Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Assim de repente, passava ambos os Alas para uma tarefa de Apoiar. Ter os dois jogadores nos flancos com a tarefa Atacar pode expor um pouco a tua equipa nos corredores.

Quanto à posse, costumo obter melhores resultados sem a instrução do "Evitar distribuição curta do GR" ativa. É que uma coisa é obrigar os defesas adversários a mandar para a frente quando pressionados. Outra é deixar o GR fazer isso, mas sem pressão. Se o fizeres, dás liberdade ao GR de pôr a bola onde quer. Por outro lado, os defesas adversários, especialmente se forem fracos tecnicamente, é provável que mandem a bola para onde estejam virados SE forem bem pressionados. :compinchas:

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas desde que meti os Alas com Apoiar em vez de Atacar, a equipa troca mais a bola, nos últimos jogos tenho ficado sempre acima dos 60% de posse de bola, inclusive uma vitoria contra o Dinamo Kiev na 1ª jornada da Champions, fiquei com 63% de posse, entranto o FM decidiu fechar inesperadamente e perdi 5 jogos que tinha ganho (DAMN YOU), btw, já é a 3 vez que tenho crash deste género (MAC)

Se calhar o encurtar linhas que meti em ambos os AI's, também ajudou em termos de posse.

Sofreste 36 golos em 30 jogos do campeonato, com uma equipa que veio da II Divisão... parece-me bem acima / bem melhor que seria possível. Quanto a melhorar, talvez conseguir melhores jogadores e não tenhas receio de alterar funções e tarefas dos jogadores durante os jogos, sê dinâmico.

Sim, se compararmos a minha equipa com os grandes da Eredivisie tenho um plantel fraquinho na defesa (centrais), de resto está bom.

Será que metendo um dos DC's com tarefa de cobrir ajuda a resolver este problema ? ( mas a defesa em linha perde efeito ? )

Ando com algumas dúvidas em relação aos meus MC's o MCE ocupa o espaço do MCD e vice-versa.. Tenho os dois como CJA um atacar e outro apoiar

Ideias ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas desde que meti os Alas com Apoiar em vez de Atacar, a equipa troca mais a bola, nos últimos jogos tenho ficado sempre acima dos 60% de posse de bola, inclusive uma vitoria contra o Dinamo Kiev na 1ª jornada da Champions, fiquei com 63% de posse, entranto o FM decidiu fechar inesperadamente e perdi 5 jogos que tinha ganho (DAMN YOU), btw, já é a 3 vez que tenho crash deste género (MAC)

Se calhar o encurtar linhas que meti em ambos os AI's, também ajudou em termos de posse.

Sim, se compararmos a minha equipa com os grandes da Eredivisie tenho um plantel fraquinho na defesa (centrais), de resto está bom.

Será que metendo um dos DC's com tarefa de cobrir ajuda a resolver este problema ? ( mas a defesa em linha perde efeito ? )

Ando com algumas dúvidas em relação aos meus MC's o MCE ocupa o espaço do MCD e vice-versa.. Tenho os dois como CJA um atacar e outro apoiar

Ideias ?

É natural, estás a dizer aos alas para serem menos ofensivos, não darem demasiada verticalidade à equipa, logo os centrais têm essa linha de passe adicional. E mesmo com tarefa de apoiar, os alas vão continuar a ser ofensivos (continuam a chegar mais à frente automaticamente) e procuram também mais o passe em vez da finta. O encurtar linhas já é um tanto irrelevante ou, pelo menos, depende muito mais do posicionamento e postura dos adversários: tens dois jogadores a fechar mais ao meio, mas isto não é necessariamente bom porque concentras mais jogadores num espaço reduzido de terreno e onde há muitas pernas há mais risco de perde a bola. Por isso, é necessário compensar com os alas para darem uma linha de passe aos AI e aos médios e para darem largura à equipa e os teus jogadores aproveitarem melhor os corredores interiores.

A defesa em linha não perde efeito porque terias ambos os centrais com a mesma tarefa, mas ambos com a tarefa de Cobrir não é aconselhável porque deixam muito espaço para o meio-campo. O mais lógico é aproveitares o GR líbero, porque vai reduzir espaço e teres os centrais com a tarefa de defender.

Quanto aos CJA isso já é mesmo um problema de codificação do jogo, já várias pessoas se queixaram no forum da SI dos dois médios andarem sempre demasiado juntos. O melhor a fazer para atenuar isso é usar os movimentos preferidos: um CJA baixar para vir buscar jogo, o outro subir sempre que possível.

Compartilhar este post

Link para o post

É natural, estás a dizer aos alas para serem menos ofensivos, não darem demasiada verticalidade à equipa, logo os centrais têm essa linha de passe adicional. E mesmo com tarefa de apoiar, os alas vão continuar a ser ofensivos (continuam a chegar mais à frente automaticamente) e procuram também mais o passe em vez da finta. O encurtar linhas já é um tanto irrelevante ou, pelo menos, depende muito mais do posicionamento e postura dos adversários: tens dois jogadores a fechar mais ao meio, mas isto não é necessariamente bom porque concentras mais jogadores num espaço reduzido de terreno e onde há muitas pernas há mais risco de perde a bola. Por isso, é necessário compensar com os alas para darem uma linha de passe aos AI e aos médios e para darem largura à equipa e os teus jogadores aproveitarem melhor os corredores interiores.

A defesa em linha não perde efeito porque terias ambos os centrais com a mesma tarefa, mas ambos com a tarefa de Cobrir não é aconselhável porque deixam muito espaço para o meio-campo. O mais lógico é aproveitares o GR líbero, porque vai reduzir espaço e teres os centrais com a tarefa de defender.

Quanto aos CJA isso já é mesmo um problema de codificação do jogo, já várias pessoas se queixaram no forum da SI dos dois médios andarem sempre demasiado juntos. O melhor a fazer para atenuar isso é usar os movimentos preferidos: um CJA baixar para vir buscar jogo, o outro subir sempre que possível.

Pois, eu tenho treinado ambos com baixar para vir buscar jogo, aliás, alguns da linha ofensiva também, mas não é redundante ter um F9 (procura começar o jogo mais de trás e baixa mais) com vir buscar jogo atrás ?

Supus que ambos com baixar para vir buscar jogo, fizessem alternado, um baixava para vir buscar o jogo e o outro mantinha-se mais à frente.

O que fiz foi na instrução individual meter o Apoiar com Manter a Posição e o de Atacar com Chegar Ainda Mais Longe

Andam sempre a cheirar um ao outro, e por vezes o Pivô Defensivo também se quer juntar à festa. o que faz com que fique com uma linha recta no meio campo lol

Em relação aos centrais estava a falar em meter um deles, não os dois.

O encurtar linhas/manter abertos, funciona para o momento ofensivo e defensivo ou só para ofensivo/defensivo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao acho porque ja tive 73% posse de bola e fiz 700 passese agora com 69% acho eu fiz mil e tal passes

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, eu tenho treinado ambos com baixar para vir buscar jogo, aliás, alguns da linha ofensiva também, mas não é redundante ter um F9 (procura começar o jogo mais de trás e baixa mais) com vir buscar jogo atrás ?

Supus que ambos com baixar para vir buscar jogo, fizessem alternado, um baixava para vir buscar o jogo e o outro mantinha-se mais à frente.

O que fiz foi na instrução individual meter o Apoiar com Manter a Posição e o de Atacar com Chegar Ainda Mais Longe

Andam sempre a cheirar um ao outro, e por vezes o Pivô Defensivo também se quer juntar à festa. o que faz com que fique com uma linha recta no meio campo lol

Em relação aos centrais estava a falar em meter um deles, não os dois.

O encurtar linhas/manter abertos, funciona para o momento ofensivo e defensivo ou só para ofensivo/defensivo ?

Alternarem é algo que também passa pela capacidade dos jogadores o decidirem e decisões têm sempre tudo para correr bem... ou mal :-) Os movimentos preferidos têm prevalência sobre instruções, por isso é que se chamam preferidos. Se bem que em formações mais estruturadas o jogador irá procurar mais as instruções; em mais fluidas, por ter mais liberdade criativa, tem mais poder de decisão e opta então pelas suas preferências.

Pois, se for só um deles perde o sentido usar a linha de fora de jogo. Além disso, nem se recomenda que em linhas defensivas subidas esteja ausente a defesa em linha, exactamente porque funciona como uma protecção.

Funciona como um todo, ofensivo e defensivo.

Eu nao acho porque ja tive 73% posse de bola e fiz 700 passese agora com 69% acho eu fiz mil e tal passes

Não percebeste

Compartilhar este post

Link para o post

Nao digo que nao seja muito mas gosto bue da tactica que tenho agora 2 jogos seguidos com mais de 1000 passes e 70% de posse

Compartilhar este post

Link para o post

Nao digo que nao seja muito mas gosto bue da tactica que tenho agora 2 jogos seguidos com mais de 1000 passes e 70% de posse

Mostra aí screens com umas estatísticas, isso é muito bom !!! :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Mostra aí screens com umas estatísticas, isso é muito bom !!! :happy:

Se me dizeres como se faz meto 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Se me dizeres como se faz meto 😁

Clicas nas teclas Alt e F9, automaticamente é criado um ficheiro que fica na pasta Screenshots, depois vais por exemplo aqui - Postimage - e fazes upload das imagens que criaste e por fim, aqui, clicas no ícone que diz imagem e copias o url directo que foi gerado no upload.

Compartilhar este post

Link para o post

voila aqui estao os tres jogos que fiz com a minha tactica nova

Vit_Set_bal_SLB_Campo_Dividido.jpg

Belenenses_SLB_Campo_Dividido.jpg

SLB_Sporting_POR_Campo_Dividido.jpg

Editado por AF2688

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que alterar a primeira imagem, colocaste link e tens que colocar img como fizeste para as outras duas.

Agora repara, jogaste contra Belenenses e Setúbal, duas equipas bem mais fracas. Em ambos os jogos tens um número baixo de remates e não tens oportunidades flagrantes de golo, ou melhor tens as que são produzidas pelos próprios golos. Contra o Belenenses tiveste uma oportunidade flagrante não concretizada. Contra equipas mais fortes, a situação vai agravar-se. Depois repara na percentagem altíssima de desarmes que os teus adversários tiveram e estamos a falar de jogadores mais fracos que os teus, quando defrontares outras equipas, é algo que também vai piorar. Suspeito que estejas a dizer a vários jogadores para segurarem a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

ai esta ja mudei e tens ai logo uma foto contra o sporting nao e uma equipa qualquer e tb ja ganhei mais dois jogos na champions e um na taca em casa do guimaraes e joguei com os meus suplentes

Editado por AF2688

Compartilhar este post

Link para o post

ai esta ja mudei e tens ai logo uma foto contra o sporting nao e uma equipa qualquer e tb ja ganhei mais dois jogos na champions e um na taca em casa do guimaraes e joguei com os meus suplentes

Continuas a colocar mal a primeira imagem :-), tens que clicar apenas no ícone que diz Inserir Imagem e não no ícone Inserir link.

Repara, continuas a não criar oportunidades flagrantes (excepto as referentes aos golos). Podes ter aí uma boa base de partida para trabalhar em algo que pode vir a ser excelente.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Voila agora ja esta mas se calhar criam poucas oportunidades mas marcam antigamente tinha uma tactica que fazia 50 remates mas marcava so 1 golo por jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Voila agora ja esta mas se calhar criam poucas oportunidades mas marcam antigamente tinha uma tactica que fazia 50 remates mas marcava so 1 golo por jogo

Certo, mas muitos remates nunca foi sinónimo de muitas oportunidades flagrantes. O que te estou a dizer é que estás a rematar pouco e não estás a criar oportunidades flagrantes... que são essenciais para marcar golos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Pessoal!

Vou postar uma das versoes da minha tactica de 3 centrais, sintam se a vontade para criticar.

3 centrais + 1 pivo defensivo com o pivo defensivo, no momento defensivo esse medio coloca se entre os centrais e a defesa ganha mais largura.

Em relaçao ao medios mais largos, ja tive medios-alas e extremos. Tive a fazer uma avaliaçao nas posicoes que pisam e ambos na missao defensiva baixam e atacam o extremo adversario. Ja na missao ofensiva, servidos pelo F9 tornam se nos jogadores com mais golos do plantel.

Ja os medios mais centrais, ja tive de tudo, OM + MRB; CJR + CJA; MA-A + MA-A; e agora jogo com MC. E na posiçao 10 é o meu jogador com mais duvidas, ja o tive como Avançado PL + F9; F9 + F9; ja o tive entre os Medios centrais com funçao de aparecer na boca da area e rematar. Na posiçao 10 acho q ja pus todas as funçoes e nenhuma me sastisfaz.

Procuro um modelo de posse mas anda por volta dos 55-65% pouco. Media de remates: 20-30 remates (muito remate e pouco golo)

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral.png

image upload no registration

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral_2.png

images upload

Editado por dppinhal

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ou menos uma variante do 3412 / 3421 utilizado pelo Bayern. O problema é que tácticas com 3 centrais são muito mais complicadas de reproduzir devido a várias limitações do FM. No teu caso, a dificuldade aumenta porque o teu Trequartista não participa na transição e na oganização defensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim mas logo que a equipa ganhe tas se bem e tb e preciso ver mudei a tactica agora a meio da epoca ainda nao estao habituados a ela

Compartilhar este post

Link para o post

Capturadeecratilde2015-01-20agraves163403_zpsf6cc376e.png

Golo importante aos 95'. Creio que para estreia na champions não está mau ahah

Capturadeecratilde2015-01-20agraves163614_zpsbab6f381.png

Época começou mal, mas depois foi só vitórias.. começa agora a parte mais difícil. A ver se faço uma boa exibição frente ao Bayern

Compartilhar este post

Link para o post

mais um massacre em casa do guimaraes o que nao e facil,so fizeram tres remates

Vit_Guimar_es_SLB_Campo_Dividido.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

mais um massacre em casa do guimaraes o que nao e facil,so fizeram tres remates

Se conseguires tratar do aspecto das oportunidades e colocar a equipa a rematar um pouco mais, podes ter aí uma excelente táctica: boas percentagens de posse, elevado número de passes. Procura ser mais dinâmico durante os jogos para ires afinando alguma tarefa ou função de algum jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ou menos uma variante do 3412 / 3421 utilizado pelo Bayern. O problema é que tácticas com 3 centrais são muito mais complicadas de reproduzir devido a várias limitações do FM. No teu caso, a dificuldade aumenta porque o teu Trequartista não participa na transição e na oganização defensivas.

Estou agora com a posicao trequartista porque noutras os jogadores amontoam-se e da a sensaçao que se perdem linhas de passe...

Alguma dica para aumentar a posse de bola?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou agora com a posicao trequartista porque noutras os jogadores amontoam-se e da a sensaçao que se perdem linhas de passe...

Alguma dica para aumentar a posse de bola?

Para além das instruções à equipa coerentes com o ter mais posse e funções / tarefas de jogadores que devem evitar o excessivo drible ou demasiados passes de risco, basicamente o ter mais (ou menos) posse depende muito do adversário subir as linhas e pressionar-te, ou seja, se apanhas equipas que se retraem mais vais ter mais posse; se apanhas equipas que jogam com mais intensidade, mais subidas no campo e a pressionar-te, vais ter menos posse... independentemente das instruções, portanto, basicamente depende muito de seres ou não pressionado. É assim que as coisas funcionam no FM, pode ser que de futuro a coisa melhore.

O que se pode fazer e recomenda-se é que durante os jogos percebas o que o adversário está a fazer e faças as alterações necessárias para dar mais do que uma linha de passe aos teus jogadores, mas isto depende da observação de cada um.

P.S. - época limpinha, limpinha: supertaça, campeonato, taça da liga, taça de Portugal... só falta disputar a final da LC contra o Man. City e, espero, ganhar o play-off de acesso à II Liga com o Espinho. Depois, save novo, só com jogadores portugueses no FC Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...