Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Spikey

“Não se pretende pôr as crianças a falar latim e grego"

Publicações recomendadas

“Não se pretende pôr as crianças a falar latim e grego”, esclarecem professores

A presidente da direcção da Associação de Professores de Latim e Grego (APLG), Isaltina Martins, esclareceu nesta sexta-feira que, com a sugestão às escolas para que incluam nas suas ofertas complementares a introdução à cultura e línguas clássicas, “não se pretende pôr as crianças a falar Latim e Grego”. “O objectivo é sensibilizá-las e, no ensino básico, isso faz-se, principalmente, através de actividades relacionadas, por exemplo, com a mitologia, os deuses e os heróis, as expressões latinas de uso corrente e até mesmo a gastronomia”, afirmou.

O esclarecimento foi feito durante o seminário em que representantes de diversas associações e centros universitários de estudos clássicos e humanísticos saudaram o apoio do Ministro da Educação e Ciência (MEC) à iniciativa, "que basicamente constou do aconselhamento aos directores das escolas para que incluam disciplinas ligadas àqueles temas entre as ofertas curriculares”, explicitou a presidente da APLG.

“Gostaríamos de ter mais, claro, o ideal seria que a introdução à cultura clássica fizesse realmente parte dos currículos, mas este aconselhamento e o facto de o MEC colocar o projecto na página da Direcção Geral de Educação já é uma novidade, um começo, uma semente, que, cremos, a longo prazo vai germinar”, disse Isaltina Martins.

No seminário, muitas das dúvidas apresentadas prenderam-se, precisamente, com as alterações resultantes do anunciado envolvimento do MEC. “Como é que a disciplina entra no currículo e qual carga horária que lhe será atribuída?”, questionou uma professora. Na verdade, admitiu Isaltina Martins, uma das principais dinamizadoras do projecto, “não há qualquer alteração” em relação às possibilidades de incluir esta área disciplinar nas componentes curriculares complementares e nas ofertas de escola, "a não ser o apoio oficial do ministério”. Aliás, já existem projectos, ainda que isolados, no terreno, afirmou, apontando como exemplo o "Pari Passu", na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto.

Isso não diminuiu o entusiasmo da maior parte dos participantes, que mostraram crer que será possível cativar alguns dirigentes escolares e representantes nos conselhos pedagógico e geral para o retorno aos clássicos. Um professor menos optimista recordou, ainda assim, o “clima de intriga e disputa mercantil pelos horários”, numa altura em que o número de professores sem componente lectiva (e sujeitos à requalificação profissional) aumenta. "É preciso manter o contacto directo com os directores, sensibilizá-los", aconselhou.

O ministro da Educação, Nuno Crato, esclareceu, no final da sessão de abertura do seminário, em que participou, que não serão atribuídos mais recursos humanos às escolas para este projecto. “O que há de novo [em relação ao ano lectivo em curso] é a disponibilização de elementos que facilitem a escolha dessa disciplina por parte das escolas”, disse Nuno Crato, referindo-se aos materiais que serão elaborados pelas associações, pelos centros universitários e pelos próprios professores e divulgados na página da DGE. O ministro adiantou, ainda, que o MEC vai promover a elaboração das metas curriculares para a disciplina de Latim, que é opcional, no secundário.

Fonte: Público

Link: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/apoio-do-mec-a-divulgacao-cultura-classica-e-a-novidade-no-proximo-ano-lectivo-1698088

Editado por Spikey

Compartilhar este post

Link para o post

Para quê?

pra mandar alguém para o crl mas com classe.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quê?

O português advêm do latim, com o latim consegues complementar muito melhor grande parte da língua portuguesa que dás na escola.

Compartilhar este post

Link para o post

Vade ad caraculum!

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quê?

quem segue para direito e para historia tem uma necessidade enorme de latim. mas como ja quase nenhuma escola o tem, andamos sempre com esta lacuna a navigare ad vistam* :mrgreen:

* Como o autor não teve aulas de latim (embora tenha muito contacto com ele), tentou aqui reproduzir uma forma de latim inventado da expressão "navegar à vista", conforme lhe pareceu mais correcto.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

Para quê?

Para se poder candidatar a treinador do FCP.

quem segue para direito e para historia tem uma necessidade enorme de latim. mas como ja quase nenhuma escola o tem, andamos sempre com esta lacuna a navigare ad vistam* :mrgreen:

* Como o autor não teve aulas de latim (embora tenha muito contacto com ele), tentou aqui reproduzir uma forma de latim inventado da expressão "navegar à vista", conforme lhe pareceu mais correcto.

Eu todo contente a tentar aproveitar o teu nick para fazer uma piadola com um trocadilho daqueles muito inteligentes e só agora é que reparei que é IlidioMA e não IdioMA... :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que já responderam mas eu completo.

Acho que é uma língua importante do ponto de vista histórico e não era necessário ser um ensino complexo, bastava as bases.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu todo contente a tentar aproveitar o teu nick para fazer uma piadola com um trocadilho daqueles muito inteligentes e só agora é que reparei que é IlidioMA e não IdioMA... :cadeirada:

Estás à vontade, faz à mesma, ninguém te leva a mal.

se não sair bem, será apenas 1 de 40.000 posts que já deves levar aqui :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estás à vontade, faz à mesma, ninguém te leva a mal.

se não sair bem, será apenas 1 de 40.000 posts que já deves levar aqui :mrgreen:

E fiz. Foi assim tão inteligente que passou despercebido?...:lol:

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
com a mitologia, os deuses e os heróis

para ensinarem as coisas mal e porcamente, começando com "eis o herói grego de nome romano: Hércules!!"?

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

A língua portuguesa já mudou o suficiente para não haver grande ajuda em aprender latim para perceber ou saber falar melhor português.

Ficarias surpreendido, se te desses ao trabalho de aprofundar a etimologia das palavras, o quão útil é o conhecimento do latim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficarias surpreendido, se te desses ao trabalho de aprofundar a etimologia das palavras, o quão útil é o conhecimento do latim.

Tu és mauzinho... Agora como é que o rapaz vai saber o que quer dizer etimologia?

Eu vou ajudar o moço:

e·ti·mo·lo·gi·a

(latim etymologia, -ae, do grego etumología, -as)

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

O latim continua a ter a sua importância naquilo que o Blackhawk disse. Além disso, facilita na aprendizagem de outras línguas latinas.

Compartilhar este post

Link para o post

para ensinarem as coisas mal e porcamente, começando com "eis o herói grego de nome romano: Hércules!!"?

ah e esqueci-me do herói da ODISSEIA, conhecido como Ulisses! Nome romano, mas sa f*da, não é que o nome do herói esteja sequer conectado ao livro mais conhecido sobre esse mesmo herói. Nah. Nada a ver.

Compartilhar este post

Link para o post

ah e esqueci-me do herói da ODISSEIA, conhecido como Ulisses! Nome romano, mas sa f*da, não é que o nome do herói esteja sequer conectado ao livro mais conhecido sobre esse mesmo herói. Nah. Nada a ver.

Tu e mitologia :carinhoso:

Podias era desenvolver mais sobre outros assuntos também pá! Fazes falta

Compartilhar este post

Link para o post

Grego nem por isso, mas adorava ter tido latim na escola. A única maneira de fazer isso era ter ido para humanidades, que me impossibilitava entrar em Engenharia Informática.

Compartilhar este post

Link para o post

Como estudante de história: quem me dera!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, o nome dele é Odisseu, mas toda a gente diz Ulisses, até o meu professor de História Clássica diz Ulisses (e é muito bom prof, não é por aí). Assim como o nome correto do "Hércules" é Héracles.

Bom, como eu tive em Ciências nunca tive Latim e acho que na minha escola a turma de Humanidades tmb não tinha Latim. No próximo ano tenho a opção de escolher uma cadeira no 2º semestre (estou em História na FLUL) e devo escolher Latim, dá muito jeito como já disseram atrás, não só para o estudo do Período Clássico mas também dos posteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente as missão eram celebradas em latim.

Editado por Goku

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente as missão eram celebradas em latim.

A ver Windeck, agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...