Stout Publicado 9 Março 2019 Citação de Catota, Agora: Simples. Quem faz empréstimos, vive acima das suas possibilidades, se tivesse possibilidades não havia empréstimo. Mas isto sou eu, que devo ser louco. Louco não digo, agora burro é capaz. Tão se eu tenho meio milhão no banco, quero uma casa de 600 mil e peco 100 mil emprestados e estou a pagar 500€/mes para ti estou a viver acima das minhas possibilidades. Já se pagar uns 2.5K para alugar a casa não estou. Sentido disto? 0. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 9 Março 2019 (editado) Citação de Sumudica by Night, há 6 minutos: Isso vindo do self made entrepeneur bate punho no pain no gain do CMPT é um belo nó no cérebro. entrepeneur ? loles bate punho? no pain no gain? Juro que me passou ao lado, mas porquê um belo nó? @Stout Primeiro, vocês e o 'se eu tivesse', não passa disso mesmo, só falam do que fariam se tivessem, e nao da vossa realidade, se tivesses meio milhão e quiseres algo de meio milhão +100k então é acima das tuas possibilidades, e o burro sou eu lol Seja o teu meio milhão, seja o ordenado minimo do zé, seja as contas nas ilhas caimão do tio do zé. Se o que têm não chega, então é acima das suas possibilidades, não vejo qual o celeuma em volta disso. Quem faz empréstimos é para ter possibilidade, logo é porque não as tem, logo está acima. E sim há muita gente 'rica' que faz empréstimos para não gastar uma pequena fortuna de uma vez, mas COMO É MAIS QUE ÓBVIO, o povo português é um povo cheio de possibilidades, só n podem o que n querem Editado 9 Março 2019 por Catota Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 9 Março 2019 O boneco tem razão em relação aos emp´restimos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 9 Março 2019 Citação de Catota, há 1 minuto: entrepeneur ? loles bate punho? no pain no gain? Juro que me passou ao lado, mas porquê um belo nó? Achava-te mais capitalista. Os empréstimos são uma das bases do sistema. Não havendo isso, ou se as pessoas fizessem como disseste, isto demorava tudo mais tempo. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 9 Março 2019 Citação de Catota, há 4 minutos: @Stout Primeiro, vocês e o 'se eu tivesse', não passa disso mesmo, só falam do que fariam se tivessem, e nao da vossa realidade, se tivesses meio milhão e quiseres algo de meio milhão +100k então é acima das tuas possibilidades, e o burro sou eu lol Tás um bocado denso. Então tenho meio milhão de equidade numa casa e devo 100 mill como é que estou a viver acima das minhas possibilidades? Fodass men tenho 5x aquilo que devo!!! Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 9 Março 2019 Citação de Sumudica by Night, há 3 minutos: Achava-te mais capitalista. Os empréstimos são uma das bases do sistema. Não havendo isso, ou se as pessoas fizessem como disseste, isto demorava tudo mais tempo. É por acharem ou deixarem de achar que se vê as opiniões, todas as minhas opiniões não são fundamentadas por capitalismo/comunismo/fascismo wtv. Citação de Stout, há 2 minutos: Tás um bocado denso. Então tenho meio milhão de equidade numa casa e devo 100 mill como é que estou a viver acima das minhas possibilidades? Fodass men tenho 5x aquilo que devo!!! Como estás a viver acima das possibilidades? BOLD...deves 100mil, se deves é porque precisaste de pedir emprestado, logo esses 100k estão acima das tuas possibilidades, assim como a casa de meio milhão está acima das tuas possibilidades porque se tiveres meio milhão e o gastares todo na casa, lá se vão as possibilidades. Mas deixa, prefiro ser burro, louco, capitalista. Sejam felizes loles Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 9 Março 2019 Amigo stout, dou-te o exemplo do meu pai, chegou a ter meio milhão em património e dinheiro. Pôs se a contrair créditos, porque na opinião dele custava menos pagar às prestações do que em mão. Comeu dinheiro, comeu património, perdeu o que comprou a crédito. Viveu acima das suas possibilidades? 1 Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 9 Março 2019 Citação de Catota, há 1 minuto: Como estás a viver acima das possibilidades? BOLD...deves 100mil, se deves é porque precisaste de pedir emprestado, logo esses 100k estão acima das tuas possibilidades, assim como a casa de meio milhão está acima das tuas possibilidades porque se tiveres meio milhão e o gastares todo na casa, lá se vão as possibilidades. Mas deixa, prefiro ser burro, louco, capitalista. Sejam felizes loles E o que tem dever? Se me emprestaram é porque tenho ou acham que tenho a possibilidade de pagar. E se me deverem um milhão e eu tiver a dever 100 mill? Também é acima das minhas possibilidades? Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 9 Março 2019 Citação de Stout, Agora: E o que tem dever? Se me emprestaram é porque tenho ou acham que tenho a possibilidade de pagar. E se me deverem um milhão e eu tiver a dever 100 mill? Também é acima das minhas possibilidades? Se te emprestaram é porque não tens. Deixa a teimosia, orgulho seja lá o que isso for. E se? e se? e se? Mas pronto. E se te deverem um milhão, certo, e se não pagarem? e tu deves 100k? e se tens 1milhao que não te pagam. E SE ? Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 9 Março 2019 (editado) Eu tenho a possibilidade de pagar 500€/mês pela renda de uma casa. Não quero gastar mais que isso para não viver acima das minhas possibilidades. Numa vida arrendo e fico a vida toda até à reforma a pagar 500€/mês, depois chego à reforma, o rendimento desce e não posso pagar, sou posto na rua e não tenho património que possa usar como equidade porque a casa era arrendada e, portanto não tenho património em meu nome. Agora tenho de arranjar uma casa que só custe 300€/mês e continuo a ter de arrendar porque depois da reforma ninguém faz empréstimos para comprar casas e eu não tenho dinheiro porque "ninguém" tem 100.000€ para comprar uma casa a dinheiro. Noutra vida peço um empréstimo a um banco, compro uma casa e fico a pagar a hipoteca de 500€/mês durante 20 anos (120.000€). Aos 50 anos de idade tenho a casa paga, o meu rendimento mensal é o mesmo mas a despesa desce porque já não tenho hipoteca a pagar, passo a meter os 500€ de lado numa conta poupança/plano de reforma/EFTs/bolsa/whatever durante 15 anos até à reforma (90.000€). Quando me reformo, o rendimento desce, mas a despesa é pouca e ainda tenho património meu. Vivi acima das minhas possibilidades por ter pedido um empréstimo? Em qual destes dois cenários me saí melhor? Em qual das duas tive a oportunidade de poupar mais? Editado 10 Março 2019 por _Nikon_ 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Março 2019 Citação de Stout, há 4 horas: As pessoas vivem acima das suas possibilidades de um modo geral porque têm dívida? Não é por não a pagarem é só simplesmente por terem dívida? Quanto é que valem os bens de cada pessoa em média? Não cobrem esses 25 ou 14k? Que percentagem do rendimento anual é que não seria viver acima das possibilidades? E como é que os dados de Portugal comparam com outros países... Se formos a ver os dados sobre crédito malparado dá para ver que tens no máximo 15% de pessoas com crédito malparado e que os montantes não passam dos 5% dos valores emprestados. Eu diria que é muito mais útil para saber se alguém vive acima das suas possibilidades saber se a pessoa paga os empréstimos que tem do que saber o valor deles.... Ja nao me lembro onde li isto mas ha uns anos, penso que 30 ou 35% dos trabalhadores tinham o ordenado parcialmente penhorado por dividas...essas pessoas vivem claramente acima das possibilidades. Que consigas pagar o que deves este mes, nao quer dizer que o consigas fazer no proximo ano. Quem vive a base de credito ou sem qualquer almofada entre o que recebe e o que gasta em cada mes, tambem vive acima das suas possibilidades. Mas isto nao e uma coisa so das pessoas, em Portugal tambem o estado e as empresas vivem acima das suas possibilidades...ate ao dia... 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 (editado) Ou seja, vivemos num mundo aonde toda a gente faz empréstimos porque pode, dizem eles do alto do seu crédito habitação/automóvel até aos 50. E chamam-me maluco a mim, que tenho carro pago, e casa paga, sem empréstimos. E lá vêm os do costume ❤️ Editado 10 Março 2019 por Catota Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 10 Março 2019 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Ja nao me lembro onde li isto mas ha uns anos, penso que 30 ou 35% dos trabalhadores tinham o ordenado parcialmente penhorado por dividas... Sem fontes, é certo, mas duvido imenso que isto seja verdade! Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Março 2019 Citação de Stout, há 3 horas: E o que tem dever? Se me emprestaram é porque tenho ou acham que tenho a possibilidade de pagar. E se me deverem um milhão e eu tiver a dever 100 mill? Também é acima das minhas possibilidades? Tell that to Fannie Mae Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 (editado) Citação de Carlos Gouveia, há 6 minutos: Sem fontes, é certo, mas duvido imenso que isto seja verdade! Então não achas que 30% tenha ordenado penhorado por causa do bmw ou mercedes acima das possibilidades? Podiam? claro, mas até quando? E quem fala do carro, fala da esposa, da amante, das férias, da casa, das obras...etc Editado 10 Março 2019 por Catota Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Março 2019 Citação de Stout, há 3 horas: E o que tem dever? Se me emprestaram é porque tenho ou acham que tenho a possibilidade de pagar. E se me deverem um milhão e eu tiver a dever 100 mill? Também é acima das minhas possibilidades? A unica razao para isso acontecer de forma logica, que foi o que muita gente fez ha uns 15 anos atras, foi pedir emprestado a juros de (lets say 3,5%) e ter o dinheiro investido num banco concorrente a 3,75%... Hoje em dia ja nao ha essa festa. Percebo o que queres dizer mas a nivel de pessoa singular se tens um milhao liquido, nao faz sentido pedires um emprestimo de 100k. Se tiveres um milhao (num imovel por exemplo) pode ser arguable que vives acima das tuas possibilidades pois para pagares o que deves terias de vender (nem sempre ao preco de mercado) um imovel que necessitas para habitar...but I get your point Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 10 Março 2019 (editado) Citação de Catota, há 6 minutos: Então não achas que 30% tenha ordenado penhorado por causa do bmw ou mercedes acima das possibilidades? Podiam? claro, mas até quando? Não, não acho que 30% dos trabalhadores portugueses tenham o ordenado parcialmente penhorado por causa de dívidas. Acho até altamente improvável. De todo o resto da discussão até me estou a alhear porque n razões, algumas que alguns perceberam, outros não, e outras por ser um assunto sensível e em que nenhum dos lados está "certo". Apesar de me parecer que a malta mais preocupada (como é o teu caso, do @ElliotReid13 e afins) está a fazer de "advogado do diabo", o que obriga uma pessoa a ser muito mais agressiva e crua com a situação. Aliás, como o Tio já disse. Editado 10 Março 2019 por Carlos Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Março 2019 Citação de Carlos Gouveia, há 8 minutos: Sem fontes, é certo, mas duvido imenso que isto seja verdade! Epa saiu me sem as virgulas...digo 3,0% ou 3,5% e nao 30% ou 35%! Sorry Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 10 Março 2019 Citação de Burkina2008, Agora: Epa saiu me sem as virgulas...digo 3,0% ou 3,5% e nao 30% ou 35%! Sorry Isto já aceito. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 Citação de Carlos Gouveia, há 3 minutos: Isto já aceito. Eu não preciso de muitas estatísticas para saber que grande parte da geração anterior recorreu a empréstimos para pagar casa e carro nalguns casos. E acredito que essa percentagem seja superior a 50% e que desses 50% fazem parte 3,5 que ficaram com ordenado penhorado, outros que conseguiram pagar tudo, e outros que nem ordenado ficaram para penhorar. Resumindo, mais de metade da população recorre a empréstimos por falta de meios, possibilidades, liquidez, chamem o que quiserem. No meu caso, não compro nada que não possa pagar, estaria a abrir um precedente grave, que seria esse mesmo de viver acima dos meus ganhos. Se ganho 100 gasto de acordo esses 100, e não de 400. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 1 minuto: Eu não preciso de muitas estatísticas para saber que grande parte da geração anterior recorreu a empréstimos para pagar casa e carro nalguns casos. E acredito que essa percentagem seja superior a 50% e que desses 50% fazem parte 3,5 que ficaram com ordenado penhorado, outros que conseguiram pagar tudo, e outros que nem ordenado ficaram para penhorar. Resumindo, mais de metade da população recorre a empréstimos por falta de meios, possibilidades, liquidez, chamem o que quiserem. No meu caso, não compro nada que não possa pagar, estaria a abrir um precedente grave, que seria esse mesmo de viver acima dos meus ganhos. Se ganho 100 gasto de acordo esses 100, e não de 400. Só para ver se entendo: és, portanto, contra o crédito à habitação? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 23 minutos: Ou seja, vivemos num mundo aonde toda a gente faz empréstimos porque pode, dizem eles do alto do seu crédito habitação/automóvel até aos 50. E chamam-me maluco a mim, que tenho carro pago, e casa paga, sem empréstimos. E lá vêm os do costume ❤️ Se tens menos de 50, e tens casa paga, tens uma emprego do crl, és traficante de droga, ou herdaste a casa de alguém. 2 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 (editado) Citação de Carlos Gouveia, há 7 minutos: Só para ver se entendo: és, portanto, contra o crédito à habitação? Se ficarem até aos 50/60 anos a pagarem, sim, completamente, mas o crédito à habitação é o único que posso abrir uma excepção porque reconheço a nossa realidade, mas trabalhar uma vida inteira para pagar um t3 com 1 varanda e vista para o mar não me parece grande coisa. Citação de Slade, há 6 minutos: Se tens menos de 50, e tens casa paga, tens uma emprego do crl, és traficante de droga, ou herdaste a casa de alguém. tenho metade de 50, no job, do drugs, no heritage. u mad? Quantos de vocês sabe os rendimentos que tiveram desde sempre? Eu sei, e sempre fiz um diário de todos os ordenados e negociatas que iam aparecendo, todo o dinheiro que me passou pelas mãos foi registado e guardado para um objectivo primário, cumpri esse objectivo, e ainda sobrou para o carro, go figure that. A verdade é que é mais dinheiro do que o comum mortal teria acesso em tão pouco tempo, mas o mérito está em saber gerir e aonde gastar, porque quem o ganhou todo fui eu, ninguem me deu. Editado 10 Março 2019 por Catota Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 10 Março 2019 O crédito só é negativo para quem não se sabe orientar, o que diga-se de passagem, é grande parte da população. Compartilhar este post Link para o post