Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Podes usar um meio area-area, e em vez de um MRB usar um Orgazinador Móvel, porém podes perder consistência defensiva se não compensares bem essa "lacuna", como tal, sem essa compensação o melhor talvez seja um médio defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Repara que utilizas Sobreposições e, ao mesmo tempo, usas laterais limitados com a tarefa de defender, não faz muito sentido porque basicamente dizes aos Extremos para esperarem por um apoio (que seria o lateral) e em simultâneo dizes ao apoio para ficar atrás e não subir. Assim, ou bem que queres sobreposições ou queres laterais que não sobem e, neste caso, não usas a instrução. De qualquer modo, se a ideia é um modelo de passe, vais precisar de laterais mais ofensivos, podes começar por usar laterais a apoiar os extremos.O MRB não é uma boa opção, abre-te muito espaços, ou usas um MD (d) ou um Tr. Os extremos dão largura ao ataque, com tarefa de ataque vão ser mais do que um extremo clássico que vai à linha de fundo cruzar, mas precisas de mais presença na área. O Av. Recuado espera pelos colegas, o problema é que ao mesmo tempo, os teus médios não sobem.

Estou a perceber.

Vou tentar ver como soluciono esta situação.

PS: Neste momento, há coisas que vou ter de manter, outras vou ter que adaptar à realidade do plantel e situação financeira do clube.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Quero uma posse activa não apenas para fazer numero

U5SrLeb.png

as instruções individuais andam todas em volta do "pressionar mais", "rematar menos" "marcação apertada" "desarme mais agressivo"

Compartilhar este post

Link para o post

As compensações que precisas tratas com o treino de movimentos preferidos.

De qualquer forma, se dizes que o CJA pode ocupar o espaço do MO, o que aconselhas alterar?

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer forma, se dizes que o CJA pode ocupar o espaço do MO, o que aconselhas alterar?

Depende do que queres da equipa: se queres uma dinâmica de dois jogadores mais na frente, dás uma tarefa de ataque ao MO; se queres uma dinâmica de 3 jogadores no meio-campo usas uma tarefa de apoio.

Quero uma posse activa não apenas para fazer numero

as instruções individuais andam todas em volta do "pressionar mais", "rematar menos" "marcação apertada" "desarme mais agressivo"

qual é a mentalidade e a formação da equipa (fluidez) ?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que queres da equipa: se queres uma dinâmica de dois jogadores mais na frente, dás uma tarefa de ataque ao MO; se queres uma dinâmica de 3 jogadores no meio-campo usas uma tarefa de apoio.

qual é a mentalidade e a formação da equipa (fluidez) ?

Controlar e fluido/flexivel

Edit: Além disso quero que o meu PL seja uma maquina de golos, digamos assim por isso não ainda qual o melhor "papel" a dar ao PL

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

Controlar e fluido/flexivel

Edit: Além disso quero que o meu PL seja uma maquina de golos, digamos assim por isso não ainda qual o melhor "papel" a dar ao PL

ou seja, queres que na frente os teus jogadores tenham um passe mais directo e que todos tentem executar mais acções do que as que lhes pedes através da função, tarefa e instruções... certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja, queres que na frente os teus jogadores tenham um passe mais directo e que todos tentem executar mais acções do que as que lhes pedes através da função, tarefa e instruções... certo ?

Sim.. Não quero que o extremo se limite a cruzar etc.. Claro que quero ter mais bola mas quero que ela seja trabalhada de forma a marcar.

Quero que o PL esteja envolvido na construção da jogada mas ao mesmo tempo quero que seja ele o principal marcador de golos.

Não sei se me explico bem

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.. Não quero que o extremo se limite a cruzar etc.. Claro que quero ter mais bola mas quero que ela seja trabalhada de forma a marcar.

Quero que o PL esteja envolvido na construção da jogada mas ao mesmo tempo quero que seja ele o principal marcador de golos.

Não sei se me explico bem

É um 4141 interessante com o lateral esquerdo a sobrepor o extremo e o lateral direito a cortar para dentro, enquanto o extremo deste lado dá a largura. É uma questão de afinares esse MC porque Controlar é uma mentalidade atacante, portanto podes sentir necessidade mais de apoio no meio-campo do que um jogador com inclinação atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

É um 4141 interessante com o lateral esquerdo a sobrepor o extremo e o lateral direito a cortar para dentro, enquanto o extremo deste lado dá a largura. É uma questão de afinares esse MC porque Controlar é uma mentalidade atacante, portanto podes sentir necessidade mais de apoio no meio-campo do que um jogador com inclinação atacante.

Talvez essa posição e a de PL sejam as minhas maiores duvidas neste momento....

Algum conselho?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu preciso de melhorar o meu jogo neste aspecto, tácticas. Gostava de desenvolver uma táctica com base num sistema de posse como joga o Manchster City, equipa que estou a treinar.

Ainda não tive tempo de experimentar as tácticas aqui do fórum, até porque são de versões anteriores do fm e não sei se funcionam com a versão 14.2.1.

Alguma táctica sugestão que me possam dar para dar uma vista de olhos?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez essa posição e a de PL sejam as minhas maiores duvidas neste momento....

Algum conselho?

No meio-campo podes usar o MC com tarefa de apoio ou um CJR, convém sempre ires afinando os movimentos preferidos dos jogadores para que potenciem o teu modelo de jogo. Na frente, uma vez que usas dois extremos convém ter presença na área, portanto algo à volta de PL, AC, PL fixo.

Se tiveres oportunidade dá uma leitura no texto Mentality Ladder, cujo link deixei aqui, é um excelente indicador das prioridades dos jogadores consoante a mentalidade e fluidez que definiste.

Eu preciso de melhorar o meu jogo neste aspecto, tácticas. Gostava de desenvolver uma táctica com base num sistema de posse como joga o Manchster City, equipa que estou a treinar.

Ainda não tive tempo de experimentar as tácticas aqui do fórum, até porque são de versões anteriores do fm e não sei se funcionam com a versão 14.2.1.

Alguma táctica sugestão que me possam dar para dar uma vista de olhos?

O melhor é ires à secção do FM 2014

Compartilhar este post

Link para o post

No meio-campo podes usar o MC com tarefa de apoio ou um CJR, convém sempre ires afinando os movimentos preferidos dos jogadores para que potenciem o teu modelo de jogo. Na frente, uma vez que usas dois extremos convém ter presença na área, portanto algo à volta de PL, AC, PL fixo.

Se tiveres oportunidade dá uma leitura no texto Mentality Ladder, cujo link deixei aqui, é um excelente indicador das prioridades dos jogadores consoante a mentalidade e fluidez que definiste.

O melhor é ires à secção do FM 2014

Talvez use um PL pois cai nos flancos e trabalha mais para a equipa . Um fixo por natureza não ajuda tanto na construção e o AC acaba por ser mais "individualista" digamos assim.

No meio campo o que procuro é um jogador que auxilie o médio mais defensivo mas que no ataque seja mais um a aparecer na zona da grande área e que de apoio e linhas de passe aos restantes jogadores

Box-to-box maybe?

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez use um PL pois cai nos flancos e trabalha mais para a equipa . Um fixo por natureza não ajuda tanto na construção e o AC acaba por ser mais "individualista" digamos assim.

No meio campo o que procuro é um jogador que auxilie o médio mais defensivo mas que no ataque seja mais um a aparecer na zona da grande área e que de apoio e linhas de passe aos restantes jogadores

Box-to-box maybe?

Pelo que dizes, um BtB é o adequado.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas tácticas ainda funcionam no 15? Se sim vou lá ver

Não funcionam no fm15, mas como mencionaste o patch 14.2.1 imagino que pretendas tácticas do fm14

Compartilhar este post

Link para o post

Enganei-me, queria dizer 15.2.1 e não 14.2.1. :estrelas:

Sendo assim funcionam do patch anterior?

Editado por andrew65

Compartilhar este post

Link para o post

Enganei-me, queria dizer 15.2.1 e não 14.2.1. :estrelas:

Sendo assim funcionam do patch anterior?

Não houve alterações no motor do jogo na versão 15.2.1. Quanto a patchs anteriores, é provável que não funcionem como antes devido às correcções feitas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, a minha pergunta é em relação ao 15.1.4 para o 15.2.1.

Mas sendo assim vou experimentar e depois deixo aqui feedback. Thanks

Compartilhar este post

Link para o post

aquele problema que tinha falado há uns tempos continua. durante a época não consegui que o Jerome Boateng e outros treinassem o movimento " joga curto e simples " e agora na 2ª época igual. é que o jogador nem sequer tem esse movimento

Compartilhar este post

Link para o post

aquele problema que tinha falado há uns tempos continua. durante a época não consegui que o Jerome Boateng e outros treinassem o movimento " joga curto e simples " e agora na 2ª época igual. é que o jogador nem sequer tem esse movimento

O melhor é reportares isso no forum da SI

Compartilhar este post

Link para o post

Michael continuando na minha busca intensa por um sistema baseado na posse de bola e tendo em conta que neste momento utilizo o sistema 4 1 2 3 1 com um modelo de contra ataque equilibrado, tenho algumas duvidas em relacao a intensidade que devo aplicar. devo jogar com uma intensidade maior ou com uma intensidade mais baixa? qual e a tua opiniao sobre isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael continuando na minha busca intensa por um sistema baseado na posse de bola e tendo em conta que neste momento utilizo o sistema 4 1 2 3 1 com um modelo de contra ataque equilibrado, tenho algumas duvidas em relacao a intensidade que devo aplicar. devo jogar com uma intensidade maior ou com uma intensidade mais baixa? qual e a tua opiniao sobre isso?

Esse teu modelo tem um jogador a mais icon_mrgreen.gif Não quererás dizer 4-1-2-2-1 ou 4-2-3-1?

Já agora qual é o movimento para tentar desmarcar colegas sempre que possivel? Não me aparece aqui. Será o fazer passes de morte sempre que possivel?

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...