não tenho usado muito os movimentos preferidos. Eu uso como plano A, um sistema parecido com o do JJ e só quando tive o problema com os centrais, que por acaso coincidiu com aquela mudança do Guardiola, é que decidi inventar um pouco. Alguns jogadores, não muitos, têm o passe curto como como movimento preferido, mas ainda não explorei muito isso. Digo-te já que estou a pensar seriamente em usar este sistema como plano A, na próxima época se me mantiver no Sporting. :)

andamos a chegar à conclusão que, vá lá entender-se o porquê, os movimentos preferidos arruínam o modelo de jogo ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

andamos a chegar à conclusão que, vá lá entender-se o porquê, os movimentos preferidos arruínam o modelo de jogo ? :biggrin:

Olha eu já não sei de nada ! :mrgreen:

Sei que a equipa adaptou-se muito bem e começou logo a carburar. É como já falamos, há muitas coisas que não fazem muita lógica no "futebol do FM", a única forma é tentar descobrir o que melhor se adapta. A teoria de que a pressão dos adversários é a grande responsável pelas % de posse bola, para mim é muito forte e eu tenho tentado contrariar isso com PRESSÃO MÁXIMA quando sinto que eles começam a subir. Nesse jogo, cheguei a ter 84% na 1ª parte. Na 2ª foi baixando e chegou aos 67%, altura em que aumentei a perssão e consegui ir aos 74%. Tem funcionado comigo, mas como disse, pode ter sido coincidência e não tenho jogado em posse como plano A. :)

Compartilhar este post

Link para o post

lokito , tu costumas meter um jogador ou jogadores teus a fazerem marcação individual aos adversarios ?

ja agora , na imagem que meteste que se vê o teu PL a pressionar o guarda redes , como fizeste para ele pressionar bem visto que nas instruçoes ao adversario nao meteste pressao no redes ..

Compartilhar este post

Link para o post

lokito , tu costumas meter um jogador ou jogadores teus a fazerem marcação individual aos adversarios ?

ja agora , na imagem que meteste que se vê o teu PL a pressionar o guarda redes , como fizeste para ele pressionar bem visto que nas instruçoes ao adversario nao meteste pressao no redes ..

Tens razão, foi um erro meu. Na imagem falta a pressão ao GR. Não uso marcações específicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu já não sei de nada ! :mrgreen:

Sei que a equipa adaptou-se muito bem e começou logo a carburar. É como já falamos, há muitas coisas que não fazem muita lógica no "futebol do FM", a única forma é tentar descobrir o que melhor se adapta. A teoria de que a pressão dos adversários é a grande responsável pelas % de posse bola, para mim é muito forte e eu tenho tentado contrariar isso com PRESSÃO MÁXIMA quando sinto que eles começam a subir. Nesse jogo, cheguei a ter 84% na 1ª parte. Na 2ª foi baixando e chegou aos 67%, altura em que aumentei a perssão e consegui ir aos 74%. Tem funcionado comigo, mas como disse, pode ter sido coincidência e não tenho jogado em posse como plano A. :)

Exacto, eu tenho mencionado bastante no forum da SI as questões da complacência, inclusivamente dos suplentes que vão a jogo e nos jogos de pré-época (logo numa altura em que andam a todos a lutar por um lugar na equipa é que iam mesmo ficar complacentes :biggrin: ). Quanto à teoria frustrou-me bastante, fica-se logo a pensar "então e os atributos dos jogadores não contam para nada ?" "e a capacidade da equipa fazer circulação de bola, se temos jogadores mental e tecnicamente dotados para o fazer ?"

Compartilhar este post

Link para o post

entao nas instruçoes ao adversario tambem tens a pressao e a marcação sempre ao redes ?

Não, só a pressão.

Exacto, eu tenho mencionado bastante no forum da SI as questões da complacência, inclusivamente dos suplentes que vão a jogo e nos jogos de pré-época (logo numa altura em que andam a todos a lutar por um lugar na equipa é que iam mesmo ficar complacentes :biggrin: ). Quanto à teoria frustrou-me bastante, fica-se logo a pensar "então e os atributos dos jogadores não contam para nada ?" "e a capacidade da equipa fazer circulação de bola, se temos jogadores mental e tecnicamente dotados para o fazer ?"

Concordo plenamente. Depois podes juntar a isso, o que já discutimos antes, sobre o facto de termos grande % de posse, o que significa que a nossa equipa andou a descansar com bola, fazendo com que a outra equipa corresse mais atrás da bola, mas no final, vamos a ver e os índices físicos não só são iguais, como ainda têm capacidade para reagirem e virem para cima de nós nos últimos minutos. Isto era algo que já no 2014 acontecia e não tem lógica nenhuma. Há muita coisa a melhorar, principalmente a nível da pressão e futebol de posse. Falta mais dinâmica na pressão ou opções de pressão. Os gajos fizerem o motor de jogo a pensar no futebol inglês. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

se eu predefinir nas instruçoes ao adversario o que quer fazer , depois antes dos jogos nao preciso de meter tambem nos jogadores adversarios ?

Compartilhar este post

Link para o post

se eu predefinir nas instruçoes ao adversario o que quer fazer , depois antes dos jogos nao preciso de meter tambem nos jogadores adversarios ?

Se adicionares essas instruções sobre adversário (ou outras), no menu das tácticas, não precisas de as adicionar todos os jogos. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...