Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Zenit 1-2 Benfica (RF)

Publicações recomendadas

O Porto do Mourinho nem era uma equipa que tinha um estilo de jogo muito atraente (a da Champions). Mas era extremamente eficaz e segura.

Verdade, noutro dia fui ver uns quantos jogos e a forma como o Porto tomava conta do jogo tanto com bola como sem bola era completamente surreal e demonstrador de um trabalho do crl. Tu olhavas ali para dentro e vias um trabalho do crl.

Btw, gabo a paciência às pessoas que ainda discutem a temática Jesus/Rui Vitória ou Benfica joga muito/Benfica joga pouco, gabo a paciência por quererem continuar a discutir algo que nunca terá fim por serem duas visões completamente diferentes e opostas de ver o futebol.

Eu vou continuar na minha e muito seguro de que tenho razão. Claro que o futebol é sempre uma surpresa do crl e todos os anos nos ensina algo diferente e nos faz evoluir, mas a minha experiência tende a colocar o trabalho acima do perfil psicológico. Apesar de serem duas componentes essenciais e não se dever descurar nenhuma em momento algum no futebol, não acho que uma equipa seja capaz de sobreviver muito mais que uma época ou duas com base no cariz psicológico e emocional de contextos específicos.

O Rui Vitória tem mérito por ter sido capaz de capitalizar todo um grupo em torno de um objectivo e de um contexto muito difícil, aí devem-lhe ser reconhecidos todos os méritos no cariz social. É um grande homem e uma grande pessoa ou pelo menos aparenta ser.

Já em relação ao futebol, essas avaliações é melhor não serem feitas, até porque não há vontade de fazê-las. Mas já o Ibra tinha dito, o que falta ao Benfica em termos tácticos, tem compensado com uma fibra do crl e aparentemente esta época acabará mesmo por resultar em grandes feitos.

Agora, estou ansioso para ver a abordagem do Benfica da próxima época em termos futebolísticos. Porque pese embora todos os defeitos do Rui Vitória, ele não é burro nenhum, e estou muito curioso se vai conseguir corrigir os erros tácticos que este Benfica tem ou se vai continuar a apostar forte em termos psicológicos. E se optar pela segunda aposta e tiver sucesso, vai acabar por marcar uma forma diferente de ver o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém falou aí que a grande qualidade do vitória era apostar nos melhores jogadores, o que não é totalmente verdade, andámos a jogar com o Guedes quando tínhamos o Carcela, e o mitro passou um período no banco para jogar o gajo que nos safou ontem.

Ainda assim, nesse aspecto é bem superior ao Jesus, e o plantel de luxo (comparativamente ao porto e sporting, plantel, não é onze) foi em parte graças a ele que se construiu. As transferências de inverno não sei se foi ele que pediu os jogadores mas este foi provavelmente o melhor período de transferências dos últimos anos, reforçámos exactamente onde era preciso (grimaldo, Jovic, e vá, o guzzo que dificilmente vai calçar mas pronto, era uma posição carenciada também), um pouco ao contrário dos nosso rivais que enfraqueceram a equipa, apesar do Suk e do Coates terem sido bons reforços, saíram jogadores de qualidade também.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto do Mourinho nem era uma equipa que tinha um estilo de jogo muito atraente (a da Champions). Mas era extremamente eficaz e segura.

Verdade, noutro dia fui ver uns quantos jogos e a forma como o Porto tomava conta do jogo tanto com bola como sem bola era completamente surreal e demonstrador de um trabalho do crl. Tu olhavas ali para dentro e vias um trabalho do crl.

E o Benfica dessa época era o mesmo. Se na primeira volta aquilo andou tremido, muito por culpa do Artur, desde a entrada do Oblak para a equipa titular, era uma segurança defensiva incrivel, e o ataque era absolutamente demolidor também

Compartilhar este post

Link para o post

E o Benfica dessa época era o mesmo. Se na primeira volta aquilo andou tremido, muito por culpa do Artur, desde a entrada do Oblak para a equipa titular, era uma segurança defensiva incrivel, e o ataque era absolutamente demolidor também

Mas o ataque do Benfica dava mais espectáculo, muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Maxi - Luisão - Garay - Siqueira

------------------- Matic/Fejsa

AA - Lindelof - Jardel - Eliseu

----------------- Samaris/Fejsa

:cry:

Compartilhar este post

Link para o post

AA - Lindelof - Jardel - Eliseu

----------------- Samaris/Fejsa

:heart: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém falou aí que a grande qualidade do vitória era apostar nos melhores jogadores, o que não é totalmente verdade, andámos a jogar com o Guedes quando tínhamos o Carcela, e o mitro passou um período no banco para jogar o gajo que nos safou ontem.

Curiosamente foi quando o RV apostou nos melhores jogadores que o rendimento da equipa subiu.

Não esquecer que o onze do Benfica no início da época (JC; Luisão, Jardel, NS, Eliseu; Samaris, Pizzi, Guedes, Gaitán; Jonas, Jimenez) é bem diferente do onze da melhor série vitoriosa do Benfica (JC; Lisandro, Jardel, AA, Eliseu; Samaris, RS, Pizzi, Gaitán/Carcela; Jonas, Mitroglou).

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o ataque do Benfica dava mais espectáculo, muito mais.

Não dava muito mais.

Este Benfica dá espetáculo. Na frente os jogadores jogam com liberdade, criatividade, têm combinações interessantes, velocidade na execução também...

As fragilidades aparecem principalmente no processo defensivo (em transição então) mas isto acontece sobretudo em jogos que outra das nossas fragilidades, embora não tão grave/evidente, vem ao de cima. Que é na gestão da posse de bola. Nem sempre conseguimos, colectivamente, controlar os ritmos do jogo e isto expôe-nos imenso.

Agora as melhorias estão lá. Na minha opinião o RV tem ideias de jogo no momento defensivo que estão ultrapassadas no futebol de hoje. E por isso os adversários encontram soluções melhores e mais rapidamente do que contra o Sporting por exemplo. Mas se olharmos para o ínicio da época nós nem processo defensivo tinhamos. A equipa melhorou neste aspecto, é inegável.

Na gestão da posse da bola tbm já se viram melhorias. A saída de bola no ínicio de época era desastrosa. O esquema actualmente é diferente e bem melhor. Na primeira parte com o Zenit tivémos longos períodos de posse continuada, já se viu noutros jogos também..

O RV tem vindo a fazer uma época em crescendo (que é um factor positivo para qql treinador) e neste momento está dentro dos objetivos a que se propôs. Tem 44/45 anos por isso ainda pode melhorar bastante. Se calhar é mesmo a escolha certa.

No ínicio da época muita gente criticou (eu incluído) mas talvez essas críticas tenham sido algo precipitadas e/ou exageradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não dava muito mais.

Este Benfica dá espetáculo. Na frente os jogadores jogam com liberdade, criatividade, têm combinações interessantes, velocidade na execução também...

As fragilidades aparecem principalmente no processo defensivo (em transição então) mas isto acontece sobretudo em jogos que outra das nossas fragilidades, embora não tão grave/evidente, vem ao de cima. Que é na gestão da posse de bola. Nem sempre conseguimos, colectivamente, controlar os ritmos do jogo e isto expôe-nos imenso.

Agora as melhorias estão lá. Na minha opinião o RV tem ideias de jogo no momento defensivo que estão ultrapassadas no futebol de hoje. E por isso os adversários encontram soluções melhores e mais rapidamente do que contra o Sporting por exemplo. Mas se olharmos para o ínicio da época nós nem processo defensivo tinhamos. A equipa melhorou neste aspecto, é inegável.

Na gestão da posse da bola tbm já se viram melhorias. A saída de bola no ínicio de época era desastrosa. O esquema actualmente é diferente e bem melhor. Na primeira parte com o Zenit tivémos longos períodos de posse continuada, já se viu noutros jogos também..

O RV tem vindo a fazer uma época em crescendo (que é um factor positivo para qql treinador) e neste momento está dentro dos objetivos a que se propôs. Tem 44/45 anos por isso ainda pode melhorar bastante. Se calhar é mesmo a escolha certa.

No ínicio da época muita gente criticou (eu incluído) mas talvez essas críticas tenham sido algo precipitadas e/ou exageradas.

Estava-se a comparar o Porto que ganhou a Champions League com o Benfica que limpou tudo e perdeu a final da Liga Europa para o Sevilha. Sobre o Benfica deste ano já não me pronuncio mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eh pa, comparar o Porto do Mourinho com o melhor Benfica do JJ faz-me dores de cabeca! O FCP de Mourinho dominou durante duas epocas como raramente se ve, em todas as competicoes, internas e europeias! O JJ? Nunca. Ganhamos (quando ganhamos alguma competicao) sempre a' rasca. Faziamos mtos jogos bonitos contra clubes do meio da tabela, certo, mas dominar competicoes? n me lembra.

Eu acho que a malta se deixa entusiasmar pela estetica do futebol de JJ e minimiza o resto. Eu adorava ver aquelas transicoes ofensivas do Benfica de JJ, entusiasma qq um... mas nos momentos chave, o JJ "ajoelhava-se" perante as suas proprias limitacoes, limitacoes essa q se recusa a ver, fechado no seu mundo de mestrias tacticas.

Mas, mais do q opinioes, os factos sao os q mais contam:

- o Benfica de JJ foi vergado, e por vezes, humilhado, pelo Villas Boas e pelo Vitor Pereira. Dois treinadores bons mas longe de serem treinadores de topo, apesar do Villas Boas estar perto dessa categoria e ainda ser bastante jovem. Se o JJ fosse isso tudo q dizem dele, mestre da tatica, certamente q nestes duelos nos iamos lembrar de coisas como "ah, lembraste daquela vez em q o JJ fez aquela cena e com isso conseguiu ganhar num jogo dificil?" hummm... n, n me lembro. Mas lembro-me de ter posto o David Luiz a def esquerdo e a ser encavado a torto e a direito. Lembro-me de insistir em jogadores como aquele GR espanhol q nem me lembro o nome e a perder pontos estupidos. Lembro-me de o ver jogar em 4-4-2 todo aberto em jogos importantes na liga dos campeoes, completamente a menospresar os adversarios e novamente a ser encavado por equipas medianas, mesmo para os padroes europeus. Lembram-se de meter Rodericks para "segurar" resultados? Fazia-me lembrar tipo Mario Wilson q tirava defesas para por avancados quando tava a perder e o inverso qto ta a ganhar? Os erros claros de JJ sao tantos q n ha espaco na internet para os documentar a todos.

- JJ teve varios momentos para ganhar campeonatos com facilidade, nunca o conseguiu. Sempre nas ultimas jornadas e a sofrer ate ao fim. Se o JJ fosse aquilo que dizem dele, certamente q pelo menos 1 ou 2 epocas conseguiamos ganhar com facilidade. Lembram-se do jogo do Estoril, em casa, em q dps fomos ao FCP e foi aquilo q se viu? Lembram-se do jogo contra o Maritimo, q tavamos a festejar como se ja tivessemos ganho o campeonato? Lembram-se da falta de rotatividade de gestao do plantel? Andamos com Matic no banco durante n sei qto tempo...

Edit: ah e lembram-se do jogo da taca contra o FCP, em q fomos la ganhar 2-0 e dps perdemos em casa?? Eish... q "saudades" do JJ! Qto mais me tento lembrar do tempo do JJ, mais feliz fico por la ter sentado no banco o Rui "Derrotas".

- o Benfica de JJ so encantou na 1a epoca, ai sim deixou toda a gente de boca aberta mas dps, nunca conseguiu atingir o mesmo patamar, se bem q a espacos se aproximou desse nivel, certo, mas ficou a viver dessa 1a epoca durante mto tempo.

- Em 6 anos de Benfica, nunca se viu melhorias significativas. Sempre a mesma forma de jogar, sempre a mesma equipa base. N havia rotatividade, n haviam variacoes taticas q desencalhavam jogos dificeis. Nada. Se a tatica do atacar massivamente n funcionava, n havia plano B.

Ficava aqui a criticar o JJ o dia todo... como certamente havera quem o elogie da mesma maneira, mas ja chega para mim. Q os factos falem por si e q o tempo de razao a quem a tem, mas o JJ esta' longe, mto longe de corresponder a' reputacao q tem e eu particularmente, gostei de o ver sair do Benfica.

Editado por vampirado

Compartilhar este post

Link para o post

Arrisco-me a dizer que o Benfica do Fernando Santos apresentava melhor futebol na Luz. Fora era um suplício, mas também a falta de qualidade no banco não ajudava a causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião acho que o Rui Vitória está a demonstrar que tem grande qualidade tanto como homem mas também como treinador, mas claro que ainda tem muito pra melhorar e não tenho qualquer dúvida que a curto prazo será melhor que Jesus.

Estou eternamente agradecido a Jesus por ter feito o que fez no Benfica mas desde que disse aquela frase (nascer 10 vezes) pra mim perdeu todo o valor.

Quer queiram quer não temos a melhor academia do mundo e a prova estará em: Bernardo Silva, Renato Sanches, Victor Lindelof, Nelson Semedo, Gonçalo Guedes, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ deve ter algumas maroscas com jogadores e empresários. Só isso justifica o não usufruto dos jogadores da academia na altura, Bernardo, cancelo, cavaleiro... Como a não aposta em jogadores contratados pelo scout ou rui Costa... Ou mesmo a sua aposta continua em jogadores fracos ou baixo nível psicológico, como o Emerson ou o Roberto.

Não é à toa que agora no Sporting foi ele que mandou ir buscar o Bruno César e afins... Ali à coisa por trás

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi que o pessoal aqui é muito masoquista para se lembrar de todos os falhanços do JJ. É que apesar de tudo não são só derrotas dele, são nossas também.

De resto, e pegando no post anterior, se formos campeões para o JJ será totalmente normal. Temos uma equipa com jogadores que nasceram 10 vezes, e ele sabe que isso faz com que os jogadores não sejam humanos e tenham super-poderes, e como tal será totalmente normal perder o campeonato para aliens.

Brincadeiras à parte, o JJ fez muita m*rda por cá, mas não fez só m*rda. Eu festejei o triplo dos campeonatos com o JJ do que aqueles que tinha festejado na minha vida. O JJ fez muito bem ao clube, mesmo que tenha sido o treinador a quem se ofereceu melhores planteis. Podia ter feito muito melhor, verdade, mas fez melhor que aqueles que lá tinham estado antes. Ingratidão é muito feio, tanto dos adeptos em relação a ele como do próprio JJ ao clube e adeptos também.

Em relação ao RV, tal como já disse, critiquei-o à grande e estava certo no início da época que nunca ganharíamos nada com ele. Até agora tem me calado de uma maneira brutal, e tem todo o mérito no trabalho que está a fazer. As teorias da sorte e das individualidades parece-me muitas vezes vinda de um lado que se encontra em negação. As individualidades até são as mesmas que o ano passado, assim de cabeça só o Deus Mitro, Jimenez e Grimaldo são novos, mas também saíram jogadores, os outros que estão a aparecer e a mostrar que jogam muito já lá estavam antes. Curiosamente, o melhor deles mal calçou por cá, e é uma facada no coração dos benfiquistas. Ainda por cima o CABR*O todas as semanas nas redes sociais mete algo que mostra que ama o Benfica, parece aquela ex que faz de propósito para ver se não seguimos em frente.

Neste momento estou mais que satisfeito com o RV, boa prestação no campeonato, excelente campanha europeia, podia ter estado melhor na TdP, na Taça da Liga até me cheira que perdemos com o Braga, quando se arranjar data para tal. Da Supertaça mal falo, que vindos daquela pre-época até estava com medo de apanhar mais. Para além disso, demos um salto gigantesco em termos de comunicação. Até a "estrutura" melhorou muito nisso, estou a gostar tanto do comportamento este ano. Noutros anos existiria resposta para tudo o que fosse ataque ao Benfica, este ano muito raramente tal acontece.

Espero que o RV fique para o ano, independentemente do campeonato, se bem que temos obrigação de ganhar, e que aproveite as férias de Verão para analisar bem a parte tática da coisa, e trazer melhorias para o ano. É jovem, não me parece gajo burro, se consegue melhorar esta parte tem tudo para ficar por cá algum tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ deve ter algumas maroscas com jogadores e empresários.

Ainda há dúvidas disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda há dúvidas disso?

Dúvidas não, mas certezas também não as há, pelo menos eu não conheço, só as suspeitas se confirmam.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdes a credibilidade toda quando dizes que nunca ganhaste nada com o JJ facilmente, quando a época que eu falo fomos campeões na Páscoa e foste ao Dragão na última jornada jogar com o Paulo Lopes a titular. E logo que falas no facto do JJ nunca ter ganho jogos dificeis, nessa época encavaste o Porto 2 vezes a jogar com 10, foste a Turim e acabaste o jogo com 9 e eliminou-se uma equipa superior ao Benfica.

E o Benfica de 2013/2014 foi superior em todos os niveis ao Benfica da 1ª época. Eu sei que tu nunca gostaste dele, mas dizer que o Benfica da 1ª época do JJ jogava de forma igual que o Benfica quando ele saiu, pá...

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles onzes são gerados no mesmo site utilizado pelo Lopetegui. Aliás, bem como a disposição táctica do nosso 11 que eles apresentam no início do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Y3vw8.jpg

que acham? jackson pollock ou picasso?

Compartilhar este post

Link para o post

Uns maiores do que os outros. Ainda há ali muito trabalho pela frente até conseguirem uma sincronia perfeita.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

isso é a chamada peseirada. não sou o maior apreciador mas reconheço-lhe os seus méritos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava-se a comparar o Porto que ganhou a Champions League com o Benfica que limpou tudo e perdeu a final da Liga Europa para o Sevilha. Sobre o Benfica deste ano já não me pronuncio mais.

:fixe:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...