Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mad Cup

Mercado de Transferências e as Cláusulas de Rescisão

Publicações recomendadas

Duas questões que me parecem interessantes:

Pode um clube X que pretende comprar ao clube Y o jogador Z, pagar ao jogador Z o valor da sua cláusula de rescisão, e, por sua vez, o jogador pagar ao clube Y esse valor e rescindir esse contrato? Se sim, pode o clube X contratar desta forma o jogador Z fora do mercado de transferências visto não ter contrato com um clube?

Mais do que isto, supondo que o jogador Z tem uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros, e os clubes X e Y já negociariam ou antes do fecho do mercado de transferências ou posteriormente, que aceitam vender o jogador por 30 milhões, pode o clube Y negociar um novo contrato com o jogador Z para que este renove e passe de 70 para 30 milhões de cláusula e depois seguir o procedimento em cima referido?

Creio que são questões interessantes e que, salvo algum lapso da minha parte ou uma cláusula no próprio mercado de jogadores livres (por ex., que apenas é considerado um jogador livre aquele que se encontrava sem contrato no momento do encerramento do mercado), parecem-me opções viáveis para permitir aos clubes fazerem transferências pós-fecho do mercado...

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho a certeza, mas acho que tem de estar livre antes do fecho do mercado. Quanto a pagar a clausula e ele rescindir para assinar, estavam sujeitos ao clube y pagar ao z, o jogador rescindir e assinar pelo clube x, ou isso, ou serem descobertos que é o mais provável. De qualquer maneira, se ele tiver que estar livre antes do fecho do mercado, isso passa a ser logo impossível de fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho a certeza, mas acho que tem de estar livre antes do fecho do mercado. Quanto a pagar a clausula e ele rescindir para assinar, estavam sujeitos ao clube y pagar ao z, o jogador rescindir e assinar pelo clube x, ou isso, ou serem descobertos que é o mais provável. De qualquer maneira, se ele tiver que estar livre antes do fecho do mercado, isso passa a ser logo impossível de fazer

Imagino que essa parte do jogador ficar livre e assinar pelo que quiser, seria salvaguardado com algum contrato provisório.

A minha dúvida é precisamente essa. Não me recordo se algum jogador que rescindiu com um clube assinou por outro fora do mercado de transferências.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente a regra que estipula a contratação de jogadores livres fora do período de transferências diz que estes jogadores só são contratáveis se já estivessem sem contrato no período de transferências que acabou de fechar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Jonas o ano passado só ficou livre depois do fecho do mercado

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogadores não podem ter nenhum tipo de contrato quando o mercado encerra. É isso que sempre li por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é isso. Têm de estar sem contrato no período de transferências anterior. Por isso é que se vê muito jogadores a rescindir no dia 31.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode um clube X que pretende comprar ao clube Y o jogador Z, pagar ao jogador Z o valor da sua cláusula de rescisão, e, por sua vez, o jogador pagar ao clube Y esse valor e rescindir esse contrato? Se sim, pode o clube X contratar desta forma o jogador Z fora do mercado de transferências visto não ter contrato com um clube?

não, nem o seu empresário. desde este verão, os passes (direitos económicos) só podem ser negociados e ser propriedade de clubes.

Mais do que isto, supondo que o jogador Z tem uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros, e os clubes X e Y já negociariam ou antes do fecho do mercado de transferências ou posteriormente, que aceitam vender o jogador por 30 milhões, pode o clube Y negociar um novo contrato com o jogador Z para que este renove e passe de 70 para 30 milhões de cláusula e depois seguir o procedimento em cima referido?

não percebo o que ganham com isso, mas podem. é um pouco o que aconteceu com a ida do Pedro para Londres.

Creio que são questões interessantes e que, salvo algum lapso da minha parte ou uma cláusula no próprio mercado de jogadores livres (por ex., que apenas é considerado um jogador livre aquele que se encontrava sem contrato no momento do encerramento do mercado), parecem-me opções viáveis para permitir aos clubes fazerem transferências pós-fecho do mercado...

pós-fecho é só para livres, mas isso significa sem direitos desportivos em nome de nenhum clube, pode estar ainda a treinar e/ou a receber salário. não tenho a certeza se pode jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão, a cláusula de rescisão do contrato não é uma cláusula para o jogador? Claro que são os clubes a depositar o valor, mas não é uma cláusula a favor do jogador?

Compartilhar este post

Link para o post

É uma clausula em relação ao contrato, quem quiser dar-lhe um contrato num clube diferente tem de pagar essa clausula, ou o jogador se quiser sair, também pode pagar essa clausula.

E acho que o Rami teve uma situação semelhante em que foi para Milão treinar com o Milan, mas continuava ligado ao Valencia porque não se podia transferir de imediato

Compartilhar este post

Link para o post

a primeira indagação está correcta.

a clausula de rescisão 'tem' de ser paga pelo jogador. Claro que todos nós vivemos no mundo real e sabemos que é o clube que contrata que paga, mas reparem: o que liga um jogador a um clube é um contrato de trabalho. Partes nesse contrato são apenas o jogador e o seu clube. Logo uma qualquer cláusula que esteja nesse contrato vincula apenas e só os dois contratantes. Não se pode estabelecer cláusulas para terceiros, que não são tidos nem achados num contrato a dois.

Ora bem. Isto é a teoria dos contratos. A realidade é bastante diversa e são os clubes a depositar o pilim.

Mas se se lembrarem, no ano passado o Benfica exigiu que fosse o Oblak e depositar o dinheiro, por forma a rescindir e ir para o Atleti. Porque nao estava nada de acordo que o jogador saísse e quis (absurdamente vá) que as coisas fossem feitas by the book. Não aceitou a proposta do Atleti no valor da cláusula de rescisão e o jogador só saiu quando foi "ele" a depositar o pilim (que o Atletico lhe passou para a conta 10 segundos antes)

Mas o normal é quando o Chelsea bate o 30M€ da cláusula do Matic, o Benfica aceita e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar enganado, mas tenho ideia que em Espanha o pagamento da cláusula tem que ser feito pelo próprio jogador e que por norma o clube vendedor raramente vende pela cláusula pela carga de impostos que o clube comprador tem que pagar (X M€ da cláusula mais as taxas a descontar pelo governo espanhol ao jogador para este pagar os x M€ ao clube para a rescisão), se bem me lembro foi o que aconteceu no négocio do Thiago, onde o Bayern pagou 20M mais 5 em bónus em vez de bater os 25 da cláusula e chegou-se a falar nisto este verão no negócio Otamendi em que o United oferecia 49M em vez dos 50 da cláusula. Segundo se diz o único clube espanhol que não aceita vender abaixo do valor das cláusulas é o Athletic pelos motivos óbvios, em que tem que ser o jogador a pagar o valor para a rescisão do contrato (p.e. caso do Javi Martinez para o Bayern).

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar enganado, mas tenho ideia que em Espanha o pagamento da cláusula tem que ser feito pelo próprio jogador e que por norma o clube vendedor raramente vende pela cláusula pela carga de impostos que o clube comprador tem que pagar (X M€ da cláusula mais as taxas a descontar pelo governo espanhol ao jogador para este pagar os x M€ ao clube para a rescisão), se bem me lembro foi o que aconteceu no négocio do Thiago, onde o Bayern pagou 20M mais 5 em bónus em vez de bater os 25 da cláusula e chegou-se a falar nisto este verão no negócio Otamendi em que o United oferecia 49M em vez dos 50 da cláusula. Segundo se diz o único clube espanhol que não aceita vender abaixo do valor das cláusulas é o Athletic pelos motivos óbvios, em que tem que ser o jogador a pagar o valor para a rescisão do contrato (p.e. caso do Javi Martinez para o Bayern).

Isso acontece por causa dos impostos, se for uma pessoa em nome individual a "pagar" a rescisão a taxa de impostos é mais baixa do que se o recibo for emitido em nome de uma empresa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...