Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Stout

Câmara cede ao FC Porto piscina de Campanhã que será reabilitada pelo clube

Publicações recomendadas

12-01-2015

A Câmara do Porto e o FC Porto acordaram assinar um contrato para a cedência das piscinas de Campanhã ao clube, que se compromete a reabilitar o espaço. A proposta será levada amanhã a reunião de Câmara para aprovação, embora o seu agendamento esteja dependente da aprovação dos vereadores.

O contrato, que não fecha as portas das piscinas à população, está dependente da obtenção de fundos comunitários por parte do FC Porto, que irá gastar cerca de 2,3 milhões de euros em obras no equipamento municipal. A piscina, que já era utilizada pelo FC Porto, deixa, por isso, de se constituir como um custo para a autarquia e vê aberta a porta à sua reabilitação.

A cedência das piscinas será "a título gratuito" e por 25 anos, um prazo "considerado pela autarquia adequado para amortização do investimento de valor considerável" que o clube se compromete realizar na remodelação do complexo. A reabilitação vai beneficiar o imóvel que é propriedade do município.

No contrato-promessa, o FC Porto obriga-se, entre outras coisas, a "garantir a utilização aberta à população, em períodos que não conflituam com a atividade desportiva e nas condições a acordar". O clube fica ainda obrigado a desenvolver uma atividade não profissional através das modalidades de natação, no total de cerca de 200 atletas federados e 500 atletas não federados, no desporto adaptado, dirigido a crianças, jovens e idosos, nas atividades de natação e a colaborar, por intermédio dos seus atletas mais proeminentes, em ações de promoção da modalidade junto das escolas. O FC Porto irá também colaborar em Programas de Férias Desportivas do Município.

No contrato-promessa, descreve-se que os portistas pretendem apresentar uma candidatura a fundos comunitários no âmbito de um concurso para infraestruturas e equipamentos desportivos do Programa Regional do Norte - ON.2, para obtenção do financiamento necessário à realização da obra.

Fonte

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado tio por teres feito o primeiro post

agora é esperar pela baboseira que aí vem do Stout

kingofpopcorn1.gif

Compartilhar este post

Link para o post

"Pudera, na natação não há árbitros"

\thread

Compartilhar este post

Link para o post

kingofpopcorn1.gif

fds eu ao ler o 1º post também estava a questionar-me: o que é que está mal aqui para o Stout criar o tópico? :lol:

Editado por JackBauerPT

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Lisboa fizeram o mesmo mas para ginásios. Foi assim a do Areeiro e a dos Olivais. Coincidência ou não foram as 2 para marcas espanholas (GoFit e Supera). Sendo que a dos Olivais tá tudo pronto para abrir excepto... as licenças da câmara

Compartilhar este post

Link para o post

fds eu ao ler o 1º post também estava a questionar-me: o que é que está mal aqui para o Stout criar o tópico? :lol:

Eu fiquei na mesma mas como não disparou logo fiquei a pensar que simplesmente estava a colocar uma notícia. Espero que sim. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

No contrato-promessa, descreve-se que os portistas pretendem apresentar uma candidatura a fundos comunitários no âmbito de um concurso para infraestruturas e equipamentos desportivos do Programa Regional do Norte - ON.2, para obtenção do financiamento necessário à realização da obra.

Tenho muitas dúvidas sobre este "pormaior"...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Tenho muitas dúvidas sobre este "pormaior"...

mesmo

a câmara não se podia candidatar a esse fundo por si só? Sempre mantinham o controlo daquilo e tinham as obras feitas sem estarem dependentes de terceiros

é um bocado esquisito isto

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo

a câmara não se podia candidatar a esse fundo por si só? Sempre mantinham o controlo daquilo e tinham as obras feitas sem estarem dependentes de terceiros

é um bocado esquisito isto

Não tem a ver com isso. Tem a ver com as condições concretas de acesso ao financiamento. Por 3 motivos:

1 - O dito concurso termina na próxima sexta feira, dia 23;

2 - Na fase da candidatura o promotor tem que apresentar comprovativos em como a obra já está adjudicada, contratada e consignada;

3 - A obra tem que estar completamente executada e paga até ao final de julho.

A não ser que o processo já esteja (muito) mais adiantado do que a notícia sugere eu não acredito que a dita candidatura reuna condições para ser aprovada.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

não sabia disso dos prazos :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Nem podias saber. A notícia não refere nada nesse sentido. E eu sei porque fui à procura e porque conheço como se processa o acesso a fundos comunitários. A maioria das pessoas, por insuficiência de informação, pensa que é só chegar lá, pedir a massa e já está. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

ele sabe porque trabalha no qren

ah ok :)

Nem podias saber. A notícia não refere nada nesse sentido. E eu sei porque fui à procura e porque conheço como se processa o acesso a fundos comunitários. A maioria das pessoas, por insuficiência de informação, pensa que é só chegar lá, pedir a massa e já está. :D

;)

eu sei que não é só chegar lá e está feito, mas minha dúvida mantém-se: a câmara não se pode candidatar a isso? há algum impedimento?

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei que não é só chegar lá e está feito, mas minha dúvida mantém-se: a câmara não se pode candidatar a isso? há algum impedimento?

A Câmara pode candidatar-se. Mas há determinadas regras mais técnicas que podem indicar que o FC Porto esteja em melhores condições para aceder ao financiamento. Há questões relacionadas com o modelo de gestão das piscinas que também podem favorecer, em termos de viabilidade económico-financeira, a opção pelo FC Porto. E há opções políticas.

Os motivos podem ser vários.

Em todo o caso é uma medida que eu apoio. Pessoalmente acho que cabe às instituições de caráter desportivo a gestão dos espaços e equipamentos desportivos e não às Câmaras.

Compartilhar este post

Link para o post

kingofpopcorn1.gif

Privatização, à socapa, de equipamentos e funções públicas

Quer explorar uma piscina olímpica, e equipamentos anexos, pela módica quantia de 2300 euros mensais? Vá ao Porto.

Destaco:

" num acto que consubstancia uma concessão directa destas instalações públicas a uma entidade privada"

"É também estranho que o FC Porto, num acto de premonição notável, já em 16 de Dezembro de 2014 tenha lançado um concurso público urgente para a obra de recuperação do equipamento. "

"Isto é, no dia da reunião do executivo camarário para decidir sobre o assunto, um dos seus membros estava na mais completa ignorância sobre o processo enquanto o FC Porto, que não tem qualquer assento na Câmara, já sabia de tudo há meses."

"No concurso público aberto a obra é avaliada em 2,3 milhões de euros. O clube poderá obter um financiamento de 70% do total suportando os restantes 30%. Estes 30% representam 690 mil euros que divididos por 25 anos por sua vez divididos por 12 meses anuais equivalem a uma renda mensal de apenas 2300 euros."

"Não há dúvida que não é só no futebol que o FC Porto faz bons negócios. São tão bons que nem sequer irá gastar um centavo no projecto para as obras de recuperação: a câmara já o mandou fazer às suas custas. Custou cerca de 75 mil euros."

A Câmara pode candidatar-se. Mas há determinadas regras mais técnicas que podem indicar que o FC Porto esteja em melhores condições para aceder ao financiamento. Há questões relacionadas com o modelo de gestão das piscinas que também podem favorecer, em termos de viabilidade económico-financeira, a opção pelo FC Porto. E há opções políticas.

Os motivos podem ser vários.

Em todo o caso é uma medida que eu apoio. Pessoalmente acho que cabe às instituições de caráter desportivo a gestão dos espaços e equipamentos desportivos e não às Câmaras.

Para ti faz sentido o Porto pagar 2300€ por mês por uma piscina olímpica sem sequer haver concurso público?

Compartilhar este post

Link para o post

Tu só destacas o que te interessa, mas eu passo a explicar-te:

a Câmara tem uma infraestrutura degradada, que precisa de obras e que não é, por si, rentável. Cede-a, gratuitamente, ao Porto, que fica obrigado a abri-la à cidade em condições muito semelhantes às actuais e a remodelá-la.

Ou seja, a Câmara livra-se de um equipamento que lhe dá prejuízo. O FCP ganha uma piscina gratuitamente. E a cidade ganha uma piscina remodelada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é referido na notícia que a abertura à população seja feita nos mesmos moldes em que é feita na atualidade... Fala-se em condições a acordar.

Compartilhar este post

Link para o post

Até olhei para a barra de endereços para confirmar que não tinha aberto o SB ou a caixa de comentários da'bola

Editado por Grilo06

Compartilhar este post

Link para o post

ele sabe porque trabalha no qren

Mas ele não é já reformado?

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tu só destacas o que te interessa, mas eu passo a explicar-te:

a Câmara tem uma infraestrutura degradada, que precisa de obras e que não é, por si, rentável. Cede-a, gratuitamente, ao Porto, que fica obrigado a abri-la à cidade em condições muito semelhantes às actuais e a remodelá-la.

Ou seja, a Câmara livra-se de um equipamento que lhe dá prejuízo. O FCP ganha uma piscina gratuitamente. E a cidade ganha uma piscina remodelada.

Podes explicar a parte em que o Porto abre um concurso público para remodelar um espaço que não lhe pertence?

Podes explicar porque é que a câmara cede a piscina sem acordar as condições para a sua utilização pela população?

Podes explicar o que é que a câmara perdia em abrir um concurso público?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...