Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Tragédia em Paços de Ferreira: Jogador tomba inanimado em campo

Publicações recomendadas

jn_logo.png

Tragédia em Paços de Ferreira: Jogador tomba inanimado em campo

O jogo Águias de Eiriz-Baltar, integrado na Série 2 da 1.ª Divisão da A. F. Porto, terminou em tragédia. Quando estavam decorridos 20 minutos, Jardel, avançado da equipa de Paços de Ferreira, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e caiu inanimado em campo.

ng4155282.jpg

Momentos de grande tensão que relegaram o jogo para segundo plano

Empresário na área do mobiliário, o atleta, de 35 anos, foi prontamente assistido pelas equipas médicas dos dois clubes e, posteriormente, pelos bombeiros e pelo INEM. De seguida, foi transportado para o Hospital São João, no Porto, onde se encontrava em coma e a lutar pela vida, na unidade de Cuidados Intensivos. O prognóstico é muito reservado e, segundo o corpo clínico que acompanha o caso, as próximas 24/48 horas serão determinantes.

No momento em que caiu inanimado, Emanuel Soares, nome que consta no bilhete de identidade de "Jardel", foi auxiliado por um jogador do Baltar que, tirando a bandeirinha da mão do árbitro assistente, impediu que o adversário enrolasse a língua. Momentos de grande tensão que relegaram o jogo para segundo plano. Mais tarde, a equipa de arbitragem deu o encontro por concluído, por não estarem reunidas as condições para prosseguir.

Natural de Sobrosa, Paredes, "Jardel" esteve sem jogar dois anos, devido a problemas de saúde. Contudo, a paixão pelo futebol fez com que nunca desistisse de voltar a competir. Recuperou e, há meio ano, realizou uma extensa bateria de exames médicos sob observação de um cardiologista. Conseguido o aval clínico, o avançado aceitou o convite do Águias de Eiriz para regressar ao futebol, cotando-se como um jogador de grande importância na formação orientada por José Manuel.

Pai de uma filha de sete anos e dois gémeos de três meses, Jardel é elogiado por amigos e companheiros de equipa, que o consideram um exemplo dentro e fora de campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele já tinha estado afastado do futebol por problemas de saúde (2 anos), será que, aquando do seu regresso, foi alvo de todos os exames possíveis e imagináveis para eliminar situações de risco?

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Ele já tinha estado afastado do futebol por problemas de saúde (2 anos), será que, aquando do seu regresso, foi alvo de todos os exames possíveis e imagináveis para eliminar situações de risco?

Pelos vistos sim, só voltou com "autorização" médica.

Compartilhar este post

Link para o post

Gel, isso é que eu coloco em causa. Eu, quando pratiquei basket, e foram vários anos, tinha que, antes de começar cada época, ir ao médico para obter uma autorização para a prática da modalidade. E o que me faziam (o médico e o assistente) era, basicamente, medir-me, pesar-me, perguntar-me se via bem, etc.

Nunca me pediram um exame, nada. O problema foi quando, a meio de um jogo, senti umas pontadas fortes no peito e tive que ir para o banco. A dor, eventualmente, acabou por passar. Mas, pelo sim, pelo não, fui fazer exames e viram que eu tinha uma arritmia. Nada de grave, como é óbvio, mas se fosse algo mais grave, eu tinha autorização médica e, por sinal, estava tudo bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Os médicos do fórum que digam com conhecimento de causa, mas um jornal como o JN escrever "foi auxiliado por um jogador do Baltar que, tirando a bandeirinha da mão do árbitro assistente, impediu que o adversário enrolasse a língua" não é uma aberração e um incentivo a uma prática errada e perigosa neste tipo de situações?

Compartilhar este post

Link para o post

Gel, isso é que eu coloco em causa. Eu, quando pratiquei basket, e foram vários anos, tinha que, antes de começar cada época, ir ao médico para obter uma autorização para a prática da modalidade. E o que me faziam (o médico e o assistente) era, basicamente, medir-me, pesar-me, perguntar-me se via bem, etc.

Nunca me pediram um exame, nada. O problema foi quando, a meio de um jogo, senti umas pontadas fortes no peito e tive que ir para o banco. A dor, eventualmente, acabou por passar. Mas, pelo sim, pelo não, fui fazer exames e viram que eu tinha uma arritmia. Nada de grave, como é óbvio, mas se fosse algo mais grave, eu tinha autorização médica e, por sinal, estava tudo bem.

Eu sei, eu joguei futebol federado nas camadas jovens e nunca fui ao médico, o clube arranjava sempre atestados para toda a gente. É triste, mas é verdade.

Os médicos do fórum que digam com conhecimento de causa, mas um jornal como o JN escrever "foi auxiliado por um jogador do Baltar que, tirando a bandeirinha da mão do árbitro assistente, impediu que o adversário enrolasse a língua" não é uma aberração e um incentivo a uma prática errada e perigosa neste tipo de situações?

Não tenho a certeza, mas acho que já li que não se deve fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem certezas Vaart, mas a possível comparticipação desses exames completos seria de quem? Tua, ou do clube?

Em ambos os casos, seria bastante dispendioso fazer todos esses exames, por mais que sejam necessários. E atenção que eu sou a favor de que os façam, mas a insustentabilidade do sistema de saúde e desportivo amador e semi-profissional fala mais alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já houve uma discussão há alguns meses no forum sobre isso e de facto ir lá com os dedos é uma má opção.

Ler isto sem o contexto do tópico é engraçado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem certezas Vaart, mas a possível comparticipação desses exames completos seria de quem? Tua, ou do clube?Em ambos os casos, seria bastante dispendioso fazer todos esses exames, por mais que sejam necessários. E atenção que eu sou a favor de que os façam, mas a insustentabilidade do sistema de saúde e desportivo amador e semi-profissional fala mais alto.

O exame físico, necessário para obter a autorização médica, era da responsabilidade do clube.

Posteriormente, o exame que fiz foi às minhas expensas, neste caso dos meus pais.

Compartilhar este post

Link para o post

Já houve uma discussão há alguns meses no forum sobre isso e de facto ir lá com os dedos é uma má opção.

Depende de como o fazes, se for eu a fazer até se contorcem.

Compartilhar este post

Link para o post

O exame físico, necessário para obter a autorização médica, era da responsabilidade do clube.

Posteriormente, o exame que fiz foi às minhas expensas, neste caso dos meus pais.

Confirmo. Do pouco tempo que joguei basket, pagava x pela inscrição e mais um tanto se quisesse logo o atestado. Na altura, optei por fazer exames numa clínica.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não é recomendado colocar a mão na boca neste tipo de situação. O que se deve fazer é, colocar o gajo na posição lateral de segurança e esperar pela ambulância.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, eu joguei futebol federado nas camadas jovens e nunca fui ao médico, o clube arranjava sempre atestados para toda a gente. É triste, mas é verdade.

Não tenho a certeza, mas acho que já li que não se deve fazer isso.

Eu também joguei federado nas camadas jovens e sempre fiz exames, recolha de sangue, aquela cena do coração e um raio-x aos pulmões. Por acaso aqui (Penafiel) têm sempre atenção a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O homem tinha sido afastado algum tempo por problemas cardíacos, mas era amigo do treinador que lhe pediu para o ajudar e infelizmente deu nisto. O jogo para a semana com o Ermesinde está em causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se assim for é uma irresponsabilidade das duas partes, do jogador, e do treinador, caso soubesse da situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Fez "exames" antes de voltar a jogar.

É o prato do dia na distrital. É por isso que sempre fiz os exames médicos à revelia do clube onde jogava, directamente no Centro de Medicina Desportiva. Antes da equipa ou do jogo está a minha saúde.

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas brincam com a vida por causa da paixão de jogar à bola. Depois acontecem este tipo de coisas...

É muito complicado falar sem saber o que se passou de facto, mas se já tinha passado 2 anos afastado, deduzindo que por problemas cardíacos devido ao enquadramento do texto, era um risco que corria e devia sabê-lo.

De notar também que os exames médicos são falíveis e há falsos negativos, se repetirem uma prova de esforço 100 vezes por aí umas 80 estão aptos a competir e outras 20 não. Depois passa por jogar com probabilidades, passa por pressões para passar o atestado.

O médico também tem uma responsabilidade enorme, não se devem passar atestados em caso de dúvida, o atleta assina um termo de responsabilidade e pronto. São poucas as doenças que se "curam" neste âmbito, menos ainda as que afastam um gajo da competição durante 2 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Até à uns anos atrás também era assim. Agora, o meu clube já faz exames 'reais' com ECG incluido. Não parece importante, mas já houve atletas que tiveram de realizar exames complementares para certificar que podiam jogar Sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas brincam com a vida por causa da paixão de jogar à bola. Depois acontecem este tipo de coisas...

É muito complicado falar sem saber o que se passou de facto, mas se já tinha passado 2 anos afastado, deduzindo que por problemas cardíacos devido ao enquadramento do texto, era um risco que corria e devia sabê-lo.

De notar também que os exames médicos são falíveis e há falsos negativos, se repetirem uma prova de esforço 100 vezes por aí umas 80 estão aptos a competir e outras 20 não. Depois passa por jogar com probabilidades, passa por pressões para passar o atestado.

O médico também tem uma responsabilidade enorme, não se devem passar atestados em caso de dúvida, o atleta assina um termo de responsabilidade e pronto. São poucas as doenças que se "curam" neste âmbito, menos ainda as que afastam um gajo da competição durante 2 anos.

Salvo erro, foste tu que não pudeste avançar com a tua proposta original para a tese por falta de "aceitação" das instituições desportivas, certo?

Não sei se a tua proposta envolvia clubes a nível distrital, mas lá, a forma como 90% deles procedem é muito simples: há um médico amigo de um qualquer director ou do presidente do clube, que vai ao clube fazer os exames como quem conta gado, e que no final aprova toda a gente, sem excepção e a olhar para os resultados de olhos fechados (quando olham).

Depois dão-se situações destas. Tive dois colegas que tombaram assim em campo. Felizmente, o pior que aconteceu foi um deles ir de ambulância para o hospital, mas já consciente.

É ridículo. Mas o pior é que toda a gente se está a c*gar para o assunto. Até ao dia em que morre alguém. Aí, aperta-se durante um par de épocas, e depois volta ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha era com um clube da 1a Liga mas por outros motivos, relacionados com empresários e a vontade deles de esconder lesões e valorizar passes. É óbvio que seria um estudo anónimo, mas tinham medo de leaks :lol:

Eu sei como funciona, joguei federado futsal dois anos e nem foi preciso médico, bastou lá ir um enfermeiro e alguém aprovou depois de cruz só baseado nos exames...

Mas acho que não foi o que se passou aqui, tendo em conta o histórico do gajo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fez "exames" antes de voltar a jogar.

É o prato do dia na distrital. É por isso que sempre fiz os exames médicos à revelia do clube onde jogava, directamente no Centro de Medicina Desportiva. Antes da equipa ou do jogo está a minha saúde.

x2

Era para ter jogado contra este moço na pré-época mas fiquei doente e não pude comparecer, a culpa disto está exatamente em o treinador moer o juízo ao moço para que ele "ajudasse"...agora é o crl.

Editado por BartoloSerenity

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...