Lebohang Publicado 25 Janeiro 2020 A capa d'A Bola... ? Cringe... Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 25 Janeiro 2020 A capa é tão boa que nem sequer sei quem são os dois gajos que estão ali representados. ? Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 25 Janeiro 2020 Citação de ComiC, há 2 horas: Paulinho e Soares? Deve ser. São. Mas à primeira vista quando vi a capa pensei em Sérgio Conceição e Rúben Amorim. ? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Janeiro 2020 (editado) O Basket tem muito mais importancia em Espanha do que em Portugal. Editado 27 Janeiro 2020 por Slade Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 27 Janeiro 2020 O Kobe transcende o basquetebol, é das figuras mais míticas da história do desporto. A minha mãe não faz ponta de ideia de como se joga basquetebol e conhecia o Kobe. É por aí que se vê a influência. De qualquer das formas não esperava capas diferentes. A capa da Marca, como é hábito, é brilhante. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de Slade, há 51 minutos: O Basket tem muito mais importancia em Espanha do que em Portugal. Tirando talvez o Ronaldo, o Kobe é bem maior e transcendente do que qualquer desportista na história portuguesa. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de Poeira, há 16 minutos: Tirando talvez o Ronaldo, o Kobe é bem maior e transcendente do que qualquer desportista na história portuguesa. Para a malta que compra jornais desportivos, não é. Aliás, arrisco a dizer, que para a maioria da malta que vê desporto em Portugal, o Olégário é mais importante que o Kobe. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de Slade, há 12 minutos: Para a malta que compra jornais desportivos, não é. Aliás, arrisco a dizer, que para a maioria da malta que vê desporto em Portugal, o Olégário é mais importante que o Kobe. Até aí já eu cheguei. Mas enquanto isso se adequar e se considerar aceitável enquanto justificação, eles vão continuar a fazer o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de Bashir, há 1 hora: Também pode ter a camisola doutra cor, mas só existe a ilustração assim. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 27 Janeiro 2020 (editado) Citação de Slade, há 3 horas: Para a malta que compra jornais desportivos, não é. Aliás, arrisco a dizer, que para a maioria da malta que vê desporto em Portugal, o Olégário é mais importante que o Kobe. Isto é só estúpido... E já tive esta discussão com mais do que um jornalista desportivo sobre o assunto. As capas dos jornais desportivos não vendem... Se fizermos um estudo de mercado vamos reparar que a maioria (aponto para uns 90%) que compram os desportivos fazem-no regularmente, não é por estar com o Benfica/Sporting/Porto na capa que o fazem. Depois a alteração de capas, Portugal no Europeu de Andebol, o Paulo Gonçalves, Kobe, etc., fará com que haja um interesse mais generalizado pela maioria do público, e não só pelo Zé Manel. É uma questão cultural que pode ser mudada, mas não o é por medo/receio. Editado 27 Janeiro 2020 por Ed Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 27 Janeiro 2020 Fiz uma tese inteira sobre isso. O critério de noticiabilidade é algo que é completamente relegado para segundo plano no que concerne aos jornais desportivos portugueses. Eles escudam-se nas vendas e no interesse nacional, mas a justificação deles finda-se sempre por aí. Um dos melhores exemplos de todos, que não deixa escapatória a segundas interpretações, foi quando o Moreirense ganhou a Taça da Liga e a capa foi o Fejsa a regressar de lesão (Record). Num jornal desportivo, que se diz reger pela importância dada ao futebol português (o que, mesmo sendo questionável, é aceitável) o valor-notícia deve ser dado aos maiores feitos do futebol português onde se inclui, obviamente, a vitória numa competição. Resumindo e baralhando: a nossa cultura jornalística associa-se muito mais à de tablóide do que informativa. Noves fora: mais na base da especulação do que a de informar o leitor. Posto isto, não vale a pena chorarem sobre leite derramado, o Benfica vai continuar sempre a ser destaque. Dê por onde der. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 27 Janeiro 2020 Os jornais não têm necessariamente de "mudar mentalidades", aliás até acho perigoso quando o tentam fazer. Os jornais informam e como empresas que são tentam conjugar isso com alguma sustentabilidade financeira através de vendas. Não vi estudo nenhum a que te referes, mas a ser verdade(e pode ser) as equipas de vendas dos 3 principais jornais portugueses andam a comer gelados com a testa. Não sei se a capa dos jornais devia ser o Kobe mas sei que a maior parte das pessoas que conheço não liga patavina à modalidade e as que ligam são jovens que dificilmente comprariam jornais de qualquer forma. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de ascom, há 5 minutos: Os jornais não têm necessariamente de "mudar mentalidades", aliás até acho perigoso quando o tentam fazer. Os jornais informam e como empresas que são tentam conjugar isso com alguma sustentabilidade financeira através de vendas. Não vi estudo nenhum a que te referes, mas a ser verdade(e pode ser) as equipas de vendas dos 3 principais jornais portugueses andam a comer gelados com a testa. Não sei se a capa dos jornais devia ser o Kobe mas sei que a maior parte das pessoas que conheço não liga patavina à modalidade e as que ligam são jovens que dificilmente comprariam jornais de qualquer forma. A questão é: o jornalismo tem regras. Divergem, diferem e são mutáveis, mas, há princípios jornalísticos dos quais não te podes desprender só porque sim. O do valor-notícia é um deles. Claro que as questões podem ser levantadas: será a morte de um astro mundial mais noticiável do que a vitória do maior clube português? Acho claramente que sim. Uma vez que eles se intitulam como jornais desportivos (não futebolísticos) e olhando a toda a esfera de influência que o Kobe teve no desporto no geral, parece-me um caso claro de uma manchete. Dê por onde der. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de nopla, há 20 minutos: A questão é: o jornalismo tem regras. Divergem, diferem e são mutáveis, mas, há princípios jornalísticos dos quais não te podes desprender só porque sim. O do valor-notícia é um deles. Claro que as questões podem ser levantadas: será a morte de um astro mundial mais noticiável do que a vitória do maior clube português? Acho claramente que sim. Uma vez que eles se intitulam como jornais desportivos (não futebolísticos) e olhando a toda a esfera de influência que o Kobe teve no desporto no geral, parece-me um caso claro de uma manchete. Dê por onde der. Mas repara que eles não deixam de dar a notícia nem sequer deixam de dar destaque a isso na capa, simplesmente fazem maior referência ao Benfica que é o maior clube português no desporto que é o mais seguido(se não o único que é seguido em massa). A maioria das pessoas em Portugal desconhece a NBA ou o Kobe por maior que fosse o impacto dele no mundo do desporto. As que seguem são maioritariamente jovens que preferem acompanhar as notícias pela internet. O Valor-Notícia é obviamente importante mas coloco a questão se é algo assim tão objectivo ou depende também do contexto onde vives e do teu público alvo. Faz sentido dar o maior destaque um acontecimento ao qual as pessoas não terão grande interesse ? Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 27 Janeiro 2020 Citação de ascom, há 3 minutos: Mas repara que eles não deixam de dar a notícia nem sequer deixam de dar destaque a isso na capa, simplesmente fazem maior referência ao Benfica que é o maior clube português no desporto que é o mais seguido(se não o único que é seguido em massa). A maioria das pessoas em Portugal desconhece a NBA ou o Kobe por maior que fosse o impacto dele no mundo do desporto. As que seguem são maioritariamente jovens que preferem acompanhar as notícias pela internet. O Valor-Notícia é obviamente importante mas coloco a questão se é algo assim tão objectivo ou depende também do contexto onde vives e do teu público alvo. Faz sentido dar o maior destaque um acontecimento ao qual as pessoas não terão grande interesse ? Percebo a tua questão, mas apesar de serem conceitos que se relacionam, são completamente distintos, tento a sua própria definição e considerações várias. Esses conceitos que colocas em causa (e bem!) são o da objectividade e da imparcialidade. Esses, sim, para mim, são completamente mutáveis e muito difíceis de definir. Há muitos teóricos que afirmam que não existe objectividade, uma vez que todos os jornalistas são influenciados pelos meios de comunicação onde se inserem, pelos valores-base que têm, pela educação, pela sociedade, etc. Contudo, isso não pode influenciar o valor-notícia, não desta maneira. Compartilhar este post Link para o post