Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Para começar acho que tens poucas tarefas ofensivas. Subia o CJ(D) para o meio campo e ficava num 4231 mais classico. Se sentes que há pouca ligação entre o meio campo e o ataque optava por uma dupla CJ(D) e MC(S). Como MO punha um CJA(A) e depois tenho dúvidas se mantinha o AC mas aí acho que seria melhor na tarefa atacante ou se optava por um falso nove. Era experimentar e ver qual gostas mais. Depois a função de defesa ala invertido é uma das que não estou muito familiarizado e nunca usei por isso não vou opinar muito mas mudava para ala ou ala completo a atacar para procurar as sobreposições e aí punha os dois extremos a apoiar. A dupla de centrais não gosto muito. Mudava o central a cobrir para bloqueador ou usava uma dupla X-C.

Isto se quiseres manter o 4231. Se tiveres disposto a mudar para um 433 baixavas o MO para MC com função de CJA(A) e conjugadas com um OV(S) deixando o MD como CJ(D). Uma opção mais conservativa seria usares um Trinco ou Pivô Defensivo e depois a dupla CJ(S)-CJA(A) ou CJ(S)-MC(A). Nesse sistema já terias mais espaço para usar o CRonaldo como AI.

Por fim eu costumo usar um sistema com maior fluidez quando tenho jogadores dessa qualidade. Mas é apenas uma opção pessoal. Espero ter ajudado e desculpa o texto longo, entusiasmei-me :mrgreen:

P.S.: Podes sempre esperar pelo Michael que ele sabe mais disto do que eu.

Obigado desde já pelas dicas! neste momento, puxei o medio defensivo para medio centro com a mesma tarefa e papel, e alterei os alas para ala completo atacar. estava aqui a pensar, será possível ajustar a tática e jogar com dois avançados? qual seria a dupla ideal?

Compartilhar este post

Link para o post

Com dois avançados querias montar um 424 estilo JJ? Era possivel, mas em posse já não sei se seria assim tão possível porque terias poucos médios para manter a posse. Esse tipo de esquema favorece mais as transições rápidas. Mas é possivel jogar em posse com dois avançados. Se esse é o teu objetivo recomendaria um 3-5-2 ou um 4-1-3-2. Se for isso que pretendes posso ajudar-te é só dizeres qualquer coisinha :mrgreen: :compinchas:

Edit: Lembrei-me agora que tens também o famoso 4-4-2 quadrado. Mas isso já são sistemas com os quais não estou muito familiarizado, tbh.

Editado por FCPFORCE

Compartilhar este post

Link para o post

Com dois avançados querias montar um 424 estilo JJ? Era possivel, mas em posse já não sei se seria assim tão possível porque terias poucos médios para manter a posse. Esse tipo de esquema favorece mais as transições rápidas. Mas é possivel jogar em posse com dois avançados. Se esse é o teu objetivo recomendaria um 3-5-2 ou um 4-1-3-2. Se for isso que pretendes posso ajudar-te é só dizeres qualquer coisinha :mrgreen: :compinchas:

Edit: Lembrei-me agora que tens também o famoso 4-4-2 quadrado. Mas isso já são sistemas com os quais não estou muito familiarizado, tbh.

não era estilo JJ, era mesmo um estilo de posse mas com 2 avançados. O 3-5-2 parece-me interessante! Qual é o 3-5-2 a que te referes? estilo juve?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres posso-te mostrar um 3-5-2 que tenho estado a usar e até nem tem estado nada mal, mas ainda não estou muito seguro e posso mudar algo. Além disso posso deixar-te aqui um tópico do forum da si e um ficheiro de um user de lá que ajudam a construir esse tipo de tática e ajudam ainda noutros estilos e esquemas. Se quiseres diz que meto aqui. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres posso-te mostrar um 3-5-2 que tenho estado a usar e até nem tem estado nada mal, mas ainda não estou muito seguro e posso mudar algo. Além disso posso deixar-te aqui um tópico do forum da si e um ficheiro de um user de lá que ajudam a construir esse tipo de tática e ajudam ainda noutros estilos e esquemas. Se quiseres diz que meto aqui. :compinchas:

se for possível, agradecia :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido aqui está:

Primeiro os links bastantes uteis e que eu uso e tenho em conta quando construo as minha táticas

http://community.sigames.com/showthread.php/403447-FM15-Building-and-developing-a-3-5-2-5-3-2 - thread especializada num 3-5-2 que um user criou.

http://community.sigames.com/showthread.php/375632-Pairs-amp-Combinations-The-Complete-Series-*UPDATED* - thread que tem o link ara download do pdf que contem considerações importantes e interessantes a ter em conta quando se constroi uma tática.

Esta é a tática que uso neste momento e me deu o 3º lugar na 1º época:

4yT2T9t.png

Honestamente nem foi esta que me deu o 3º lugar, mas a base é a mesma só dei uns retoques nesta 2º época. Acho esta mais sólida do que a da 1º época, até ver.

Esta é uma tática "à Juve" (se bem que eles não usam bem este trio de meio campo, mas aqui o meu objetivo não era recriar a tática da Juve):

huJE5sl.png

Aviso já que não consegui ainda pôr esta tática a funcionar como eu queria, mas fica aqui para registo.

Esta é uma experiência minha que ainda está em fase de testes e não sei até que ponto será viável:

KFoXnUA.png

Qualquer coisa, apita :compinchas:

Edit: Já agora, estou aberto a sugestões para melhorar as três táticas. Não se acanhem :mrgreen:

Editado por FCPFORCE

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo é muitos posts, muitas tácticas e muito pouca posse crl. :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada:

Oh Michael anda cá ver isto. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Na primeira tática que pus tenho frequentemente 60+ de posse de bola. O único problema é a escassez de oportunidades flagrantes é raro ter mais do que 1 por jogo. Mas como disse estou aberto a sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido aqui está:

Primeiro os links bastantes uteis e que eu uso e tenho em conta quando construo as minha táticas

http://community.sigames.com/showthread.php/403447-FM15-Building-and-developing-a-3-5-2-5-3-2 - thread especializada num 3-5-2 que um user criou.

http://community.sigames.com/showthread.php/375632-Pairs-amp-Combinations-The-Complete-Series-*UPDATED* - thread que tem o link ara download do pdf que contem considerações importantes e interessantes a ter em conta quando se constroi uma tática.

Esta é a tática que uso neste momento e me deu o 3º lugar na 1º época:

Honestamente nem foi esta que me deu o 3º lugar, mas a base é a mesma só dei uns retoques nesta 2º época. Acho esta mais sólida do que a da 1º época, até ver.

Esta é uma tática "à Juve" (se bem que eles não usam bem este trio de meio campo, mas aqui o meu objetivo não era recriar a tática da Juve):

Aviso já que não consegui ainda pôr esta tática a funcionar como eu queria, mas fica aqui para registo.

Esta é uma experiência minha que ainda está em fase de testes e não sei até que ponto será viável:

Qualquer coisa, apita :compinchas:

Edit: Já agora, estou aberto a sugestões para melhorar as três táticas. Não se acanhem :mrgreen:

Alas bem mais ofensivos, médios mais posicionais e está feito

boas pessoal, que função acham a mais indicada para o ponta de lança, num jogo de posse? é que eu não consigo pôr o meu a marcar golos e dava-me algum jeito! :estrelas:

Qualquer uma!!! Enquanto não perceberem que não há funções ideais, mas o que é importante é equilibrar bem os 11 jogadores, não perceberam o FM.

neste momento, vou experimentar jogar em controlar e altamente estruturado. na época anterior (minha 1ª no liverpool) joguei em contenção/fluido pois dava me mais segurança. contudo, o meu avançado não marca os golos que gostava que marcasse. ah, já agora uma ajuda também para a posição de médio ofensivo centro que é outra posição em sub-rendimento. já pensei em jogar dois no meio campo mas depois falta-me a ligação meio campo/ataque

O que é sub-rendimento ?

Compartilhar este post

Link para o post

Alas bem mais ofensivos, médios mais posicionais e está feito

Qualquer uma!!! Enquanto não perceberem que não há funções ideais, mas o que é importante é equilibrar bem os 11 jogadores, não perceberam o FM.

O que é sub-rendimento ?

o que quero dizer com sub-rendimento é que o jogador não se destaca, é como se estivesse a jogar com um a menos...

Compartilhar este post

Link para o post

o que quero dizer com sub-rendimento é que o jogador não se destaca, é como se estivesse a jogar com um a menos...

E o que significa não se destacar ? Não marca golos ? Não faz assistências para golo ? passes-chave ? Não passa a bola ? Tem uma baixa percentagem de passes completados ?

Compartilhar este post

Link para o post

E o que significa não se destacar ? Não marca golos ? Não faz assistências para golo ? passes-chave ? Não passa a bola ? Tem uma baixa percentagem de passes completados ?

sim, pouca quantidade de passes ao longo dos jogos, tão poucos golos que até os meus centrais têm mais, muito poucas assistências, classificações míseras...

Compartilhar este post

Link para o post

sim, pouca quantidade de passes ao longo dos jogos, tão poucos golos que até os meus centrais têm mais, muito poucas assistências, classificações míseras...

Melhor carregares umas imagens para se ver isso.

Eu uso um CJA (ap.) no ManCity, marca poucos golos mas a nível de passe está muito bem... e, afinal de contas, é isto mesmo que é suposto fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor carregares umas imagens para se ver isso.

Eu uso um CJA (ap.) no ManCity, marca poucos golos mas a nível de passe está muito bem... e, afinal de contas, é isto mesmo que é suposto fazer.

quando digo que faz poucos passes, refiro-me a passes chave. aquele passe de rutura que muitas vezes é preciso. eu jogo com um CJA (atacar)

Compartilhar este post

Link para o post

2mhx3.png

neste caso, o meu médio ofensivo é o meyer. neste jogo acabou com pontuação de 6.5 e acaba frequentemente com pontuações parecidas. acima já pus o print da tática que uso

Compartilhar este post

Link para o post

As pontuações não dês grande importância, o que interessa é o desempenho do jogador visível pelos dados estatísticos.

neste momento, vou experimentar jogar em controlar e altamente estruturado. na época anterior (minha 1ª no liverpool) joguei em contenção/fluido pois dava me mais segurança. contudo, o meu avançado não marca os golos que gostava que marcasse. ah, já agora uma ajuda também para a posição de médio ofensivo centro que é outra posição em sub-rendimento. já pensei em jogar dois no meio campo mas depois falta-me a ligação meio campo/ataque

O avançado está a ser compelido a fazer de tudo um pouco porque atribuíste-lhe precisamente essa função, se queres um avançado que simplesmente esteja lá à frente para marcar golos usa outra função.

Compartilhar este post

Link para o post

As pontuações não dês grande importância, o que interessa é o desempenho do jogador visível pelos dados estatísticos.

O avançado está a ser compelido a fazer de tudo um pouco porque atribuíste-lhe precisamente essa função, se queres um avançado que simplesmente esteja lá à frente para marcar golos usa outra função.

talvez um ponta de lança?

Compartilhar este post

Link para o post

ou PL fixo, se quiseres mesmo um jogador de área.

pois, mas a cena é que o PL fixo não ajuda na construção das jogadas. vou experimentar avançado recuado atacar

Compartilhar este post

Link para o post

http://i62.tinypic.com/2l1cet.jpg

Só agora é que reparei. Essa tática é exactamente igual à minha.

Se for um tweak da minha, experimentei todas as funções de PL e o AC foi o que me deu mais garantias, uma vez que pretendia um jogador móvel na frente. Por acaso comigo os Pl´s marcavam sempre muitos golos. :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um tweak da minha, experimentei todas as funções de PL e o AC foi o que me deu mais garantias, uma vez que pretendia um jogador móvel na frente. Por acaso comigo os Pl´s marcavam sempre muitos golos. :)

sim, baseei-me na tua tática lokito pois gostava muito da maneira como a equipa jogava, apesar de às vezes o futebol praticado ser um pouco às tres pancadas. consegui 'melhorar' a tática nesse sentido. contudo, o meu avançado não marca quase golos nenhuns...

Compartilhar este post

Link para o post

pois, mas a cena é que o PL fixo não ajuda na construção das jogadas. vou experimentar avançado recuado atacar

Obviamente, não é suposto que o faça, e muito menos é quando jogas em Altamente Estruturado onde os jogadores executam exactamente a função e a tarefa que lhes é dada. Se queres que façam mais além disto, atribui-lhes mais responsabilidades.

Tem a ver com o equilíbrio da equipa. No Man. City uso um 4231, o Aguero joga como Av. Recuado com tarefa de ataque; no FC Porto o Jackson joga com Falso 9 e andam os dois a ver quem leva a Bota de Ouro europeia.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, recomendo-te um Av. Recuado a atacar sem dúvidas, o Jonas tá a jogar nessa função e tem marcado em média 2 golos por jogo no meu 4-2-3-1.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...