Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Adepto do Benfica agredido pela polícia em frente aos filhos

Publicações recomendadas

Tu identificaste imediatamente o "polícia-mau" e o "polícia-bom". Talvez tenhas mais informações do que eu. É que eu não consigo tirar esse tipo de conclusões baseado nas imagens que vi.

O bom e o mau foi uma força de expressão mas acho que dá perfeitamente para distinguir perante as atitudes de cada um neste caso concreto. Um polícia recorre à violência perante uma pessoa que não constituía ameaça quando o procedimento normal seria a detenção e na esquadra seria constituído arguido por um qualquer motivo. Outro polícia tenta acalmar/proteger uma criança que viu o pai ser agredido à sua frente sem razão aparente. Qual será o "bom" e o "mau" ou, por outras palavras, qual é que teve a atitute mais correta e a menos correta, vá. A minha opinião é como cidadão, não me interessa a camisola que o homem tinha vestida porque nem é do meu clube.

Noutro exemplo e sem imagens tão claras, diria que, pelos relatos, a atitude da polícia no Marquês tenha sido correta. Gente que se aproveitou da situação para roubar, causar desacatos e provocar a polícia. Aqui sim, havia vários tipos de ameaças e agiram em conformidade usando a força para eventuais dispersões.

Editado por treinadordebancada

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes sim.

Claro que sim. Fica descansado.

Agora já podes ir à vontade para o tópico aqui ao lado ver as imagens do que se passou no local onde estavas mas que te passaram despercebidas, como é habitual. És um rapaz cheio de azar (ou sorte). As m*rda acontecem à tua frente mas nunca vês nada, nunca sabes de nada e a culpa é sempre da polícia que são uns bandidos sempre a malhar em cidadãos pacatos e desprotegidos...

O bom e o mau foi uma força de expressão mas acho que dá perfeitamente para distinguir perante as atitudes de cada um neste caso concreto. Um polícia recorre à violência perante uma pessoa que não constituía ameaça quando o procedimento normal seria a detenção e na esquadra seria constituído arguido por um qualquer motivo. Outro polícia tenta acalmar/proteger uma criança que viu o pai ser agredido à sua frente sem razão aparente. Qual será o "bom" e o "mau" ou, por outras palavras, qual é que teve a atitute mais correta e a menos correta, vá. A minha opinião é como cidadão, não me interessa a camisola que o homem tinha vestida porque nem é do meu clube.

Noutro exemplo e sem imagens tão claras, diria que, pelos relatos, a atitude da polícia no Marquês tenha sido correta. Gente que se aproveitou da situação para roubar, causar desacatos e provocar a polícia. Aqui sim, havia vários tipos de ameaças e agiram em conformidade usando a força para eventuais dispersões.

Eu só quero frisar que nem eu, nem tu, nem ninguém pode tirar conclusões apenas pelas imagens que foram divulgadas. Não sabes o contexto, não sabes o que se passou antes daquilo ter acontecido, não sabes o que se passou na cabeça dos polícias, não sabes nada. Tiras conclusões imaginando o cenário mais admissível mas é só isso. Pelas imagens o homem até podia estar a raptar a criança que foi salva pela atuação imediata dos polícias. Mas como só vês as bordoadas tiras imediatamente a conclusão que foi uma atuação injustificada. E se calhar até foi. Mas isso é para ser apurado pelas vias normais e competentes. Julgamentos à priori não faço.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Claro que sim. Fica descansado.

Agora já podes ir à vontade para o tópico aqui ao lado ver as imagens do que se passou no local onde estavas mas que te passaram despercebidas, como é habitual. És um rapaz cheio de azar (ou sorte). As m*rda acontecem à tua frente mas nunca vês nada, nunca sabes de nada e a culpa é sempre da polícia que são uns bandidos sempre a malhar em cidadãos pacatos e desprotegidos...

E é verdade, não vi nada. Se isso faz de mim sortudo ou azarado, é uma conclusão tua. A bancada é grande, eu estava numa ponta, se aquilo tiver acontecido na ponta oposta, é perfeitamente natural que eu não tenha visto, mas esse pormenor que eu até referi no comentário que fiz neste tópico tu, como sempre, resolveste ignorar, porque tu sim, sabes o que deves salientar e sabes o que deves deixar passar quando te dá jeito.

Não achas estranho que eu ande nesta vida há tantos e tantos anos e nunca me tenha acontecido nada? Se calhar é porque sou mesmo uma pessoa calma e pouco conflituosa, que não procura confusões, e por isso quer os jogos sejam de alto risco, ou de pequeno risco, vou e volto ileso.

Essa tirada irónica da culpa ser sempre da polícia já eu tinha antecipado, logo no primeiro comentário que fiz neste tópico. É porque quando as coisas são relatadas por mim, ou por outra pessoa qualquer, o que não faltam são esses comentários ignorantes de quem na verdade não viu nada, mas aí não hesita em ridicularizar o testemunho de quem viu e de se colocar do lado da polícia. Agora acusas-me de que eu é que nunca vejo nada quando as coisas más se passam, mas quando está felizmente documentado em vídeo o comportamento bárbaro que muitas vezes as forças policiais têm se qualquer justificação válida, já assobias para o lado e dizes que não és pessoa de tirar conclusões precipitadas (LOL! era para rir?) Poupa-me, Descartes.

E para terminar, tens razão que não é por este video que ACAB, mas o que eu disse há pouco e tu tão subtilmente fizeste questão de te fazer despercebido, é que não deixa de ter graça que tu venhas com essa atitude anti-generalização que eu também condeno, quando tu és o 1º a querer colocar todos as pessoas que se juntam no sector das claques no mesmo saco. Aí já todos são m*rda, desde que tenham Red Pass para a Coca-Cola ou Sagres inferior, estão condenados à partida.

Compartilhar este post

Link para o post

E é verdade, não vi nada. Se isso faz de mim sortudo ou azarado, é uma conclusão tua. A bancada é grande, eu estava numa ponta, se aquilo tiver acontecido na ponta oposta, é perfeitamente natural que eu não tenha visto, mas esse pormenor que eu até referi no comentário que fiz neste tópico tu, como sempre, resolveste ignorar, porque tu sim, sabes o que deves salientar e sabes o que deves deixar passar quando te dá jeito.

Não achas estranho que eu ande nesta vida há tantos e tantos anos e nunca me tenha acontecido nada? Se calhar é porque sou mesmo uma pessoa calma e pouco conflituosa, que não procura confusões, e por isso quer os jogos sejam de alto risco, ou de pequeno risco, vou e volto ileso.

Essa tirada irónica da culpa ser sempre da polícia já eu tinha antecipado, logo no primeiro comentário que fiz neste tópico. É porque quando as coisas são relatadas por mim, ou por outra pessoa qualquer, o que não faltam são esses comentários ignorantes de quem na verdade não viu nada, mas aí não hesita em ridicularizar o testemunho de quem viu e de se colocar do lado da polícia. Agora acusas-me de que eu é que nunca vejo nada quando as coisas más se passam, mas quando está felizmente documentado em vídeo o comportamento bárbaro que muitas vezes as forças policiais têm se qualquer justificação válida, já assobias para o lado e dizes que não és pessoa de tirar conclusões precipitadas (LOL! era para rir?) Poupa-me, Descartes.

E para terminar, tens razão que não é por este video que ACAB, mas o que eu disse há pouco e tu tão subtilmente fizeste questão de te fazer despercebido, é que não deixa de ter graça que tu venhas com essa atitude anti-generalização que eu também condeno, quando tu és o 1º a querer colocar todos as pessoas que se juntam no sector das claques no mesmo saco. Aí já todos são m*rda, desde que tenham Red Pass para a Coca-Cola ou Sagres inferior, estão condenados à partida.

Não acho nada estranho que nunca se passe nada contigo. Podes ser um indivíduo com muita sorte. Pdes ser muito esperto conseguindo fugir a situações mais complicadas. Ou podes ser um valente mentiroso. Pela parte que me toca não sei nem me interessa. Só te conheço daqui e só conheço o que escreves. Não tenho qualquer motivo para duvidar de ti; aceito as tuas palavras como verdadeiras. Mas se ponho as mãos no lume pela tua pacatez e ausência de conflitualidade? Não, isso não ponho.

Até porque, curiosamente, tu nunca vês desacatos mas estás lá sempre para ver as atuações policiais. Escapas sempre aos comentários sobre as prevaricações mas assumes-te como testemunha ocular em tudo o que é alegado abuso de poder. E nós somos obrigados a aceitar a tua versão. E ainda por cima me falas de vídeos, como se estes contassem toda a história. E quanto às generalizações e aos sacos em que eu coloco toda a gente já disse o que tinha a dizer no outro tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não acho nada estranho que nunca se passe nada contigo. Podes ser um indivíduo com muita sorte. Pdes ser muito esperto conseguindo fugir a situações mais complicadas. Ou podes ser um valente mentiroso. Pela parte que me toca não sei nem me interessa. Só te conheço daqui e só conheço o que escreves. Não tenho qualquer motivo para duvidar de ti; aceito as tuas palavras como verdadeiras. Mas se ponho as mãos no lume pela tua pacatez e ausência de conflitualidade? Não, isso não ponho.

Até porque, curiosamente, tu nunca vês desacatos mas estás lá sempre para ver as atuações policiais. Escapas sempre aos comentários sobre as prevaricações mas assumes-te como testemunha ocular em tudo o que é alegado abuso de poder. E nós somos obrigados a aceitar a tua versão. E ainda por cima me falas de vídeos, como se estes contassem toda a história. E quanto às generalizações e aos sacos em que eu coloco toda a gente já disse o que tinha a dizer no outro tópico.

Quanto ao 1º paragrafo, tudo bem, estás no teu direito. Colocas a hipótese de eu estar a mentir, mas como não há maneira de o provar, aceitas como verdadeiras as minhas palavras, não colocando porém as mãos no fogo. Não eu esperava outra coisa, não me conheces de lado nenhum.

Quanto ao 2º paragrafo, completamente escusado e desprovido de qualquer veracidade.

Se por acaso esta situação que se passou não tivesse sido filmada e eu tivesse chegado aqui e tivesse escrito como a história se passou, alguém duvida que o meu comentário ia ser ridicularizado por ti? Nem tu duvidas disso. Mas como há vídeo, há muita gente indignada com a actuação policial.

Acusas-me no outro tópico de eu não ter uma palavra de recriminação para as atitude dos adeptos do Benfica, quando tu aqui mesmo com o vídeo és incapaz de recriminar a acção policial. É que mesmo que o que o policia disse fosse verdade, das injúrias e da cuspidela, nunca na vida seria suficiente para a violência que o vídeo documenta. Para além disso, o vídeo foi suficiente para a própria PSP se indignar com o que aconteceu, e tomar as devidas medidas, só para ti é que não é suficiente e não conta a história como deve de ser.

Eu já estive em muitas situações que houve desacatos e nem sempre apontei o dedo à polícia, não venhas com essa acusação falsa. Mas também é verdade que já presenciei bastantes abusos de poder e utilização de violência completamente despropositada por parte da polícia, precisamente porque vou a mais jogos do que qualquer outra pessoa que por aqui ande.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao 1º paragrafo, tudo bem, estás no teu direito. Colocas a hipótese de eu estar a mentir, mas como não há maneira de o provar, aceitas como verdadeiras as minhas palavras, não colocando porém as mãos no fogo. Não eu esperava outra coisa, não me conheces de lado nenhum.

Quanto ao 2º paragrafo, completamente escusado e desprovido de qualquer veracidade.

Se por acaso esta situação que se passou não tivesse sido filmada e eu tivesse chegado aqui e tivesse escrito como a história se passou, alguém duvida que o meu comentário ia ser ridicularizado por ti? Nem tu duvidas disso. Mas como há vídeo, há muita gente indignada com a actuação policial.

Acusas-me no outro tópico de eu não ter uma palavra de recriminação para as atitude dos adeptos do Benfica, quando tu aqui mesmo com o vídeo és incapaz de recriminar a acção policial. É que mesmo que o que o policia disse fosse verdade, das injúrias e da cuspidela, nunca na vida seria suficiente para a violência que o vídeo documenta. Para além disso, o vídeo foi suficiente para a própria PSP se indignar com o que aconteceu, e tomar as devidas medidas, só para ti é que não é suficiente e não conta a história como deve de ser.

Eu já estive em muitas situações que houve desacatos e nem sempre apontei o dedo à polícia, não venhas com essa acusação falsa. Mas também é verdade que já presenciei bastantes abusos de poder e utilização de violência completamente despropositada por parte da polícia, precisamente porque vou a mais jogos do que qualquer outra pessoa que por aqui ande.

Muito bem. Agora já começamos a falar num tom mais adequado. E faço mea culpa na parte que me diz respeito.

Nota: eu não recrimino a atitude do sub-comissário porque não sei o que se passou. Não recrimino nem aplaudo. Aplaudo, isso sim, as medidas que a polícia (aqui sim, no verdadeiro sentido do nome coletivo) aplicou de imediato: instauração de inquérito interno no sentido de se apurar a verdade dos factos. As imagens despoletaram a necessidade de se saber o que se passou. E é necessário ouvir o indivíduo agredido, as testemunhas, o sub-comissário e os outros agentes envolvidos. Caso se venha a provar a existência de abuso de poder tenho a certeza de que serão tomadas as medidas adequadas à penalização prevista na Lei. Tal como acontecerá em relação ao indivíduo agredido caso se venha a demonstrar que ele teve alguma responsabilidade nos acontecimentos. Daí eu ter dito, num post lá para trás, que não faço juízos antecipados. Não me compete.

A diferença entre este vídeo e o outro que retrata a aparente pilhagem é que eu consigo imaginar várias motivações para a atuação do sub-comissário (podendo, eventualmente, serem injustificadas). Não acredito, de todo, que ele tenha começado a bater apenas porque sim. No caso da aparente pilhagem tenho mais dificuldade em encontrar justificações que a motivem e que não passem por uma alienação coletiva derivada da euforia da conquista do campeonato e do ambiente de guerrilha permanente em que o futebol vive.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Muito bem. Agora já começamos a falar num tom mais adequado. E faço mea culpa na parte que me diz respeito.

Nota: eu não recrimino a atitude do sub-comissário porque não sei o que se passou. Não recrimino nem aplaudo. Aplaudo, isso sim, as medidas que a polícia (aqui sim, no verdadeiro sentido do nome coletivo) aplicou de imediato: instauração de inquérito interno no sentido de se apurar a verdade dos factos. As imagens despoletaram a necessidade de se saber o que se passou. E é necessário ouvir o indivíduo agredido, as testemunhas, o sub-comissário e os outros agentes envolvidos. Caso se venha a provar a existência de abuso de poder tenho a certeza de que serão tomadas as medidas adequadas à penalização prevista na Lei. Tal como acontecerá em relação ao indivíduo agredido caso se venha a demonstrar que ele teve alguma responsabilidade nos acontecimentos. Daí eu ter dito, num post lá para trás, que não faço juízos antecipados. Não me compete.

A diferença entre este vídeo e o outro que retrata a aparente pilhagem é que eu consigo imaginar várias motivações para a atuação do sub-comissário (podendo, eventualmente, serem injustificadas). Não acredito, de todo, que ele tenha começado a bater apenas porque sim. No caso da aparente pilhagem tenho mais dificuldade em encontrar justificações que a motivem e que não passem por uma alienação coletiva derivada da euforia da conquista do campeonato e do ambiente de guerrilha permanente em que o futebol vive.

Discussão terminada aqui por mim, e respeito tudo que disseste. A sério. Agora que te fizeste entender melhor, compreendo o ponto de vista. Caso se venha a provar que houve mesmo abuso de poder e utilização de violência excessiva, espero-te por cá para tu também recriminares a acção policial.

Compartilhar este post

Link para o post

Discussão terminada aqui por mim, e respeito tudo que disseste. A sério. Agora que te fizeste entender melhor, compreendo o ponto de vista. Caso se venha a provar que houve mesmo abuso de poder e utilização de violência excessiva, espero-te por cá para tu também recriminares a acção policial.

Claro que sim. Se for provado que ele agiu de forma desproporcionada que seja devidamente castigado. Isso nem pode estar em causa.

É conveniente esclarecer que essa foto não tem nada a ver com os incidentes de Guimarães.

Compartilhar este post

Link para o post

É conveniente esclarecer que essa foto não tem nada a ver com os incidentes de Guimarães.

Não é preciso esclarecer nada. Está escrito na descrição da mesma, quando se abre o link. Não há qualquer tentativa de andar a "enganar" alguém. Nem estou a dizer que o rapaz não terá feito m*rda para ter levado 1 bastonada, até pode ter estado a atirar garrafas, ou não. Apenas coloquei aqui porque não vou abrir 1 tópico por cada adepto agredido por 1 polícia e é o que mais se enquadra.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é preciso esclarecer nada. Está escrito na descrição da mesma, quando se abre o link. Não há qualquer tentativa de andar a "enganar" alguém. Nem estou a dizer que o rapaz não terá feito m*rda para ter levado 1 bastonada, até pode ter estado a atirar garrafas, ou não. Apenas coloquei aqui porque não vou abrir 1 tópico por cada adepto agredido por 1 polícia e é o que mais se enquadra.

Claro que é preciso esclarecer. Se é necessário abrir o link é porque é necessário esclarecer.

E este tópico não é o que mais se enquadra. Esse seria o tópico sobre os festejos no Marquês que tu muito bem conheces até porque és o user com mais posts nesse tópico. Por isso, ao colocares aqui essa imagem, onde não tem nada a ver, só posso concluir que sim: estás a tentar enganar os mais incautos que não se dão ao trabalho de clicar no link do facebook e vão partir do princípio que essa é uma imagem do indivíduo agredido em Guimarães.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é preciso esclarecer. Se é necessário abrir o link é porque é necessário esclarecer.

E este tópico não é o que mais se enquadra. Esse seria o tópico sobre os festejos no Marquês que tu muito bem conheces até porque és o user com mais posts nesse tópico. Por isso, ao colocares aqui essa imagem, onde não tem nada a ver, só posso concluir que sim: estás a tentar enganar os mais incautos que não se dão ao trabalho de clicar no link do facebook e vão partir do princípio que essa é uma imagem do indivíduo agredido em Guimarães.

Vão. Se forem daqueles que quando abrem tópicos de notícias, também só lêem o título e depois sai asneira. Eu considero o tópico acertado. Se não consideras pede que alguém o mova para o local que acham mais correcto. Agora não vamos é estar aqui a discutir isto. Se eu quisesse tentar enganar alguém, colocava apenas a fotografia e cagava na descrição, mas nem te vou dar conversa que já te topei a pinta nestes assuntos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vão. Se forem daqueles que quando abrem tópicos de notícias, também só lêem o título e depois sai asneira. Eu considero o tópico acertado. Se não consideras pede que alguém o mova para o local que acham mais correcto. Agora não vamos é estar aqui a discutir isto. Se eu quisesse tentar enganar alguém, colocava apenas a fotografia e cagava na descrição, mas nem te vou dar conversa que já te topei a pinta nestes assuntos.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai-se basear depois num conjunto de factores, tais como se já teve algo anteriormente ou não, se tem louvores ou não, isto e aquilo. E a partir daí é que será definida a multa a ser aplicada. Com tantos casos que se passaram vão agarrar e dar como justificação a comparação entre ambos e dizer que este foi banal quando comparado com o resto. E ele vai dizer que foi provocado e que mais. Agora nunca pode responder assim ainda para mais usando uma farda que tem sempre que respeitar e ser o mais correcto possivel, tanto quando a veste como mesmo quando está sem ela porque mesmo desfardado tem que cumprir normas e pode ser castigado se não as fizer.

Eu conheço bem os procedimentos disciplinares que decorrem na PSP.

Agora, há uma coisa no teu post que está induzida em erro. O instrutor do processo não se vai limitar ao depoimento do agente, vai levar em conta as imagens que estão disponíveis (e que são bastante claras quanto à ocorrência) e o código de conduta que existe na instituição. Além disso, estes inquéritos não são tão lineares quanto parecem, serão efetuadas as audições consideradas necessárias e suficientes para o averiguar da verdade.

Por outro lado, não sei se toda esta situação não será avaliada pela IGAI ao invés dos núcleos disciplinares da PSP.

Claro que tenho. Apenas disse que seria o procedimento a ser feito se houvesse justiça. Até porque salvo erro os relatórios da PSP só dão conta da abertura de um inquérito disciplinar ao agente que agrediu o pai dos 2 miúdos e o avô... mas daqui a 1 semana já ninguém se lembra disto e para o ano eles estarão de volta para soltarem a raiva.

Que tu saibas só foi aberto um inquérito disciplinar a esse agente, repito, que tu saibas. A PSP vai recorrer às imagens para identificar os restantes agentes, tanto em Lisboa, como em Guimarães que estiveram envolvidos nos atos de violência. A situação, por muito que se queira acreditar que sim, não vai ficar por aqui. E as punições não deverão ser assim tão leves.

Vocês viram o subcomissário que falou à SIC Notícias ontem à noite no Marquês? Um puto que não devia ter mais que 25 anos. :lol: Meter putos sem experiência em cargos que já exigem uma certa responsabilidade, saber e experiência diz um bocado sobre o estado da nossa polícia.

Isso é uma coisa muito discutida, pessoalmente discordo com a entrada de pessoal com 18 anos, idade a partir da qual os civis se podem candidatar a esta força policial, na PSP, preferindo os 21 anos. Aliás, a data mínima de entrada anterior eram os 21 anos, mas devido à escassez de quadros teve que se reduzir para 18.

O problema é a maturidade ou falta dela dessa malta, porque aos 18 anos com uma pistola na mão julgam-se o Rambo.

É a politica do fazer o mesmo mas receber menos. Vê-se disso por todo o lado.

O argumento que o Peplin apresenta é legítimo, tu já estás a entrar na baboseira. Os agentes vão sendo promovidos pela antiguidade ou pela realização de cursos, extensos diga-se, relacionados com a patente que querem atingir. Além disso, neste caso, um subcomissário tem um curso de 3-5 anos (equivalente a uma licenciatura ou mestrado) para poder estar a desempenhar aquelas funções.

Agora, o que se pode discutir é se essa malta não integra demasiado cedo categorias com patentes altas.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Agente agressor pode ser expulso da PSP
terá infringido a conduta vigente na polícia

O agente da PSP que foi filmado a agredir um adepto do Benfica à frente da família em em Guimarães pode ser expulso da Polícia, segundo relata esta segunda-feira o "Expresso".

Criança em pânico com a detenção do pai em Guimarães

O subcomissário Filipe Silva terá, segundo a PSP, respondido a injúrias, ameaças e uma cuspidela de José Magalhães, mas a violência com que ripostou não está revista na conduta de atuação das forças de segurança neste tipo de casos, sendo que a única medida a tomar seria a detenção do indivíduo.

A mesma fonte cita o juiz conselheiro Mário Mendes, antigo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, que fala numa "situação clara de uso excessivo de força".

"Não há qualquer reação física por parte do adepto do Benfica, o procedimento correto teria sido detê-lo", concluiu.

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Advogada de José Magalhães fala em manipulação
confirmou a acusação de injúrias

O simpatizante do Benfica, José Magalhães, esteve em tribunal acompanhado da advogada, Sónia Carneira, que confirmou a acusação de injúrias, assumindo que no auto está descrita a cuspidela. "Tem a ver com esse tipo de insinuações que a polícia faz. Estou muito contente que existam televisões e que a CM TV tenha filmado tudo, para percebermos como um auto pode ser manipulado da forma mais chocante", argumentou.

Compartilhar este post

Link para o post

Harvey, afinal, o polícia em causa é alvo de três inquéritos, dois internos (Ministério da Administração Interna e PSP) e um externo (da parte da vítima).

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Harvey, afinal, o polícia em causa é alvo de três inquéritos, dois internos (Ministério da Administração Interna e PSP) e um externo (da parte da vítima).

Obrigado. Eu na altura disse que ele teria que ser expulso, porque este tipo de comportamentos não são "protegidos" lá dentro sequer... porque ele com esta brincadeira da sua agressividade irracional um dia pode colocar em perigo os seus colegas, numa situação mal medida em que a desvantagem policial possa resultar numa catástrofe para os próprios. É bastante comum, ou era, esta racionalidade nas intervenções em jogos de futebol de distritais em que havia apenas 1 patrulha no local, com poucos elementos. Além da própria atitude, documentada pelas gravações, mostrarem que independentemente do que tenha sido dito, nada justifica aquela atitude. Não se pode lutar contra a violência no Futebol, se a própria Polícia criar destas situações.

Quando eu referi daqui a 1 semana ninguém se lembra, não era no sentido do inquérito ser "enterrado" mas a Comunicação Social e "nós" já nem falarmos do assunto.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Quero agradecer às dezenas de pessoas que me mandaram mensagens de preocupação. Estou em casa, sem qualquer mazela.

Quero agradecer a toda a SIC pela serenidade profissional com que dezenas de nós lidámos com a mudança da situação de festa para a de violência, sem qualquer sobressalto ou desorganização. Se fossem outros os escalados para trabalhar no dia de hoje, tenho a mais absoluta das certezas, o profissionalismo seria o mesmo.

Quero ainda agradecer ao Rui Salsa, o assistente, e ao Bernardo Bogarim, o repórter de imagem, todo o bom senso que fez com que conseguíssemos percorrer toda zona de "conflito" sem perder um só momento do varrimento policial mas, e acima de tudo, sem perder a cabeça. Fomos uma equipa no real sentido da palavra.

Não posso deixar de agradecer à Filipa Pereira, repórter, e ao João Fontes, repórter de imagem, a caminhada profissional em paralelo durante toda esta longa noite. Completamos as frases e imagens uns dos outros.

Quero ainda agradecer à PSP e aos homens da UEP o facto de nunca terem afastado os jornalistas e de não se terem negado a prestar declarações na altura de maior confusão, através do Subcomissário Hugo Abreu, num directo em que ninguém sabia de facto ainda o que estava a acontecer. Não fossem os homens da UEP e as garrafas e pedras da calçada teriam atingido os desprotegidos jornalistas.

Quero também dizer aos que acham que a turba violenta do Marquês tem os actos justificados por um vídeo de um pai, com o filho ao lado, a ser agredido pela polícia em Guimarães, que essa argumentação é absurda, inaceitável, cabotina e irracional.

Acrescento ainda que acho que o que se passou esta noite no Marquês nada tem a ver com adeptos do Benfica e é da exclusiva responsabilidade de um grupo de pessoas que quis começar uma "batalha" sem sentido, sem causa, sem objectivo, sem nexo, sem interesse, sem vergonha, sem justificação.

Texto da jornalista da SIC no Marquês.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205414603898830&set=a.4149825338229.2163180.1061712785&type=1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso é um polícia a atirar uma garrafa a adeptos?

É o insane_1922 vestido de policia

Compartilhar este post

Link para o post

O texto é sobre a guerra na Síria?

Líbia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...