Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jhonyb

[FM2016] Desafio Tatico Jorge Jesus

Publicações recomendadas

Boas...

Como tenho acesso a beta tenho andado a experimentar taticas para tentar emular o estilo do JJ agora no Sporting no FM. Faço um save ate ao Natal e depois recomeço com nova tentativa. Tenho tido fraco sucesso porque a equipa é demasiado inconsistente!

Como EU acho que o JJ aborda o jogo no Sporting (vamos assumir o jogo inicial com o Benfica para a Supertaça para nao metermos o Joao Mario ao barulho pq complicamos ainda mais as coisas ;)

* Pressao alta (os STs começam logo a pressionar a defesa para n deixar jogar)

* Os defesas ala sobem para executar cruzamentos

* O Bryan Ruiz faz um papel nao de ala puro mas talvez ate mesmo de Inside Forward (tenho o jogo em ingles e n sei em portugues)

* O Carrillo era um ala puro, driblar, ganhar espaço, cruzar

* 2 pontas de lança 1 fixo (slimani) 1 movel (gutierrez)

* Adrien e Joao Mario tanto atacam como defendem e o Joao Mario sobe mais que o Adrien

Tentei isto primeiro:

https://i.gyazo.com/a7b2eb7784e94e0bd18271ae07aabd98.png

(onde esta o gutierrez estaria o slimani)

Mas nao resultou minimamente

Estou a tentar isto agora:

https://i.gyazo.com/043334ecafc0547da9e1998f04ed9765.png

Mas pelo que tenho visto do jogo tb esta demasiado incosistente!

Penso que agora vou para:

4-1-3-2

Alguem tem tido sucesso ?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O Jorge Jesus foi sempre mais de usar um 4132 do que um clássico 442, algo deste género

abJ3IEHabb.png

Muita intensidade que tanto pode ser fornecida pela instrução à equipa, mas utilizando uma mentalidade mais baixa que favorece a transição rápida e o contra-ataque, como pelo automatismo de uma mentalidade mais alta que, neste caso, favorece mais o passe directo nos jogadores ofensivos. Uma e outra já foram utilizadas pelo JJ quando estava no Benfica, por exemplo, um Benfica - Porto que venceu por 2-0 em que a equipa assumiu uma postura muito mais de contra-ataque e bloco baixo.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Em que te baseias para assumir que JJ incuta uma mentalidade de controlo nas suas equipas ?

Confesso que não vi jogos do Sporting a não ser contra o Benfica, mas da sua passagem pelo Benfica e dos jogos já realizados contra nós a mentalidade parece-me continuar a ser -atacante-

Compartilhar este post

Link para o post

eu abordo o jogo ligeiramente diferente.

os dois medio são defensivos, um joga a regista (adrien), se lerem nas definições o regista é um medio organizador que joga numa equipa que pressiona alto. O outro a pivo defensivo (william). os centrais a defender, os alas ou a apoiar ou a atacar. os dois extremos, do lado direito extremo a apoiar, para procurar o cruzamento ou seguir para dentro procurando a assistencia. do lado esquerdo Raumedeuter mais ou menos o que o ruiz faz, procura espaço para operar, mas prefiro ter alguém com pé preferido direito e que saiba finalizar, eu uso o Dockal do sparta de Praga e o homem é uma maquina de fazer golos. e aqui tento ver que jogadores combinam melhor, se tenho um extremo esquerdino, meto-o no lado esquerdo como extremo a apoiar, ou do lado direito como raumdeuter, se for destro faço o contrário.

o medio ofensivo tenho um avançado sombra, uma maquina de dar e marcar golos, o joao mario desempenha bem, o montero também, o Ruiz ainda nao acertou o passo, o gutierrez também tem atributos para tal. na frente, ainda tou a procurar qual a melhor solução se é avançado completo ou PL fixo, no fm 2015 o PL fixo era golos atrás de golos, cheguei a ter o Rescaldini a marcar 45 golos no campeonato e a sair por 60 milhões para o Zenit.

instruções coletivas, tenho fluido, temporização eleveda, passe direto, pressão muito alta e procurar sobreposições.

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o médio defensivo como Pivô Defensivo que ele faz aquele movimento de recuar para o meio dos centrais e uso Ala Completo nos defesas laterais. Tens de pedir trabalho defensivo aos extremos que jogariam na linha de um MC área-a-área. Os pontas de lança com liberdade criativa e com pressão alta. 4-1-3-2. Se tiveres pouca posse de bola baixa a intensidade e escolhe jogadores específicos para fazer passes longos e acelerar o jogo.

Editado por me_and_no_more_

Compartilhar este post

Link para o post

Retirando ideias daqui e de outros forums cheguei aqui...

87d45aa9a4b6e96c58813142d6739803.png

38b40dc7459ca67f9d6d1baa81ffda09.png

So fiz um jogo contra a equipa B onde ganhei 5-1 e gostei do "fluir" da equipa deixa ver que tal ficam. A posição do Ruiz muda consoante o jogador que la operar, se puser o Mane\Gelson\Matheus passará para Winger

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a jogar desta forma e com muito sucesso por acaso.

screenshot_419.png

Sistema Fluído

Mentalidade Contolar / Atacante

Defesa Alta

Pressão Alta

Muito Mais intensidade / Mais intensidade

Passe curto (quero que a equipa saia a jogar a partir de trás, mas quando a bola chega aos médios, saem os passes de ruptura)

Compartilhar este post

Link para o post

screenshot_419.png

Sistema Fluído

Defesa Alta

Pressão Alta

Passe curto (quero que a equipa saia a jogar a partir de trás, mas quando a bola chega aos médios, saem os passes de ruptura)

Tinha visto a tua disposição tatica na thread da Beta numa SS contra o Arsenal que penso que perdeste 1-0 mas tiveste 70% de posse de bola. Estou enganado?

Consegues dar-me os nomes dos Roles (de preferencia em ingles)

Ali na posiçao AM tens um Shadow Striker o resto n consigo identificar :|

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha visto a tua disposição tatica na thread da Beta numa SS contra o Arsenal que penso que perdeste 1-0 mas tiveste 70% de posse de bola. Estou enganado?

Consegues dar-me os nomes dos Roles (de preferencia em ingles)

Ali na posiçao AM tens um Shadow Striker o resto n consigo identificar :|

Obrigado

Sim, mas não te fies muito nas estatísticas da Beta.

Os defesas laterais são - Wing Backs

Os centrais são - Central Defenders

O médio defensivo é - Deep lying playmaker

O médio centro é - Central Midfielder

O médio ofensivo esquerdo é - Inside Forward

O Médio ofensivo direito é - Winger

O Ponta de lança é - Complete Forward

Compartilhar este post

Link para o post

Mto obrigado! ;)

Sim houve uma vez que tive 80% de posse vs Fenerbahce e empatei 1-1 e nao vi um unico key moment na segunda parte lol

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, qual a razão de teres os laterais e extremos assimétricos? Alguma razão em especial?

Eu com um sistema fluído e intensidade tenho muitas precipitações, passes estúpidos ou para ninguém. Não tens esse problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Sistema Fluído

Defesa Alta

Pressão Alta

Eu não consigo jogar sem ter pelo menos um jogador no meio-campo com tarefa de defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, qual a razão de teres os laterais e extremos assimétricos? Alguma razão em especial?

Eu com um sistema fluído e intensidade tenho muitas precipitações, passes estúpidos ou para ninguém. Não tens esse problema?

A formação que vês no desenho, é a forma como a equipa defende. Claro que há sempre algumas variações em certos posicionamentos, mediante certas instruções ou movimentos preferidos.

screenshot_422.png

Quanto à precipitação no passe, isso também me acontece e tento contrariar baixando a intensidade ou mentalidade de passe, palestras para concentrar ou pedir mais aos jogadores. Grande parte das vezes, melhora bastante. Há pouco usei a instrução RESPIRAR, contra o Real Madrid, uma vez que a minha equipa estava muito nervosa e a ceder à pressão que os "espanholitos" estavam a exercer e perdiam bolas em passes estúpidos. Quando usei essa instrução e depois até mudei para contenção, notei uma diferença no passe, com muita mais segurança. ;)

Eu não consigo jogar sem ter pelo menos um jogador no meio-campo com tarefa de defender.

Eu também tinha essa ideia, usava sempre um Pivô ou Regista, mas aos poucos fui mudando essa ideia e por acaso até estou mais satisfeito sem jogador posicional. Caso usasse os 2 alas a atacar, teria obrigatoriamente de o fazer, mas assim desta forma a equipa fica mais equilibrada e funciona mais em bloco, evitando os espaços entre linhas.

Compartilhar este post

Link para o post

E a nivel de instruções individuais?

Compartilhar este post

Link para o post

[/img]

Sistema Fluído

Defesa Alta

Pressão Alta

Só dás estas instruções?

Compartilhar este post

Link para o post

Sistema Fluído

Defesa Alta

Pressão Alta

Ja agora pergunto tambem como os restantes users se so das essas instruçoes e se podes por SS das instructions ou traduzir-mas para ingles ;)

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

tal como faço todos os anos tento sempre implementar o sistema do jesus, este ano parece bem mais facil visto que quando jogas fechado os jogadores fecham mesmo e quando encurtas linhas os jogadores encurtam mesmo, o que nos outros anos nao acontecia com tanta perfeiçao, para ja ando assim e tambem tenho tido excelentes resultados

BZuw2Bt.jpg

edit: depois de muitos anos a seguir o jesus resolvi trai-lo lol depois do jogo da champions de hoje do benfica passei a estar mais a Rui Vitoria :mrgreen:

jRBuTKk.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

tal como faço todos os anos tento sempre implementar o sistema do jesus, este ano parece bem mais facil visto que quando jogas fechado os jogadores fecham mesmo e quando encurtas linhas os jogadores encurtam mesmo, o que nos outros anos nao acontecia com tanta perfeiçao, para ja ando assim e tambem tenho tido excelentes resultados

BZuw2Bt.jpg

edit: depois de muitos anos a seguir o jesus resolvi trai-lo lol depois do jogo da champions de hoje do benfica passei a estar mais a Rui Vitoria :mrgreen:

jRBuTKk.jpg

ahahahahhaha boa :)

Tens SS das instructions tanto duma como da outra tatica?

Compartilhar este post

Link para o post

ahahahahhaha boa :)

Tens SS das instructions tanto duma como da outra tatica?

fnwMDQi.jpg

passei o avr para apoiar para ligar melhor o meio campo e o ataque, mas o grande segredo para esta patch ( ate ver ) é nao deixar os defesas laterais se desposicionarem muito, pois quando isso acontece ha sempre um central que vai fazer a dobra e abra um buraco no lado oposto pq depois o outro lataral vem fechar dentro, mesmo que esteja a pedri-se para jogar aberto, é uma decisao que ele assume em fazer sempre a cobertura e normalmente quando isso acontece abra um buraco no flanco oposto...

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

fnwMDQi.jpg

passei o avr para apoiar para ligar melhor o meio campo e o ataque, mas o grande segredo para esta patch ( ate ver ) é nao deixar os defesas laterais se desposicionarem muito, pois quando isso acontece ha sempre um central que vai fazer a dobra e abra um buraco no lado oposto pq depois o outro lataral vem fechar dentro, mesmo que esteja a pedri-se para jogar aberto, é uma decisao que ele assume em fazer sempre a cobertura e normalmente quando isso acontece abra um buraco no flanco oposto...

el_capone e quais são os treinos que estás a utilizar?

tentei adaptar a tua filosofia táctica à minha, mas estou a sofrer alguns golos.

Compartilhar este post

Link para o post

el_capone e quais são os treinos que estás a utilizar?

tentei adaptar a tua filosofia táctica à minha, mas estou a sofrer alguns golos.

equilibrado no treino geral e movimento atacante no treino para jogo, mas faço algumas marcaçoes individuais (HxH)

Já eu ando assim e tem-me corrido bem para já

tambem usei assim na primeira epoca, é um bom sistema o trinco colasse bem ao PL, agora mesmo passando para o 442 classico dei a marcaçao individual ao trinco para o fazer na mesma e claro ha mais alguns para nao haver buracos no espaço entre linhas e a equipa acaba por ficar a mesma no 4132 mas no ataque desdobra-se em 442 e da-me mais consistencia ofensiva, ate ver tou a gostar eheh

Compartilhar este post

Link para o post

Retirei o desenho tatico dum user daqui e pus as minhas instructions e estes sao os resultados ate janeiro

3da32ff85da430b8cbaf6a566dc28379.png

Instruções: Standard-Flexible

180e71329bf74476c3e25adb3fb4c084.png

Resultados:

849de9b9d5bfb2c62928ba5ee9ba409f.png

Problemas:

Os meus pontas de lança no total devem ter uns 10 golos no maximo... Nao consigo marcar com os pontas de lança n sei o que se passa. Podem ajudar-me?

Compartilhar este post

Link para o post

Não vale a pena repetir, já tinhas publicado na secção Geral... e respondi isto

Para quê alas (wing-back) a combinar com extremos (winger), ainda por cima ambos com tarefa de ataque? Para quê um CM com tarefa de ataque ? E, se a tua ideia, é reproduzir conceitos do Jorge Jesus, porquê Standard / Balanced ?

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...