Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Grande vitoria da minha equipa, um aproveitamento gigante ( 7 golos em 8 remates na baliza), em casa do 2º classificado demos um verdadeiro banho de bola ! :celebracao:

Se a posse estivesse nos 70% teria sido melhor :-

Captura%20de%20ecratilde%202015-01-27%20agraves%2015.37.40_zps1fyuzapp.png

Captura%20de%20ecratilde%202015-01-27%20agraves%2015.37.21_zpskoat3w4v.png

Pergunta: Porque é que às vezes não consigo postar aqui no fórum ?! Tem uma mensagem sobre chave de segurança. :confuso:

Editado por Mário Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Acad_mica_SLB_Campo_Dividido.jpg

Posse passiva e grande parte no teu meio campo defensivo, pouco aproveitamento ofensivo. Uma ocasião flagrante de golo, quando tiveste 75% de posse de bola (passes entre os centrais e os médios defensivos), é mau de mais para uma equipa como o Benfica. Mostra aí as zonas de ação globais !!

Compartilhar este post

Link para o post

@Lokito, chegaste a postar a tua tactica aqui no tópico ?

Vi no tópico das reacções os resultados que tens tido

Qual é as instruções de equipa que dás ?

Editado por Mário Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Citação

a guy who knows what he's talking about (not me)

The TC's descriptions of the various styles aren't entirely accurate. Specifically, attacking players in more fluid styles become less inclined to contribute to defensive and transition play as you use more aggressive mentalities whereas defensive players in more rigid styles become more inclined to contribute to other phases of play as you use more aggressive mentalities. The reverse is also true. Defensive players in more fluid styles become more rigidly defensive as mentality gets less aggressive just as attacking players in more rigid styles become more willing to contribute in transition play as mentality gets less aggressive.

In other words, it doesn't always hold that all players will contribute to all phases of play in a very fluid system nor does it always hold that players will necessarily be restricted to one phase of play in a rigid system. Mentality affects the point of reference that determines the phases of play to which each unit will contribute. You note that the mentality settings are more plastic than their names imply, and this is also true of fluidity. A very fluid Contain tactic, for example, will not have defenders getting forward. Rather, it will have the whole team focused on implementing a Contain strategy at the expense of attacking and, to a lesser extent, transition play. With this in mind, it may be more helpful to think of style in terms of the player's willingness to contribute to the core strategy. For example, players in a very fluid system will all focus on carrying out the basic strategy (be it defending, controlling, attacking, etc.) whereas attacking and defensive players in a more rigid system will be less inclined to focus on the basic strategy (but also won't necessarily be solely focused on just defending or just attacking).

To this extent, it's important to emphasize that style and mentality interact in ways that may contradict the basic descriptions in the TC. For example, while the description of Control says that fullbacks will generally only get forward in risk-free situations, it ignores the fact that a fullback in a Rigid Attack tactic operates at the same mentality setting as a fullback in a Very Fluid Control tactic and a lower mentality setting than an attack-duty fullback in a Balanced Control tactic. Again, the TC glosses over these subtle interactions, and especially with the new tactics system, it's important for new players to understand how mentality affects each style's point of reference.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

bem, certo que é contra uma equipa bastante inferior mas foi o jogo que mais prazer me deu, tanto pela pose, como pelos números que se podem ver. Vamos ver se os próximos jogos vão continuar com estes números.

ilzZxVo.png

6tTb6Sk.png

TufYy9r.png

PhynP2C.png

SepFIB1.png

VJCtkGs.png

L1BKLOQ.png

0bx0OFf.png

Nota: o Médio defensivo é pivo defensivo, comecei assim o jogo mas com o decorrer do mesmo reparei que o pivo encaixava melhor.

O que me faz confusão ainda é os remates excessivos fora de área e sinceramente não sei como os "resolver".

Aceito opiniões obviamente ;)

Editado por FabioDuarte

Compartilhar este post

Link para o post

Simples, não tens verticalidade na equipa e o Falso 9 se não estiver ladeado por jogadores que apareçam nos espaços opta frequentemente pelo remate de longe. Precisas de dois avançados interiores com tarefa de ataque ou, em alternativa um avançado interior e um extremo (para dar largura).

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, estou experimentando uma tática baseada na posse à Guardiola em 4-2-3-1. Dicas??

ACnUSVN.png

Compartilhar este post

Link para o post

O que pode ser problemático aí é o CJA ocupar o mesmo espaço do MO. Se a ideia é reproduzires esse 4231, repara que quando o Lahm joga do lado direito nunca é tão ofensivo como o Alaba, portanto, esse ala teria mais uma tarefa de apoio em vez de ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu optei pelo CJA, porque antes tinha um CJR(apoiar) e não eramos tão ofensivos, optei pelo CJA e a coisa melhorou bastante no processo ofensivo, por isso não sei o que posso fazer, se meto o CJA a subir sempre que possível para a distância aumentar ou fazer com o MO que acho o mais acertado... Quanto ao ala tens razão, já alterei isso, mas penso em meter atacar talvez com equipas mais fracas...

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Eu optei pelo CJA, porque antes tinha um CJR(apoiar) e não eramos tão ofensivos, optei pelo CJA e a coisa melhorou bastante no processo ofensivo, por isso não sei o que posso fazer, se meto o CJA a subir sempre que possível para a distância aumentar ou fazer com o MO que acho o mais acertado... Quanto ao ala tens razão, já alterei isso, mas penso em meter atacar talvez com equipas mais fracas...

Isso é importante, não há que ter receio de alterar o que for necessário durante os jogos inclusive a nível da Mentalidade. O principal é ter a base definida que durante os jogos proporciona as alterações. O MO a apoiar vai dar mais volume ao teu meio-campo, com os alas a atacar, o provável é que esse 4231 ganhe uma dinâmica de 2521 / 253... pode ser escasso na organização defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é importante, não há que ter receio de alterar o que for necessário durante os jogos inclusive a nível da Mentalidade. O principal é ter a base definida que durante os jogos proporciona as alterações. O MO a apoiar vai dar mais volume ao teu meio-campo, com os alas a atacar, o provável é que esse 4231 ganhe uma dinâmica de 2521 / 253... pode ser escasso na organização defensiva.

Vamos ver... Já joguei com o rio ave ganhei 4-1, o golo sofrido foi de bola parada, quanto à organização

defensiva, reparei que sofri uns contra ataques sim, por isso convém deixar o ala direito a

apoiar,.mesmo assim não sei se vai compensar, é uma questão de ver como vai ser os próximos jogos...

Compartilhar este post

Link para o post

3ª época, mudança para o 4-2-3-1. 4º jogo, 4ª vitória, mas fiz algumas alterações nas funções dos jogadores.

UTImKj1.png

É verdade que o Stoke alinhou num 4-4-2 com 2 médios defensivos, mas a minha equipa esteve praticamente perfeita a nível de meio-campo. Vem aí a Champions. :mrgreen:

Editado por Castbound

Compartilhar este post

Link para o post

Novo jogo... Nova goleada, estou a gostar :celebracao:

e3vxRdz.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver... Já joguei com o rio ave ganhei 4-1, o golo sofrido foi de bola parada, quanto à organização

defensiva, reparei que sofri uns contra ataques sim, por isso convém deixar o ala direito a

apoiar,.mesmo assim não sei se vai compensar, é uma questão de ver como vai ser os próximos jogos...

As compensações que precisas tratas com o treino de movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de, por definição, o "tiki-taka" ser em simultâneo defensivo e ofensivo o que, à priori, nos levaria a definir a Mentalidade em Normal, no FM há diversos factores a levar em conta que fazem com que a coisa não seja tão linear.

Uma excelente fonte de informação para percebermos melhor estes factores podem ser encontrados aqui - Clique aqui. Consoante a mentalidade e consoante a formação da equipa (fluidez), as funções e tarefas dos jogadores precisam de ser adaptadas. Por exemplo, se optarmos por Contra-Atacar / Equilibrado podemos definir algo deste género: GR líbero (apoiar); DC (d), DC (d); Ala (apoiar), Pivô, Ala (apoiar), CJA (apoiar), CJA (apoiar); AI (apoiar), AI (apoiar) e F9. Se observarmos o que se passa no link que partilhei, constatamos que todas estas funções e tarefas são vocacionadas para a recuperação / manutenção da posse de bola. Porém, se durante algum jogo alterassemos a mentalidade para Controlar já teríamos que mudar algumas funções e tarefas: os Alas passariam a ter uma tarefa de defender e no meio-campo poderíamos ter algo como um CJR (apoiar) e um MC (defender). Tudo isto altera-se e necessita de adaptações qualquer que seja a Mentalidade e Formação da Equipa, ou seja, até podemos jogar tiki-taka em Contenção / Muito Fluido, mas as funções e tarefas dos jogadores precisam sempre de ser adaptadas à manutenção da posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael obrigado pelo link que colocaste no teu comentario anterior no forum da SI.

Com o objectivo de usar um sistema em posse tal como o topico sugere, o que achas sobre uma mentalidade contra atacar/muito fluido.

Algo deste genero:

GR DC © Ala (apoiar) 2 CJR (Apoiar) 1 CJA (apoiar) 2 avancado sombra 1 F9

Compartilhar este post

Link para o post

Como faço para utilizar uma táctica quando o ficheiro disponível é em formato *tac????

É que quando utilizo ficheiro em formato * fmf consigo carregar a tactica no jogo mas em * tac não me aparece no jogo para carregar...

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael obrigado pelo link que colocaste no teu comentario anterior no forum da SI.

Com o objectivo de usar um sistema em posse tal como o topico sugere, o que achas sobre uma mentalidade contra atacar/muito fluido.

Algo deste genero:

GR DC © Ala (apoiar) 2 CJR (Apoiar) 1 CJA (apoiar) 2 avancado sombra 1 F9

De acordo com o texto publicado no link que partilhei, acaba por ser irrelevante a mentalidade e a fluidez, o importante é que as funções e tarefas dos jogadores sejam adequadas ao que se pretende. Esse Ala (apoiar) terá determinadas prioridades que potenciem o modelo de passe numa determinada mentalidade e fluidez, mas que sendo alteradas poderá ser necessário mudar também a função e a tarefa do jogador... ou corres o risco da prioridade do jogador ir contra o que pretendes. No entanto, a mentalidade Contra-Atacar tem determinados automatismos que assentam bem neste modelo: a equipa continua a fazer uma pressão muito alta, mas a organização defensiva é mais compacta; a circulação de bola é feita mais atrás onde há efectivamente espaço, sem compactar o adversário na sua grande área. O muito fluido é apenas um indicador abstracto e que também aumenta a liberdade criativa dos jogadores, portanto, é uma questão de perceberes se queres que os jogadores executem apenas as instruções dadas, ou se pretendes que tentem executar mais do que as instruções dadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Michael, tenho estado a seguir o teu tópico, especialmente porque comecei há pouco tempo um save com a SS Lazio.

Em casa, tenho jogado num esquema de 1x4x3x3, com mentalidade "controlar", formação "flexível" e as instruções: (a) manter posse de bola; (b) passes mais curtos; © jogar a partir da defesa; (d) cruzamentos lançados; (e) procurar sobreposições ; (f) jogar mais fechado; (g) linha defensiva mais avançada; (h) deambular das posições; (i) pressionar mais; (j) marcação apertada; (k) usar defesa em linha; e (l) mais intensidade.

Fora, tenho utilizado as mesmas instruções à equipa, a mesma tática (1x4x3x3) e a mesma formação ("flexível"), mas com a mentalidade "contra-atacar". Os jogadores têm as seguintes instruções:

GR: Marchetti (guarda-redes/defender);

DC:De Vrij (defesa central/defender);

DC:Lorik Cana (defesa central/defender);

DD: Dusan Basta (lateral limitado/defender);

DE: Radu (lateral limitado/defender);

MDC: Ledesma (médio recuperar de bolas/apoiar);

MC: Biglia (médio centro/apoiar);

MC: Ederson (construtor de jogo avançado/apoiar);

MAD: Candreva (extremo/atacar);

MAE: Pione Sisto (extremo/atacar);

PLC: Klose (avançado recuado/apoiar).

Em casa, as instruções são ligeiramente diferentes, mas os resultados têm sido positivos. Porém, fora e com as instruções que mencionei acima, as coisas não estão a correr tão bem e o rendimento da equipa tem sido mais fraco. Alguma dica para melhorar?

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Repara que utilizas Sobreposições e, ao mesmo tempo, usas laterais limitados com a tarefa de defender, não faz muito sentido porque basicamente dizes aos Extremos para esperarem por um apoio (que seria o lateral) e em simultâneo dizes ao apoio para ficar atrás e não subir. Assim, ou bem que queres sobreposições ou queres laterais que não sobem e, neste caso, não usas a instrução. De qualquer modo, se a ideia é um modelo de passe, vais precisar de laterais mais ofensivos, podes começar por usar laterais a apoiar os extremos.

O MRB não é uma boa opção, abre-te muito espaços, ou usas um MD (d) ou um Tr. Os extremos dão largura ao ataque, com tarefa de ataque vão ser mais do que um extremo clássico que vai à linha de fundo cruzar, mas precisas de mais presença na área. O Av. Recuado espera pelos colegas, o problema é que ao mesmo tempo, os teus médios não sobem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...