Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

neste momento estou a tentar criar uma tática com este esquema para implementar na próxima época. não queria recorrer a formações ditas "normais" como 4x3x3 ou 4x2x3x1, daí estar a testar uma formaçao com 3 centrais e sem defesas alas, o que se calhar desiquilibra muito a tática, mas acredito que seja possível achar outras soluções, como por exemplo fazer com que os centrais fechem mais nas alas e ficando o outro central com o pivô defensivo no meio, como sugeriu o lokito.

Podes sempre usar um central a fazer a cobertura e os outros a defender com um pivô à frente, depois é uma questão de veres o que funciona melhor: por exemplo, organizadores abertos a ladear o pivô ou organizadores móveis. Os primeiros vão fechar mais ao meio, os segundos vão procurar dar largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, entao pelo que vejo laterais e extremos puros que o plantel tenha, vendes ou tentas adaptar ás tacticas, e se sim quais posições?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, entao pelo que vejo laterais e extremos puros que o plantel tenha, vendes ou tentas adaptar ás tacticas, e se sim quais posições?

Convém sempre ter jogadores que façam mais do que uma posição, no caso dos laterais treina-se para jogarem na posição de alas e no caso dos extremos para que joguem em ambos os flancos ou para que joguem na posição 9 ou mesmo na posição de médio (mr / me)

Compartilhar este post

Link para o post

http://imageshack.com/a/img913/2076/RMVPOt.png

depois de tentar com uma formação de 3 centrais (sem êxito), decidi usar uma formação muito idêntica à da tática do lokito do fm 2014. a minha dúvida é (novamente) relativamente às alas, isto é, não sei que posições e que tarefas se enquadram melhor num estilo de posse de bola - se alas a atacar ou se extremos defensivos... podem-me ajudar sff? :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Se jogas Muito Fluido não precisas de ter os alas a atacar para serem ofensivos.

Se perceberes os fundamentos / ideias do modelo, vais perceber que funções e tarefas se adequam.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal hoje passei dos 1200 passes por jogo impressionante

Essa obsessão pelos passes começa a enjoar.

Mas parabéns, se é isso que pretendes do jogo :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba isso e um topico de posse ou nao

De troca de ideias e conhecimentos para melhorar a forma de reproduzir no FM um modelo de passe no futebol

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews diz ai entao o que podia melhorar na minha tactica?

Já disse uns posts atrás, mais não posso nem sei dizer porque não apresentaste nenhumas dificuldades ou problemas. Aliás, a avaliar pelo que tens escrito estás muito satisfeito com os teus 1000-1200 passes :biggrin: Fiquei mesmo a pensar que não precisas de ideias, pelo menos escreveste cada um com as suas, não foi ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, deixo aqui o calendário da 1º metade da época (falta 2 jogos para fechar)

Captura%20de%20ecratilde%202015-01-26%20agraves%2015.24.47_zpsi5e6au5f.png

Temos estado numa forma imparável, em quase todos os jogos mantivemos uma posse de 60 - 65 %, chegando a ter durante o jogo posse de 70%. (excepção feita o jogo com o bayern, como seria de esperar)

A diminuição de golos sofridos creio que se deveu ao ter retirado a instrução "manterem-se abertos" aos alas, o que reparo agora é que o jogo afunila muito, tentei jogar sem a opção do jogar fechado, mas a equipa fica com posse lateral sem criar perigo, enquanto pelo meio a minha equipa faz tabelinhas mortíferas !

Com a instrução de jogar mais fechado a equipa faz posse mais no centro, mas sempre que lateraliza faz com que a equipa adversária abra espaço no meio. (Treinei nos meus MC's a opção de mudar a bola de flanco)

Captura%20de%20ecratilde%202015-01-26%20agraves%2015.41.03_zps4gwdiqcu.png

Local de assistências como não podia deixar de ser é pelo corredor central a maior parte

Pergunta: Que outra função aconselhariam para o PL numa táctica de posse, sem ser a de F9 ?

O maior escândalo desta época será certamente o 3º lugar que o Bayern obteve na champions (sendo que eu ganhei o grupo :biggrin: )

btw, o Real espetou 9-0 ao Partizan e o Ronaldo marcou 6 (!!!) golos lol :prayer:

Editado por Mário Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, deixo aqui o calendário da 1º metade da época (falta 2 jogos para fechar)

Temos estado numa forma imparável, em quase todos os jogos mantivemos uma posse de 60 - 65 %, chegando a ter durante o jogo posse de 70%. (excepção feita o jogo com o bayern, como seria de esperar)

A diminuição de golos sofridos creio que se deveu ao ter retirado a instrução "manterem-se abertos" aos alas, o que reparo agora é que o jogo afunila muito, tentei jogar sem a opção do jogar fechado, mas a equipa fica com posse lateral sem criar perigo, enquanto pelo meio a minha equipa faz tabelinhas mortíferas !

Com a instrução de jogar mais fechado a equipa faz posse mais no centro, mas sempre que lateraliza faz com que a equipa adversária abra espaço no meio. (Treinei nos meus MC's a opção de mudar a bola de flanco)

Local de assistências como não podia deixar de ser é pelo corredor central a maior parte

Pergunta: Que outra função aconselhariam para o PL numa táctica de posse, sem ser a de F9 ?

O maior escândalo desta época será certamente o 3º lugar que o Bayern obteve na champions (sendo que eu ganhei o grupo :biggrin: )

btw, o Real espetou 9-0 ao Partizan e o Ronaldo marcou 6 (!!!) golos lol :prayer:

O ser um F9 ou outra função não tem a ver com um modelo de posse de bola, tem a ver com as funções que se adequam ao jogador em função do que utilizas em outros. Se só usares um AI, não precisas tanto de usar um jogador que abra espaços ao meio; se usas dois jogadores nos flancos a fazer diagonais, então sim já convém optar no meio por um jogador que baixe mais para abrir espaços, tais como o Av. R (apoiar) ou um Treq.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

O ser um F9 ou outra função não tem a ver com um modelo de posse de bola, tem a ver com as funções que se adequam ao jogador em função do que utilizas em outros. Se só usares um AI, não precisas tanto de usar um jogador que abra espaços ao meio; se usas dois jogadores nos flancos a fazer diagonais, então sim já convém optar no meio por um jogador que baixe mais para abrir espaços, tais como o Av. R (apoiar) ou um Treq.

O Treq não faz com que no momento defensivo não recue ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o que a caixinha diz? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o que a caixinha diz? :biggrin:

É exactamente o que diz, mas é possível contrariar isso com instruções individuais ? acho que não

Compartilhar este post

Link para o post

Posse, mas com grande aproveitamento ofensivo. 16 ocasiões de golo (8 delas flagrantes).

Grande parte dos 70% de posse de bola foram no meio campo ofensivo e isso para mim é bem mais importante que fazer 1000003402344293482309 passes entre os centrais e os médios defensivos.

Aos 88 minutos tinha 74% de posse de bola, que depois baixou para os 70% !

O Belenenses criou perigo em 2 bolas paradas, com 2 ressaltos a sobrarem para jogadores seus !

F2IP2zA.png

khNLfRT.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Posse, mas com grande aproveitamento ofensivo. 16 ocasiões de golo (8 delas flagrantes).

Grande parte dos 70% de posse de bola foram no meio campo ofensivo e isso para mim é bem mais importante que fazer 1000003402344293482309 passes entre os centrais e os médios defensivos.

Aos 88 minutos tinha 74% de posse de bola, que depois baixou para os 70% !

O Belenenses criou perigo em 2 bolas paradas, com 2 ressaltos a sobrarem para jogadores seus !

F2IP2zA.png

khNLfRT.png

boas lokito, tenho usado a tua tática mas, apesar de ser a equipa do campeonato com maior posse de bola (média), penso que por vezes o futebol é um pouco "atabalhoado". tens feito alguns ajustes nesta mesma tática?

Compartilhar este post

Link para o post

boas lokito, tenho usado a tua tática mas, apesar de ser a equipa do campeonato com maior posse de bola (média), penso que por vezes o futebol é um pouco "atabalhoado". tens feito alguns ajustes nesta mesma tática?

Qual delas ? Presumo que seja a 3-3-3-1. Define "atabalhoado" ? Eu não noto nada disso para ser sincero. Mudanças não fiz nada de radical, apenas arrastei o central para a direita. Se falas em teres os jogadores muito perto uns dos outros, a minha ideia é mesmo essa. Não te esqueças, que alguns movimentos preferidos, podem fazer com que o futebol apoiado não funcione tão bem ! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Qual delas ? Presumo que seja a 3-3-3-1. Define "atabalhoado" ? Eu não noto nada disso para ser sincero. Mudanças não fiz nada de radical, apenas arrastei o central para a direita. Se falas em teres os jogadores muito perto uns dos outros, a minha ideia é mesmo essa. Não te esqueças, que alguns movimentos preferidos, podem fazer com que o futebol apoiado não funcione tão bem ! ;)

sim, essa mesmo. quero dizer com atabalhoado um futebol, por vezes, às tres pancadas não sei se me estou a fazer entender. apesar disso, gosto muito da tática e até é a que melhores resultados me deu, mas como se costuma dizer quanto mais se tem mais se quer, e sinto que em alguns jogos podia ter muito mais posse de bola e acabo por não ter nada de especial. por isso é que te perguntei se tens feito alguns ajustes de forma a melhorar a tática mas já vi tens tido uns resultados invejáveis :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o Treq não deve ser utilizado para a transição e organização defensiva, mas a questão era relativa a um jogador que ofensivamente abre espaços para os outros jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, essa mesmo. quero dizer com atabalhoado um futebol, por vezes, às tres pancadas não sei se me estou a fazer entender. apesar disso, gosto muito da tática e até é a que melhores resultados me deu, mas como se costuma dizer quanto mais se tem mais se quer, e sinto que em alguns jogos podia ter muito mais posse de bola e acabo por não ter nada de especial. por isso é que te perguntei se tens feito alguns ajustes de forma a melhorar a tática mas já vi tens tido uns resultados invejáveis :compinchas:

Hmmm ! Estás em CONTROLAR ? Onde vires que é preciso mexer, força muda à vontade ! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm ! Estás em CONTROLAR ? Onde vires que é preciso mexer, força muda à vontade ! :)

sim estou em controlar, já mudei para contra atacar mas não notei grandes diferenças

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...