Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
del9y

[Sporting 16/17] Rumores & Transferências

Publicações recomendadas

Guest fiasco

É um jogadorzaço e o melhor do Sporting, mas simultaneamente o Jesus e o Sporting conseguem viver sem ele. Era uma boa venda e diria que está no ponto para isso.

Não acho nada que o talento seja fixo. O Slimani não é hoje um tipo bem mais talentoso do que era quando chegou? Não tem muito mais recursos?

O Slimani n é talentoso. O Slimani é competente. E melhorou essa competência.

Mas percebo o que queres dizer.

N é facil de explicar.

Por vezes não sei se acreditas no que escreves.

Estamos a comparar um extremo cotado em 20M com um que nem sabe se no plantel do Sporting fica com 22 anos.

Esta discussão faz-me lembrar o André Martins, cracalhão que vai explodir... aos 35 anos.

Cotações sem venda sao boas, entao se for Jorge Mendes, são um mimo.

O Bebe foi cotado e vendido por 8M.

O JM esta cotado em 60M, que é o que o Sporting quer por ele.

O mesmo com o William.

Compartilhar este post

Link para o post

N é facil de explicar.

Eu não disse que era talentoso. Disse que era hoje muito mais talentoso do que quando chegou. O Poeira está a dizer que o talento é fixo e só o rendimento se altera. Eu discordo dessa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E eu também discordo. O talento é 10%, difícil é o resto.

@fiasco

Sim cotações de vendas pouco valem mas acho que qualquer pessoa isenta não compara neste momento o Rafa e o Iuri, é que não faz sentido nenhum. Tomara a nós ter meio Rafa neste momento.

Compartilhar este post

Link para o post

O talento é uma m*rda, é uma palavra bonita que assenta numa utopia de m*rda para quem tenta prever o futuro. Nunca serás capaz de prever o talento de alguém a longo prazo. É uma m*rda porque a vida não é feita apenas de talento, o talento é bonito num contexto teórico. Num contexto prático, é um dos mais de catrefadas de factores que te permitem tomar decisões de forma a escolheres aquilo que consideres melhor para ti.

Posto isto, não faço ideia de como são capazes de julgar o "suposto" talento de Iuri e Rafa com tanta certeza e exactidão. Infelizmente, o futebol não tem gráficos com PA's disponiveis para consulta, senão tudo era mais fácil. E como é óbvio establecer a comparação entre o Iuri e o Rafa não é o mesmo que establecer a comparação entre o Iuri e um gajo da distrital. É dificil, muito complicado e uma comparação com pouco sentido.

Neste momento, o Rafa é mais jogador que o Iuri, mas nada invalida que as posições não se invertam, tal como nada confirma que as posições se invertam. São apostas, são opções e vai ser tudo fruto do contexto que irão apanhar pela frente.

A verdade é que o talento a longo prazo é algo mais relacionado com a sorte de se acertar do que com a certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho nada que o talento seja fixo. O Slimani não é hoje um tipo bem mais talentoso do que era quando chegou? Não tem muito mais recursos?

O caso do Slimani, para mim, é um daqueles que confirma a regra. É 1 em 1000, ou até mais. Um jogador que era bastante limitado em termos técnicos e cognitivos quando chegou, e que mesmo fisicamente sofria de alguns problemas de coordenação motora. Evoluiu de forma muito acima do previsível (acho que, quando ele chegou a Portugal ou até quando ainda jogava na Argélia, ninguém seria capaz de prever seriamente que ele atingiria o nível actual), porque à sua mentalidade extremamente combativa, ambiciosa e trabalhadora (que já de si é dificílima de encontrar), se juntou um grande treinador, que criou um grande contexto para ele, que sempre apostou nele e que inclusive chegou a trabalhar de forma específica com ele.

Face a todas estas variáveis, o Slimani não só disparou no rendimento como também evoluiu enquanto jogador. Para mim, actualmente, mete o Teo num bolso, por exemplo. Mas ainda assim, eu nunca definiria o Slimani como um tipo talentoso. Nem no passado, nem agora, nem no futuro. A evolução do Slimani tem talento, obviamente, mas tem quase tudo de competência e trabalho. Já um João Mário ou um Dier, por exemplo, evoluíram de forma "natural", porque o seu talento sempre foi enorme.

O Iuri é outra questão. Ele mostra claramente rendimento (o Iuri tem provas dadas e números de muita qualidade no Sporting B, no Arouca e no Moreirense), mas a ideia que fica é que, no contexto certo, bem enquadrado, pode "explodir" completamente. É um talento enorme, mas é um desequilibrador, e o futebol enorme está obsessivamente virado para o equilíbrio, para a organização e para a consistência. O Iuri choca de frente contra esses três baluartes. Assim como o Rafa, de resto. Mas este teve a sua oportunidade numa equipa com ambições ao nível do seu futebol, e correspondeu. Ao Iuri ainda falta essa oportunidade. E vamos lá ver se é esta época, ou se lhe volta a ser negada.

N é facil de explicar.

Cotações sem venda sao boas, entao se for Jorge Mendes, são um mimo.

O Bebe foi cotado e vendido por 8M.

O JM esta cotado em 60M, que é o que o Sporting quer por ele.

O mesmo com o William.

O Andy Carroll, a dada altura, esteve cotado em 40M€. Ou, mais recentemente, o Sterling esteve cotado em quase 70/80M€. Este último partiu tudo no Liverpool, com o Rodgers, e na época seguinte já não rendia nem metade, no City do Pellegrini. Alguém dava metade disso por eles, actualmente?

O rendimento é algo tão variável, tão complexo e tão instável para se avaliar o real valor de um jogador, que eu estou a escrever estes posts e os exemplos continuam a surgir-me naturalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

O talento é uma m*rda, é uma palavra bonita que assenta numa utopia de m*rda para quem tenta prever o futuro. Nunca serás capaz de prever o talento de alguém a longo prazo. É uma m*rda porque a vida não é feita apenas de talento, o talento é bonito num contexto teórico. Num contexto prático, é um dos mais de catrefadas de factores que te permitem tomar decisões de forma a escolheres aquilo que consideres melhor para ti.

Posto isto, não faço ideia de como são capazes de julgar o "suposto" talento de Iuri e Rafa com tanta certeza e exactidão. Infelizmente, o futebol não tem gráficos com PA's disponiveis para consulta, senão tudo era mais fácil. E como é óbvio establecer a comparação entre o Iuri e o Rafa não é o mesmo que establecer a comparação entre o Iuri e um gajo da distrital. É dificil, muito complicado e uma comparação com pouco sentido.

Neste momento, o Rafa é mais jogador que o Iuri, mas nada invalida que as posições não se invertam, tal como nada confirma que as posições se invertam. São apostas, são opções e vai ser tudo fruto do contexto que irão apanhar pela frente.

A verdade é que o talento a longo prazo é algo mais relacionado com a sorte de se acertar do que com a certeza.

Se não for estimulado e trabalhado, obviamente que o talento não dá em nada. Mas estimular e trabalhar o talento já depende, em muito (na totalidade, quase), do contexto. Se o Iuri continuar a ver ser-lhe negada a possibilidade de trabalhar o seu talento no contexto Sporting, obviamente que não vai a lado nenhum. E a culpa será dele? É que na minha opinião, ele aí é o menos culpado.

Mas quem diz o Iuri, diz um Chaby. Ou um Ryan Gauld. Ou um Bernardo Silva, que ainda foi a tempo de não se perder muito. Ou um Rúben Neves, se continuar sem jogar no Porto. Ou um João Mário, que também chegou a andar perto do abismo. O próprio Dier correu esse risco, antes de sair para o Tottenham, onde teve uma oportunidade séria num bom contexto, e o resto é história.

Eu julgo os dois a partir do momento em que considero que o Iuri, pelas características que tem e por aquilo que já demonstrou em contextos passados, pode atingir um nível mais alto do que o Rafa, pelo que este último fez em contextos passados e no contexto actual, e pelas características que tem. Não é assim tão difícil. É outra forma de ver as coisas.

O bold é o que eu tenho dito. Quanto à última frase, não é sorte. Tem tudo a ver com as apostas que se fazem, e as apostas que não se fazem. Porque eu não me acredito que aquele Barça do Guardiola, por exemplo, tenha sido fruto de uma sorte enorme, na aposta em talentos como Piqué, Busquets, Xavi ou Iniesta (deixo o Messi de fora porque...é o Messi). Foi competência, e visão. Há clubes e treinadores com mais visão, há clubes e treinadores com menos visão.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu julgo os dois a partir do momento em que considero que o Iuri, pelas características que tem e por aquilo que já demonstrou em contextos passados, pode atingir um nível mais alto do que o Rafa, pelo que este último fez em contextos passados e no contexto actual, e pelas características que tem. Não é assim tão difícil. É outra forma de ver as coisas.

Poeira, e o Rafa não pode atingir um nível ainda maior? Com uma mudança para um Benfica ou Porto?

Compartilhar este post

Link para o post

Por vezes não sei se acreditas no que escreves.

Estamos a comparar um extremo cotado em 20M com um que nem sabe se no plantel do Sporting fica com 22 anos.

Esta discussão faz-me lembrar o André Martins, cracalhão que vai explodir... aos 35 anos.

Vai jogar para o Daesh FC?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que o jogador só explode se tiver quem aposte nele. Não estamos a falar de um jogador que foi de empréstimo em empréstimo sem vingar - como o André Martins, estamos a falar de um jogador que mostrou sempre muita qualidade por onde andou, todos os anos enquanto jogador de futebol.

O Rafa mostrou mais porque está num clube que lhe dá mais visibilidade, agora quem me diz a mim que o Iuri no mesmo contexto não renderia o mesmo ou até quem sabe mais? É tudo uma questão de oportunidades, o talento esse está lá e sempre esteve. Resta ao Sporting aproveita-lo ou não.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

75%.É mais talentoso e pode chegar mais longe. Actualmente não se discute, porque um teve as oportunidades e correspondeu, e o outro nem as oportunidades teve.

Até aceito que seja melhor que o Rafa com bola, mas no resto fica no patamar abaixo, para mim. Neste momento, o Rafa é bastante mais jogador que o Iuri, e a continuar assim, o Iuri vai dar em pouco.

Se o Sporting tem culpa? Tem, podia e devia tê-lo posto noutro contexto competitivo, mas também me custa a crer que não falta ali qualquer coisa para ainda não ter sido aposta aí ou numa equipa superior a um Moreirense.

O problema é que o jogador só explode se tiver quem aposte nele. Não estamos a falar de um jogador que foi de empréstimo em empréstimo sem vingar - como o André Martins, estamos a falar de um jogador que mostrou sempre muita qualidade por onde andou, todos os anos enquanto jogador de futebol. O Rafa mostrou mais porque está num clube que lhe dá mais visibilidade, agora quem me diz a mim que o Iuri no mesmo contexto não renderia o mesmo ou até quem sabe mais? É tudo uma questão de oportunidades, o talento esse está lá e sempre esteve. Resta ao Sporting aproveita-lo ou não.

Se, se...

Compartilhar este post

Link para o post

Inter dá os 50 milhões pelo João Mário. Falta "só" acertar a forma de pagamento. Italianos querem pagar em tranches, Sporting quer a pronto.

@pauloabreu4

Irrecusável.

Aceitava na boa 25M a pronto e o resto em prestações.

Nós somos espetaculares, não queres comprar a pronto, sempre por empréstimo se for preciso, já vendas é tudo a pronto, loucura :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Por 50 milhões já era excelente. Duvido que recebamos mais do que isso, mesmo em tranches.

Compartilhar este post

Link para o post

Por 50 milhões já era excelente. Duvido que recebamos mais do que isso, mesmo em tranches.

Vende já. Por mim até podia ser 40 e mandarem para cá o Nagatomo e o Dodô. O Dodô não conheço muito bem, do pouco que vi até gostei e tem feito bastantes jogos em equipas top de Itália, fraco não deve ser. Já o Nagatomo gosto bastante, e penso que nestas duas últimas épocas já não jogou tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Até aceito que seja melhor que o Rafa com bola, mas no resto fica no patamar abaixo, para mim. Neste momento, o Rafa é bastante mais jogador que o Iuri, e a continuar assim, o Iuri vai dar em pouco.

Se o Sporting tem culpa? Tem, podia e devia tê-lo posto noutro contexto competitivo, mas também me custa a crer que não falta ali qualquer coisa para ainda não ter sido aposta aí ou numa equipa superior a um Moreirense.

Mas existiram equipas superiores ao Moreirense, aliás, o próprio Arouca tinha melhor equipa que o Moreirense e queria mantê-lo emprestado mais uma época depois de tão bom desempenho em meia-época, o Sporting é que não quis. Depois, já se sabe da relação que temos com os empresários e do jogo de interesses que existe nestes empréstimos.

Por exemplo, não estou a ver o Sporting a emprestar o Iuri ao Braga, excepção feita numa transferência com troca de jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

50M€ é irrecusável.

Seria a maior transferência do futebol português. Infelizmente só temos 75% do passe, mas iremos, a título de exemplo, receber mais 2,5 milhões do que o Benfica recebeu pelo Renato Sanches.

Custa-me vê-lo partir mas os jogadores passam e o clube fica.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto imenso do João Mário, é capaz de ser o meu jogador preferido dos rivais, mas se vocês recusam 50 milhões é apenas estúpido.

Compartilhar este post

Link para o post

Fosga-se, o Nagatomo era já! Mas não me parece que faça o estilo de lateral do Jesus.

Deve comer é um salário bastante alto. Podia ser empréstimo de 1 ano, ao estilo do Nani, com eles a assumirem o salário :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Chorava e acho que íamos penar uns tempos, mas por esses valores vendia.

Era canalizar uns 7/8milhões já no que resta do mercado por um gajo mais decisivo na frente de ataque e pronto a entrar no 11. Isto para além da questão do Pl e do(s) lateral(ais).

Compartilhar este post

Link para o post

Se a forma de pagamento for como o Trenza falou no núcleo da Série A não me parece que o Bruno aceite.

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, e o Rafa não pode atingir um nível ainda maior? Com uma mudança para um Benfica ou Porto?

Claro que pode, e provavelmente é o que irá acontecer. Mas entre os dois, eu acho que o Iuri pode dar mais. Apesar de serem jogadores algo diferentes, dentro das mesmas posições.

Se, se...

Isso é o argumento mais rápido que normalmente surge nestas questões. Mas muitas vezes não há nada. Há apenas embirração de um ou mais treinadores relativamente a certas características do jogador, por exemplo, porque caem no erro de querer mudar o perfil do jogador, quando isso não é possível. Outra coisa que acontece milhares de vezes. Pegando no caso do Iuri, ele nunca será um jogador de grande trabalho sem bola. E se algum dia o for, irá piorar nos restantes aspectos. Simplesmente não faz parte do perfil dele. Como não faz parte do perfil do Adrien jogar "de cadeirinha" no meio-campo, ou como não faz parte do perfil do Bryan Ruíz ser prático em várias situações, tendo sempre aquela tendência natural para tratar bem a bola.

Isso não se muda. São coisas que tem de se aceitar, e depois cabe ao treinador potenciar o que os jogadores têm de bom. O Jesus, com grande parte dos jogadores com quem trabalha, consegue fazê-lo muito bem. Continua, porém, a demonstrar algumas limitações nesse aspecto quando apanha jogadores criativos e desequilibradores, mas que não se destacam em nenhum aspecto físico/atlético. Iuri, Chaby, Gauld, Matheus (este menos, mas já deve ir emprestado agora), Montero. Só no Sporting já conto estes. E no Benfica teve pelo menos o Nolito, assim de repente. Acontece, ele não é perfeito e erra como todos os outros. Mas já são demasiados casos. As únicas excepções à regra de que me lembro, no Benfica, foram Aimar e Gaitán. E no Sporting ainda não apareceu nenhum caso desses.

E o futebol é um jogo de "ses".

Se a forma de pagamento for como o Trenza falou no núcleo da Série A não me parece que o Bruno aceite.

Também não me parece. Qualquer coisa até 3 tranches e num período máximo de 18 meses, eu aceitava já. Mais que isso, também rejeitava.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...