Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

O Correr de Fundo passou a ser algo "invisível", codificado na função e tarefa do jogador, de certeza que já reparaste que, por exemplo, um ala com a tarefa de atacar faz o movimento ofensivo sem bola muito mais frequentemente do que um ala com a tarefa de apoio. E, no entanto, ambos têm a instrução Chegar Mais Longe automaticamente activada.

sim e um ala a defender raramente corre de fundo sim isso eu ja notei, sendo assim para ter jogadores a correr de fundo raramente teria que optar por funçoes que assim o fizessem

Compartilhar este post

Link para o post

sim e um ala a defender raramente corre de fundo sim isso eu ja notei, sendo assim para ter jogadores a correr de fundo raramente teria que optar por funçoes que assim o fizessem

O que consegues com tarefas defensivas nas funções que definires e que tenham a possibilidade de escolher uma tarefa defensiva e / ou com médios mais posicionais como o CJR (d) e (ap.) ou MC (d) e (ap.) ou, no "slot" dos médios ofensivos dir. / esq. com o Raumdeuter.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael como traduzes para o FM esta nova formula do Barça??

Da m ideia que isto de posse do Barça sera no FM num estrategia de Contra Ataque! Equipa com um bloco baixo, a trocar a bola ca atras e dps a lançar os 3 ratos da frente que desiquilibram a qq momento! A posse continua la, esta no ADN do clube...mas ja nao é a posse como com o Guardiola! Concordas?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael como traduzes para o FM esta nova formula do Barça??

Da m ideia que isto de posse do Barça sera no FM num estrategia de Contra Ataque! Equipa com um bloco baixo, a trocar a bola ca atras e dps a lançar os 3 ratos da frente que desiquilibram a qq momento! A posse continua la, esta no ADN do clube...mas ja nao é a posse como com o Guardiola! Concordas?

A mentalidade Contra-Atacar, com muita pressão e mesmo com a linha defensiva subida é o que mais se aproxima porque apesar de, por um lado, a equipa pressionar mais à frente, por outro, estamos a dizer aos jogadores que procurem manter-se atrás da linha da bola. Ora, já com o Guardiola isto acontecia, isto é, a equipa tentava rapidamente pressionar para recuperar a bola (regra dos 6 segundos) mas caso não o conseguisse, baixava as linhas. Em termos de FM, isto é melhor conseguido com essa mentalidade, as mentalidades ofensivas estabelecem uma posse de bola nos jogadores mais recuados, através de passe curto, e aceleração do ritmo de jogo nos jogadores mais avançados com passe mais directo (o que também era feito pelo Barcelona), só que precisamente por procurar colocar muitos jogadores na frente, a optarem por mais decisões de risco, a equipa perde quando entra em transição e organização defensiva. Parece-me, portanto, que o Luís Enrique procura manter o modelo de jogo que o Guardiola introduziu, acontece que tem jogadores diferentes do que o Guardiola tinha e os que se mantêm estão mais velhos o que tem implicações no seu desempenho (nem melhor, nem pior, apenas diferente), mais do que alteração de instruções no que diz respeito a FM, parece-me que é há alteração de funções e tarefas de jogadores. Messi voltou à sua posição de origem de Avançado Interior e a posição 9 de Falso 9 / Trequartista parece-me mais de Avançado Completo (Suárez)

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

o facto de o falso 9 estar constantemente a mandar bombas do meio campo tem a ver com a sua função ou apenas com os seus movimentos preferidos? há alguma função semelhante à de falso 9 que evite ao máximo esta situação?

Compartilhar este post

Link para o post

o facto de o falso 9 estar constantemente a mandar bombas do meio campo tem a ver com a sua função ou apenas com os seus movimentos preferidos? há alguma função semelhante à de falso 9 que evite ao máximo esta situação?

Essa situação foi bastante mais grave no FM14, melhorou no FM15. O Falso 9 precisa de jogadores à sua volta que dêem verticalidade ao movimento ofensivo da equipa, como os Avançados Interiores, de outro modo não vai esperar e vai procurar o drible e rematar. Em simultâneo, também pode acontecer que o jogador que utilizas tenha como movimento preferido Tiros de Longe. Como alternativa, podes usar um Trequartista (N.º 10) ou um Avançado Recuado.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa situação foi bastante mais grave no FM14, melhorou no FM15. O Falso 9 precisa de jogadores à sua volta que dêem verticalidade ao movimento ofensivo da equipa, como os Avançados Interiores, de outro modo não vai esperar e vai procurar o drible e rematar. Em simultâneo, também pode acontecer que o jogador que utilizas tenha como movimento preferido Tiros de Longe. Como alternativa, podes usar um Trequartista (N.º 10) ou um Avançado Recuado.

sim, o meu avançado é o munir e tem esse movimento preferido mas como está emprestado não posso retirar-lhe esse movimento. queria saber era se existe alguma função que minimize esta situação. vou experimentar avançado recuado.

Sem_T_tuloon.jpg

ojn.jpg

já agora, algumas dicas para a minha táctica?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, o meu avançado é o munir e tem esse movimento preferido mas como está emprestado não posso retirar-lhe esse movimento. queria saber era se existe alguma função que minimize esta situação. vou experimentar avançado recuado.

já agora, algumas dicas para a minha táctica?

A única dica é no sentido de não seres estático, não tenhas problemas de mexer e funções e tarefas dos jogadores durante os jogos. O pivô defensivo, por exemplo, pode ser-te útil quando defrontas esquemas com dois avançados, mas pode ser mais útil um MD, um Trinco ou um CJR (d) contra esquemas com um avançado... e isto só a título de exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

A única dica é no sentido de não seres estático, não tenhas problemas de mexer e funções e tarefas dos jogadores durante os jogos. O pivô defensivo, por exemplo, pode ser-te útil quando defrontas esquemas com dois avançados, mas pode ser mais útil um MD, um Trinco ou um CJR (d) contra esquemas com um avançado... e isto só a título de exemplo.

por acaso, a posição de médio defensivo está a desiludir-me um pouco pq parece que não entra no jogo, tem sempre média de 6.7 mais ou menos. se calhar a função de pivo defensivo não é a mais indicada para um jogador como o samper, vou experimentar talvez o CJR. outro problema que tenho visto é que concedo muitas oportunidades às equipas adversárias e apesar de ter quase sempre mais posse, tbm não consigo dispor de muitas oportunidades de golo...

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso, a posição de médio defensivo está a desiludir-me um pouco pq parece que não entra no jogo, tem sempre média de 6.7 mais ou menos. se calhar a função de pivo defensivo não é a mais indicada para um jogador como o samper, vou experimentar talvez o CJR. outro problema que tenho visto é que concedo muitas oportunidades às equipas adversárias e apesar de ter quase sempre mais posse, tbm não consigo dispor de muitas oportunidades de golo...

Há várias queixas relativamente à pontuação do MD, mas o melhor a fazer é não ligar a essa pontuação porque mais importante, olhando para estatísticas, é a eficácia no passe, intercepções, desarmes, etc. Volto a escrever que a imagem que se vê na táctica diz respeito à organização defensiva da equipa, portanto, os alas posicionados na linha do MD vão sempre deixar mais espaço nas costas que bons adversários com mais facilidade podem explorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Há várias queixas relativamente à pontuação do MD, mas o melhor a fazer é não ligar a essa pontuação porque mais importante, olhando para estatísticas, é a eficácia no passe, intercepções, desarmes, etc. Volto a escrever que a imagem que se vê na táctica diz respeito à organização defensiva da equipa, portanto, os alas posicionados na linha do MD vão sempre deixar mais espaço nas costas que bons adversários com mais facilidade podem explorar.

sendo assim, aconselhas a baixar os alas para defesas laterais?

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiveres uma equipa efectivamente forte e num campeonato pouco competitivo o risco é menor; de outra maneira, é mais seguro partir de uma linha defensiva a 4. Não é por os alas estarem na posição dos laterais que a equipa vai ser menos ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

hskmKtf.pngW96rAaE.png

Mentalide: Contra-Ataque Filosofia: Fluído

Que acham? Algo a apontar? Tive no máximo 71% e no mínimo 54%, isto na pré-época. A equipa cria oportunidades, falta é alguma eficácia parece-me

1piQqHi.png

71H1Zj1.png

4l6YqpD.png

Fui fazendo algumas alterações ao longo da pré-época e parece-me que, até ver, está bastante estável.

Alguma sugestão ou alteração que tenham ou fizessem?

Talvez altere o Médio Centro Direito para Construtor de Jogo Recuado - Apoiar, vou experimentar para ver como corre

Desde já um obrigado e peço desculpa pelo post algo longo :mrgreen:

Editado por xskydrone

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do 4-2-3-1 não ter dado muito resultado, fui fazendo muitas alterações e ficou um 3-5-1-1, para o 3º jogo não está mau, para uma tática que ainda está competente... Tivemos sempre mais posse, mas curiosamente ficou 53%, estava à espera de mais no final lol E pelo que vejo a mentalidade contra-atacar encaixa-se muito bem.

ZTKO3CN.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalide: Contra-Ataque Filosofia: Fluído

Que acham? Algo a apontar? Tive no máximo 71% e no mínimo 54%, isto na pré-época. A equipa cria oportunidades, falta é alguma eficácia parece-me

Fui fazendo algumas alterações ao longo da pré-época e parece-me que, até ver, está bastante estável.

Alguma sugestão ou alteração que tenham ou fizessem?

Talvez altere o Médio Centro Direito para Construtor de Jogo Recuado - Apoiar, vou experimentar para ver como corre

Desde já um obrigado e peço desculpa pelo post algo longo :mrgreen:

Pois sim, sem movimentos preferidos adequados e considerando que é uma função ofensiva e que vai procurar mais do que apoiar, o AP (s) pode deixar demasiado espaço para o Pivô

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

michael, jogo com dois alas (atacar) e dois AI (atacar), mas noto que estes jogadores agarram-se demasiado à bola e poem-se a correr feitos tolinhos. será que deixar os dois alas a atacar e mudando os AI para apoiar, corrigirá esta situação? de salientar que tenho a opção 'procurar sobreposições' ativa.

Compartilhar este post

Link para o post

michael, jogo com dois alas (atacar) e dois AI (atacar), mas noto que estes jogadores agarram-se demasiado à bola e poem-se a correr feitos tolinhos. será que deixar os dois alas a atacar e mudando os AI para apoiar, corrigirá esta situação? de salientar que tenho a opção 'procurar sobreposições' ativa.

Isso pode ser compensado com o treino de movimentos preferidos.

Os AI (apoiar) vão continuar a procurar o drible, a diferença é que fazem passes para onde haja espaço com mais frequência do que a atacar e dão menos verticalidade (são menos afoitos a fazer o movimento ofensivo sem bola). Neste caso - alas a atacar e AI a apoiar - não precisas da instrução de procurar sobreposições

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode ser compensado com o treino de movimentos preferidos.

Os AI (apoiar) vão continuar a procurar o drible, a diferença é que fazem passes para onde haja espaço com mais frequência do que a atacar e dão menos verticalidade (são menos afoitos a fazer o movimento ofensivo sem bola). Neste caso - alas a atacar e AI a apoiar - não precisas da instrução de procurar sobreposições

mas nesse caso, se optar por alas a atacar e AI a apoiar, surge outro problema que é o do falso 9, uma vez que assim não aparece ninguém na frente quando ele baixa para buscar bola e vai continuar a mandar barrotes do meio campo...

Compartilhar este post

Link para o post

mas nesse caso, se optar por alas a atacar e AI a apoiar, surge outro problema que é o do falso 9, uma vez que assim não aparece ninguém na frente quando ele baixa para buscar bola e vai continuar a mandar barrotes do meio campo...

Por isso é que uma tarefa de apoio no ataque necessita de tarefas de ataque e por isso é que se criam assimetrias com funções diferentes nas alas.

Compartilhar este post

Link para o post

Os mecos também jogam !!! Dar festival a um dos candidatos ao título. :biggrin:

Destaco as 6 OF !!!

39zFSBb.jpg

MZCD8Fs.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que a equipa está com a táctica aprendida, isto até dá gosto ! :celebracao:

Captura%20de%20ecratilde%202015-05-12%20agraves%2017.50.49_zpsy4cacf2z.png

Isto contra o 3º classificado da 2º Liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Um jogo parecido ao meu último jogo lokito, mas a mim faltou-me a eficácia, e sofri 2 golos de sorte :facepalm: Ando a usar um 4-2-3-1 em posse,(mas não obtive lá muita posse xD)parecido ao do guardiola, e tu lokito, que formação usas?

lt5I1H2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que a equipa está com a táctica aprendida, isto até dá gosto ! :celebracao:

Isto contra o 3º classificado da 2º Liga.

Muito bom ! :)

Um jogo parecido ao meu último jogo lokito, mas a mim faltou-me a eficácia, e sofri 2 golos de sorte :facepalm: Ando a usar um 4-2-3-1 em posse,(mas não obtive lá muita posse xD)parecido ao do guardiola, e tu lokito, que formação usas?

Estou a jogar assim ! (Estou é a ter crash dumps neste jogo, estou a usar um update e provavelmente será disso) :(

Altamente Estruturado - Controlar

lIPuFk1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou com uma duvida que não sei se é BUG.

Como é que se ganha um prémio de melhor treinador do mês ?? 3 jogos, ganhei 1-0, 9-0 e 3-0 sendo que o 9-0 foi ao 3º classificado e o 3-0 ao Porto B. Quem ganhou o prémio de melhor treinador foi o do SLB B, com 3 vitórias pouco expressivas..

Em todo os meus jogos de FM acho que ainda não ganhei nenhum prémio de treinador do mês. Nem do ano.

NOT FUNNY !! É O SISTEMA

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...