Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Capa, Em 08/09/2025 at 15:42:

Alguém com feedback da zona da Tapada das Mercês? Todos os feedbacks que tenho são muito negativos, mas são sempre de gente que não mora lá.

É em segunda mão, nunca morei lá, mas quem morava dizia que era das piores zonas da linha de Sintra, insegura e barulhenta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 horas:

No Japao (pode nao ser o melhor exemplo) o que é velho perde valor. Em Portugal barracos dos anos 70 que em 2015 valiam 200k hoje valem 500k. 

é cultural, pode ter a ver também com o facto dos sismos e da construçao nova ser muito melhor em termos de engenharia anti sismica mas acima de tudo é porque constroem muito mais e ha mais casas do que aquelas que sao necessarias. 

Nem sempre, depende da localização e do estado. 

Compartilhar este post

Link para o post

4 meses depois de procurar, CPCV assinado. O processo de compra de casa é uma tortura mental, finalmente estou perto do fim. 🙏

• Like 17

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 1 hora:

4 meses depois de procurar, CPCV assinado. O processo de compra de casa é uma tortura mental, finalmente estou perto do fim. 🙏

Agora vem a tortura física 🙃

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 minutos:

Agora vem a tortura física 🙃

Eu a ler isto enquanto estou a recuperar de uma lesão no pé 

IMG_3899.jpeg

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 3 horas:

estou perto do fim. 🙏

Que pena, espero que não seja grave e que dês a volta ainda por cima logo agora que tinhas encontrado a tua casa. 

Praying 🕯️🙏

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 30 minutos:

Que pena, espero que não seja grave e que dês a volta ainda por cima logo agora que tinhas encontrado a tua casa. 

Praying 🕯️🙏

Eu a ler isto a começar a acreditar q não vou recuperar do pé

IMG_3899.jpeg

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 16 horas:

Ao menos já se sabe porque é que deixaste de beber, é preciso pagar ao banco.

Procurar casa é que nos torna alcoólicos!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 17 horas:

Ao menos já se sabe porque é que deixaste de beber, é preciso pagar ao banco.

O timing para isso foi perfeito. 😅

Aproveito para partilhar a minha experiência de alguém que tem direito ao crédito jovem. É fixe não pagar IMT e imposto de selo, aí poupei logo ~7k mas os 100% financiamento não quer dizer que não precisem dos 10% de entrada. Eu por acaso tinha mas não queria mexer em poupanças, até que descobri que teria a possibilidade de dar os 10% de entrada mas ter na mesma o 100% de financiamento, sendo que recupero esse valor aquando a escritura. Só alguns bancos permitem, sendo o meu um deles (Montepio).

Por isso, não se iludam muito com os 100% de financiamento. Quem está a vender quer na mesma o sinal. Mesmo que não queira, vai aparecer alguém que dá e optam por essa proposta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 4 minutos:

O timing para isso foi perfeito. 😅

Aproveito para partilhar a minha experiência de alguém que tem direito ao crédito jovem. É fixe não pagar IMT e imposto de selo, aí poupei logo ~7k mas os 100% financiamento não quer dizer que não precisem dos 10% de entrada. Eu por acaso tinha mas não queria mexer em poupanças, até que descobri que teria a possibilidade de dar os 10% de entrada mas ter na mesma o 100% de financiamento, sendo que recupero esse valor aquando a escritura. Só alguns bancos permitem, sendo o meu um deles (Montepio).

Por isso, não se iludam muito com os 100% de financiamento. Quem está a vender quer na mesma o sinal. Mesmo que não queira, vai aparecer alguém que dá e optam por essa proposta.

Acho que essa parte dos 100% do financiamento um bocado óbvio. Ninguém que vende iria abdicar dessa situação. Mas faz imensa diferença depois voltar a receber essa valor pois permite ter liquidez para fazer umas obras ou mobilar a casa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 2 minutos:

Acho que essa parte dos 100% do financiamento um bocado óbvio. Ninguém que vende iria abdicar dessa situação. Mas faz imensa diferença depois voltar a receber essa valor pois permite ter liquidez para fazer umas obras ou mobilar a casa. 

Com o CPCV assinado, pouco interessa se vais receber 10+90 ou os 100 de uma vez só.

A menos que precises desse dinheiro para a próxima casa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 4 minutos:

Citação de Petar Musa, Agora:

Com o CPCV assinado, pouco interessa se vais receber 10+90 ou os 100 de uma vez só.

Um CPCV sem entrada dá menos garantias a ambas as partes. Mas é esse o motivo mesmo, diria que praticamente toda a gente que vende uma casa, precisa de liquidez para comprar a próxima.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Não entendi. 

Estou a dizer e que se tens de dar os 10%, com o 100% de financiamento depois recebes os 10% e esse dinheiro da te flexibilidade de escolha no que fazer com o dinheiro. 

Agora quem vende uma casa tem dezenas de pessoas a querer comprar neste mercado, porque havia de abdicar da segurança de 10%?

Mesmo quem compra, se não der os 10%, a pessoa que está vender pode vender a outra pessoa sem problema pois normalmente teria de dar o dobro a quem fez o cpcv em primeiro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 15 minutos:

Um CPCV sem entrada dá menos garantias a ambas as partes. Mas é esse o motivo mesmo, diria que praticamente toda a gente que vende uma casa, precisa de liquidez para comprar a próxima.

Citação de Mwangaza, há 13 minutos:

Não entendi. 

Estou a dizer e que se tens de dar os 10%, com o 100% de financiamento depois recebes os 10% e esse dinheiro da te flexibilidade de escolha no que fazer com o dinheiro. 

Agora quem vende uma casa tem dezenas de pessoas a querer comprar neste mercado, porque havia de abdicar da segurança de 10%?

Mesmo quem compra, se não der os 10%, a pessoa que está vender pode vender a outra pessoa sem problema pois normalmente teria de dar o dobro a quem fez o cpcv em primeiro. 

Desculpem. Estava a ser burro. Não estava a contar que os 10% são importantes para a quebra de contrato 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 minutos:

Desculpem. Estava a ser burro. Não estava a contar que os 10% são importantes para a quebra de contrato 

Estou a par porque estou no processo de um apartamento mas tenho 36 anos 😢

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem sei como as pessoas equacionam os 100%. No meu caso irei assinar CPCV algures nos próximos 15 dias e vou dar mais de 30% de entrada e, ainda assim, pedir financiamento de 220k. Pura e simplesmente quem tem vencimentos médios ou sub-médios jamais consegue suportar uma prestação de um CH a 100% com os preços que se praticam nesta zona. Não há nada minimamente habitável, que não seja uma caixa de fósforos e que não fique nos quintos por menos de 250k. E isto falando de apartamentos. Quem quiser moradias (como nós) tem de meter mais 100k em cima.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 5 minutos:

Eu nem sei como as pessoas equacionam os 100%.

Para imenso pessoal que tá a comprar a primeira casa é a única opção

Mas é um risco, qualquer tipo de repetição da crise de 2008 em que haja uma combinação de pessoas a ir para o desemprego + queda dos preços das habitações, e tens uma situação em que as pessoas precisam de vender as casas e o preço pelo qual as conseguem vender é inferior ao que têm em dívida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 11 minutos:

Para imenso pessoal que tá a comprar a primeira casa é a única opção

Mas é um risco, qualquer tipo de repetição da crise de 2008 em que haja uma combinação de pessoas a ir para o desemprego + queda dos preços das habitações, e tens uma situação em que as pessoas precisam de vender as casas e o preço pelo qual as conseguem vender é inferior ao que têm em dívida.

E não só. Quem não tem alternativa sem ser os 100%, tem de olhar para apartamentos com valores inferiores (cada vez mais raros), sujeitas a maior competição, e com condições mais modestas/mediocres. E no final, ainda são capazes de ficar com uma taxa de esforço de 40%.

Um casal que traga 2400€ para casa, pagar 1000€ apenas para a prestação (porque depois têm que meter seguros, condominios, utilities, impostos, etc...) não é uma situação financeiramente saudável. E isto em alturas com Euribor a 2%. Quando voltar aos 4% vão ficar todos a cortar os pulsos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 3 minutos:

E não só. Quem não tem alternativa sem ser os 100%, tem de olhar para apartamentos com valores inferiores (cada vez mais raros), sujeitas a maior competição, e com condições mais modestas/mediocres. E no final, ainda são capazes de ficar com uma taxa de esforço de 40%.

Um casal que traga 2400€ para casa, pagar 1000€ apenas para a prestação (porque depois têm que meter seguros, condominios, utilities, impostos, etc...) não é uma situação financeiramente saudável. E isto em alturas com Euribor a 2%. Quando voltar aos 4% vão ficar todos a cortar os pulsos

Tenho um amigo meu que, supostamente, vai comprar uma casa modular no valor de 140k e diz-me ele que o banco onde vai pedir o empréstimo para pagar a casa, o gerente da coisa lhe garantiu a pés juntos que as taxas iam voltar a valores negativos como antigamente

Como é óbvio tentei fazer-lhe um desenho a explicar o quão improvável isso é e mesmo que não fosse, que não há ninguém que possa garantir isso, mas ele diz-me que não, que tá é certo que isso vá acontecer 💁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 10 minutos:

Tenho um amigo meu que, supostamente, vai comprar uma casa modular no valor de 140k e diz-me ele que o banco onde vai pedir o empréstimo para pagar a casa, o gerente da coisa lhe garantiu a pés juntos que as taxas iam voltar a valores negativos como antigamente

Como é óbvio tentei fazer-lhe um desenho a explicar o quão improvável isso é e mesmo que não fosse, que não há ninguém que possa garantir isso, mas ele diz-me que não, que tá é certo que isso vá acontecer 💁

em 2023 também tive uma consultora imobiliária a dizer-me exatamente a mesma coisa quando estava a mostrar-me uma casa. É só abutres nesse meio

Já agora, onde é que ele vai comprar a casa modular? A última vez que vi, era muito difícil conseguir financiamento para tudo o que não fosse construção tradicional

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 1 hora:

Estou a par porque estou no processo de um apartamento mas tenho 36 anos 😢

Passei por isso tudo há 3 anos e não haviam essas juntos. Prepara-te o cartão para a escritura 

Citação de FabioK, há 12 minutos:

Esse teu amigo só tem que pensar numa coisa: ele acha que faz sentido os bancos continuarem a pagar para lhe emprestar dinheiro?

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 minutos:

em 2023 também tive uma consultora imobiliária a dizer-me exatamente a mesma coisa quando estava a mostrar-me uma casa. É só abutres nesse meio

Já agora, onde é que ele vai comprar a casa modular? A última vez que vi, era muito difícil conseguir financiamento para tudo o que não fosse construção tradicional

Onde vai comprar a casa ou onde vai ter o financiamento ? Onde vai comprar a casa acho que ainda nem viu, supostamente tem umas empresas referenciadas. Em termos de crédito disse-me que era a CGD que lhe oferecia boas condições para isso, uma vez que eu também fiz essa pergunta pois também andei a pesquisar sobre casas modulares algures ali por 2020

Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

Passei por isso tudo há 3 anos e não haviam essas juntos. Prepara-te o cartão para a escritura 

Esse teu amigo só tem que pensar numa coisa: ele acha que faz sentido os bancos continuarem a pagar para lhe emprestar dinheiro?

Ele está um pouco iludido devido um bocado a pressa em querer sair de casa, ter 35 anos hoje em dia e ainda viver em casa dos pais é o que é, já lhe dei todos os avisos que acho que podia/devia mas tenho quase a certeza que foram todos inúteis 😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 1 hora:

Eu nem sei como as pessoas equacionam os 100%. No meu caso irei assinar CPCV algures nos próximos 15 dias e vou dar mais de 30% de entrada e, ainda assim, pedir financiamento de 220k. Pura e simplesmente quem tem vencimentos médios ou sub-médios jamais consegue suportar uma prestação de um CH a 100% com os preços que se praticam nesta zona. Não há nada minimamente habitável, que não seja uma caixa de fósforos e que não fique nos quintos por menos de 250k. E isto falando de apartamentos. Quem quiser moradias (como nós) tem de meter mais 100k em cima.

É verdade. No meu caso os 10% vão-me fazer falta para outros investimentos que ando a fazer para os meus pais mas isso sou eu q sou sortudo por ter um bom salário que me permite ficar com uma taxa de esforço baixa/segura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 1 hora:

Yep. Idealmente ou fixas a taxa ou tens de ter alguma flexibilidade para poder comportar taxas de esforço maiores caso a Euribor suba. Ou então estás perfeitamente ciente do risco e és uma pessoa confortável com isso, que sabe o que pode acontecer.

Eu fixei por largos anos, e até foi numa má altura, e agora tou a pagar um bom bocado acima do que o mercado consegue. E se calhar também fui um pouco modesto no que comprei e podia ter me esticado para um T3 em vez dum T2. A mentalidade aqui em Portugal é de que eu sou maluco e estou a ser enr*abado por temporariamente pagar 70 euros de juros a mais todos os meses. A minha visão é que tou a pagar por dormir melhor à noite e estar garantido que mesmo que isto dê o berro não vou à falência, e isso vale dinheiro. Não há certos nem errados e depende do nível de risco com que uma pessoa está disposta a lidar. Mas infelizmente muita gente está numa situação em que ou toma esses riscos, ou continua a alugar indefinidamente, o que em Portugal é uma m*rda porque as rendas estão demasiado altas também. O mercado está completamente disfuncional e ou consegues dar o salto para conseguires comprar algo ou estás a ser enrrabadíssimo. É muito mau para a sociedade e muito injusto.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...