Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jhonyb

[FM2016] Desafio Tatico Jorge Jesus

Publicações recomendadas

A aguardar actualização.

Os próprios moderadores do fórum da SI (uns quantos já trabalharam na SI) reconhecem a urgência de serem revistas para que além das pessoas serem melhor informadas, se acabe também com várias especulações.

Jogas com uma mentalidade bastante ofensiva, o que já pressupõe uma linha defensiva subida. Se em cima disto, ainda sobes mais a linha defensiva é importante jogar com a defesa em linha para colocar o adversário em fora de jogo. Obviamente que neste caso, convém também que os centrais tenham a mesma tarefa.

Estás a usar 5 "dribladores", parece-te uma boa opção ?

A equipa está a focar o passe exclusivamente pelo meio, devido 1) à utilização do organizador de jogo; e 2) a jogar mais estreito.

Meio-campo muito enfraquecido, o AP vai ter tendência a subir para a posição 10 enquanto o DLP vai ser mais posicional, podias subir o DLP para a posição do meio-campo e o AP passar a ser MC (s). Na frente podes combinar o AF com um Falso 9 ou DLF (s)

Por acaso a tua resposta a minha questao vem de encontro também ao que está aqui a ser discutido. Tendo eu entrado no mundo das taticas mais a serio o ano passado, deparei.me com .pdf de mais de 100 paginas para ler, threads gigantescas e cada um a ter a sua opiniao no que toca a algumas questoes. Eu, por acaso, tenho um passado desportivo e sou professor de educaçao fisica pelo que entendo os conceitos que aqui estao inerentes mas ELES NAO FAZEM O QUE EU PENSO QUE ELES FAZEM! e daí haver a discusao que alguns users estao a ter e a urgencia de revisao (que nao vai ser este ano nem de perto nem de longe).

Por exemplo, quando tu me dizes que a mentalidade atacante pressupoe uma linha defensiva subida, isso esta escrito onde?

17ac49e31a4e92007caa31c0a45f6d25.png

Podemos inferir que esta implicito, mas n penso ser o sufciente. Leio agora com mais atenção que a mentalidade dá aos "players the creative freedom to express themselves" isto torna a instruçao que eu "Be more expressive" ridiculo, pq eu n quero que eles sejam AINDA MAIS expressivos! consigo agora compreender pq é que o Barça fez gato sapato de mim.

Ter 5 dribladores provavelmente é de mais, se bem que n considero o Gutierrez driblador, deveria mudar o role dele ? Realmente vejo o Joao Mario a subir mais do que o normal pelo que faz avançar o SS para a zona de ponta de lança e o William n consegue segurar o meio todo sozinho. O jogar pelo meio pus a conselho dum user de outro forum pq ja tenho uma tatica bem aberta de todas as formas mais uma vez as instruçoes do jogo estao pouco explicitas.

Porque se tu mexes em X esse X normalmente altera Y e Z e K e ficamos sem saber! Acho interessante o que fizeram nos Roles... ou seja se escolheres Winger activa logo uma serie de opçoes que sao caracteristicas dos Wingers e nao podes mudar... faz sentido...

Obrigado pelas respostas! e pelo tempo... Espero ter tatica pronta para sexta feira ;) eu bem que queria fugir do 4-1-2-2-1 mas nao vejo grandes hipoteses no Sporting... principalmente pq os meus pontas de lança mal marcam golos... Por acaso esta tatica pode ter os seus defeitos mas o Gutierrez ja tem 15 j 8 g 5 ass

EDIT:

Vou alterar para isto:

cc6b0a9e2e61999949c4699e61fa5367.png

Editado por Jhonyb

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso a tua resposta a minha questao vem de encontro também ao que está aqui a ser discutido. Tendo eu entrado no mundo das taticas mais a serio o ano passado, deparei.me com .pdf de mais de 100 paginas para ler, threads gigantescas e cada um a ter a sua opiniao no que toca a algumas questoes. Eu, por acaso, tenho um passado desportivo e sou professor de educaçao fisica pelo que entendo os conceitos que aqui estao inerentes mas ELES NAO FAZEM O QUE EU PENSO QUE ELES FAZEM! e daí haver a discusao que alguns users estao a ter e a urgencia de revisao (que nao vai ser este ano nem de perto nem de longe).

Por exemplo, quando tu me dizes que a mentalidade atacante pressupoe uma linha defensiva subida, isso esta escrito onde?

Podemos inferir que esta implicito, mas n penso ser o sufciente. Leio agora com mais atenção que a mentalidade dá aos "players the creative freedom to express themselves" isto torna a instruçao que eu "Be more expressive" ridiculo, pq eu n quero que eles sejam AINDA MAIS expressivos! consigo agora compreender pq é que o Barça fez gato sapato de mim.

Ter 5 dribladores provavelmente é de mais, se bem que n considero o Gutierrez driblador, deveria mudar o role dele ? Realmente vejo o Joao Mario a subir mais do que o normal pelo que faz avançar o SS para a zona de ponta de lança e o William n consegue segurar o meio todo sozinho. O jogar pelo meio pus a conselho dum user de outro forum pq ja tenho uma tatica bem aberta de todas as formas mais uma vez as instruçoes do jogo estao pouco explicitas.

Porque se tu mexes em X esse X normalmente altera Y e Z e K e ficamos sem saber! Acho interessante o que fizeram nos Roles... ou seja se escolheres Winger activa logo uma serie de opçoes que sao caracteristicas dos Wingers e nao podes mudar... faz sentido...

Obrigado pelas respostas! e pelo tempo... Espero ter tatica pronta para sexta feira ;) eu bem que queria fugir do 4-1-2-2-1 mas nao vejo grandes hipoteses no Sporting... principalmente pq os meus pontas de lança mal marcam golos... Por acaso esta tatica pode ter os seus defeitos mas o Gutierrez ja tem 15 j 8 g 5 ass

1º Bold - Possivelmente entendes os conceitos desportivos da realidade da tua profissão, mas entre realidade e Football Manager ainda há uma grande margem que separa os dois mundos :)

2º Bold - Não está escrito nas descrições que estão no jogo, pois claro. Lá está são lacunas que a posteriori estimulam a especulação e a criação de mitos, como por exemplo, costumavam acreditar que a instrução Manter a Posse de Bola (Retain Possession) afectava a largura da equipa, tornando-a mais estreita no posicionamento em campo. Não afecta ! Afecta apenas a intensidade de jogo e o comprimento do passe.

3º Bold - Não sei de onde retiraste a frase, mas a liberdade criativa do jogador (não confundir com o atributo Criatividade, actualmente Visão de Jogo) não é afectada pela Mentalidade, mas sim pela formação de equipa / team shape.

4º bold - Pois sim, essa alteração nos roles provocou uma tempestade e a adaptação das pessoas foi complicada (tal como a minha), pois estavam habituadas aos antigos sliders e à micro-gestão que permitia fazer. Com o FM14, a SI assumiu que um determinado role é suposto executar determinadas acções em campo, logo estas opções ficaram desde logo associadas sem possibilidade de serem manuseadas.

Compartilhar este post

Link para o post

1º Bold - Possivelmente entendes os conceitos desportivos da realidade da tua profissão, mas entre realidade e Football Manager ainda há uma grande margem que separa os dois mundos :)

AHAHHAAH é um facto :D

2º Bold - Não está escrito nas descrições que estão no jogo, pois claro. Lá está são lacunas que a posteriori estimulam a especulação e a criação de mitos, como por exemplo, costumavam acreditar que a instrução Manter a Posse de Bola (Retain Possession) afectava a largura da equipa, tornando-a mais estreita no posicionamento em campo. Não afecta ! Afecta apenas a intensidade de jogo e o comprimento do passe.

Pois, essa foi e é uma das minhas grandes dificuldades. Ha demasiadas coisas implicitas!

3º Bold - Não sei de onde retiraste a frase, mas a liberdade criativa do jogador (não confundir com o atributo Criatividade, actualmente Visão de Jogo) não é afectada pela Mentalidade, mas sim pela formação de equipa / team shape.

A frase esta no SS que pus da descrição da mentalidade ATTACKING!

4º bold - Pois sim, essa alteração nos roles provocou uma tempestade e a adaptação das pessoas foi complicada (tal como a minha), pois estavam habituadas aos antigos sliders e à micro-gestão que permitia fazer. Com o FM14, a SI assumiu que um determinado role é suposto executar determinadas acções em campo, logo estas opções ficaram desde logo associadas sem possibilidade de serem manuseadas.

A mim agrada-me pq posso ver se o jogador X se enquadra melhor no Role Y ou Z :) da-me mais jeito

Compartilhar este post

Link para o post

Pensa em termos de instruções primárias e secundárias: as primeiras e a base do teu esquema são a Mentalidade e o Team Shape, às quais se juntam roles and duties. Isto é o fundamental de qualquer táctica. Claro que primeiro é bom saber como queres a tua equipa a jogar. Instruções secundárias contemplam as instruções à equipa, aos jogadores e ao adversário. são simplesmente afinações que estão disponíveis.

Em termos de mentalidade, quanto mais baixa, mais recuada a linha defensiva, menor a intensidade e menor a largura. Em termos de passe, mentalidades mas baixas definem um passe mais directo nos jogadores mais defensivos e mais curto nos ofensivos; mentalidades mais altas, fazem o oposto. O Team Shape é um conceito mais subjectivo, mas basicamente passa por quereres que os jogadores se concentrem mais na função e tarefa ou quereres que façam mais em campo do que aquilo que é definido pela sua função e tarefa. Erradamente as pessoas pensaram que em esquemas mais fluidos, pelo facto dos jogadores terem mais liberdade criativa deixavam de ser fiéis à sua função e tarefa, porém, eles continuam a cumprir com essas linhas de orientação mas simplesmente tentam acrescentar mais à sua participação nos vários processos do jogo.

Um exemplo: se optas por uma mentalidade Atacar e uma formação de equipa Muito Fluida, o resultado NÃO É que os avançados defendam mais e os defesas ataquem mais. Muito Fluido define um só bloco de mentalidades, como a mentalidade é Atacar então basicamente estás a dizer a todos os jogadores que devem ser ofensivos. Quanto menos fluidez, mais blocos de mentalidades e daqui resulta o tal foco dos jogadores na sua função e tarefa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensa em termos de instruções primárias e secundárias: as primeiras e a base do teu esquema são a Mentalidade e o Team Shape, às quais se juntam roles and duties. Isto é o fundamental de qualquer táctica. Claro que primeiro é bom saber como queres a tua equipa a jogar. Instruções secundárias contemplam as instruções à equipa, aos jogadores e ao adversário. são simplesmente afinações que estão disponíveis.

Em termos de mentalidade, quanto mais baixa, mais recuada a linha defensiva, menor a intensidade e menor a largura. Em termos de passe, mentalidades mas baixas definem um passe mais directo nos jogadores mais defensivos e mais curto nos ofensivos; mentalidades mais altas, fazem o oposto. O Team Shape é um conceito mais subjectivo, mas basicamente passa por quereres que os jogadores se concentrem mais na função e tarefa ou quereres que façam mais em campo do que aquilo que é definido pela sua função e tarefa. Erradamente as pessoas pensaram que em esquemas mais fluidos, pelo facto dos jogadores terem mais liberdade criativa deixavam de ser fiéis à sua função e tarefa, porém, eles continuam a cumprir com essas linhas de orientação mas simplesmente tentam acrescentar mais à sua participação nos vários processos do jogo.

Um exemplo: se optas por uma mentalidade Atacar e uma formação de equipa Muito Fluida, o resultado NÃO É que os avançados defendam mais e os defesas ataquem mais. Muito Fluido define um só bloco de mentalidades, como a mentalidade é Atacar então basicamente estás a dizer a todos os jogadores que devem ser ofensivos. Quanto menos fluidez, mais blocos de mentalidades e daqui resulta o tal foco dos jogadores na sua função e tarefa.

Realmente se houve coisa que sempre me confundiu foi a mentalidade... Porque para mim mto fluido queria dizer que atacavam com "fluidez" os defesa ala incorporavam-se no ataque, os avançados pressionavam, mas afinal nao e bem assim. Esse conceito nesta thread ja aprendi :) Outra coisa que aprendi noutro forum e podes confirmar.me se é mito urbano ou nao é : Defines os jogadores em campo e essa "team shape" (nao sei se é isto que entendes por team shape) é como eles defendem. (Fui buscar ao forum o que quero dizer é isto: "Always remember that the shape you see on the tactics screen is your team's defensive shape."

Eu tb nao fazia ideia desse facto.

So para clarificar, quando falas em Team Shape é a forma como eles estao posicionados no campo aliado a isso vem a mentalidade e a fluidez ou estrutura. Essas sao as definiçoes primarias como tu indicas. Depois vêm os roles e outras instruções.

Agora quando sair a versão final vou tentar construir novamente outra tática.

Mas antes deixa-me lançar outra questao, com resposta para ver se tenho os conceitos bem apreendidos:

Vamos imaginar que tenho um 41221 no Sporting e vou jogar contra o Barcelona e quero jogar em defesa compacta e contra atacar.

Posso definir uma mentalidade Defensiva e um sistema Fluido e nas Team instructions definiria: Defensive Line deeper\slightly deeper - Temporização: High - Passe: Directo - Closing Down: Normal ou abaixo de normal e talvez Pass into Space e Tighter Marking.

Como a defesa estaria mto atras eu usaria o DM e CM's para fazer pressão no jogador com bola para nao haver remates de longe e distribuirem para as alas para o tal contra ataque que pretendo!

Isto na minha cabeça faz sentido e para o motor de jogo?

Obrigado por tudo :D

Compartilhar este post

Link para o post

Team Shape é, na versão portuguesa, formação de equipa ou a antiga fluidez, varia entre Muito Estruturado e Muito Fluido. O esquema táctico que visualizas na tua secção táctica, esse sim, refere-se exclusivamente à organização defensiva / posicionamento defensivo da equipa.

Imagino que esse 41221 seja o tradicional 433 com um médio defensivo. Não precisas de recuar a linha defensiva porque, lá está, com uma mentalidade mais baixa a linha defensiva recua automaticamente. Podes recuá-la, mas é bom ter noção que já está recuada. O resto estás a tentar jogar em contra-ataque, com saídas rápidas na transição ofensiva, com a Pressão (Closing Down) reduzida e bem para a equipa manter a sua organização defensiva e não abrir espaços por desposicionamento. Faz sentido, o que não significa que ganhes o jogo :biggrin: Pessoalmente não é a minha praia, não gosto, quero sempre que a minha equipa tenha a bola embora um dos três esquemas que utilizo recorre a uma mentalidade Contra-Atacar, mas é sempre vocacionado para a posse de bola. E depois há aquela expressão "se baixas muito as calcinhas... " :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

ora nem mais era aqui que eu queria chegar...

edit: por alguma razao se escolheres menos temporizaçao na defeniçao diz que la que o jogador vai tentar manter a posse de bola e o controle do jogo, ou seja verticaliza menos o jogo digamos assim, posto isto conclui-se que:

- passe curto com pouca temporizaçao ( posse de bola e controlo de jogo com mais passes para tras e na horizontal )

- passe curto com com mais temporizaçao ( posse de bola mais assertiva, mais passes na vertical ainda que sejam curtos, menos tringulaçoes no passe, ou seja, em vez de ser bola a rodar pelos defesas todos primeiro antes de ir para o meio campo, ser amais do genero defesa, medio, ataque ( ainda que seja de forma curta )

- passe direito com pouca temporizaçao ( jogador procura uma linha de passe mais distante ( se esta existir ) o receptor ao segurar a bola recebe e faz temporizaçao, ou seja normalmente mantem a circulaçao de bola no meio campo adversario, mas no seu meio campo tem urgencia em meter rapidamente a bola na frente ( o que faz normalmente a estrategia ataque por defeito )

- passe direito com muita temporizaçao ( estilo de jogo contra golpe o jogador recebe e so tem a preocupaçoa de meter a bola na frente o mais rapido possivel a menos que existe uma melhor linhda de passe mais proxima , sendo que esta tenha que ser obrigatoriamente vertical

aliado a isto tudo ainda tens o perder tempo...quanto mais wasting time mais a equipa demora a ir para o meio campo adversario, o que depois acaba quase por ser uma contradiçao ao que ja foi dito se formos bem a ver as coisas...eu tenho feito varios testes e ja encontrei umas combinaçao engraçadas por exemplo exprimentem la usar manter a posse de bola + jogar aberto + muita temporizaçao + passe misto, garanto que vao gostar é mais ou menos isto que acontece:

conlusao o passe curto ja de si se repararem baixa a temporizaçao, isto é uma instruçao de controle de bola, e sendo o manter a posse uma instrução "defensiva" as duas juntas iram fazer com que a equipa procure apenas ter bola digamos assim e nao é isso que se pretende, agora se pedirem aos jogadores para terem bola mas com passe mais "directo" o que vai acontecer é que a equipa tem proecupaçao em ter bolas mas tambem tem a preocupaçao em chegar a baliza e fazer golos, o que no meu entender é uma combinaçao perfeita, ainda aliado a isso tudo junto o procurar sobreposiçoes para que a equipa quando esteja no ataque segure e espere por a profundidade de um jogador que vem de tras que ainda aliado a isso entra o passe para o espaço vazio que o jogador que vem dar a tal profundidade recebe

edit: e agora ainda ando a magicar mais outra instruçao para casar com essas que ja disse eheh

Que mentalidade e shape conjugas com essas instruções?

Compartilhar este post

Link para o post

Que mentalidade e shape conjugas com essas instruções?

estava em atacar , agora estou a testar controlar

Compartilhar este post

Link para o post

Team Shape é, na versão portuguesa, formação de equipa ou a antiga fluidez, varia entre Muito Estruturado e Muito Fluido. O esquema táctico que visualizas na tua secção táctica, esse sim, refere-se exclusivamente à organização defensiva / posicionamento defensivo da equipa.

Imagino que esse 41221 seja o tradicional 433 com um médio defensivo. Não precisas de recuar a linha defensiva porque, lá está, com uma mentalidade mais baixa a linha defensiva recua automaticamente. Podes recuá-la, mas é bom ter noção que já está recuada. O resto estás a tentar jogar em contra-ataque, com saídas rápidas na transição ofensiva, com a Pressão (Closing Down) reduzida e bem para a equipa manter a sua organização defensiva e não abrir espaços por desposicionamento. Faz sentido, o que não significa que ganhes o jogo :biggrin: Pessoalmente não é a minha praia, não gosto, quero sempre que a minha equipa tenha a bola embora um dos três esquemas que utilizo recorre a uma mentalidade Contra-Atacar, mas é sempre vocacionado para a posse de bola. E depois há aquela expressão "se baixas muito as calcinhas... " :biggrin:

Heheheheh tens toda a razao :) uma pessoa nao pode ter mentalidade de clube pequeno a jogar com um dos grandes contra o Barcelona LOLOLOLOL :D

Agora quando sair o release ja me aventuro e vou criar 3 taticas, uma normal uma mais defensiva e outra de contra ataque :) deixa ver o que acontece

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de andar a ler e a testar algumas coisas cheguei a isto:

a0xvzq.jpg

fdek9c.png

Estou a gostar principalmente da dinâmica ofensiva entre os 4 da frente mais o OV. Os problemas têm sido na defesa...

Principais problemas:

- Bolas nas costas dos laterais são mais que muitas e é daí que vêm todos os golos sofridos.

- Lateral direito vai sempre à linha cruzar e (normalmente) contra um jogador adversário gerando contra ataques perigosos.

Possíveis soluções:

- Passar o ala (at) para (ap) e o CJA para (at)

- Manter o ala (at) mas meter o médio defensivo com tarefa de defender. O problema aqui seria partir o meio-campo, ficando os dois médios muito separados uma vez que o OV por defeito chega à frente, ficaria um buracão no meio-campo (bem ao estilo do JJ, diga-se :biggrin: )

(não liguem aos jogadores)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a gostar principalmente da dinâmica ofensiva entre os 4 da frente mais o OV. Os problemas têm sido na defesa...

Principais problemas:

- Bolas nas costas dos laterais são mais que muitas e é daí que vêm todos os golos sofridos.

- Lateral direito vai sempre à linha cruzar e (normalmente) contra um jogador adversário gerando contra ataques perigosos.

Possíveis soluções:

- Manter o ala (at) mas meter o médio defensivo com tarefa de defender. O problema aqui seria partir o meio-campo, ficando os dois médios muito separados uma vez que o OV por defeito chega à frente, ficaria um buracão no meio-campo (bem ao estilo do JJ, diga-se :biggrin: )

se achas que o ala ataca de mais pede-lhe para manter a posiçao ou passa para funçao de apoio, bolas nas costas dos laterais sao mais que muitas pq todas ou quase todas as equipas do fm 16 ( por enquanto ) atacam mais pelos flancos, se tiveres a defesa muito subida ou se os teus laterais sairem a pressionar muito arrsicaste a que isso aconteça, em relaçao ao meio campo nao me parece que va partir passando o mdc para uma funçao de defesa

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

se achas que o ala ataca de mais pede-lhe para manter a posiçao ou passa para funçao de apoio, bolas nas costas dos laterais sao mais que muitas pq todas ou quase todas as equipas do fm 16 ( por enquanto ) atacam mais pelos flancos, se tiveres a defesa muito subida ou se os teus laterais sairem a pressionar muito arrsicaste a que isso aconteça, em relaçao ao meio campo nao me parece que va partir passando o mdc para uma funçao de defesa

Vou testar dar-lhe instruções para ir para dentro e não até à linha. E se mudá-lo para apoiar, meto o CJA a atacar?

Quanto ao médio defensivo, creio que irá partir uma vez que ele a defender tende a ficar muito junto da defesa enquanto que o OV por defeito já tem instruções para chegar à frente.

Mas nada melhor que testar, vou também descer um pouco a linha defensiva

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar dar-lhe instruções para ir para dentro e não até à linha. E se mudá-lo para apoiar, meto o CJA a atacar?

Quanto ao médio defensivo, creio que irá partir uma vez que ele a defender tende a ficar muito junto da defesa enquanto que o OV por defeito já tem instruções para chegar à frente.

Mas nada melhor que testar, vou também descer um pouco a linha defensiva

o ov é organizador, chaga-se a frente na ultima fase de construçao, na primeira fase de construçao ele da apoio, tens linha de passe, a equipa nao parte, em relaçao ao cja nao precisas de por atacar visto que o ala acaba sempre por se sobrepor a diferença é que vai apoiar mais o meio campo so isso, se vires que ficas com muita gente nessa ala podes mandar cja atacar para subir um pouco mais mas eu deixava assim

Compartilhar este post

Link para o post

Principais problemas:

Possíveis soluções:

Andamos a jogar sem meio-campo e com jogadores a ocupar o espaço um dos outros :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Andamos a jogar sem meio-campo e com jogadores a ocupar o espaço um dos outros :mrgreen:

:confuso:

Quem mais propriamente?

Editado por poytz

Compartilhar este post

Link para o post

O Falso 9 baixa, o CJA não te vai dar verticalidade e corta para dentro, portanto, vão ocupar o mesmo espaço; do outro lado, a mesma coisa, o Avançado Interior vai cair no espaço do AC. Depois, o teu MD vai procurar apoiar a equipa ofensivamente e o OMóvel deixa espaço aberto pelas características da função. Quem é o teu médio posicional, que segura o meio-campo ? Quem é que na frente dá largura ? O adversário ainda tem a tarefa facilitada porque a tua equipa vai procurar progredir mais pelo centro do terreno (jogar estreito faz com que o passe seja feito pelo meio). Resumindo, estás a compactar os jogadores e o teu jogo quando deverias esticar o adversário em largura. Isto permite aproveitar os flancos, mas também podes aproveitar algum jogador para explorar os corredores interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

O Falso 9 baixa, o CJA não te vai dar verticalidade e corta para dentro, portanto, vão ocupar o mesmo espaço; do outro lado, a mesma coisa, o Avançado Interior vai cair no espaço do AC. Depois, o teu MD vai procurar apoiar a equipa ofensivamente e o OMóvel deixa espaço aberto pelas características da função. Quem é o teu médio posicional, que segura o meio-campo ? Quem é que na frente dá largura ? O adversário ainda tem a tarefa facilitada porque a tua equipa vai procurar progredir mais pelo centro do terreno (jogar estreito faz com que o passe seja feito pelo meio). Resumindo, estás a compactar os jogadores e o teu jogo quando deverias esticar o adversário em largura. Isto permite aproveitar os flancos, mas também podes aproveitar algum jogador para explorar os corredores interiores.

Por acaso o F9 raramente coincide com o CJA. O CJA tende muito mais a colocar perto do OV do que do F9 abrindo espaço para as subidas do Ala direito, e o F9 ocupa ali aquela zona central entre a linha do meio campo e o ataque.

em todo o caso, meti o F9 do lado esquerdo para ver se noto diferenças e meti o AI a Extremo (at).

Nunca tinha criado taticas com 2 médios e está a ser um quebra-cabeças, tapar de um lado para destapar de outro :maluco:

Editado por poytz

Compartilhar este post

Link para o post

Não é um nenhum quebra-cabeças, os dois médios precisam de ser mais posicionais, eventualmente um deles poderá ser BtB porque também faz muito trabalho defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael Andrews acho que vai ser a ultima vez que te chateio ;)

Fiz 3 taticas e gostaria da tua ajuda para a "rever" :) estou a acabar os amigaveis da nova season! ;)

Procuro saber a tua opiniao apenas em termos de nao ter nenhum conflito de instruçoes

Tatica 1 - Jogar em casa contra equipas medias\fracas ou ate fortes com alguns tweaks (no DLP passar para DM (D) por exemplo)

cd59dcc247824932310513bea77a7ad3.png

87c77098d5ce3478d132bc1b0b7918c8.png

1) Nao sei se aquele pass into space tem o efeito que eu desejo que seria abrir bolas para os alas para eles correrem e centrarem e ate mesmo para o CF

2) o CM tem instruçoes adicionais * Shot more often * more risky passes * drible less O BBM tb tem *more risky passes e *drible less o DLP *tacklle harder e *Drible less ---> a ideia é que troquem mais a bola em vez de irem 1vs1

3) O CF tem shot more often pq volta e meia esta meio parvo a procura de passe em vez de chutar

4) o W (A) TINHA shot more often mas vi tanto remate ridiculo que tirei

Tatica 2 - Jogar em casa ou fora mas numa dinamica de contra ataque com passes directos

8e28c6f7fc84f9ac3aeb3c21b79ee24c.png

c3876d0a530c1e762c52d4639e856a63.png

1 )mais uma vez o CM tem *driblle less `* more risky passes

Tatica 3 - Jogar contra equipas de TOPO numa dinamica de conservar a bola e atacar pela certa em passe curto mas potenciando tb algum contra ataque

aa9eb30227eb327744f217f225184507.png

d4cfccc846df349525e77aa996ee5107.png

1) todo o meio campo tem *fewer risky passes e * drible less

2) o CM e o BBM tem * Shot more often -- onde a ideia seria se tivessem oportunidade de frente para a baliza tentar marcar o golo...

Que tal?

Obrigado pela ajuda desde ja

PS: Nao ligues aos jogadores que estao nas posiçoes

Compartilhar este post

Link para o post

Táctica 1- Se a ideia é utilizá-la contra equipas menos cotadas que a tua, porque lhes permites espaço ? Mas isto sou que gosto de jogar com a linha defensiva bem subida :) Se a ideia é correrem e centrarem, a instrução Work Ball into Box vai prejudicar-te a ideia porque os jogadores vão procurar reter mais a bola à espera que apareça algum espaço

Táctica 2 - Não usava a linha defensiva slightly deeper, não é preciso porque a mentalidade já a automatiza para ser recuada.

Tactica 3 - Parece-me ser a que precisa ser melhor trabalhada. Logo à partida a ideia de manter a posse de bola contra equipas de topo pode ser prejudicial, vais estar a defrontar jogadores melhores que os teus, vão pressionar.-te e roubar-te a bola. Melhor recorrer à mentalidade de Contra-Ataque, dizer aos jogadores para manter uma postura defensiva forte (logo, com menos pressão / closing down e mais marcação apertada - atenção que esta é sempre zonal). Depois recorres a dois extremos clássicos, de encostar à linha e cruzar, mas falta-te a referência na área, o DLF para além de recuar, vai segurar a bola para desmarcar os colegas, não é um finalizador.

Compartilhar este post

Link para o post

Jesus 14/15:

Júlio César - Goalkeeper - Defend

Maxi Pereira - Comp. Wing Back - Attack

Luisão - Centre-Back - Defend

Jardel - Centre-Back - Defend

Eliseu - Comp. Wing Back - Support

Samaris - Half-Back - Defend

Salvio - Winger - Attack

Pizzi - Difícil... Não é bem Roaming Playmaker como o Enzo porque já não dependiamos do 8 para o transporte... Talvez Const. Avançado - Apoiar

Gaitán - Wide Playmaker - Suporte (com instruções para deambular e transportar a bola) - PRINCIPAL REFERÊNCIA DE SAÍDA

Lima - Deep-Lying Foward - Support - com movimentos aos corredores e deambular da posição.

Jonas - Advanced Foward - Attack (também não é óbvio, mas talvez seja o que mais se ajuste...)

O resto faço depois...

Compartilhar este post

Link para o post

Táctica 1- Se a ideia é utilizá-la contra equipas menos cotadas que a tua, porque lhes permites espaço ? Mas isto sou que gosto de jogar com a linha defensiva bem subida :) Se a ideia é correrem e centrarem, a instrução Work Ball into Box vai prejudicar-te a ideia porque os jogadores vão procurar reter mais a bola à espera que apareça algum espaço

Tens razao o intuito é mesmo cruzar a bola, pensava que o work ball fazia com que eles construissem jogo e nao que se agarrassem a bola! Vou retirar essa instruçao e aumentar a subida da linha defensiva! ;)

Táctica 2 - Não usava a linha defensiva slightly deeper, não é preciso porque a mentalidade já a automatiza para ser recuada.

check ;)

Tactica 3 - Parece-me ser a que precisa ser melhor trabalhada. Logo à partida a ideia de manter a posse de bola contra equipas de topo pode ser prejudicial, vais estar a defrontar jogadores melhores que os teus, vão pressionar.-te e roubar-te a bola. Melhor recorrer à mentalidade de Contra-Ataque, dizer aos jogadores para manter uma postura defensiva forte (logo, com menos pressão / closing down e mais marcação apertada - atenção que esta é sempre zonal). Depois recorres a dois extremos clássicos, de encostar à linha e cruzar, mas falta-te a referência na área, o DLF para além de recuar, vai segurar a bola para desmarcar os colegas, não é um finalizador.

Sem duvida e a tatica menos trabalhada! tens toda a razao!

Vou alterar para Contra ataque, Narrow (ideia é dar menos espaços no meio e entre jogadore), closing down para less e subir a defesa para higher e usar o tighter marking! E alterar o PLC para Poacher? ou esse é demasiado avançado ?????

Obrigado mais uma vez

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mais uma vez

Não é demasiado avançado, é tão avançado como um Advanced Forward ou Complete Forward, é uma questão mais das características da função. Repara, se queres um 9 que vagueie mais pelo campo para criar espaços, então são necessários extremos e eventualmente um médio que faça o aproveitamento desses espaços, por isso recorrer-se a Inside Forwards com um False 9; se queres um 9 que seja um jogador mais de área e que finalize, então é necessário quem dê largura de jogo à organização ofensiva e alimente o 9 com bolas para finalizar. Agora, há aquele 9, estilo Mário Jardel, que é um jogador caracteristicamente de área e só está ali mesmo para meter a bola na baliza, um Poacher, (no caso do Jardel até lhe podia bater nas canelas que entrava na mesma), ou há aquele 9 que se mexe mais, estilo Lewandowski, Jackson Martinez, Suárez, Ibrahimovic, (este, pessoalmente, até o vejo mais como um Shadow Striker, fosse ele mais novo) que são mais Advanced / Complete Forward.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é demasiado avançado, é tão avançado como um Advanced Forward ou Complete Forward, é uma questão mais das características da função. Repara, se queres um 9 que vagueie mais pelo campo para criar espaços, então são necessários extremos e eventualmente um médio que faça o aproveitamento desses espaços, por isso recorrer-se a Inside Forwards com um False 9; se queres um 9 que seja um jogador mais de área e que finalize, então é necessário quem dê largura de jogo à organização ofensiva e alimente o 9 com bolas para finalizar. Agora, há aquele 9, estilo Mário Jardel, que é um jogador caracteristicamente de área e só está ali mesmo para meter a bola na baliza, um Poacher, (no caso do Jardel até lhe podia bater nas canelas que entrava na mesma), ou há aquele 9 que se mexe mais, estilo Lewandowski, Jackson Martinez, Suárez, Ibrahimovic, (este, pessoalmente, até o vejo mais como um Shadow Striker, fosse ele mais novo) que são mais Advanced / Complete Forward.

Compreendido! Obrigado!

PS: venham as mudanças taticas para o ano sff para isto ficar mais compreensivel eheheh :)

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendido! Obrigado!

PS: venham as mudanças taticas para o ano sff para isto ficar mais compreensivel eheheh :)

Em 2017 a minha aposta é que haja bastantes novidades, devido aos 25 anos de FM.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...