Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

por acaso nao sabia disso xD , entretanto se tiveres o ficheiro mete ai sff

Estou à espera de resposta do moderador do forum da SI na secção de Skins, amanhã já deve dizer alguma coisa.

ja agora , eu tenho em todos os meus jogadores a instrução individual ' pressionar muito mais ' e nas instruçoes á equipa eu tenho ' pressionar mais ' , mas por exemplo eu quando vou jogar contra adversarios mais fortes na champions eu nao quero pressionar muito , ou seja tenho de tirar a instrução de ' pressionar muito mais ' de todos os meus jogadores ou basta meter nas instruções á equipa ' pressionar menos ' ?

Não basta ! O melhor que tens a fazer é usar uma cópia da táctica que usas, alteras todas as instruções de pressão que pretendes e gravas com outro nome.

michael, na versão da tua tática de contra ataque, o teu pl não fica muito sozinho na frente devido à distância existente entre a linha média e ele mesmo? já agora, gosto dessa formação pois parece ter mais equilíbrio defensivamente!

Não fica. Os alas dão toda a profundidade necessária, os CJA mantém-se nas costas do avançado que, por ser um Falso 9, vai baixar. E a isto tudo ainda segura a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

mas por exemplo se eu quiser pressionar , basta dizer á equipa ' pressionar mais ' ou tenho de meter tambem nos jogadores ? é que tipo eu nunca percebi isso bem das instruçoes ao jogador e á equipa , por exemplo se eu meter ' pressionar mais ' nas instruçoes á equipa e meter nos jogadores tambem ' pressionar mais ' nao vai dar ao mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aqui está, foi só esperar que de manhã já tive a resposta.

Fazem download do ficheiro xml, colocam-no na pasta panels da skin que usam e depois no jogo reiniciar skin e está feito.

lebUTbp.png?1

Clique aqui

então usas alas e OA nas linhas?

No primeiro esquema OA a apoiar avançados interiores e no segundo Alas a sobrepor OA.

Compartilhar este post

Link para o post

mas por exemplo se eu quiser pressionar , basta dizer á equipa ' pressionar mais ' ou tenho de meter tambem nos jogadores ? é que tipo eu nunca percebi isso bem das instruçoes ao jogador e á equipa , por exemplo se eu meter ' pressionar mais ' nas instruçoes á equipa e meter nos jogadores tambem ' pressionar mais ' nao vai dar ao mesmo ?

Até ao FM15 havia uma relação de hierarquia dos vários conjuntos de instruções, no topo as Instruções ao Adversário, depois Instruções aos Jogadores e por fim Instruções à Equipa. No FM15 esta relação já não é nítida, dado que a função e tarefa do jogador assumiu um papel de preponderância, portanto, o facto do jogador pressionar mais ou pressionar menos advém mais das características proporcionadas pela função e tarefa. Daí ser importante ler bem as descrições que são apresentadas sobre este binómio função / tarefa. Acresce a isto dizer:

- Instruções à Equipa: conjunto de directrizes que se dá ao colectivo, o que pretendemos da equipa;

- Instruções ao Jogador: reforça as anteriores na medida em que pretendemos que o jogador X tenha um comportamento Y no campo;

- Instruções ao Adversário: como as primeiras, são instruções colectivas mas sobre um determinado adversário ou posição;

É possível, por exemplo, só utilizando instruções aos jogadores criar zonas de pressão e julgo que seja mais por aqui que a SI ainda não investiu em modalidades de pressão, mantendo apenas a sua intensidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem ainda deu para fazer a estreia no campeonato com um 6-0 ao Boavista, 50 remates, 73% de posse de bola, uma verdadeira brutalidade que manda erigir duas grandes estátuas ao Lokito e ao Sir. De seguida, fomos à Luz bater o Benfica por 2-1 e é de ficar satisfeito acabar o jogo com 65% de posse de bola. O resultado justifica-se por alguma invenção da minha parte, tal Totopegui, optei pelo segundo esquema e tivemos a 1ª parte sempre controladíssima face ao 4231 do Benfica; na 2ª parte colocaram 3 jogadores na posição 9 e eu, idiota, quis aventurar-me com o 1º esquema que obviamente me deixava completamente exposto e logo para abrir a pestana sofremos o empate nos primeiros minutos. Só voltei ao 2º esquema pelos 70 minutos e ainda fomos a temos de retomar o controlo do jogo e marcar o segundo golo aos 92 minutos... à la Kelvin :)

Conclusão: não há que ter receio de usar a equipa no primeiro modelo contra esquemas tácticos com 1 avançado; contra esquemas com 2 avançados ou desesperos com 3 avançados, recorre-se ao segundo modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, na tua segunda tática, a de contra-ataque, não notas perda de posse de bola?

Estou a tentar criar algo semelhante, no entanto noto que a equipa pressiona só no meio campo defensivo, mesmo com pressão alta e defesa subida.

Outr coisa, os CJA auxiliam bem o ponta de lança? ou ficam muito atrás?

Compartilhar este post

Link para o post

Tu es tramado Michael, sempre a meter vício da posse, ontem por acaso pouco joguei, n testei nada

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, na tua segunda tática, a de contra-ataque, não notas perda de posse de bola?

Estou a tentar criar algo semelhante, no entanto noto que a equipa pressiona só no meio campo defensivo, mesmo com pressão alta e defesa subida.

Outr coisa, os CJA auxiliam bem o ponta de lança? ou ficam muito atrás?

Isso vai depender dos adversários e estes não jogam da mesma maneira. Durante a pré-época deu para tanto haver alguma perda - 2-3% - como até ganhar - 2-3%. Considera que tarefas de ataque vão dar mais verticalidade e possivelmente resultar em falta de linhas de passe ou obrigar a passes mais arriscados, portanto não há que recear as tarefas de apoio e confiar nos jogadores.

Os CJA em apoio mantêm-se nas costas do avançado e alimentam-no.

Tu es tramado Michael, sempre a meter vício da posse, ontem por acaso pouco joguei, n testei nada

Converte-te :mrgreen:

Mais logo vou ver como resulta isto nessa potência do futebol chamada Atlético da Malveira.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu tentei dar mais verticalidade aos OM, no esquema mais consevador, daí ter optado pela tarefa de Ataque.

No entanto, os CJA, em apoio, ficam muto pela zona do meio campo, acho que vou treinar-lhes o movimento de chegar mais à frente

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu tentei dar mais verticalidade aos OM, no esquema mais consevador, daí ter optado pela tarefa de Ataque.

No entanto, os CJA, em apoio, ficam muto pela zona do meio campo, acho que vou treinar-lhes o movimento de chegar mais à frente

Não coloques os OM em tarefa de ataque, ficas mais exposto. Em apoio funcionam perfeitamente bem e têm os alas a dar linha de passe e largura ao teu jogo.

Nos esquemas que deixei neste post também tive alterar a tarefa de ataque dos OA para apoio e a equipa fica bem mais equilibrada.... hum, o link não vai directamente ao post, está na página 48, com o número 952

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo na de Contra-Ataque usas os OA, em apoio? Tenho de ver se mesmo assim, eles ajudam o F9 :grin:

Uma coisa não tem nada a ver com outra: contra-ataque é simplesmente uma designação que influencia o passe, intensidade, linha defensiva e largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho mesmo que começar a treinar as bolas paradas defensivamente -.-'

UpFqanc.jpg

ioU5IKu.jpg

hHQcFlD.jpg

Equipa rodada pois é jogo de taça da liga e houve pouca fluidez no ataque criando apenas 1 of com tantos passes a entrar na área..

Compartilhar este post

Link para o post

Até ao FM15 havia uma relação de hierarquia dos vários conjuntos de instruções, no topo as Instruções ao Adversário, depois Instruções aos Jogadores e por fim Instruções à Equipa. No FM15 esta relação já não é nítida, dado que a função e tarefa do jogador assumiu um papel de preponderância, portanto, o facto do jogador pressionar mais ou pressionar menos advém mais das características proporcionadas pela função e tarefa. Daí ser importante ler bem as descrições que são apresentadas sobre este binómio função / tarefa. Acresce a isto dizer:

- Instruções à Equipa: conjunto de directrizes que se dá ao colectivo, o que pretendemos da equipa;

- Instruções ao Jogador: reforça as anteriores na medida em que pretendemos que o jogador X tenha um comportamento Y no campo;

- Instruções ao Adversário: como as primeiras, são instruções colectivas mas sobre um determinado adversário ou posição;

É possível, por exemplo, só utilizando instruções aos jogadores criar zonas de pressão e julgo que seja mais por aqui que a SI ainda não investiu em modalidades de pressão, mantendo apenas a sua intensidade.

entao quer dizer que para jogos com maior grau de dificuldade é melhor fazer copia da minha tatica e nao meter instruçoes de pressao aos meus jogadores ? e nas instruçoes ao adversario tambem retiro tudo ? é que eu tenho isso predefinido para todos os jogos ..

Compartilhar este post

Link para o post

entao quer dizer que para jogos com maior grau de dificuldade é melhor fazer copia da minha tatica e nao meter instruçoes de pressao aos meus jogadores ? e nas instruçoes ao adversario tambem retiro tudo ? é que eu tenho isso predefinido para todos os jogos ..

Retiras tudo, ou retiras meio, ou não retiras nada, isso depende do que pretendes da tua equipa.

Tenho mesmo que começar a treinar as bolas paradas defensivamente -.-'

Equipa rodada pois é jogo de taça da liga e houve pouca fluidez no ataque criando apenas 1 of com tantos passes a entrar na área..

Nisso arranjo sempre um observador com elevado Conhecimento Táctico, fica a observar o próximo adversário e ponho o treino de acordo com a indicação dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Retiras tudo, ou retiras meio, ou não retiras nada, isso depende do que pretendes da tua equipa.

Por exemplo quero que a equipa pressione menos nesse jogo , o que achas que é melhor fazer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Nisso arranjo sempre um observador com elevado Conhecimento Táctico, fica a observar o próximo adversário e ponho o treino de acordo com a indicação dele.

Tenho tido essa dificuldade arranjar pessoal de staff com bom conhecimento tático.

Mas agora lá consegui terminar um jogo, contra rio ave fora, sem qualquer remate, o que, nestas táticas é sempre positivo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo quero que a equipa pressione menos nesse jogo , o que achas que é melhor fazer ?

Para pressionar menos tens que alterar uma série de coisas, não vais dizer para pressionar menos com uma linha defensiva avançada. Tens que juntar mais os sectores, fazer uma marcação zonal forte e sair rápido em contra-ataque.

Tenho tido essa dificuldade arranjar pessoal de staff com bom conhecimento tático.

Mas agora lá consegui terminar um jogo, contra rio ave fora, sem qualquer remate, o que, nestas táticas é sempre positivo :)

Com 15 ou 16 de conhecimento táctico já se arranja.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, este foi o primeiro amigável da pré-temporada mas fiquei um pouco desiludido por não termos conseguido criar oportunidades:

25aqnia.png

Usei esta tática pela maior parte do jogo:

nlvtb8.jpg

2vlwivp.png

O maior problema não foi a largura, pois os AI até davam largura ao jogo. Experimentei usar um Raumdeuter do lado esquerdo com um AI na direita e até mesmo extremos mas estes eram muito individualistas e abusavam nos cruzamentos, sei que falta alguma coisa. Coloquei os meus Aquilani e o Adrien a conduzir para zonas abertas para dar largura mas continua a faltar algo para as oportunidades aparecerem.

Nunca troquei o esquema nem as funções dos defesas e médios, mas tive constantemente a trocar nos jogadores da frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal queria criar uma táctica em 4x3x3 com pressão alta. Que instruções tácticas é que me aconselham fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Não penses que está tudo errado pois só fizeste um primeiro jogo. Provavelmente o alcanenense jogou com 10 homens dentro da área.

Keep trying e só conseguirás retirar conclusões melhor contra equipas mais fortes, que possam, por ventura, se abrir mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não penses que está tudo errado pois só fizeste um primeiro jogo. Provavelmente o alcanenense jogou com 10 homens dentro da área.

Keep trying e só conseguirás retirar conclusões melhor contra equipas mais fortes, que possam, por ventura, se abrir mais.

Sim pensei nisso, os jogadores adversários estavam sempre atrás da linha da bola e estavam num 4-5-1 defensivo. Vou esperar depois trago novidades :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim pensei nisso, os jogadores adversários estavam sempre atrás da linha da bola e estavam num 4-5-1 defensivo. Vou esperar depois trago novidades :compinchas:

Faz isso, fico à espera.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...