Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Já venho um pouco tarde, mas não queria deixar de comentar o grande jogo de ontem :)

Como referi no tópico, estava bastante confiante e depois de ver o onze escolhido pelo Jesus, mais confiante fiquei. Quando há um modelo de jogo bem trabalhado e depois jogam os melhores nas posições certas, fico logo mais optimista...Vejamos, por exemplo, o caso do Slimani. Como sabem, por vezes sou bastante crítico do argelino, mas não é uma crítica gratuita e feita unicamente para ser do contra. Não, há uma lógica: o Slimani a fazer de Lima, ou seja, a vir atrás buscar jogo, a cair nos corredores, a tentar desequilibrar individualmente, a servir de referência para tabelas curtas, irrita-me solenemente e, para mim, não é avançado para o Sporting nem que trabalhe 10 anos com o Jesus; o Slimani como primeira referência para o jogo directo e para a profundidade, a preocupar-se sobretudo em criar indefinição na linha defensiva, gerando espaço para um médio/avançado que jogue nas suas costas e atacando zonas de finalização, um pouco ao estilo do Cardozo, bem, isso aí é outra conversa, ainda para mais no modelo do Jesus. Aliás, já sugeri variadas vezes uma dupla Montero-Slimani ou Ruiz-Slimani, por isso não acho, de todo, que o Slimani só atrapalhe. Uma dupla Slimani-Téo é que não me parece que funcione, porque isso obriga o Slimani a fazer mais vezes coisas que não sabe e, aí sim, atrapalha e não é pouco. Quem diz o Slimani, diz o Ruiz a segundo avançado, onde se desgasta muito menos e consegue dar ao nosso jogo uma dimensão superior, o Adrien a 8 e não a 6, como jogou várias vezes esta época e onde não estava a ter o rendimento que está a ter agora, o Matheus e o João Mário nos corredores, dois extremos com inteligência para decidir bem e perceber quando devem vir dentro e quando devem ir fora, o que só acrescenta elasticidade e imprevisibilidade ao modelo, etc, etc. Quando há um modelo de jogo bom, o segredo para esse modelo passar de "bom" a "excelente" é meter os melhores a jogar nas posições dentro do modelo onde podem ser os melhores. Dar condições aos melhores de serem os melhores. Julgo que o Jesus está a começar a perceber isso aos poucos e poucos, a conhecer melhor os jogadores que tem, por isso espero uma segunda volta que confirme aquilo que previ que aconteceria a partir de Janeiro: a maturidade do modelo, dada não só pelo tempo de treino, mas também pela presença dos melhores executantes (falo também de Aquilani, André Martins e Montero, que podem e devem ter mais minutos).

De resto, é a qualidade do trabalho do Jesus, que quase toda a gente lhe reconhece: linha defensiva posicionada alto, a reagir aos estímulos como um todo e com o guarda-redes a controlar a profundidade, timings de pressão bem definidos, várias opções de passe para as transições ofensivas. Boa primeira parte, segunda parte ainda melhor, no registo que mais gosta, controlo total do adversário e três pontos no bolso. Mesmo não tendo a melhor equipa em termos individuais (sim, não se iludam, o Slimani, por exemplo, nem sequer é um dos três melhores avançados do campeonato, quanto mais o melhor avançado, como li aqui ontem...), somos, de longe, a melhor equipa em termos colectivos, e estou cada vez mais convencido de que isso se vai reflectir na classificação final. Não me lembro de última vez que disse algo parecido, sou um pessimista incurável, mas sinto mesmo que 2016 vai ser o nosso ano...

Quanto ao Porto, não devia ser propriamente uma novidade, mas o Lopetegui não sabe mais que isto. É tão mediano que até mete dó. O modelo de jogo é muito moderno numa coisas, mas noutras parece quase uma equipa dos anos 80, tal é a rigidez dos posicionamentos e das decisões dos jogadores. Consequentemente, os jogadores não evoluem (quem são os jogadores que evoluíram com ele?) e os resultados não aparecem. Não sou fã de estatísticas, mas é elucidativo que uma equipa como o Porto, num ano e meio de Lopetegui, só por uma vez tenha estado na liderança isolada do campeonato e só por uma vez tenha dado a volta a um resultado. Ah, e a sério que há sportinguistas a preferir o Danilo Pereira ao William? Por amor da santa, o rapaz é tão razoavelzinho em tudo...Não consigo mesmo entender a euforia.

MoM: JOÃO MÁRIO. Encheu o campo e, a meu ver, desde que o Óliver saiu, que é o melhor médio a actuar em Portugal. Num nível inferior, mas também em bom plano, estiveram Naldo, Adrien, Matheus e Slimani. O William e o Ruiz ressentiram-se claramente das lesões, isso para mim foi evidente.

Estamos fortes :heart:

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

bom post, Refutador.

Discordo um pouco da tua análise do Danilo. Ainda o considero inferior ao William, que a meu ver ainda está a passar por um misto de desenquadramento com o modelo de jogo do Jesus, como também pelos problemas físicos que tem tido (cada vez mais suspeito que há ali algo crónico que não foi bem tratado), mas ontem, a par do Corona, e principalmente na primeira parte, foi dos melhores do FC Porto. Nota-se que está melhor com a bola no pé, também. Mas não o trocava pelo William.

Também sinto que 2016 será o nosso ano.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou comentar mais sobre o jogo porque não ia trazer mais nada de novo com a minha opinião, mas não aguento não fazer um prayer ao ambiente de ontem. Lindo crl, lindo!! Já tinha visto o estádio a vibrar como nunca várias vezes, mas quase sempre em situações pós-golo ou em jogos prestes a acabar com vitória - agora, aquela entrada de ontem, meu deus, tinha um senhor à minha frente a gravar tudo e lavado em lágrimas :lol:

Muito bom :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca tinha concordado com mais de 90% de um post de análise ao Sporting do Refutador (que sabe imenso sobre futebol e dez vezes mais do que eu), mas desta aconteceu. Concordo com mesmo quase tudinho, tirando apenas a parte sobre o Slimani não ser um dos 3 melhores avançados em Portugal e a classificação do Naldo, Adrien e Slimani como sendo ligeiramente abaixo e não ao mesmo nível do JM.

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou um elogio maior ao Adrien ontem, ele merecia, Refutador. De resto, é isso. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só não concordo quando te referes ao André Martins e à sua possível utilidade, e à tua análise ao Danilo.

Não o acho superior ao William, mas também não o acho "razoavelzinho".

De resto concordo com tudo.

Edit: e acho o Slimani um dos 3 melhores avançados em Portugal.

Editado por BarraBrava1906

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos fortes :heart:

já só falta o blackhawk e podemos todos entrar oficial no hype train sporting campeão 2015/2016

Compartilhar este post

Link para o post

só depois da confirmação oficial, o mercado do paint não trabalha com especulações

Compartilhar este post

Link para o post

E EU FAREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI O QUE PUDEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER

PELO MEU SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINGGG :heart: :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Ai crl, Sporting :heart:

Pqp sou o unico que chorei ao ver este video? Ver o nosso Sporting como esta e como estava há uns anos é como em 2013 fosse o inicio de um novo Sporting. Se fosse jogador adversário sentia me intimidado antes de começar a jogar.

O Mundo sabe que

Pelo teu amor, eu sou doente

Farei o meu melhor

Para te ver sempre na frente

Irei onde o coração me levar

E sem receio...

Farei...o que puder

Pelo meu Sporting :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

bom post, Refutador.

Discordo um pouco da tua análise do Danilo. Ainda o considero inferior ao William, que a meu ver ainda está a passar por um misto de desenquadramento com o modelo de jogo do Jesus, como também pelos problemas físicos que tem tido (cada vez mais suspeito que há ali algo crónico que não foi bem tratado), mas ontem, a par do Corona, e principalmente na primeira parte, foi dos melhores do FC Porto. Nota-se que está melhor com a bola no pé, também. Mas não o trocava pelo William.

Também sinto que 2016 será o nosso ano.

Eu conheço relativamente bem o Danilo e sempre disse que ele podia ter uma carreira sólida na primeira divisão, em clubes de pequena/média dimensão, portanto acho que ele tem alguma qualidade. Evoluiu muito no Marítimo e agora acho que pode ser mais do que isso e ter lugar no plantel de um grande, mas como sou bastante mais céptico do que a maior parte das pessoas em relação à evolução de um jogador, julgo que ele já está no limite do seu potencial. Há muita gente que, a meu ver, sobrevaloriza o papel do treinador e acha que os melhores conseguem transformar jogadores medianos em excelentes jogadores; eu acho que um jogador mediano, mesmo que seja treinado pelo Guardiola, quanto muito, pode dar um jogador bonzinho. E do "bonzinho" ao "excelente" ainda vai uma distância grande. O Danilo, para mim, é um médio razoável, que pode vir a ser bonzinho. O William é um bom médio, que pode vir a ser excelente. É a diferença.

Indo às características dele, li outro dia, penso que no núcleo do Porto, que o Danilo era muito forte defensivamente e que, ofensivamente, dava 15-0 aos trincos do Porto dos últimos anos. Não consigo concordar com isto. Primeiro, não concebo que um jogador muito forte a nível defensivo não seja muito forte a nível posicional e o Danilo ainda tem muito que aprender a esse nível. Defender bem é muito mais do que ser bom nos duelos individuais. Mas dizerem que o Danilo é bom ofensivamente é que me ultrapassa completamente...Mas o próprio, aparentemente, é da mesma opinião, porque tenta fazer coisas que não são para rapazes com o seu nível técnico, que é pouco mais que banal. Quando há tempo e espaço, até saca uns passes giros, mas quando é preciso decidir/executar rápido e bem, mostra o trapalhão que é. Posso estar redondamente enganado, mas se o Danilo conseguir ser um jogador do nível do Paulo Assunção, por exemplo, já será óptimo.

Acho que nunca tinha concordado com mais de 90% de um post de análise ao Sporting do Refutador (que sabe imenso sobre futebol e dez vezes mais do que eu), mas desta aconteceu. Concordo com mesmo quase tudinho, tirando apenas a parte sobre o Slimani não ser um dos 3 melhores avançados em Portugal e a classificação do Naldo, Adrien e Slimani como sendo ligeiramente abaixo e não ao mesmo nível do JM.

Que exagero :mrgreen:

Tu dás mais importância que eu à atitude, à capacidade de luta, ao compromisso, etc, mas, de resto, até acho que temos uma visão parecida do futebol.

Quanto ao Slimani, não consigo colocá-lo ao mesmo nível do Jonas, do Mitroglou e do Aboubakar. Em relação ao restantes, tens razão, talvez colocasse o Naldo, que esteve imperial, ao mesmo nível do JM. Mas o Adrien e o Slimani julgo que estiveram num patamar claramente abaixo: o Adrien foi importante a nível defensivo e a fazer a bola circular rapidamente, mas o JM fez isso tudo e ainda se fartou de criar desequilíbrios e o Slimani, apesar dos dois golos, das excelentes movimentações sem bola e da forma como conseguiu receber várias bolas longas e entregá-las jogáveis, ainda teve lá umas quantas trapalhadas à Slimani (um par de cabeceamentos defeituosos, outras tantas tentativas falhadas de tabela, uns quantos passes que não entraram, o remate na atmosfera, etc). Mas todos estiveram muito bem.

Faltou um elogio maior ao Adrien ontem, ele merecia, Refutador. De resto, é isso. :mrgreen:

Admito que sim, mas o Adrien não me deu (nem dá) aquela tusa que o João Mário deu :mrgreen:

Só não concordo quando te referes ao André Martins e à sua possível utilidade, e à tua análise ao Danilo.

Não o acho superior ao William, mas também não o acho "razoavelzinho".

De resto concordo com tudo.

Edit: e acho o Slimani um dos 3 melhores avançados em Portugal.

O André Martins como segundo avançado, que é onde o Jesus gosta dele, talvez não acrescente nada de especialmente relevante, mas como 8, em jogos em que seja preciso fazer descansar o Adrien ou em momentos em que seja preciso mais um médio para ajudar a ocupar os espaços e a fazer a bola circular, porque não?

O resto já respondi acima :)

já só falta o blackhawk e podemos todos entrar oficial no hype train sporting campeão 2015/2016

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero ser desmancha-prazeres mas tenho tanta fé no campeonato como tinha no princípio da época, muito pouca.

Compartilhar este post

Link para o post

Falta o SAS :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Não quero ser desmancha-prazeres mas tenho tanta fé no campeonato como tinha no princípio da época, muito pouca.

And his disciples came to him, and awoke him, saying, Lord, save us: we perish. And he saith unto them, Why are ye fearful, O ye of little faith? Then he arose, and rebuked the winds and the sea; and there was a great calm.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

E eu que costumo bater tanto no Naldo, tenho de dizer que ele no sábado fez um jogão do crl. Provavelmente o melhor jogo com a nossa camisola desde que chegou a Portugal.

Graças a Jesus que não lhe deu nenhuma travadinha naquele cérebro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço relativamente bem o Danilo e sempre disse que ele podia ter uma carreira sólida na primeira divisão, em clubes de pequena/média dimensão, portanto acho que ele tem alguma qualidade. Evoluiu muito no Marítimo e agora acho que pode ser mais do que isso e ter lugar no plantel de um grande, mas como sou bastante mais céptico do que a maior parte das pessoas em relação à evolução de um jogador, julgo que ele já está no limite do seu potencial. Há muita gente que, a meu ver, sobrevaloriza o papel do treinador e acha que os melhores conseguem transformar jogadores medianos em excelentes jogadores; eu acho que um jogador mediano, mesmo que seja treinado pelo Guardiola, quanto muito, pode dar um jogador bonzinho. E do "bonzinho" ao "excelente" ainda vai uma distância grande. O Danilo, para mim, é um médio razoável, que pode vir a ser bonzinho. O William é um bom médio, que pode vir a ser excelente. É a diferença.

Indo às características dele, li outro dia, penso que no núcleo do Porto, que o Danilo era muito forte defensivamente e que, ofensivamente, dava 15-0 aos trincos do Porto dos últimos anos. Não consigo concordar com isto. Primeiro, não concebo que um jogador muito forte a nível defensivo não seja muito forte a nível posicional e o Danilo ainda tem muito que aprender a esse nível. Defender bem é muito mais do que ser bom nos duelos individuais. Mas dizerem que o Danilo é bom ofensivamente é que me ultrapassa completamente...Mas o próprio, aparentemente, é da mesma opinião, porque tenta fazer coisas que não são para rapazes com o seu nível técnico, que é pouco mais que banal. Quando há tempo e espaço, até saca uns passes giros, mas quando é preciso decidir/executar rápido e bem, mostra o trapalhão que é. Posso estar redondamente enganado, mas se o Danilo conseguir ser um jogador do nível do Paulo Assunção, por exemplo, já será óptimo.

Concordo na parte em que referes que o Danilo é razoável e está bom, e que o William é bom e poderá ser excelente. E aí que reside a principal diferença entre ambos: no potencial. Porque também acho que o Danilo está próximo do seu potencial máximo. Não diria só bonzinho though :mrgreen: até podes confirmar com os portistas, mas acho que a maioria está muito satisfeita com o seu rendimento.

o Danilo não é do melhor que há por aí ofensivamente, mas evoluiu mesmo muito nos últimos 3 anos. O Ed ou o Dingo que acompanharam mais no Marítimo que o digam...é quase do dia para a noite. Olha, o lance do Aboubakar na primeira parte vem de uma excelente desmarcação dele. Aproveitou o espaço dado na zona central e soltou a bola no momento certo. Defensivamente, não o acho nada inferior ao William, até é capaz de ter maior capacidade de compensar os espaços, mas acho o William mais criterioso em termos posicionais e mais inteligente a ler o jogo em quase todos os momentos.

Em relação ao Slimani btw, também acho que Jonas, Mitro e Aboubakar (por esta ordem) são os melhores avançados da liga, mas em termos potenciais. Uma coisa é o rendimento atual, que acaba por ser exponenciado ou não pela qualidade do treinador e pela qualidade do modelo de jogo. E se for por aí, o Slimani está à frente do Aboubakar e bem próximo do Mitroglou. Se bem que o Mitroglou não está mais à frente porque o homem tem optado pelo Jimenez de vez em quando, porque em termos de homem de área, o Mitroglou é o melhor em Portugal.

Mas o Jonas para mim, continua a estar destacadissimo como melhor avançado da Liga.

E eu que costumo bater tanto no Naldo, tenho de dizer que ele no sábado fez um jogão do crl. Provavelmente o melhor jogo com a nossa camisola desde que chegou a Portugal.

Graças a Jesus que não lhe deu nenhuma travadinha naquele cérebro.

Honestamente, não via um jogo de um central nosso assim tão bom e num jogo desta importância há muito.

E poucos se lembram, mas na Luz fez outra exibição assim, mas ficou manchada por aquele erro na lateral com o Jimenez.

O meu medo é sempre o mesmo...eu gosto muito dele mas tanto é capaz de um jogo destes como fazer um erro que comprometa a equipa (Arouca e CSKA, por exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post

And his disciples came to him, and awoke him, saying, Lord, save us: we perish. And he saith unto them, Why are ye fearful, O ye of little faith? Then he arose, and rebuked the winds and the sea; and there was a great calm.

Likewise, you who are younger, be subject to the elders. Clothe yourselves, all of you, with humility toward one another, for “God opposes the proud but gives grace to the humble.”

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente, não via um jogo de um central nosso assim tão bom e num jogo desta importância há muito.

E poucos se lembram, mas na Luz fez outra exibição assim, mas ficou manchada por aquele erro na lateral com o Jimenez.

O meu medo é sempre o mesmo...eu gosto muito dele mas tanto é capaz de um jogo destes como fazer um erro que comprometa a equipa (Arouca e CSKA, por exemplo).

Na Luz não fez outra exibição assim porque meteu água num lance, a típica travadinha naquele cérebro.

Lance esse que não dá golo porque o Raul foi burro como o crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Shaft essa cena é de há uns anos, até porque se tivesse sido hoje tinha ido lá tirar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...