Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Pinto

Maria Sharapova acusou positivo num controlo antidoping

Publicações recomendadas

A tenista russa contou que tomou durante dez anos um medicamento, por questões de saúde, antes deste ser proibido

Maria Sharapova anunciou esta segunda-feira ter acusado positivo num teste antidoping durante o Open da Austrália. A "culpa", segundo a tenista russa é de um medicamento (Meldonium) que toma desde 2006, mas que desde janeiro passou a ser proibido.

Sharapova confessou que recebeu um mail da Wada (Agência Mundial Antidoping) com o nome das novas substâncias proibidas a 22 de dezembro de 2015, mas que não o leu: "Assumo todas as responsabilidades, os meus erros e lamento desiludir os meus fãs com tudo isto. É importante dizer que a substância não estava na lista das proibidas até o ano passado. Tomei-a legalmente nos últimos dez anos. Em janeiro, as regras mudaram, e a substância foi proibida e eu não sabia. É o meu corpo, é o que eu coloco dentro dele. Não posso culpar quem trabalha comigo."

Meldonium é uma medicação usada para tratar doenças neurológicas e cardíacas. No início do ano, o ciclista russo Eduard Vorganov também foi apanhado com a mesma substância.

Maria Sharapova confessou ainda não saber quando e por quanto tempo será suspensa, mas deseja voltar a competir o quanto antes. "Eu cometi um erro grande e dececionei os meus fãs e o ténis. Não quero terminar a carreira assim e espero ter outra oportunidade de jogar. Se eu fosse anunciar a reforma não seria num hotel de Los Angeles e com esta carpete feia", disse.

DN

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Das minhas tenistas e desportista preferidas. No entanto, vejo uma grande falta de profissionalismo dela e/ou da equipa que está com ela, desde preparadores a médicos. Como é possível virar o ano/temporada e estes não estarem informados se houve algumas alterações de regulamentação?

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

Vou-lhe facilitar o trabalho

Buah, ainda não sei bem como reagir a isto. É um choque evidentemente, uma atleta que segues desde o começo da sua carreira ainda em tenra idade, e de repente o escândalo.

Isto é mau, claro que sim, mas dentro do "mau", não é por assim dizer o pior dos mundos e para isso contribuem não só as suas atenuantes mas a forma como achou por bem convocar esta conferência de imprensa e a forma como conduziu a mesma. Afinal de contas, é para isso que serve a gigante IMG, agência responsável pela gestão da sua carreira.

O profissionalismo que reconheço à IMG parece ter faltado ao seu staff técnico e à própria. Ao olhar para este caso vem imediatamente à cabeça o episódio Cheryshev e do Real Madrid. "Não cliquei no e-mail"... Pois, se ela não fez alguém responsável deveria tê-lo feito. Não é coisa menor ignorar a lista actualizada das substâncias proibidas. Muito me espanta este desliza numa Sharapova que é uma mulher inteligente e muito meticulosa com os seus negócios.

Não me parece que tenha agido em algum momento de má fé, e o mesmo vale para as restantes atletas que foram apanhadas como a Ekaterina Bobrova ou a Abeba Aregawi que testaram igualmente positivo por Meldonium. Esta é uma substância que a Maria toma há 10 anos, muito usada nas antigas repúblicas soviéticas, e que lhe foi receitada pelos seus médicos de família. Não me parece justo que se venha dizer que ela tenha tirado algum tipo de vantagem injusta sobre as suas adversárias ao longo desta década e, a tirar algum proveito, a substância foi banida apenas em 2016, pelo que jogou sempre dentro das regras. Mais ainda, sabemos hoje que a Maria deu positivo por esta determinada droga porque ela foi proibida neste preciso ano, não sabemos porém que outras drogas são usadas por outros atletas, perfeitamente dentro da legalidade respeitando a listinha da WADA.

Ela errou e irá, naturalmente, enfrentar as consequências desse mesmo erro tal como anuiu na conferência. Retratou-se e assumiu as responsabilidades. Excelente. Espero apenas que este episódio não dite o seu fim de carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca curti dela, aquele grito de m*rda sempre irritou-me, mas sinto pena por ela no momento. Que isso fique resolvido o mais rapido possivel e possa voltar a competição.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca curti dela, aquele grito de m*rda sempre irritou-me, mas sinto pena por ela no momento. Que isso fique resolvido o mais rapido possivel e possa voltar a competição.

Se vais avaliar o ténis feminino e as tuas preferências pelo grito estás bem fdd. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

que tesão de mulher :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Toma uma substância há dez anos cuja duração da terapêutica é de entre quatro a seis semanas e que por acaso é uma substância usada por muitos outros desportistas ao ponto de ter sido proibida, claro que não foi por "má-fé".

Compartilhar este post

Link para o post

O mundo desportivo seria melhor se todos os atletas fossem russos. Muita coisa viria cá para fora.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é "doping positivo"?

Foi escrito à pressa, já estava atrasado e para não me esquecer decidi criar o tópico :mrgreen:

É uma pena, espero que seja uma suspensão breve, ela é a minha tenista preferida, como tal, espero que volte rapidamente ao activo.

Compartilhar este post

Link para o post

O que interessa, ela vai ser proibida de jogar? É que os meus ouvidos agradeciam e já agora sacavam uma suspensão qualquer para a nossa Portuguesa.

Para "ver as vistas" e para o desporto...é uma pena. Mas acho incrivel como é que ela e a equipa dela (que não deve ser mal paga para a acompanhar) não sabiam que a substância tinha passado a ser proibida.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Escreveste mal pénis.

sapatilha*

Compartilhar este post

Link para o post

O que interessa, ela vai ser proibida de jogar? É que os meus ouvidos agradeciam e já agora sacavam uma suspensão qualquer para a nossa Portuguesa.

deves ser muito fã de ténis para dizer uma parvoíce dessas, viste uma vez um vídeo no youtube e achaste por bem comentar isso? eu também agradecia que saísse uma suspensão para aqui, os meus olhos agradeciam

Compartilhar este post

Link para o post

Não é mentira nenhum que aquilo é insuportável. E gosto muito da Larcher mas não consigo ver encontros delas.

Prefiro manter a minha sanidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...