Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[UCL] Discussão Geral Uefa Champions League 15/16

Publicações recomendadas

Os centrais do Real mostraram que, sem paragens cerebrais extra-jogo, estão no leque dos melhores do mundo. É pena é não conseguirem manter-se assim durante uma época inteira.

Editado por Mesut Ozil

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido:

A teu ver, ele não levou essas ideias ao expoente máximo porque foi "pressionado" pelos adeptos, cultura alemã, estilo de jogo histórico do Bayern, etc, ou porque não é possível transpor essas ideias para um contexto diferente do Barcelona?

Um pouco das duas. Possível é, mas é muito mais difícil fazê-lo num clube que não está habituado a jogar assim (bem pelo contrário, no caso do Bayern) e num país onde essa forma de jogar não é muito comum. No Barcelona, o contexto já existe. Aqui, teria de criá-lo. Falhou, pelo menos parcialmente. Mas também não era nada fácil. Não é algo que se crie de um dia para o outro. E no caso do Bayern, primeiro até tinha de tentar "desmontar" um contexto já criado, e que provavelmente atingiu o seu expoente máximo com o seu antecessor (Jupp Heynckes).

Bold 1 : Concordo.

Bold 2 : Aqui já nem tanto. É verdade que a mentalidade de "Kick and Rush" é transversal a muitas equipas da Premier League, mas vê-se pouco disso em equipas de topo e em equipas com treinadores mais recentes (O Bournemouth por exemplo). Além disso o City também não tem essa mentalidade e acredito que a sua contratação seja para começar a haver uma mentalidade definida e com tudo o que isso acarreta, até porque desta vez deve poder trabalhar sem se preocupar com isso. Para além do mais basta ter 2 olhos na cara que ir pelo mesmo caminho que foi no Bayern dará errado, basta olhar para o exemplo do Martinez. Portanto acredito que ele não terá dificuldade em cagar na cultura futebolística britânica e implantar aquilo que bem lhe apetecer.

Vê-se menos do que há uns anos, mas ainda se vai vendo. E não é bem o "Kick and Rush". É aquela tendência natural para o futebol directo, para meter sempre verticalidade no jogo, com que ele também já se deparou na Alemanha. Acho que é uma ideia ainda mais vincada em Inglaterra. Tenho a certeza que, logo nas primeiras semanas, vão chover críticas à sua forma de jogar, e vão chover opiniões de pseudo-entendidos a sugerir que ele tem de se adaptar ao futebol inglês ou que tem de respeitar a forma como tradicionalmente se joga em Inglaterra.

E o problema é que "cagar na cultura futebolística" não é assim tão fácil de fazer. É ir contra algo que, para todos eles, é perfeitamente natural e faz sentido. E não é fácil aceitarem um treinador que chega lá, diz que aquilo está tudo mal e que quer fazer as coisas de outra forma. A nível interno, no clube, acredito que até se safe bem. O City não tem uma cultura tão vincada e definida como a do Bayern, e já lá estão vários elementos, entre jogadores e staff, que o compreendem bem e que vêem o jogo de forma semelhante. Mas também haverá muita pressão externa. A Premier League, historicamente, é reconhecida por um estilo de jogo que choca frontalmente com as ideias do Guardiola.

Concordo completamente com a análise ao Bayern. Se bem que diria que a regularidade em termos de títulos até aumentou(não se tem muito a noção disto, mas o Bayern "apenas" ganhou 3 dos últimos 7 campeonatos antes da chegada do Pep), mas que o Guardiola se adaptou em excesso é uma verdade. E se é verdade que não teve propriamente o poder para trazer quem quis, algumas apostas dele têm sido incongruentes com as ideias dele(Vidal e Alonso em vez do Thiago, Gotze muito pouco utilizado...)

Quanto à cultura, parece-me que a questão é mais de clube do que propriamente de campeonato, embora também o seja. E vai passar de um contexto muitíssimo desfavorável(na implementação das ideias dele, apenas) para um que me parece muito mais simpático. Ao contrário do Bayern, o City não está minimamente habituado a periodos de sucesso continuado, e acima de tudo é gerido por gente que partilha da visão do Pep. O plantel também me parece mais próximo das ideias dele, e estou curioso para ver as contratações(a confirmar-se o Gundogan é um ótimo começo).

Falando na eliminatória, para mim foi injusta a eliminação do Bayern, apesar dos defeitos que apresentaram. Criaram oportunidades mais que suficientes para passar, e hoje por exemplo mal permitiram ao Atlético que saisse em transição. Quando permitiram(devido à má coordenação entre o Boateng e o Alonso na pressão, salvo erro, embora o passe do Gabi também mereça todos os aplausos), sofreram golo.

Ah, e quanto à questão de o Simeone ser o melhor do mundo na atualidade, muito pelo desempenho na Champions deste ano(mas não só, claro), obviamente que o trabalho dele no Atlético está a ser incrível, isso ninguém discute. Mas o que toda a gente se esquece é que de "melhor do mundo" a chacota geral do mundo do futebol vai um desempate por penáltis(e não me venham dizer que o homem tem qualquer influência ai), contra o PSV. Da mesma maneira que as críticas por não marcar um golo em 210 minutos e ser eliminado por uma equipa claramente inferior seriam corrosivas e provavelmente exageradas, também há que ter cuidado com os exageros em sentido contrário. E isto serve para toda a gente, até para o Pep(esteve a escassos minutos de ficar nos oitavos); por isso acho mesmo que a lição a tirar é que competições a eliminar como a Champions são ainda mais susceptíveis a serem resolvidas por detalhes fora do controlo dos treinadores/equipas do que outras competições(até porque o futebol é, por natureza, o desporto mais susceptível à interferência desses fatores externos) e que, por isso, pode ser muito falacioso avaliar treinadores com base nelas. Tendo em conta o tipo de equipa que são, aliás, impressiona-me mais a média de pontos altíssima que conseguem num campeonato tão forte como o espanhol, sinceramente.

PS: Griezmann :prayer:

O Gotze é um mistério. Teoricamente, tinha tudo para partir a loiça toda com ele. Na prática, algo se passou, provavelmente. Se bem que o abdicar de um meio-campo a 3 também pode ter ajudado ao seu apagamento quase total. Jogando com dois avançados, até acaba por ser natural jogar com Muller + Lewa (embora aqui o Gotze coubesse numa ala, até para evitar aquela chuva de cruzamentos, que se tornou recorrente nas últimas semanas). O que não é natural é despejar bolas para eles. Estamos a falar de dois avançados super completos, a todos os níveis, e nenhum deles é propriamente um Jardel no jogo aéreo (e mesmo que fosse, isto é o Bayern, não é a liga portuguesa).

Quanto ao bold, é verdade. Mas por outro lado, a cultura do campeonato parece-me ainda mais vincada e inflexível que a do campeonato alemão.

Eu não vejo isso dessa maneira. O expoente máximo das suas ideias perdeu contra o Chelsea do Di Matteo e perdeu o campeonato para o Mourinho.

Para o bem da sua carreira e de toda uma filosofia que defende, tem de haver evolução e tem de arriscar em certos aspetos do jogo e fora dele. Ele bem tentou, e ainda bem que tentou, mas não invalida que a sua passagem vai ser facilmente apagada se o Ancelotti for logo campeão europeu.

Pelo menos, na sua passagem ele conseguiu que o Neuer, Muller e o Alaba subissem um patamar qualitativo, tornou no Robben num jogador mais consistente, e como disseste a espaços foram das equipas mais dominantes da Europa.

Quanto à eliminatória em si e que se aplica em 3 anos de campanhas na CL, faltou ao Bayern um game-changer (infelizmente para o nível que estou a falar só existem mesmo dois jogadores) para meter um Atlético sob-pressão e faltou a referência criativa a meio-campo. Jogar com Vidal ou com o Alonso é sempre excelente. Ter um Muller a fazer de elo entre o meio-campo e o ataque é igualmente bom, mas falta o jogador que faça o ultimo passe, que tenha a verticalidade e explosão necessárias para se impor no corredor central. Ribery, Robben, Coman ou o Douglas nunca poderão fazer isso a partir do flanco e é triste ver que o Thiago e o Gotze acabarem algo sub aproveitados e ultrapassados por jogadores como o Isco, James ou o Pogba.

Mas isso é natural. Nada é invencível ou eterno no futebol. Sejam jogadores, equipas, treinadores ou ideias de jogo. O que aconteceu em Barcelona foi o expoente máximo das suas ideias simplesmente porque as vezes em que eles ganhavam eram muitíssimas mais do que as vezes em que perdiam, e porque todo o processo justificava claramente todos aqueles sucessos.

Evolução...percebo a ideia. Mas não concordo totalmente. Antes de pensar em evoluir, o Guardiola tinha de criar uma base sólida das suas ideias no clube. Princípios de jogo bem definidos e claros, e evoluí-los até um bom nível. Depois sim, pensar em evolução, em novas formas de melhorar a sua forma de jogar. Acho que ele não foi totalmente bem-sucedido na criação e evolução desses princípios, e isso levou a este Bayern, que não parece estar 100% à sua imagem e que sempre se caracterizou por alguma irregularidade exibicional, como o Refutador, salvo erro, já aí referiu.

Quanto à evolução de alguns jogadores e ao último parágrafo, concordo com praticamente tudo. Poderíamos ainda juntar, nesse mesmo patamar, o Lahm (já nem sei como hei-de definir a posição natural dele, ou do Alaba, porque evoluíram de tal forma que são de classe mundial em 3/4 posições diferentes, actualmente), e num nível qualitativo menos elevado, o Kimmich (fantástica a forma como rapidamente se adaptou a uma posição diferente) e o Bernat (grande evolução no capítulo da decisão e de entendimento do jogo). Por outro lado, um jogador que continuou a sua evolução natural, mas sem grande influência do Pep, foi o Douglas Costa. Naquilo em que o Pep e as suas ideias mais o poderiam ajudar, ele praticamente não evoluiu.

Também nunca percebi porque razão, a dada altura, ele optou por consolidar a dupla Alonso-Vidal no meio-campo. Dada a forma como jogam, como controlam totalmente o ritmo de jogo contra a maioria dos seus adversários e como dominam muito deles, sempre achei que ter ali o Alonso era um pouco desnecessário. Em organização ofensiva, é raro não vermos pelo menos um (às vezes até vão os dois) dos centrais do Bayern a envolver-se na manobra ofensiva, invadindo o meio-campo adversário e ajudando a equipa a circular melhor a bola por todos os corredores. Logo, não faz grande sentido ter ali uma referência à frente deles que, com bola, não tem propriamente um leque alargado de funções/responsabilidades, e sem ela, também não é propriamente vital na reacção à perda da bola (que, para mim, é a fase essencial de qualquer equipa do Guardiola). Essa vaga no 11 podia muito bem ser usada para utilizar o tal elemento mais criativo, mais forte entre linhas, que tanta falta faz a este Bayern. Na prática, seria basicamente trocar Alonso por Thiago.

____________________________________________________________________________________________________

Quanto à questão do Pepe: Bonucci, Barzagli, Piqué, Varane, Thiago Silva, Hummels, Boateng, Kompany, Alderweireld, Vertonghen. Eram 10, certo? E se o Garay não se tivesse enfiado na Rússia, também entrava de caras aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Vê-se menos do que há uns anos, mas ainda se vai vendo. E não é bem o "Kick and Rush". É aquela tendência natural para o futebol directo, para meter sempre verticalidade no jogo, com que ele também já se deparou na Alemanha. Acho que é uma ideia ainda mais vincada em Inglaterra. Tenho a certeza que, logo nas primeiras semanas, vão chover críticas à sua forma de jogar, e vão chover opiniões de pseudo-entendidos a sugerir que ele tem de se adaptar ao futebol inglês ou que tem de respeitar a forma como tradicionalmente se joga em Inglaterra.

E o problema é que "cagar na cultura futebolística" não é assim tão fácil de fazer. É ir contra algo que, para todos eles, é perfeitamente natural e faz sentido. E não é fácil aceitarem um treinador que chega lá, diz que aquilo está tudo mal e que quer fazer as coisas de outra forma. A nível interno, no clube, acredito que até se safe bem. O City não tem uma cultura tão vincada e definida como a do Bayern, e já lá estão vários elementos, entre jogadores e staff, que o compreendem bem e que vêem o jogo de forma semelhante. Mas também haverá muita pressão externa. A Premier League, historicamente, é reconhecida por um estilo de jogo que choca frontalmente com as ideias do Guardiola.

É provável que isso aconteça, mas as críticas e as opiniões dos pseudo-entendidos ele só tem que pegar nelas, enfiá-las num papel e passá-las pelo rabo. Muita gente já não se lembra mas no 4 primeiros jogos oficiais pelo Barceloa eles só ganharam 1 vez, já havia meio mundo a dizer que aquilo não dava , que isto e que acoloutro e tiveram todos que comer e calar. Ele só tem que implementar tudo aquilo em que acredita, não é só metade, e esperar para ver os resultados.

Quanto ao cagar na cultura futebolística é aquilo que disse em cima juntamente ao que tu disseste. O City não tem essa cultura, se metade do resto da liga tem, paciência, não é problema dele. Ele só tem que se preocupar com o City e aí acredito que faça uma limpeza quer no plantel quer no staff. Convém lembrar que já lá está o Begiristain portanto acredito que isso vá facilitar tal tarefa.

Compartilhar este post

Link para o post

É provável que isso aconteça, mas as críticas e as opiniões dos pseudo-entendidos ele só tem que pegar nelas, enfiá-las num papel e passá-las pelo rabo. Muita gente já não se lembra mas no 4 primeiros jogos oficiais pelo Barceloa eles só ganharam 1 vez, já havia meio mundo a dizer que aquilo não dava , que isto e que acoloutro e tiveram todos que comer e calar. Ele só tem que implementar tudo aquilo em que acredita, não é só metade, e esperar para ver os resultados.

Quanto ao cagar na cultura futebolística é aquilo que disse em cima juntamente ao que tu disseste. O City não tem essa cultura, se metade do resto da liga tem, paciência, não é problema dele. Ele só tem que se preocupar com o City e aí acredito que faça uma limpeza quer no plantel quer no staff. Convém lembrar que já lá está o Begiristain portanto acredito que isso vá facilitar tal tarefa.

Mas aquela pressão externa estará lá sempre, e bem mais forte do que em Espanha, por exemplo. E isso também afecta, seja muito ou pouco.

De qualquer forma, acredito no mesmo. O staff vai levar uma revolução, e no plantel, vai haver aí uma dezena de jogadores que também saltam fora. Então na defesa, o que ele mais tem é trabalho pela frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante ver o Guardiola a dizer que não falhou. Epá, eu gosto do homem, mas ele falhou e o resto é letra. Se o tivessem contratado só para ganhar títulos é lógico que não tinha falhado, mas a verdade é que em 3 anos esperavam pelo menos uma champions. Ele caiu contra o Atlético de Madrid. É verdade que o Atlético é uma boa equipa, mas o Bayern era favorito e tinha obrigação teórica de passar. Enquanto adepto do Bayern fiquei muito desiludido com o que vi. Se perdesse para um Real ou um Barcelona numa final, até me calava. Agora contra o Atlético de Madrid? Enfim. Agora só espero que o Atlético repita a graça e ganhe ao Real. Quanto ao Guardiola, acho muito interessante que quisesse chegar a vias de facto com o dept. médico no Balneário (onde havia gente para os separar) mas quando Simeone quase lhe deu na cara, ele nem se mexeu. Eu se fosse o Guardiola tinha-lhe enfiado dois sopapos na cara quando ele veio com aquela palmada. Não falhava.

(E embora partilhe de alguma frustração com a equipa médica do Bayern, nã oacredito que os 2 jogadores que estavam de fora sejam desculpa suficiente para servirem de desculpa pelo falhanço. Até pq s n tivesse falhado, como ele próprio diz, nem precisava de desculpas para começar. Muito respeito pelo Robben, mas n acredito que tenha sido por aí. Claro que faz falta, mas tinham obrigação de ter ganho. Isto sem qualquer desrespeito ao Atlético, que tem uma excelente equipa e treinador.)

Pelos vistos o Ibra sabia do que falava quando disse que o Guardiola se deixava ficar. :mrgreen: E isto vem de alguém que gosta do Guardiola. Imaginem se eu não gostasse. :celebracao: Acho que no City ele vai ter a vida mais difícil. A Premier League é um capmeonato à parte, muito mais competitivo e com mais equipas a lutar quer pelo título, quer pelos lugares Europeus. Acho que vai ser um bom teste às suas capacidades. Especialmente se o Mourinho for para o rival.

Editado por Shawn Michaels

Compartilhar este post

Link para o post

:fixe:

Tem de ser quotes

Ao mover aquilo assume as horas e ficam antes do teu post.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não penso noutra coisa...Vamos mi Madrid!!

Compartilhar este post

Link para o post

A serio aquele trengo do FIFA Ultimate Team a comentar?

Ao que o futebol chegou e o que leva as pessoas a fazer estas m*rda so pelo dinheiro enfim :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Já sabia q n ia gostar de uma final entre estas duas equipas. Nenhuma delas me interessa e menos ainda me interessa ver o Real ganhar. Teria preferido um Bayern vs. Real. Acho que o resultado acaba por ser justiça poética, nevertheless. Parabéns ao Real e aos seus adeptos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...