Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
dafuq

«FC Porto? Por que não?» Jorge Jesus

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Expresso" online

icon.png

Três meses depois de protagonizar a mais inesperada troca de bancos do futebol português, o treinador do Sporting não fecha portas ao Dragão. Numa longa entrevista, este domingo, ao “Record”, Jorge Jesus não resistiu a dizer alto e bom som aquilo que já há algum tempo confidenciava entre os mais próximos: o desejo de não acabar a carreira sem treinar os três grandes.

“FC Porto? Porque não?”, responde Jesus, recordando que já disse várias vezes que não é treinador “de uma equipa”. Caso venha a sentar-se no banco portista, o que não será um lance estranho dadas as relações cordatas e admiração mútua que Pinto da Costa e Jesus alimentam há décadas, não será um feito inédito no futebol nacional, seguindo o trilho dos portugueses Fernando Santos e Jesualdo Ferreira.

O que o fará entrar na história dos mitos do futebol é ser campeão tricolor, algo que nem o atual treinador da seleção ou Jesualdo lograram alcançar. Fernando Santos foi o engenheiro do penta portista, mas falhou na sua incursão pelo Sporting e Benfica - na Luz, foi protagonista de uma chicotada invulgar logo após a primeira jornada no seu segundo ano na Luz.

Jesualdo Ferreira, tricampeão azul e branco após uma passagem não menos inglória pelo Benfica, também saiu de Alvalade sem fama nem glória, ato falhado que Jorge Jesus não admite repetir. Confessando-se de pedra e cal no Sporting e completamente envolvido no projeto desportivo de Bruno de Carvalho, o técnico que não peca pela modéstia “acredita poder festejar o título já em maio” com a camisola leonina.

Na entrevista - incómoda para os dirigentes do outro lado da Segunda Circular -, Jesus culpa Luís Filipe Vieira pela sua saída da Luz, desmentindo o presidente do Benfica, que afirmou ter sido o treinador que não quis continuar no clube. “Não me senti desejado. Tive de ir à minha vida, mas dentro da ideia de que seria eu a escolher o meu futuro e não aceitar que fossem outras pessoas a impor-me”, garante Jorge Jesus.

Sustentando que durante a sua longa carreira sempre pensou pela sua cabeça e “nunca pela dos meus agentes nem pelas de quem me rodeia”, o veterano treinador de 61 anos adianta ainda que após a ligação de seis anos não houve aproximação com o líder do Benfica e que não acredita que qualquer outro treinador seja capaz de ficar à frente de um grande português durante tanto tempo. “Nem eu sei se conseguirei repetir isso no Sporting.” Do ciclo de seis anos, Jorge Jesus sai com o ego inchado por ter sido “o treinador que recuperou o Benfica em menos tempo, que mais títulos ganhou e que mais alegrias deu”.

Apesar da passagem vitoriosa, adivinha que vai ter um problema no regresso ao Estádio da Luz: “Quando saio das equipas, os adeptos ficam sempre zangados comigo... saí do Braga para o Benfica e os adeptos do Braga não me perdoaram; saí do Benfica para o Sporting e os adeptos do Benfica não me perdoaram. Tenho tido este karma em cima de mim”.

Sem papas na língua, o intrépido técnico dos leões gaba-se de Rui Vitória ter feito “o que eu queria” na Supertaça, confidencia que abdicou de muito dinheiro para treinar o Sporting e irá receber o último ordenado do Benfica e com juros. “Pode é demorar muito tempo. Está em tribunal.”

Em relação ao Sporting, não regateia elogios aos jogadores e a Bruno de Carvalho, “o presidente que tem pedalada” para ele. Este ano, frisa que irá ser mais fácil chegar à final da Liga Europa do que quando o fez no Benfica e que os jogadores consigo evoluem mais num ano do que em dez com outros treinadores.

Questionado sobre o plantel, optou por dar uma imagem: “Se compras um Ferrari, tens de ter dinheiro para a gasolina. Se me contrataram, têm de ter dinheiro para a gasolina. Não é?”, pergunta, antes de concluir que tem o que precisa para chegar ao fim da corrida.

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

R: O Benfica argumenta que antes da Liga terminar já teria sido sondado por alguém ligado ao Sporting...

JJ – Não, não. Isso não é verdade, mas mesmo que tivesse acontecido, o que é que o Benfica tinha a ver com isso? Vivemos num país democrático, onde o trabalhador tem o direito e a autonomia para decidir sobre o local onde pretende exercer a profissão. O 25 de Abril já aconteceu em 1974. Sou livre para tomar as minhas decisões. O presidente do Benfica conhece-me como ninguém, sabe que só penso pela minha cabeça. Mas ele achou que era capaz de controlar o meu futuro e enganou-se. Naquele momento nunca me passou pela cabeça ser treinador do Sporting. No entanto, existiram uma série de coisas que me levaram a pensar que seria capaz de ficar a trabalhar em Portugal, mas não no Sporting.

R: No FC Porto?

JJ – (Sem resposta)

R: A partir do momento em que aceitou encontrar-se com Bruno de Carvalho, ficar na Luz deixou de ser hipótese?

JJ – Claro. A partir do momento em que tive uma reunião com o presidente do Benfica e fiquei a saber que a política desportiva não passava pela minha continuidade, porque o clube queria fechar o ciclo, fui ver da minha vida. Ele achou e bem, repito, que era o momento de fechar o ciclo. Percebi isso perfeitamente. Mas também percebi que não iria permitir que fossem eles a condicionar o meu caminho.

R: Alguma vez pensou ser possível receber, no final da época, um convite do Sporting?

JJ – Nunca. Esperava mais rapidamente sair do Benfica para outro clube.

R: Para o FC Porto?

JJ – (Sem resposta).

R: Chegou a existir algum convite?

JJ – Não vou falar disso. É uma questão que não interessa partilhar. Mas a partir do momento em que surgiu a possibilidade Sporting, para a qual nem estava preparado porque não pensava ser possível, achei que devia aceitar, até porque devido a razões familiares o meu interesse era o de ficar em Portugal, perto do meu pai.
Editado por dafuq

Compartilhar este post

Link para o post

se as coisas correrem mal, convém ter uma porta aberta em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

anyway ja se sabe que o destino do JJ é o FCPorto mais tarde ou mais cedo.. deve ser o ultimo desejo do PdC antes de ir com o crl :lol:

e tudo o que venha substituir o Flopetegui já é benéfico

Editado por dafuq

Compartilhar este post

Link para o post
"Na última final em que esteve uma equipa portuguesa [Liga Europa], a audiência televisiva foi de 200 milhões de pessoas. Tu ires aos oitavos-de-final da Champions ou até aos "quartos"... esses jogos só são vistos em Portugal e no país do adversário. Financeiramente estar na Champions é importante, mas desportivamente é diferente."

Não me parece que vá para o Porto com esta mentalidade.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Esses quotes são dos melhores exemplos que vi nos últimos tempos de como manipular a opinião alheia recorrendo à descontextualização de declarações para criar polémica com coisas que não foram ditas com esse objetivo.

Não sei quem foi o génio, mas reúne as competências para criar os textos dos programas dos alienígenas no Canal de História.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso o JJ esteve muito bem em praticamente todos os momentos da entrevista. Gostei.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso o JJ esteve muito bem em praticamente todos os momentos da entrevista. Gostei.

Esteve muito bem dentro do seu registo de superego. Que é um registo péssimo. Por isso, esteve muito bem dentro do péssimo, queres tu dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses quotes são dos melhores exemplos que vi nos últimos tempos de como manipular a opinião alheia recorrendo à descontextualização de declarações para criar polémica com coisas que não foram ditas com esse objetivo.

É o normal destas entrevistas. Amanhã sai uma declaração tirada do contexto sobre a estrutura do Sporting e como o JJ critica o trabalho realizado pelo BdC até à sua chegada.

Compartilhar este post

Link para o post

Esteve muito bem dentro do seu registo de superego. Que é um registo péssimo. Por isso, esteve muito bem dentro do péssimo, queres tu dizer.

Ele pode ter um superego mas tem razões para ser assim. Há quem goste da postura, há quem não goste. Mas filtrando isso esteve muito bem na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele pode ter um superego mas tem razões para ser assim. Há quem goste da postura, há quem não goste. Mas filtrando isso esteve muito bem na minha opinião.

Que cegueira. Ninguém tem razões para se ser o nojo de pessoa que o JJ é. Ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acabo por gostar das entrevistas dele, porque não é feita de respostas correctas e bonitas. Só houve duas perguntas a que não respondeu e, por não o ter feito, percebeu-se a resposta (perguntas sobre uma outra proposta que teve de Portugal, enquanto estava no Benfica). De resto, consegue-se saber muita coisa através dele e é por isso que se chega ao fim das entrevistas dele a saber muito mais do que se sabia ao início.

Das coisas que mais gostei de ler, foi saber a ideia que ele tem para determinados jogadores e o que pensa deles (André Martins, Montero, Teo, Tanaka, João Mário..).

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do Maxi, levar com o Jesus era coisa para me dar um enfarte.

Que asco de gajo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que cegueira. Ninguém tem razões para se ser o nojo de pessoa que o JJ é. Ninguém.

Ok, é cegueira. Mas dizes que o Jesus é um nojo de pessoa :lol: cum crl os exageros.

Compartilhar este post

Link para o post

Que asco de gajo.

Herrera o novo Ramires

Compartilhar este post

Link para o post

Que asco de gajo.

Tenho mais asco ao actual.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, é cegueira. Mas dizes que o Jesus é um nojo de pessoa :lol: cum crl os exageros.

O JJ não tem carácter nenhum como pessoa. É um treinador muito bom, apenas e só. Ele como pessoa vale 0. Tem 0 de valores.

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ não tem carácter nenhum como pessoa. É um treinador muito bom, apenas e só. Ele como pessoa vale 0. Tem 0 de valores.

estou a ver que privas de perto com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando uma pessoa julga a outra sem o conhecer e diz com todas as certeza que não tem valores, quem é que não tem valores mesmo? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Jorge Jesus é um homem de família. Lenda do Sporting, assim como o seu pai, face dos cinco violinos, o sr. Virgolino de Jesus.

Está a treinar o seu clube do coração, o qual já admitiu que nunca foi um sonho, pese a homenagem ao seu pai.

Compartilhar este post

Link para o post

Wtf man, o gajo é um galifão mas não exageremos :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...