Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Michael não sou grande amante de posse mas até tou a gostar :mrgreen:

Pelo mapa térmico, tens os jogadores a trocar posição :) experimenta mudares-lhes as funções automaticamente quando mudam a posição

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo mapa térmico, tens os jogadores a trocar posição :) experimenta mudares-lhes as funções automaticamente quando mudam a posição

Sim tenho os jogadores a trocar de posição, mas para que que aconselhas a mudar a função quando trocam ?

Compartilhar este post

Link para o post

Alex Sandro, Danilo, e Brahimi tão lesionados. Vou em Novembro.

Em termos de resultados não tenho nada que me queixar. Vamos à frente em quase todas as competições (Champions tá estranho pq ja com 3 jogos feitos na fase de grupos empatamos 2 e ganhamos um mas deve dar para passar), vou no inicio de Novembro e apenas sofri 4 golos nos jogos oficiais. Defensivamente está impecável.

Os meus alas costumam ser os meus melhores jogadores e o Danilo leva 8.14 de classificação média, o suplente dele 7.95. O Alex Sandro 7.73 e o Angel dá para ver ali. Ali a posição do AMC anda meia tremida. Oliver não joga nada lá, Quintero idem. O único (que jogava nas alas antes disso) que fez algo de decente lá foi o Brahimi mas lesionou-se depois de dois jogos seguidos a jogar bem lá.

Tenho o AML a trocar com o AMR, e o PLC a trocar com o AMC. Quaresma e Herrera estão na equipa B pois não jogaram nada de nada.

Vou alternando entre Counter, Control e Attacking.

Em termos de instruções é isto.

___

O meu problema surge disto...nos jogos em que vejo que a equipa joga pior, temos menos posse de bola (aka os empates até agora, especialmente na Champions). Os meus jogadores completam os passes com uma accuracy (tenho em ingles) de 80% a 90% em média. o AMC é de facto a posição (se for a comparar os que jogaram lá, com menos passes completos), seguindo-se o GR e o Bruno Martins Indi.

Posto isto acabo sempre os jogos com posse máxima de 56 a 60%, quando de facto acho que as instruções que lhes tenho dado, incluíndo a forma como jogamos deviam-nos dar mais. Se calhar é devido ao pass to space ou a alguma posição em específico?

Agradecia ajuda. E se souberem uma pareceria AMC-PLC que resulte, agradecia também.

Tens demasiados dribladores na equipa, potenciado ainda pela instrução Run at Defence. Depois jogas com uma intensidade de jogo demasiado baixa, por um lado por causa da Mentalidade e, por outro lado, por causa da instrução Retain Possession (automaticamente também baixa a intensidade de jogo). Isto leva a que 1) o adversário se posicione defensivamente muito mais facilmente; 2) interceptem os passes e desarmem os teus jogadores mais facilmente (procura ver estes dados nas estatísticas dos adversários que defrontas).

Posse de bola não tem nada a ver com circulação passiva da bola, é muito mais uma forma activa de defender ao não deixar que o adversário tenha a bola e pressioná-lo rapidamente. Logo o que é importante é circular a bola assertivamente para desequilibrar o adversário da sua organização defensiva e acelerar o jogo no último terço do campo (jogadores a fazer tabelas ou a utilizarem um passe mais directo).

A mentalidade que utilizas pode ser uma interpretação correcta do que fazia o Barcelona, mas não me parece que todos os jogadores atacassem e defendessem na mesma medida.

A combinação AMC - PL depende do que pretendes dos jogadores. Eu uso um AMC (CJA apoiar) no Man. City e usei no Marítimo e em ambos os clubes os jogadores nessa posição marcam poucos golos mas, por outro lado, fazem o que pretendo que façam: assistem o PL ou os extremos.

Sim tenho os jogadores a trocar de posição, mas para que que aconselhas a mudar a função quando trocam ?

Se nas alas usas extremos, quando trocam a posição podem automaticamente ser avançados interiores (ou vice-versa). Sendo extremos vão alimentar alguém na área, quando trocam de posição passando a AI, então a posição 9 pode trocar com a posição 10 e, neste caso, a posição 9 passaria automaticamente a algo que criasse mais espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

podem-me explicar o que estou a fazer de mal? estou a jogar em posse de bola mas raramente consigo chegar a baliza :mrgreen:

dicas por favor...

6Z8IOBv.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

podem-me explicar o que estou a fazer de mal? estou a jogar em posse de bola mas raramente consigo chegar a baliza :mrgreen:

dicas por favor...

Só com isso é um bocadinho difícil :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só com isso é um bocadinho difícil :mrgreen:

eu explico, a ideia era os AI entrarem na area, mas se entrarem nao perco linhas de passe no meio campo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens demasiados dribladores na equipa, potenciado ainda pela instrução Run at Defence. Depois jogas com uma intensidade de jogo demasiado baixa, por um lado por causa da Mentalidade e, por outro lado, por causa da instrução Retain Possession (automaticamente também baixa a intensidade de jogo). Isto leva a que 1) o adversário se posicione defensivamente muito mais facilmente; 2) interceptem os passes e desarmem os teus jogadores mais facilmente (procura ver estes dados nas estatísticas dos adversários que defrontas).

Posse de bola não tem nada a ver com circulação passiva da bola, é muito mais uma forma activa de defender ao não deixar que o adversário tenha a bola e pressioná-lo rapidamente. Logo o que é importante é circular a bola assertivamente para desequilibrar o adversário da sua organização defensiva e acelerar o jogo no último terço do campo (jogadores a fazer tabelas ou a utilizarem um passe mais directo).

A mentalidade que utilizas pode ser uma interpretação correcta do que fazia o Barcelona, mas não me parece que todos os jogadores atacassem e defendessem na mesma medida.

A combinação AMC - PL depende do que pretendes dos jogadores. Eu uso um AMC (CJA apoiar) no Man. City e usei no Marítimo e em ambos os clubes os jogadores nessa posição marcam poucos golos mas, por outro lado, fazem o que pretendo que façam: assistem o PL ou os extremos.

Se nas alas usas extremos, quando trocam a posição podem automaticamente ser avançados interiores (ou vice-versa). Sendo extremos vão alimentar alguém na área, quando trocam de posição passando a AI, então a posição 9 pode trocar com a posição 10 e, neste caso, a posição 9 passaria automaticamente a algo que criasse mais espaços.

Eu estou a usar inicialmente AI, as trocas passam a ser extremos no papel

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a usar inicialmente AI, as trocas passam a ser extremos no papel

Ok, já estás a atribuir-lhes uma nova função quando trocam, agora basta harmonizares a posição 9 para esses extremos.

eu explico, a ideia era os AI entrarem na area, mas se entrarem nao perco linhas de passe no meio campo?

Os AI vão sempre procurar diagonais, havendo uma maior aglomeração de jogadores no meio logo não será aqui que perdes linhas de passe. Precisas é de laterais a romper bem pelos flancos, a dar largura e a tabelar ou a fazer cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, já estás a atribuir-lhes uma nova função quando trocam, agora basta harmonizares a posição 9 para esses extremos.

Os AI vão sempre procurar diagonais, havendo uma maior aglomeração de jogadores no meio logo não será aqui que perdes linhas de passe. Precisas é de laterais a romper bem pelos flancos, a dar largura e a tabelar ou a fazer cruzamentos.

O que que aconselhas na posição 9 ? Estou a usar pivo ofensivo, tem corrido bem

Compartilhar este post

Link para o post

e depois se um lateral perde a bola se o belenenses sai em contra ataque la vou eu de vela...

mas secalhar se assim nao for nao consigo atacar lol la vai ter que ser

vinhaça da boa essa hein lol na posiçao nove estas a usar um pivo ofensivo?? :biggrin: e na posiçao 10? estas a usar um ponta de lança? loool

Compartilhar este post

Link para o post

e depois se um lateral perde a bola se o belenenses sai em contra ataque la vou eu de vela...

vinhaça da boa essa hein lol na posiçao nove estas a usar um pivo ofensivo?? :biggrin: e na posiçao 10? estas a usar um ponta de lança? loool

Há sempre duas equipas em campo, cada uma com os seus pontos fracos e pontos fortes. Esta é a primeira certeza, a segunda é que nunca, de forma alguma, vais conseguir anular todos os pontos fortes de todos os adversários. É por isto que não há equipas imbatíveis ! O que tens a fazer é impor os teus pontos fortes.... ou tentar anular os do adversário. Por isso se diz que há treinadores que preparam as suas equipas para ganhar e outros que preparam as suas equipas para não perder.

Compartilhar este post

Link para o post

Lol enganei-me :mrgreen: , o ponta de lança uso um AC atacar, e na posição 10 sim o pivo ofensivo

Compartilhar este post

Link para o post

Na posição 10, queres dizer :biggrin: Se na ideia inicial com os AI usas um jogador na posição 9 que deambula mais, cria mais espaços para os primeiros aproveitarem, então quando os AI trocam e passam a extremos precisas de mais presença na área, quer seja com um jogador mais posicional (não será a melhor ideia, porque já usas um na posição 10), quer sendo mais dinâmico (AvR atacar; AC; PL)

Além disso o teu lateral dificilmente perderá a bola em zonas mais recuadas porque nessas tem linhas de passe para os médios e centrais. Em zonas avançadas pode faltar-lhe apoio, mas compensas com mais cruzamentos

Compartilhar este post

Link para o post

Na posição 10, queres dizer :biggrin: Se na ideia inicial com os AI usas um jogador na posição 9 que deambula mais, cria mais espaços para os primeiros aproveitarem, então quando os AI trocam e passam a extremos precisas de mais presença na área, quer seja com um jogador mais posicional (não será a melhor ideia, porque já usas um na posição 10), quer sendo mais dinâmico (AvR atacar; AC; PL)

Pois é isso, eu uso AC, ate´ver tem corrido ás mil maravilhas, 0 derrotas em todas as competições, a média de posse de bola tem rondado os 65%, jogos com mais jogos com menos depende

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é isso, eu uso AC, ate´ver tem corrido ás mil maravilhas, 0 derrotas em todas as competições, a média de posse de bola tem rondado os 65%, jogos com mais jogos com menos depende

Ok, se queres um 9 que faça de tudo em campo é a função indicada. O AvR (atacar) também funciona bem como extremos, é uma questão de testares.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, se queres um 9 que faça de tudo em campo é a função indicada. O AvR (atacar) também funciona bem como extremos, é uma questão de testares.

Pra já vou continuar assim, tou a gostar e curto ver o avançado fazer um pouco de tudo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Há sempre duas equipas em campo, cada uma com os seus pontos fracos e pontos fortes. Esta é a primeira certeza, a segunda é que nunca, de forma alguma, vais conseguir anular todos os pontos fortes de todos os adversários. É por isto que não há equipas imbatíveis ! O que tens a fazer é impor os teus pontos fortes.... ou tentar anular os do adversário. Por isso se diz que há treinadores que preparam as suas equipas para ganhar e outros que preparam as suas equipas para não perder.

arrisquei um pouco mais mas vou para os penaltis, para o ano ha mais lool

Pra já vou continuar assim, tou a gostar e curto ver o avançado fazer um pouco de tudo :mrgreen:

vais continuar assim como? a beber?? :biggrin: tu nao podes ter o pivo ofensivo a jogar na posiçao 9 , ve la bem o que escreveste...tu querias era dizer a posiçao 10 e nao 9

Compartilhar este post

Link para o post

arrisquei um pouco mais mas vou para os penaltis, para o ano ha mais lool

vais continuar assim como? a beber?? :biggrin: tu nao podes ter o pivo ofensivo a jogar na posiçao 9 , ve la bem o que escreveste...tu querias era dizer a posiçao 10 e nao 9

Sim eu enganei-me, já o disse em cima lol :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem obrigado Michael pelas dicas, já estou a ter bastante mais posse e a equipa está a jogar melhor. Noto que o erro está ainda é no AMC, se calhar recuo-o e vejo como funciona.

Raramente assiste nem faz golos, parece que está sempre desligado da jogada. Meta quem lá meter a jogar, em que papel for, sem ou com instruções. Não percebo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem obrigado Michael pelas dicas, já estou a ter bastante mais posse e a equipa está a jogar melhor. Noto que o erro está ainda é no AMC, se calhar recuo-o e vejo como funciona.

Raramente assiste nem faz golos, parece que está sempre desligado da jogada. Meta quem lá meter a jogar, em que papel for, sem ou com instruções. Não percebo.

Ou combinas o AMC com os dois médios ou com o PL, no meu caso funciona muito bem o CJA (apoiar) com o AvR (atacar)

Compartilhar este post

Link para o post

experimentei vários papeis e com o CJA (atacar) está a render muito bem agora. Salto qualitativo enorme. Obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

há alguma maneira dos centrais deixarem de fazer passes estúpidos a la Maicon?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok acho que já tenho acertado. Só goleadas, posse com fartura, exibições individuais muito boas também. Só me falta resolver o problema dos centrais (vejo que em grande parte podem passar para o lado para os laterais e mandam chutões para a frente lol), e corrigir a posição de MDC. Apesar de quem jogar lá jogar bem, não me agrada tanto o desempenho como o resto das posições.

Compartilhar este post

Link para o post

"Playout defence", esta instrução vai fazer com que os defesas optem preferencialmente pelo passe curto. Deverá ser suficiente para resolver ou pelo menos minimizar.

Instruir o guarda redes para distribuir para os laterais vai garantir uma qualidade de passe superior e uma ligação com o meio campo mais consistente. Fundamental se utilizares um sistema com passes curtos e muita posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Há vários aspectos a considerar: a) qualidade do jogador ; b) movimento preferido para fazer passes longos; c) mentalidade de maior rIsco da equipa; d) pressão por parte do adversário. São várias variáveis em jogo e não apenas uma instrução.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...