Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

a nao ser que seja da tatica , visto que so uso 2 homens no meio campo , mas por exemplo se eu meter nas instrução ao meus centrais de ' pressionar menos ' e depois nas instruções ao adversario meter marcação apertada , pressao e desarme duro no PL deles vai resultar ?

Se dizes aos centrais para pressionar menos, porque depois vais dizer para que pressionem o PL ?????

Compartilhar este post

Link para o post

mas isso depende dos jogos , eu so meto pressao no PL adversario em jogos mais complicados , ou quando for jogar contra esses adversarios mais complicados mudo para ' pressionar mais ' nos meus centrais ?

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

mas isso depende dos jogos , eu so meto pressao no PL adversario em jogos mais complicados , ou quando for jogar contra esses adversarios mais complicados mudo para ' pressionar mais ' nos meus centrais ?

Tu é que tens que decidir o que pretendes dos jogadores, não há soluções ideais, nem mágicas: se queres jogar com a equipa mais subida, convém que pressiones bastante; se queres jogar com mais segurança defensiva, convém que a equipa mantenha mais a sua postura por isso pressiona-se menos.

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu ja percebi isso amigo , mas isso eu tenho de fazer jogo pra jogo ou seja quando jogar com equipas mais dificeis jogar mais seguro etc , mas ao fazer isso vai afectar no esquema tatico e os jogadores nao vai tar tao adequados a essa tal mudança , entendes o que tou a querer dizer ? tipo a barra da tatica ja deixa de estar fluida e fica só competente ou lá o que é xD

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu ja percebi isso amigo , mas isso eu tenho de fazer jogo pra jogo ou seja quando jogar com equipas mais dificeis jogar mais seguro etc , mas ao fazer isso vai afectar no esquema tatico e os jogadores nao vai tar tao adequados a essa tal mudança , entendes o que tou a querer dizer ? tipo a barra da tatica ja deixa de estar fluida e fica só competente ou lá o que é xD

Não precisas de mudar Mentalidade e Formação da Equipa, ou o esquema táctico. O desempenho da equipa depende muito das funções e tarefas dos jogadores, portanto, se queres ser mais reservado em alguns jogos, basta ajustar isto e a barra de familiaridade táctica não é afectada.

Compartilhar este post

Link para o post

tu disseste que se quisesse jogar mais defensivo que bastava alterar as funçoes dos jogadores e eu perguntei se tambem nao era melhor mudar o esquema tatico xD

Compartilhar este post

Link para o post

tu disseste que se quisesse jogar mais defensivo que bastava alterar as funçoes dos jogadores e eu perguntei se tambem nao era melhor mudar o esquema tatico xD

Lá está, uma coisa não tem nada a ver com outra. Podes manter o mesmo esquema e tornar a equipa mais defensiva ou mais ofensiva pelo tipo de funções e tarefas que atribuis aos jogadores.

Michael já não jogas em posse ?

No FC Porto sim, na outra equipa que vou utilizando no mesmo save é que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, uma coisa não tem nada a ver com outra. Podes manter o mesmo esquema e tornar a equipa mais defensiva ou mais ofensiva pelo tipo de funções e tarefas que atribuis aos jogadores.

No FC Porto sim, na outra equipa que vou utilizando no mesmo save é que não.

Como não tens postado números pensei que tinhas desistido

Compartilhar este post

Link para o post

Como não tens postado números pensei que tinhas desistido

Não tenho lá muito o hábito de postar resultados :) Tenho que usar sempre um segundo treinador no save para isto dar pica, senão ando sucessivamente a começar saves com o Porto e cansa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho lá muito o hábito de postar resultados :) Tenho que usar sempre um segundo treinador no save para isto dar pica, senão ando sucessivamente a começar saves com o Porto e cansa.

Pois é como eu, este FM já não me dá muita pica

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é como eu, este FM já não me dá muita pica

acho que tivemos o mesmo problema no 14 :) também é natural, estamos a chegar a Setembro e já se começa a arregalar o olho para o fm16.

De qualquer modo, já desisti (com muita frustração) de ter 70% de posse jogo após jogo, portanto utilizo os conceitos que privilegiam o modelo e durante os jogos, quando necessário, faço um ou outro ajuste e vivo com o que é possível. :biggrin:

ah e desde que me foi confidenciado pelo HoG que ter a bola, no FM, tem muito mais a ver com o facto do adversário pressionar ou não pressionar, achei melhor deixar de queimar as pestanas com o assunto. Convém realçar que o HoG, ou para quem não é cliente do forum da SI, Hand of God, deve ser o tipo que mais manuais tem escrito sobre o FM, uma espécie de guru :biggrin:

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estou assim

GK defender

DL atacar

DC bloqueador

DC bloqueador

DL atacar

MD

CJR apoiar

MC apoiar

CJA atacar

CJA atacar

AV defensivo apoiar

um suposto 4-3-3 ou 4-1-2-2-1

mentalidade Atacante Estruturado/rigido

pés contrários nos extremos, tem corrido bem e dá gosto de ver a equipa a trocar a bola com objectividade e criar oprtunidades flagrantes ( media de 4 por jogo e 10 oportunidades medias).

Edit:

Ag8l7nz.jpg

3GdXzbu.jpg

mRxe2LB.png

Editado por FabioDuarte

Compartilhar este post

Link para o post

como posso dar mais velocidade ao meu jogo ? é só com o ' muito mais intensidade ' ?

Sim, Intensidade tem a ver com a velocidade de circulação de bola não necessariamente para a frente. Considera também que cada Mentalidade tem automaticamente uma intensidade, quanto mais ofensiva mais alta.

Compartilhar este post

Link para o post

e para privilegiar a posse de bola , para ter maior numero de posse de bola , basta o ' manter posse de bola ' e o ' passe mais curto ' ?

Compartilhar este post

Link para o post

e para privilegiar a posse de bola , para ter maior numero de posse de bola , basta o ' manter posse de bola ' e o ' passe mais curto ' ?

Não, não basta. A tua equipa não está sozinha em campo, há 11 jogadores do outro lado e a cada jogo, cada equipa pode apresentar variáveis diferentes, seja de pressão, intensidade, linha defensiva, etc, etc. Como imagino que vás perguntar "então que preciso de fazer mais ?" :biggrin: digo-te já que não podes fazer muito porque no FM, como disse uns posts atrás, a posse de bola depende muito mais do facto do adversário pressionar-te menos ou pressionar-te mais. Podes tentar criar um modelo que contra a maioria das equipas vai proporcionar-te uma posse a rondar os 60% que poderá até ser uns pontos mais acima, mas há sempre flutuações frequentes porque o adversário varia bastante a intensidade de pressão que executa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tive uma razia de lesões nos centrais e armei-me em Guardiola, montando um sistema parecido com o que ele usou contra o Leverkusen. Não posso dizer que não esteja satisfeito ! Não estava a jogar em posse no meu modelo original, mas sim num estilo mais misto, ao mudar para este sistema, privilegiei mais a posse, tentando aproveitar o aglomerado de jogadores do meio campo. :)

screenshot_291.png

screenshot_292.png

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tive uma razia de lesões nos centrais e armei-me em Guardiola, montando um sistema parecido com o que ele usou contra o Leverkusen. Não posso dizer que não esteja satisfeito ! Não estava a jogar em posse no meu modelo original, mas sim num estilo mais misto, ao mudar para este sistema, privilegiei mais a posse, tentando aproveitar o aglomerado de jogadores do meio campo. :)

screenshot_291.png

screenshot_292.png

A tropa manda desenrascar :handclap:

Para já este foi o meu melhor jogo em termos de posse de bola.

Vu95ekr.jpg

Editado por sirslendercm

Compartilhar este post

Link para o post

Não se limitem a colocar imagens de resultados, isso serve para o fórum Geral, o conceito aqui é descreverem as vossas ideias e disponibilizarem as tácticas.

P.S. 80% é uma alarvidade :handclap: :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

screenshot_291.png

screenshot_292.png

por acaso, foi um acontecimento que gostava de ver abordado aqui. de facto é incrível como é que o guardiola vai para jogo teoricamente sem centrais! podes pormenorizar mais a tática que implementaste?

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso, foi um acontecimento que gostava de ver abordado aqui. de facto é incrível como é que o guardiola vai para jogo teoricamente sem centrais! podes pormenorizar mais a tática que implementaste?

Não foi sem centrais, adaptou a matéria-prima que tinha disponível à posição de Central. No FM os jogadores vão sempre estranhar a posição por não ser possível numa semana identificarem-se com a nova posição.

p.s. - remover as imagens quando fazem quote

Compartilhar este post

Link para o post

Não se limitem a colocar imagens de resultados, isso serve para o fórum Geral, o conceito aqui é descreverem as vossas ideias e disponibilizarem as tácticas.

P.S. 80% é uma alarvidade :handclap: :biggrin:

Foi so um aparte, a tatica está num 2-1-4-2-1 que se traduz num 3-4-3 em ataque ou por vezes, quando o adversário é mais acessivel num 2-5-3.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...