Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jhonyb

[FM2016] Desafio Tatico Jorge Jesus

Publicações recomendadas

Mas quando jogas com dois avançados, quase que és obrigado a usar...senão são dois mecos que não defendem. Mesmo com mentalidade de CA

Isso depende da função e da tarefa do jogador, bem como da Mentalidade da equipa. O jogo não tem culpa que as pessoas queiram usar um PL e depois esperarem que ele tenha um comportamento que não tem a ver com a função dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, eu ja usei pl defensivo, avançado recuado, falso 9...e nenhum defende, mesmo com mentalidades menos ofensivas, como o Contra-Ataque

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, eu ja usei pl defensivo, avançado recuado, falso 9...e nenhum defende, mesmo com mentalidades menos ofensivas, como o Contra-Ataque

Defendem e isto é mais notório quando se perceber que não podem esperar que o façam como um Central ou Médio de vocação defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faz sentido usar marcações individuais, aliás por alguma razão já ninguém as usa hoje em dia, ou muito raramente as usam. A última vez que tenho ideia de serem usadas foi na época passada, pelo Guardiola, quando o Bayern defrontou o Barcelona e viu-se o resultado :biggrin:

As instruções ao adversário NÃO se sobrepõem às restantes instruções, nem são dirigidas a um jogador específico da nossa equipa.

isto é um jogo, e aqui infelizmente algum BURRO britanico meteu na cabeça que os avançados nao ajudam a defender e apartir dai isso deixou de acontecer, na vida real tens equipas que defendem a zona com a equipa toda, aqui no fm a unica forma disso acontecer é usando marcaçao individual no meio campo, senao os vançados ficam la a frente a beber cafe e a ler o jornal , o simeone defende assim com os dois avnaçados a pressionar a saida de bola e depois virem para o seu meio campo pressionar os medios, o jorge jesus defende assim, o sa pinto no belnenses opta pela mesma estrategia e quase todas as equipas que jogam em 442.

em relaçao as instruçoes do adversario nao se sobrepoe as instruçoes a equipa estou completamente de acordo, pq se eu tirar a pressao que tenho feita aos defesas centrais os meus avançados deixam de pressionar e nao so tambem ja testei o deserme, mesmo tendo desarme agressivo e se puser suave nas instruçoes a equipa os jogadores perdem logo capacidade de desarme e isso nao é preciso tirar nenhum curso para se perceber basta testar e ver o que acontece durante o jogo, em vez de andar constamente e guiar-me por um forum de nome SI Games onde todos os moderadores estao segundo se consta parece que ajudaram a criar o jogo, mas depois para alem de nao perceberem patavina de futebol estao constantemente a dizer 350 mil maneiras de se jogar e vai se a haver e os users andam sempre aos papeis, eu prefiro analizar e ver com os meus proprios olhos o que faz cada instruçao, afinal de contas isto é um jogo e tem uma base de dados e um motot de jogo e é obvio que ha falhas é so uma questao de inteligencia para as saber explorar

Isso depende da função e da tarefa do jogador, bem como da Mentalidade da equipa. O jogo não tem culpa que as pessoas queiram usar um PL e depois esperarem que ele tenha um comportamento que não tem a ver com a função dele.

errado qualquer funçao do avançado em qualquer estrategia nao ajuda a defender, isto garanto pq ja foi testado por mim, os unicos que ainda fazem ali qualquer coisinha é o vançado defendido a defender e o falso 9 e mesmo assim descem ate meio campo mas nao pressionam a bola como deviam muito menos fazem a cobertura defensiva a unica diferença é que em vez de estarem plantados a beber cafe la a frente, estao plantados a faze-lo ca mais atras, isso deixou de ser possivel para ai a partir da segunda patch do FM 2014 mais ou menos

PS: Isto chama-se jogar compacto todos atacam todos defendem equipa toda a jogar no meio campo adversario em ataque posicional, equipa toda a defender no sei meio campo em transiçao defensiva quando a bola cai no nosso meio campo, enquanto a bola se encontra no meio campo contrario é pressionar rapido na frente para tentar recuperar a bola em zonas adiantadas

reparem em que zona do nosso meio campo o lima e o rodrigo se posicionaram para vir recuperar a bola e venham em que zona do terrado esta a equipa posicionada no processo defensivo quando a bola cai no nosso meio campo, espaço entre linhas completamente preenchido

x0YcrJB.jpg

PS: Se conseguirem fazer isto no FM limpam os jogos todos e mais nao digo.

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

A isso chamam-se exploit tactics.

Bom, o que me tenho vindo a aperceber é que à conta de tanto tentar explicar as subtilezas do jogo, acabo eu por jogar menos do que eu gostava, portanto deixo-vos com a inteligência de um único observador e vou aproveitar o jogo enquanto leio o que os burros que trabalharam e trabalham no motor do jogo escrevem para ajudar quem joga. O pessoal inteligente, obviamente, está fora, mas como vivem mais felizes na fantasia das alarvidades que escrevem, também não precisam de aprender. Ou se calhar precisam, pelo menos quando enviam mensagens a pedir ajuda e esclarecimentos fora deste fórum. Enfim, devem baralhar-se com tanta inteligência.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o que me tenho vindo a aperceber é que à conta de tanto tentar explicar as subtilezas do jogo, acabo eu por jogar menos do que eu gostava, portanto deixo-vos com a inteligência de um único observador e vou aproveitar o jogo enquanto leio o que os burros que trabalharam e trabalham no motor do jogo escrevem para ajudar quem joga. O pessoal inteligente, obviamente, está fora, mas como vivem mais felizes na fantasia das alarvidades que escrevem, também não precisam de aprender. Ou se calhar precisam, pelo menos quando enviam mensagens a pedir ajuda e esclarecimentos fora deste fórum. Enfim, devem baralhar-se com tanta inteligência.

lol tambem nao precisas ser sim, eu apenas estou a dizer ou tenho dito que ha coisas que esses gajos dizem que nao fazem muito sentido por ja ter testado outras soluçoes, acho apenas na minha opiniao que ganhamos mais em testar e ver o que acontece com os nossos proprios olhos do que irmos na conversa de A B OU C so pq supostamente dizem ou consta-se que ajudaram a criar o jogo...ainda no outro dia tive essa conversa com o Lokito e chegamos a conclusao que maior parte daqueles gajos queriam ter um cargo mais importante na SI , nao tem e depois vao para o forum dizer que fazem e acontecem e que fizeram o jogo ou ajudaram a fazer e bla bla, enfim mas cada um sabe de si e acredita naquilo que quer, eu prefiro acreditar naquilo que os meus olhos veem, isto tambem é apenas um jogo aqui nao ha mestres da tactica, ha apenas pessoal que tem ideias e partilha, ha coisas que eu concordo outras nem por isso e dou a minha opiniao, e como tenha achado que tu andas a dar demasiada importancia a aquilo que te dizem no forum da SI disse apenas que acho que as coisas nao sao assim tao lineares como eles quiserem fazer parecer, é preciso arranjar formas de anular os adversarios e de conseguir explorar bem os espaços, da maneira como eles descrevem as coisas, so tendo os wonderkids todos do jogo ou encher o plnatel de balantas e fierros e lucas romeros e viettos e por ai a fora é que se vai la, eu prefiro arranjar maneiras de tentar ganhar aos grandes com equipas mais pequenas, da mais pica, mas isto sou eu...como disse cada um joga da maneira que quer e com quem quer

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

O que entendes por exploit tactics? :) não entendi o conceito

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que quer dizer: Usares o motor de jogo nao como sendo um jogo real mas usando coisas que na realidade n seriam possiveis!

Compartilhar este post

Link para o post

São tácticas que exploram falhas no motor do jogo, uma das mais famosas terá sido a Diablo de há uns anos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que já não é possível fazer táticas desse género.

De qualquer forma, por muito irrealista que vos pareça uma tática feita no FM, ela é eficaz para o match engine em questão e isso é o que interessa. Acontece o mesmo na vida real, só que na vida real o "motor de jogo" tem muito mais qualidade que o do FM, por isso é que é mais difícil ganhar regularmente. Mas de certeza que existe um tipo de sistema que é mais eficaz do que os outros...até os outros o descobrirem.

Compartilhar este post

Link para o post

São tácticas que exploram falhas no motor do jogo, uma das mais famosas terá sido a Diablo de há uns anos atrás.

Mas o que te leva a dizer que a situação apresentada pelo Capone (a questão dos dois avançados nao defenderem e ser necessário recorrer a marcações individuais) é uma exploit tactic?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que te leva a dizer que a situação apresentada pelo Capone (a questão dos dois avançados nao defenderem e ser necessário recorrer a marcações individuais) é uma exploit tactic?

Eu não disse que é a questão dos dois avançados, fiz referência sim à exploração das falhas do motor do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

já alguém tentou recriar o modelo do jj no primeiro ano do Benfica? quando usava dois laterais que eram MC ao mesmo tempo ( césar Peixoto e Ruben Amorim ) e dos médios alas que também eram MC ao mesmo tempo ( Ramirez e carlos Martins ) ou seja havia muita troca posicional das alas para o meio, ainda mais do que há agora, nos víamos o Ruben Amorim e o césar a aparecer em zonas interiores em ataque posicional quando estes estavam na verdade a jogar a laterais , outras vezes víamos eles a encostar a linha e o mesmo se passava com os médios alas, nesta altura os avançados nao eram tao moveis sendo que o cardozo era mais fixo vá digamos assim, mas agora imaginem este modelo de jogo juntamente com mais dois avançados moveis e quem sabe ate com dois meio campistas que possam fazer o corredor todo para poderem fazer troca posicional também, já pensaram no carrossel que seria? estou tentado em explorar isso

Compartilhar este post

Link para o post

Capone, não entendi muito bem o esquema...

Como era o esquema tático?

era um 442 losango fechado , mas devido a dinamica os jogadores que jogavam no meio tornavam o esquema num 442 losango aberto, e os jogadores que jogavam nas alas tornaram o esquema num 343 , é o sistema do JJ, aquilo so é um 442 no papel, pq na verdade aquilo depois é o que as carateristas dos jogadores ditam, por exemplo no soporting é igual com ruiz e joao mario a jogar nas alas, quando tanto um como o outro sao jogadores do miolo, o que acontece com isto é que estao constantemente a fazer diagonais mas tambem jogam pelas faixas , ja os laterais sao alas puros e basicamente so dao profundidade e ampitude, quando o JJ tem laterais mais moveis cria mais dinamicas, por exemplo quando tinha o cesar peixoto e ruben amorim ambos jogavam nos corredores laterais, o que acontecia é que os jogadores faizam trocas posicionais em ataque posicional, ou seja o cesar paixoto ia dentro o di maria vinha fora, e vice versa, assim como acontece quando joga o corredor eliseu e gaitan, pq um joga no corredor central de raiz e outro é extremo adaptado dai criar dinamicas nesse corredor, o mesmo se passa com o jonas que é um avançado que cria e organiza, falso 9 digamos assim, cria dinamicas

Compartilhar este post

Link para o post

è as equipas do JJ em ataque sao um rolo compressor....com diversas dinamicas, que cria á equipa adversaria mt instabilidade posicional a defender! Pegando no jogo de ontem o Sporting tem os alas a fazer diagonais, e os laterais a subir mas se repararem qd o FCP poe o R. Neves lado a lado com o Danilo, para impedir as diagonais o Ruiz e o J. Mario encostam na linha para fazerem o 2x1 contra o lateral do FCP! Se virmos o FCP os desiquilibrios que causa sem o Andre Andre é apenas com as diagonais dos extremos! Uma equipa que bascule bem com bons medios posicionais anula facilmente este jogo! Eu vi o meu Vitoria no Dragao anular facilmente o FCP com duas linhas de 4 a bascularem sem oscilaçoes. qd o Lopetegui mete dois avançados e o FCP abre o jogo e começa cruzar bolas, ai tudo se complicou!

Pra mim o grande defeito do sistema do JJ esta nas costas dos defesas laterais que podem ser facilmente aproveitadas...por exemplo o FCP se ontem tem jogado com o Tello no lado do J. Pereira, aquilo era um passador, como ja foi com o CSKA, o Jefferson disfarça melhor pq bem mais rapido e recupera bem!

Mas ontem o Jesus apresentou outra nuance....que foi jogar so com um avançado e o Ruiz um falso extremo\avançado! O JJ de facto em termos ofensivos pra mim é do melhor que ha! As dinamicas que ele cria, vejo poucos ou nenhum a fazer igual! Gostava mm de o ver num clube de topo Europeu

Compartilhar este post

Link para o post

è as equipas do JJ em ataque sao um rolo compressor....com diversas dinamicas, que cria á equipa adversaria mt instabilidade posicional a defender! Pegando no jogo de ontem o Sporting tem os alas a fazer diagonais, e os laterais a subir mas se repararem qd o FCP poe o R. Neves lado a lado com o Danilo, para impedir as diagonais o Ruiz e o J. Mario encostam na linha para fazerem o 2x1 contra o lateral do FCP! Se virmos o FCP os desiquilibrios que causa sem o Andre Andre é apenas com as diagonais dos extremos! Uma equipa que bascule bem com bons medios posicionais anula facilmente este jogo! Eu vi o meu Vitoria no Dragao anular facilmente o FCP com duas linhas de 4 a bascularem sem oscilaçoes. qd o Lopetegui mete dois avançados e o FCP abre o jogo e começa cruzar bolas, ai tudo se complicou!

Pra mim o grande defeito do sistema do JJ esta nas costas dos defesas laterais que podem ser facilmente aproveitadas...por exemplo o FCP se ontem tem jogado com o Tello no lado do J. Pereira, aquilo era um passador, como ja foi com o CSKA, o Jefferson disfarça melhor pq bem mais rapido e recupera bem!

Mas ontem o Jesus apresentou outra nuance....que foi jogar so com um avançado e o Ruiz um falso extremo\avançado! O JJ de facto em termos ofensivos pra mim é do melhor que ha! As dinamicas que ele cria, vejo poucos ou nenhum a fazer igual! Gostava mm de o ver num clube de topo Europeu

la esta era o que eu estava a dizer, o JJ usa o modelos de jogos e os sistemas com jogadores com carateritiscas proprias para criar essas dinamicas, normalmente ele tem sempre um avançado que foi um 10 no passado, ou tem um extremo que ja jogou a 10 ou tem um lateral que ja jogou na frente como extremo, isto depois leva a que o jogador em ataque posicional possa ocupar mais que uma posiçao, tens o caso do Bryan Ruiz que ora joga a avançado ou a extremo ou ate mesmo podia jogar nas costas da defesa, e isto permite ao treinador criar varias dinamicas , pedindo ao jogador para se posicionar aqui ou ali...como joao mario que é meio campo mas tem jogado como medio ala mas esta constantemente a fazer diagonais e ect etc, aquilo na verdade é um autentico carrosel, e ele ainda nao se lembrou de atacar com os DC tambem, se bem que um deles costuma actuar bastante vezes como defesa com bola, quando tem essas caratcetiristicas, o caso do david luiz por exemplo levaval a a bola ate la a frente tudo lol nao fosse ele da escola do Cruyft

isso das costas dos laterais acontece pq os jogadores ainda nao estao rotinados para as coberturas conforme ele quer, tambem acontecia no benfica nos primeiros anos, quando ele tiver ali os medios alas a fechar bem no apoio aos laterais os avançados a fechar bem o meio campo vais ver aquilo a carborar, mas estes modelos de jogo demoram sempre tempo a ficarem familiarizados, ele melhorou muito defensivamente nos ultimos anos do benfica, chegando ate haver jogos em que ele jogava melhor quando estava a jogar apenas com 10 lol mas isto leva tempo, o sporting esta forte como era de se esperar mas isto ainda nao é nada, aquela equipa vai jogar muito mais, quando aquilo estiver tudo bem afinado

em realaçao ao ruiz ele ja andava a muito a pensar meter o ruiz a fazer de saviola lol aquilo é praticamente o benfica de 2009 com ruiz a fazer de saviola, o slimani a fazer de cardozo, o joao mario a fazer de ramirez sendo aque naquela altura havia mais dinamica por parte dos laterais, agora simplesmente limitam-se a dar amplitude e profundidade ,mas é como tu dizes o homem em termos ofensivos é maquina , em termos defensivos anda a melhorar de ano para ano mas a coisa pega com mais tempo de trabalho, teve um bom professor eheh

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

acho que uma cena que o Sporting faz a nivel de medios aalas é o Sporting para sair da pressão os alas abrem permitindo largura para haver mais fácilidade para sair da pressão quando não ha pressão do adversario ai os alas vão para zona interior e os laterais sobem no apoio logo penso que a melhor função é organizador aberto

Editado por andropt

Compartilhar este post

Link para o post

acho que uma cena que o Sporting faz a nivel de medios aalas é o Sporting para sair da pressão os alas abrem permitindo largura para haver mais fácilidade para sair da pressão quando não ha pressão do adversario ai os alas vão para zona interior e os laterais sobem no apoio logo penso que a melhor função é organizador aberto

sim no FM se quiseres recriar o sistema do JJ é usares OA

Compartilhar este post

Link para o post

sim no FM se quiseres recriar o sistema do JJ é usares OA

Capo é o que uso..dois OA nas alas! é o que fica mais parecido com a ideia de jogo do jesus! So que o sistema do Jesus parece um rolo compressor, sobem laterias encostados as linhas, sobem o alas que cortam para dentro no espaço entrelinhas e fica quase num 3-5-2 com o W. Carvalho a ficar no meio dos centrais! Os OA para mim no FM teem um problema, é que mtas vezes deixam se ficar para tras em apoio em ves de tentar atacar entrelinhas

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentaram jogar losango aberto mas com os médios laterais a defender no meio por marcação?

Acham que tem alguma utilidade?

Editado por Ion Timofte

Compartilhar este post

Link para o post

Capo é o que uso..dois OA nas alas! é o que fica mais parecido com a ideia de jogo do jesus! So que o sistema do Jesus parece um rolo compressor, sobem laterias encostados as linhas, sobem o alas que cortam para dentro no espaço entrelinhas e fica quase num 3-5-2 com o W. Carvalho a ficar no meio dos centrais! Os OA para mim no FM teem um problema, é que mtas vezes deixam se ficar para tras em apoio em ves de tentar atacar entrelinhas

Tambem tava com esse problema e a solução que achei foi por na instruçoes individuais chegar ainda mais longe e ai corrigi o problema

Agora tou focado em corrigir a ligação meio campo-ataque pelo falso 9 que ainda não ta como ruiz faz

Compartilhar este post

Link para o post

segundo o que ele disse ha uns tempos e vem naquele livro que um gajo jornalista que andou a assistir aos treinos dele fez, ele é obsecado pelo 343 , mas prefere ter jogadores com caractreristicas proprias que num determinado sistema ( neste caso o 442, como ja foi o 4132, e ate o 424 ) atraves da dinamica de jogo a equipa acabe por se posicionar em 343 ou 352 , normalmente é como te tinha dito dependendo das caracteristicas dos jogadores ele adapta o modelo de jogo, sendo que é sempre os jogadores que tem que se adaptar ao modelo de jogo que ele usa, isto parace um bocado contraditorio mas eu vou explicar por exemplo o maxi pereira era um lateral que no passado tinha jogado no meio campo, entao ele aproveitou isso dele, ou seja em ataque posicional o maxi pereira tanto jogava na linha como muitas vezes era o salvio que encostava na linha e o maxi que aparecia mais dentro, pq tinha caracterias para isso, assim como era o danilo no porto, ja este ano o jesus tendo o joao pereira que é apenas um jogador mais de corredor lateral limita-se a jogar mais na linha, dai o tel rolo compressor, é que atraves das caracteristicas de cada jogador ele quer que o jogador faça mais que uma posiçao, por isso é que tens avançados que vem buscar jogo a meio campo o caso do jonas e tens outros que se limitam a estar especados na area slimani, cardozo, mitroglu , mas quando o jesus ve que um destes tem caracteristicas para poder jogar num flanco por exemplo ja muda logo o modelo de jogo, tens o caso do lima que estava constantemente a encostar nos flancos e haveria muito mais casos ficavamos aqui o dia todo...o rolo compressor nao é nada mendos do que ele saber aproveitar ao maximo todas as caracteristicas dos jogadores que tem, por exemplo um dos avançados que eu gostava de ter visto passar pelas maos do JJ era o jackson martinnez, o que ele anda a fazer com o slimani tinha dado em dobro com o jackson martinez , sao avançados que tem muitas caracteriticas tecnicas e fisicas para se limitarem apenas a uma so funçao, e nas maos do JJ ele esmiuçava aquilo tudo

os OA so sobem mais se tiveres a usar uma estrategia ofensiva, senao eles limitam-se a andar ali pelo espaço entre linhas ou pelo meio campo, no meu caso eles aparecerem na area tanto para finalizar como para fazer aqueles cruzamentos rasteiros tipo como fazia o salvio ali a entrada da pequena area pelos flancos mas isto é pq uso estrategia atacar e a mentalidade deles fica mais ofensiva

Já experimentaram jogar losango aberto mas com os médios laterais a defender no meio por marcação?

Acham que tem alguma utilidade?

eu joguei assim no fm 15 ficava tipo o modelo de jogo do simeone em processo defensivo tudo ali a fechar o meio e resultava pq depois os extremos nao tinham linha de passe e eram obrigados a ir no 1x1 e perdiam maior parte das vezes a bola, a jogar assim cheguei a espetar 8-0 no chelsea com o benfica, este ano ja testei mas nao resulta pq por defeito os laterais enostam muito aos centrais no processo defensivo e a AI aproveita muito esse espaço. este ano é ao contrario, tens que tapar bem é as alas

Tambem tava com esse problema e a solução que achei foi por na instruçoes individuais chegar ainda mais longe e ai corrigi o problema

Agora tou focado em corrigir a ligação meio campo-ataque pelo falso 9 que ainda não ta como ruiz faz

e dificilmente vai estar, tu querias que o ruiz baixa-se muito para vir ao meio campo nera? isso so consegues ou usando marcaçao a homem ou usando uma estrategia hiper mega defensiva mas isso depois tambem nao consegues marcar golos limitaste praticamente quase a defender, ao contrario de outros anos em que a estrategia contençao com instruçoes escolhidas a dedo ate dava uma autentico estartegia de ataque, o que ja nao é o caso, para conseguires isso do ruiz aconselho-te a fazeres como fez o lokito passas o ruiz para avançado sombra

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

segundo o que ele disse ha uns tempos e vem naquele livro que um gajo jornalista que andou a assistir aos treinos dele fez, ele é obsecado pelo 343 , mas prefere ter jogadores com caractreristicas proprias que num determinado sistema ( neste caso o 442, como ja foi o 4132, e ate o 424 ) atraves da dinamica de jogo a equipa acabe por se posicionar em 343 ou 352 , normalmente é como te tinha dito dependendo das caracteristicas dos jogadores ele adapta o modelo de jogo, sendo que é sempre os jogadores que tem que se adaptar ao modelo de jogo que ele usa, isto parace um bocado contraditorio mas eu vou explicar por exemplo o maxi pereira era um lateral que no passado tinha jogado no meio campo, entao ele aproveitou isso dele, ou seja em ataque posicional o maxi pereira tanto jogava na linha como muitas vezes era o salvio que encostava na linha e o maxi que aparecia mais dentro, pq tinha caracterias para isso, assim como era o danilo no porto, ja este ano o jesus tendo o joao pereira que é apenas um jogador mais de corredor lateral limita-se a jogar mais na linha, dai o tel rolo compressor, é que atraves das caracteristicas de cada jogador ele quer que o jogador faça mais que uma posiçao, por isso é que tens avançados que vem buscar jogo a meio campo o caso do jonas e tens outros que se limitam a estar especados na area slimani, cardozo, mitroglu , mas quando o jesus ve que um destes tem caracteristicas para poder jogar num flanco por exemplo ja muda logo o modelo de jogo, tens o caso do lima que estava constantemente a encostar nos flancos e haveria muito mais casos ficavamos aqui o dia todo...o rolo compressor nao é nada mendos do que ele saber aproveitar ao maximo todas as caracteristicas dos jogadores que tem, por exemplo um dos avançados que eu gostava de ter visto passar pelas maos do JJ era o jackson martinnez, o que ele anda a fazer com o slimani tinha dado em dobro com o jackson martinez , sao avançados que tem muitas caracteriticas tecnicas e fisicas para se limitarem apenas a uma so funçao, e nas maos do JJ ele esmiuçava aquilo tudo

os OA so sobem mais se tiveres a usar uma estrategia ofensiva, senao eles limitam-se a andar ali pelo espaço entre linhas ou pelo meio campo, no meu caso eles aparecerem na area tanto para finalizar como para fazer aqueles cruzamentos rasteiros tipo como fazia o salvio ali a entrada da pequena area pelos flancos mas isto é pq uso estrategia atacar e a mentalidade deles fica mais ofensiva

eu joguei assim no fm 15 ficava tipo o modelo de jogo do simeone em processo defensivo tudo ali a fechar o meio e resultava pq depois os extremos nao tinham linha de passe e eram obrigados a ir no 1x1 e perdiam maior parte das vezes a bola, a jogar assim cheguei a espetar 8-0 no chelsea com o benfica, este ano ja testei mas nao resulta pq por defeito os laterais enostam muito aos centrais no processo defensivo e a AI aproveita muito esse espaço. este ano é ao contrario, tens que tapar bem é as alas

e dificilmente vai estar, tu querias que o ruiz baixa-se muito para vir ao meio campo nera? isso so consegues ou usando marcaçao a homem ou usando uma estrategia hiper mega defensiva mas isso depois tambem nao consegues marcar golos limitaste praticamente quase a defender, ao contrario de outros anos em que a estrategia contençao com instruçoes escolhidas a dedo ate dava uma autentico estartegia de ataque, o que ja nao é o caso, para conseguires isso do ruiz aconselho-te a fazeres como fez o lokito passas o ruiz para avançado sombra

Pois provavelmente terei de fazer isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...