Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jhonyb

[FM2016] Desafio Tatico Jorge Jesus

Publicações recomendadas

Pegando na ideia dos Regista e depois de ler bem o que faz decidi neste meu novo save testa-los:

Com as seguintes instruções:

Ja andei as voltas e voltas com os 2 pontas de lança e nao consigo por a funcionar! Portanto voltamos ao 433 :)

passar para o espaço juntamente com passe directo nao te ira fazer a equipa esta sempre a mandar chutoes para a frente?

Compartilhar este post

Link para o post

passar para o espaço juntamente com passe directo nao te ira fazer a equipa esta sempre a mandar chutoes para a frente?

Os passes estao mixed... mas por vezes sim acontece isso mas nao mto recorrente!

Compartilhar este post

Link para o post

Os passes estao mixed... mas por vezes sim acontece isso mas nao mto recorrente!

pois tens temporizaçao normal ajuda a cortar um bocado a quantidade de chutoes para a frente

Compartilhar este post

Link para o post

pois tens temporizaçao normal ajuda a cortar um bocado a quantidade de chutoes para a frente

A temporização nunca tem a ver com a direcção dos passes

Compartilhar este post

Link para o post

Na secção táctica do forum da SI tens todos os manuais que precisas, são exaustivos :)

Eras um fofo se mandasses o link direto para isso. :mrgreen:

E sim, eu sei que sou preguiçoso mas nunca me orientei muito bem pelos fóruns da SI :(

Compartilhar este post

Link para o post

Eras um fofo se mandasses o link direto para isso. :mrgreen:

E sim, eu sei que sou preguiçoso mas nunca me orientei muito bem pelos fóruns da SI :(

Fofo ? isso é coisa de rotão, frutinha e eu sou um gajo tradicional, portanto, só gajas e boas.

Tactics and training discussion não dá muita margem para te enganares :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

A temporização nunca tem a ver com a direcção dos passes

olha que tem e muito quando mais temporizaçao mais o jogador é rapido a executar e verticaliza mais o jogo, por isso é que o vodu jogava com passe ultra directo com temporizaçao muito lenta, ou seja a equipa sabia que era para chegar rapido a baliza mas temporizando fazendo a mesma um jogo vertical sem ser de chutao para a frente, por isso é que quando tu esoclhes passe directo a temporizaçao aumenta por defeito pq o passe directi implica jogo rapido, e dai sair o chutao para a frente se baixares a temporizaçao e escolheres passe directo a equipa vai querer meter a bola na frente de forma mais curta, é uma questao de testares e ves, por isso é que no fm 15 quando escolhias muito menios intensidade la dizia que os jogadores mantinham o controle do jogo de forma paciente

Compartilhar este post

Link para o post

olha que tem e muito quando mais temporizaçao mais o jogador é rapido a executar e verticaliza mais o jogo, por isso é que o vodu jogava com passe ultra directo com temporizaçao muito lenta, ou seja a equipa sabia que era para chegar rapido a baliza mas temporizando fazendo a mesma um jogo vertical sem ser de chutao para a frente, por isso é que quando tu esoclhes passe directo a temporizaçao aumenta por defeito pq o passe directi implica jogo rapido, e dai sair o chutao para a frente se baixares a temporizaçao e escolheres passe directo a equipa vai querer meter a bola na frente de forma mais curta, é uma questao de testares e ves, por isso é que no fm 15 quando escolhias muito menios intensidade la dizia que os jogadores mantinham o controle do jogo de forma paciente

tudo isso, mas lamentamos muito mas não tem, é apenas uma confusão e um dos muitos mitos que circulam pela internet.

temporização tem apenas e SÓ a ver com a rapidez com que a bola é movimentada independentemente da direcção do passe.

Compartilhar este post

Link para o post

tudo isso, mas lamentamos muito mas não tem, é apenas uma confusão e um dos muitos mitos que circulam pela internet.

temporização tem apenas e SÓ a ver com a rapidez com que a bola é movimentada independentemente da direcção do passe.

entao testa e vez mete atacar e passe curto com muita temporizaçao e depois mete atacar e passe curto com pouca temporizaçao, mete apenas essas instruçoes e vais ver se com pouca temporizaçao os jogadores nao circulam muito mais a bola entre a defesa e meio campo em evz de meterem logo a bola no ataque mesmo sendo com passes curtos

Compartilhar este post

Link para o post

entao testa e vez mete atacar e passe curto com muita temporizaçao e depois mete atacar e passe curto com pouca temporizaçao, mete apenas essas instruçoes e vais ver se com pouca temporizaçao os jogadores nao circulam muito mais a bola entre a defesa e meio campo em evz de meterem logo a bola no ataque mesmo sendo com passes curtos

Vão sempre circular mais a bola atrás porque a mentalidade é precisamente para manter a posse de bola nos jogadores mais recuados, ainda que a urgência para criar oportunidades de golo seja grande. Aumentando a temporização, os jogadores tentam circular a bola mais depressa. Não há mais nada aqui para inventar :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Vão sempre circular mais a bola atrás porque a mentalidade é precisamente para manter a posse de bola nos jogadores mais recuados, ainda que a urgência para criar oportunidades de golo seja grande. Aumentando a temporização, os jogadores tentam circular a bola mais depressa. Não há mais nada aqui para inventar :biggrin:

entao testa e logo vez a diferença

Compartilhar este post

Link para o post

entao testa e logo vez a diferença

O que será mais provável ? Uma interpretação ou uma informação de quem está por detrás do motor do jogo ?

Compartilhar este post

Link para o post

O passe também será afectado pela capacidade de decisão do jogador. Uma coisa é darem-te 2 segundos para executar uma acção, outra é darem 5 segundos. O jogador poderá ser menos racional a passar.

Compartilhar este post

Link para o post

O passe também será afectado pela capacidade de decisão do jogador. Uma coisa é darem-te 2 segundos para executar uma acção, outra é darem 5 segundos. O jogador poderá ser menos racional a passar.

ora nem mais era aqui que eu queria chegar...

edit: por alguma razao se escolheres menos temporizaçao na defeniçao diz que la que o jogador vai tentar manter a posse de bola e o controle do jogo, ou seja verticaliza menos o jogo digamos assim, posto isto conclui-se que:

- passe curto com pouca temporizaçao ( posse de bola e controlo de jogo com mais passes para tras e na horizontal )

- passe curto com com mais temporizaçao ( posse de bola mais assertiva, mais passes na vertical ainda que sejam curtos, menos tringulaçoes no passe, ou seja, em vez de ser bola a rodar pelos defesas todos primeiro antes de ir para o meio campo, ser amais do genero defesa, medio, ataque ( ainda que seja de forma curta )

- passe direito com pouca temporizaçao ( jogador procura uma linha de passe mais distante ( se esta existir ) o receptor ao segurar a bola recebe e faz temporizaçao, ou seja normalmente mantem a circulaçao de bola no meio campo adversario, mas no seu meio campo tem urgencia em meter rapidamente a bola na frente ( o que faz normalmente a estrategia ataque por defeito )

- passe direito com muita temporizaçao ( estilo de jogo contra golpe o jogador recebe e so tem a preocupaçoa de meter a bola na frente o mais rapido possivel a menos que existe uma melhor linhda de passe mais proxima , sendo que esta tenha que ser obrigatoriamente vertical

aliado a isto tudo ainda tens o perder tempo...quanto mais wasting time mais a equipa demora a ir para o meio campo adversario, o que depois acaba quase por ser uma contradiçao ao que ja foi dito se formos bem a ver as coisas...eu tenho feito varios testes e ja encontrei umas combinaçao engraçadas por exemplo exprimentem la usar manter a posse de bola + jogar aberto + muita temporizaçao + passe misto, garanto que vao gostar é mais ou menos isto que acontece:

62eb78856b56554af31074b5e3df3a34.gif

54293a71382459683b8bee717cf586f0.gif

conlusao o passe curto ja de si se repararem baixa a temporizaçao, isto é uma instruçao de controle de bola, e sendo o manter a posse uma instrução "defensiva" as duas juntas iram fazer com que a equipa procure apenas ter bola digamos assim e nao é isso que se pretende, agora se pedirem aos jogadores para terem bola mas com passe mais "directo" o que vai acontecer é que a equipa tem proecupaçao em ter bolas mas tambem tem a preocupaçao em chegar a baliza e fazer golos, o que no meu entender é uma combinaçao perfeita, ainda aliado a isso tudo junto o procurar sobreposiçoes para que a equipa quando esteja no ataque segure e espere por a profundidade de um jogador que vem de tras que ainda aliado a isso entra o passe para o espaço vazio que o jogador que vem dar a tal profundidade recebe

edit: e agora ainda ando a magicar mais outra instruçao para casar com essas que ja disse eheh

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de compreender onde o Capo quer chegar, a ideia que tinha, por acaso é a mesma do Michael, ou seja.

"Tempo is how quickly the ball is moved rather than where it gets moved to."

A temporização influencia a velocidade com que a bola é distribuída, não tanto para onde é distribuída.

Agora claro, é uma questão de interpretação no jogo. Certas e determinadas instruções, misturadas com a Temporização Alta, podem dar a ideia de um futebol mais directo.

Não estou a dizer onde está a razão, mas é uma área onde ainda não existe um consenso :)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com sérias dificuldades contra equipas grandes Barcelona, Arsenal e WolfsBurgo (neste caso o meu grupo da champions)

Onde perdi 2x com o Barça, empatei 1 com o Arsenal em casa e perdi la 3-2 (devia ter ganho mas o Cech sacou 2 bolas :| ) e o wolfsburgo empatei tb!

Parece que a equipa deixa de saber jogar à bola qd joga contra equipas grandes... Nao compreendo

7376f087ab736565b832bec55e12cae6.png

Qd joguei fora baixei o William para DM (D) e o Joao Mario AP (S)

d9264ac27e3476fa963e238a26e8880e.png

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de compreender onde o Capo quer chegar, a ideia que tinha, por acaso é a mesma do Michael, ou seja.

"Tempo is how quickly the ball is moved rather than where it gets moved to."

A temporização influencia a velocidade com que a bola é distribuída, não tanto para onde é distribuída.

Agora claro, é uma questão de interpretação no jogo. Certas e determinadas instruções, misturadas com a Temporização Alta, podem dar a ideia de um futebol mais directo.

Não estou a dizer onde está a razão, mas é uma área onde ainda não existe um consenso :)

tambem tinha essa ideia, mas nao é isso que diz na descrição da instrução, dai ter feito as expriencias, mas na minha ideia é o casamento dessas coisas todas que acabam por defenir uma estrategia ou modelo de jogo digamos assim, nada é assim tao linear , mas ve o que diz na descriçao da pouca temporizaçao

M0IbrGk.jpg

manter a posse circular abola e manter o controle do jogo, ou seja, pouco fala a cerca da velocidade com que os passes se processao, apenas se refere a isso no inicio, dai eu conlcuir que é uma mistura das duas coisas

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Jogas com uma mentalidade bastante ofensiva, o que já pressupõe uma linha defensiva subida. Se em cima disto, ainda sobes mais a linha defensiva é importante jogar com a defesa em linha para colocar o adversário em fora de jogo. Obviamente que neste caso, convém também que os centrais tenham a mesma tarefa.

Estás a usar 5 "dribladores", parece-te uma boa opção ?

A equipa está a focar o passe exclusivamente pelo meio, devido 1) à utilização do organizador de jogo; e 2) a jogar mais estreito.

Meio-campo muito enfraquecido, o AP vai ter tendência a subir para a posição 10 enquanto o DLP vai ser mais posicional, podias subir o DLP para a posição do meio-campo e o AP passar a ser MC (s). Na frente podes combinar o AF com um Falso 9 ou DLF (s)

Compartilhar este post

Link para o post

tambem tinha essa ideia, mas nao é isso que diz na descrição da instrução, dai ter feito as expriencias, mas na minha ideia é o casamento dessas coisas todas que acabam por defenir uma estrategia ou modelo de jogo digamos assim, nada é assim tao linear , mas ve o que diz na descriçao da pouca temporizaçao

M0IbrGk.jpg

manter a posse circular abola e manter o controle do jogo, ou seja, pouco fala a cerca da velocidade com que os passes se processao, apenas se refere a isso no inicio, dai eu conlcuir que é uma mistura das duas coisas

Pois, como eu disse, é uma área com questões em aberto.

Ok então a Temporização Alta influencia a velocidade com que a bola é distribuída, mas não a direcção da bola. Se jogas em posse e usas passes curtos, continuas a jogar em passe curto e manutenção da posse, na transição, só que em alta velocidade ( Ex: BAYERN ). Se jogas a alta velocidade, abres mais espaços, consegues progredir mais rapidamente, sempre em passes curtos, até surgir o espaço para o movimento de ruptura, que são muitos, até porque a equipa chega rapidamente à frente com a alta intensidade (caso os bichos do meio campo sejam jogadores de qualidade, caso contrário existirão inúmeras perdas de bola). Ou seja, o que muda, na minha opinião, é a rapidez com que o passe é feito, não o tipo de passe, neste caso continua a ser curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas descrições não são actualizadas há vários anos, se fossemos a fazer fé nelas ainda hoje andava tudo às cegas sobre os automatismos que são "embutidos" nos jogadores e na equipa através da mentalidade e fluidez estabelecidas. Um bom exemplo disto é que uma intensidade mais baixa NUNCA foi sinónimo de mais posse de bola, aliás basta que o adversário exerça mais pressão, portanto só este aspecto deita logo por terra o que é dito nessa descrição. A intensidade / temporização mais baixa, além de proporcionar uma circulação de bola mais lenta, faz com que os jogadores retenham / prendam mais a bola.

A direcção no passe é determinada por:

a) Mentalidade (devido ao carácter de urgência que está associado a cada uma);

b) Instruções (quer sejam de especificamente de passe, quer sejam pela largura com que a equipa se posiciona no campo);

c) Função e Tarefa do Jogador;

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Se as descrições não estão corretas o que estão lá a fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, como eu disse, é uma área com questões em aberto.

Ok então a Temporização Alta influencia a velocidade com que a bola é distribuída, mas não a direcção da bola. Se jogas em posse e usas passes curtos, continuas a jogar em passe curto e manutenção da posse, na transição, só que em alta velocidade ( Ex: BAYERN ). Se jogas a alta velocidade, abres mais espaços, consegues progredir mais rapidamente, sempre em passes curtos, até surgir o espaço para o movimento de ruptura, que são muitos, até porque a equipa chega rapidamente à frente com a alta intensidade (caso os bichos do meio campo sejam jogadores de qualidade, caso contrário existirão inúmeras perdas de bola). Ou seja, o que muda, na minha opinião, é a rapidez com que o passe é feito, não o tipo de passe, neste caso continua a ser curto.

exacto mas com a equipa a ter tendencia para meter a bola a rolar mais no meio campo adversario, com menos intensidade nao apenas a circulaçao é feita de forma mais lenta como o estilo de passe deixa de ser tao vertical e passa a ser mais horizontal e para tras digamos assim com mais tringulaçoes

Compartilhar este post

Link para o post

Se as descrições não estão corretas o que estão lá a fazer?

A aguardar actualização.

Os próprios moderadores do fórum da SI (uns quantos já trabalharam na SI) reconhecem a urgência de serem revistas para que além das pessoas serem melhor informadas, se acabe também com várias especulações.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas descrições não são actualizadas há vários anos, se fossemos a fazer fé nelas ainda hoje andava tudo às cegas sobre os automatismos que são "embutidos" nos jogadores e na equipa através da mentalidade e fluidez estabelecidas. Um bom exemplo disto é que uma intensidade mais baixa NUNCA foi sinónimo de mais posse de bola, aliás basta que o adversário exerça mais pressão, portanto só este aspecto deita logo por terra o que é dito nessa descrição. A intensidade / temporização mais baixa, além de proporcionar uma circulação de bola mais lenta, faz com que os jogadores retenham / prendam mais a bola.

A direcção no passe é determinada por:

a) Mentalidade (devido ao carácter de urgência que está associado a cada uma);

b) Instruções (quer sejam de especificamente de passe, quer sejam pela largura com que a equipa se posiciona no campo);

c) Função e Tarefa do Jogador;

mas eu nao me basiei so nas instruçoes, mas sim em testes, mandei a equipa para dentro de campo so com algumas instruçoes para ver o que faziam e fui casando umas com as outras para testar...obvio que a mentalidade influencia, eu com uma certa mentalidade e um certo estilo de passe e tipo de velocidade e etc consigo criar um modelo de jogo que pode nao ter nada a ver com a estrategia, por exemplo em contençao posso criar um modelo de jogo que sufoca o adversario e carrega assim como posso em sobrecarrgar ter um estilo mais de posse e controle do jogo se quiser ( sendo que aqui é mais dificil, mas tambem se arranja...) chego a conclusao que algumas instruçoes influenciam mais que apenas um unico promenor e a temporizaçao é um deles se eu jogar com passe direito e pouco temporizaçao e contençao consigo um jogo de posse assertivo por exemplo , se optar por contençao na mesma com passe directo e mais velocidade fico com um jogo mais directo sendo que ainda assim tenho a mesmo bola visto que a contençao assim o define, mas fazendo os testes percebe-se bem que a temporizaçao tanto infleucnia a velocidade das acçoes como tambem a verticalidade ou nao do modelo de jogo

edit: se pensarmos um bocado vemos que é contraditorio mas ao mesmo tempo faz sentido, ou seja, o passe direito diz-nos que é para meter a bola mais na frente, e a pouca temporizaçao diz-noz que é para manter o controle da bola e ser mais paciente, casado as duas a equipa quer ter bola mas faz jogo mais vertical ou seja bola na frente mas a jogar para o pé em vez de ser chutao para o ar, por outro lado com mais temporizaçao ja sai o chutao para a afrente... mas la esta dependendo muito da estrategia, do estilo de passe da temporizaçao e ate mais algumas...

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...