Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Petar Musa, há 27 minutos:

Não percebi se me estás a dar razão ou não :4_joy: ou então eu é que não percebi o teu post.

Porque, na realidade, eu tenho estes 3 anos de isenção

Temos os dois razão 🫣

Alguém que venha explicar em açoriano sff

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 32 minutos:

Temos os dois razão 🫣

Alguém que venha explicar em açoriano sff

É isto.

@Petar Musa tu efetivamente estás bem e tens isenção os 3 anos. Mas o IMI é referente ao ano anterior, o que era o que o @Hammerfall estava a dizer que pode ser um bocado absurdo.

Tu tens isenção em 2023, 2024 e 2025. Mas a isenção é referente ao IMI de 2022, 2023 e 2024. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 3 minutos:

É isto.

@Petar Musa tu efetivamente estás bem e tens isenção os 3 anos. Mas o IMI é referente ao ano anterior, o que era o que o @Hammerfall estava a dizer que pode ser um bocado absurdo.

Tu tens isenção em 2023, 2024 e 2025. Mas a isenção é referente ao IMI de 2022, 2023 e 2024. 

Ahh já percebi!

Obrigado aos 2!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos tenham atenção que há municípios que dão mais anos de isenção de IMI. No meu caso, o meu município dá mais um ano de isenção (vou ter 4 anos). Mas acho que há alguns que dão 5 anos no total.

É só soube isto porque enviaram-me por "engano" o IMI para pagar, e quando liguei para lá corrigiram o erro e deram-me essa informação. Por isso verifiquem como funciona no vosso município.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 12/12/2025 at 09:18:

se foi a tua primeira compra, tens isenção de imi nos primeiros 3 anos, o que inclui o ano da compra. coisa mais estúpida

imagina que o dono paga o imi deste ano. tu compras a casa a 31 de dezembro. em 2026, tens isenção de pagamento do ano de 2025 lol

Eu comprei a minha primeira casa este ano, em Março. E agora vou "comprar" uma serie de terrenos e uma casa na aldeia dos meus avós que é da cunhada do meu avó. Nessa casa (e terrenos) obviamente que vou ter que pagar os respetivos IMIs, a minha dúvida era se essa compra poderia afetar a isenção do IMI da minha primeira casa (e residência permanente). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, Agora:

Eu comprei a minha primeira casa este ano, em Março. E agora vou "comprar" uma serie de terrenos e uma casa na aldeia dos meus avós que é da cunhada do meu avó. Nessa casa (e terrenos) obviamente que vou ter que pagar os respetivos IMIs, a minha dúvida era se essa compra poderia afetar a isenção do IMI da minha primeira casa (e residência permanente). 

Eu penso que não, não fará grande sentido.

Um processo não tem nada a ver com o outro.

Mas alguém saberá responder melhor. Se não, amanhã consigo falar com uma pessoa que me responde a isso com certezas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 11 minutos:

Eu penso que não, não fará grande sentido.

Um processo não tem nada a ver com o outro.

Mas alguém saberá responder melhor. Se não, amanhã consigo falar com uma pessoa que me responde a isso com certezas.

Ficaria super agradecido ❤️ 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 4 horas:

Tens que traduzir, está em burguês 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 28 minutos:

Tens que traduzir, está em burguês 

Isso era se fosse uma casa no centro da cidade ou uma moradia xpto. Vou ficar com um palheiro numa serra 😄 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 12 horas:

Isso era se fosse uma casa no centro da cidade ou uma moradia xpto. Vou ficar com um palheiro numa serra 😄 

images?q=tbn:ANd9GcTEm3-BGzZIawMSeyuKQaV

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade, vocês acham que uma casa que aparece listado por exemplo no Idealista a 200k normalmente sai acima ou abaixo desse valor?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samuel, há 6 minutos:

Por curiosidade, vocês acham que uma casa que aparece listado por exemplo no Idealista a 200k normalmente sai acima ou abaixo desse valor?

Da minha experiência, depende. Se fores o único a visitar no período em que estás a negociar um valor, pode sair abaixo desses 200k. Se for uma casa com muitas visitas, provavelmente quando fizeres uma proposta, já alguém passou os 200k.

Compartilhar este post

Link para o post

@Almeno é como te disse, tu adquirires esses terrenos ou habitações não vai ter impacto nenhum na tua isenção de imi da primeira compra de habitação própria permanente.

e com sorte, dependendo do agregado valor do imi desses terrenos que irás ter, poderás ainda ter uma isenção técnica desse valor, por não chegar a um mínimo qualquer que existe (não te sei dizer, quando fores a escritura, podeão te informar possivelmente)

espero me ter explicado bem, qualquer dúvida diz

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

@Almeno é como te disse, tu adquirires esses terrenos ou habitações não vai ter impacto nenhum na tua isenção de imi da primeira compra de habitação própria permanente.

e com sorte, dependendo do agregado valor do imi desses terrenos que irás ter, poderás ainda ter uma isenção técnica desse valor, por não chegar a um mínimo qualquer que existe (não te sei dizer, quando fores a escritura, podeão te informar possivelmente)

espero me ter explicado bem, qualquer dúvida diz

És enorme amigo ❤️ 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samuel, Em 15/12/2025 at 12:43:

Depende da procura e do valor. Não existe uma fórmula. Está a 200 onde as pessoas estão dispostas a pagar 300? Em princípio sai acima. Se estiver a 300 mas ninguém está disposto a dar mais de 200, ou sai abaixo ou não vende.

Eu consegui baixar porque foi num sítio e num valor em que estou a competir com menos gente. Se fosse no centro de Lisboa provavelmente teria que ter pago mais porque haveria mais competição.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje recebi um email do idealista a dizer que uma casa que ando a seguir, que não é de todo num centro urbano nem é uma casa XPTO, subiu 15 mil euros.

#MercadoAFuncionar

Compartilhar este post

Link para o post

Purificadores de ar. Alguém tem recomendações?

É para um amigo que apanhou o vírus da burguesia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 18/12/2025 at 17:23:

Hoje recebi um email do idealista a dizer que uma casa que ando a seguir, que não é de todo num centro urbano nem é uma casa XPTO, subiu 15 mil euros.

#MercadoAFuncionar

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, uma questão. Eu vendi a minha casa em Agosto do ano passado. Entretanto estou a viver com a minha companheira na casa dela.

A ideia é comprar uma casa maior sozinho, ela mudar se comigo e ela arrendar a casa dela.

A questão que eu tenho é: quanto tempo tenho para comprar casa nova e não ter de pagar mais valias? São 24 ou 32 meses?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

Malta, uma questão. Eu vendi a minha casa em Agosto do ano passado. Entretanto estou a viver com a minha companheira na casa dela.

A ideia é comprar uma casa maior sozinho, ela mudar se comigo e ela arrendar a casa dela.

A questão que eu tenho é: quanto tempo tenho para comprar casa nova e não ter de pagar mais valias? São 24 ou 32 meses?

36 meses após a venda.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

36 meses após a venda.

Declaro no anexo G do IRS essa intenção, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Declaro no anexo G do IRS essa intenção, certo?

Creio que sim, mas sem certezas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta que tenha trocado de seguradora para o seguro multirriscos da habitação, é necessário avisar ou apresentar algum documentação ao banco? Isto tendo em conta que os meus seguros (multirriscos e vida) foram realizados à parte da proposta de crédito habitação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 47 minutos:

Malta que tenha trocado de seguradora para o seguro multirriscos da habitação, é necessário avisar ou apresentar algum documentação ao banco? Isto tendo em conta que os meus seguros (multirriscos e vida) foram realizados à parte da proposta de crédito habitação.

Não tenho a certeza que seja obrigatório, mas diria que é melhor a fazer.

Ter em conta que os bancos normalmente exigem que certas coberturas constem do seguro multirriscos e tu podes ter mudado e ter abdicado de alguma dessas coberturas (não estou a dizer que é um caso, mas estou a falar no geral). Será sempre melhor comunicar ao banco até para eles verificarem se está tudo conforme.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo automatico. Se a taxa de spread estiver dependente do produto, na próxima vez que verificarem que já não és subscritor desse produto, a taxa vai subir como está no contrato.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...