Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Podendo discordar das medidas propostas, acho que rever a constituicao e' um processo saudavel nao so' em portugal, mas em todas as sociedades. As leis tem que se adaptar aos seus tempos, e a constituicao nao pode ser imutavel por essa mesma razao.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é fazer uma revisão constitucional é quem a faz e com que intenções. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 2 minutos:

O problema não é fazer uma revisão constitucional é quem a faz e com que intenções. 

Acho que o problema se foca mais nas intencoes e nas consequencias dessa mudanca. Obviamente que o voto a partir dos 16 anos, por exemplo, e' bom para o PAN porque a malta mais jovem tem tendencia a votar mais pelos assuntos sociais, mas nao e' que seja uma medida ma' por si so'. Estar a rejeitar a ideia apenas por ser de quem e' nao e' a melhor pratica, na minha opiniao.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 12 minutos:

O que me tem causado alguma estranheza é a vontade do PAN em iniciar um processo de revisão da Constituição da República, de forma dissimulada mas insistente de há meio ano para cá. 

Primeiro foi com a proposta do voto a partir dos 16 anos,, agora com a proposta da criação de tribunais específicos para julgar casos de corrupção e abuso de poder (e o BE, diga-se de passagem, ajuda à festa neste último caso também, de outra forma). 

Noutros assuntos: o verdadeiro objectivo das greves dos motoristas de matérias perigosas (e de outras semelhantes dos últimos tempos, como as "cirúrgicas") também está a ficar à vista: dar início à revisão da lei da greve (com o Siza Vieira a afirmá-lo em público, e com a direita e o patronato a esfregar as mãos, como é óbvio). 

A maioria dos votantes do PAN são jovens entre os 18 e os 20 e pouco e tendo em conta que as grandes manifestações ambientais e ecológicas são feitas pelos estudantes, poder votar a partir dos 16 seria óptimo para eles. E como este eleitorado também não lê programas de governo e não pergunta sobre outras matérias, era ouro sobre azul.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

A maioria dos votantes do PAN são jovens entre os 18 e os 20 e pouco e tendo em conta que as grandes manifestações ambientais e ecológicas são feitas pelos estudantes, poder votar a partir dos 16 seria óptimo para eles. E como este eleitorado também não lê programas de governo e não pergunta sobre outras matérias, era ouro sobre azul.

Claro, e eu estou a concordar com isso. So' acho que a ideia de abrir o voto a pessoal que tenha 16 anos nao e' uma medida que nem deve ser ponderada porque quem a propos sairia a ganhar.

Eu pessoalmente sou a favor da pratica de alguns paises na Europa de permitir o voto de jovens de 16 em eleicoes locais, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Acho que o problema se foca mais nas intencoes e nas consequencias dessa mudanca. Obviamente que o voto a partir dos 16 anos, por exemplo, e' bom para o PAN porque a malta mais jovem tem tendencia a votar mais pelos assuntos sociais, mas nao e' que seja uma medida ma' por si so'. Estar a rejeitar a ideia apenas por ser de quem e' nao e' a melhor pratica, na minha opiniao.

Lembremo-nos do governo PAF que insistiu permanentemente numa revisão constitucional e teve ao mesmo tempo como maior opositor o próprio tribunal constitucional. E olhando para as medidas que o TC rejeitou ao governo PAF, rejeitar por ser de quem é, às vezes, é mesmo a melhor prática.

O PAN para poder sequer mencionar uma revisão constitucional tem que pelo menos ser mais claro naquilo que é e naquilo que quer. Não se entregam as chaves de casa a um estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

O voto a partir dos 16 anos sempre foi uma "bandeira" da esquerda (BE e PCP), não propriamente do PAN.

Revisão constitucional que o PAN tanto quer pode ser uma abertura do caminho ao fim das touradas, a Pro-Toiro anda sempre a arengar que as touradas são consagradas como manifestação cultural na Constituição, daí os concelhos não as poderem proibir totalmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 7 minutos:

Tal como ter velhos a votar é bom para outros partidos... E acho uma piada a "este eleitorado não lê programas de governo"... Como se 90% das pessoas lê-se, quer tenha 16 ou 80...

Eu sou contra esta ideia de votar aos 16, mas não é pro causa de beneficiar o PAN.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

Claro, e eu estou a concordar com isso. So' acho que a ideia de abrir o voto a pessoal que tenha 16 anos nao e' uma medida que nem deve ser ponderada porque quem a propos sairia a ganhar.

Eu pessoalmente sou a favor da pratica de alguns paises na Europa de permitir o voto de jovens de 16 em eleicoes locais, por exemplo.

Nunca encontrei nenhum motivo forte para se poder votar a partir dos 16. Talvez a abstenção, mas não fico muito convencido. Os 18 ainda estão em relação com o fim da escolaridade obrigatória, embora não me pareça haver uma correlação forte, mas pelo menos há um grau de exigência. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 6 minutos:

Lembremo-nos do governo PAF que insistiu permanentemente numa revisão constitucional e teve ao mesmo tempo como maior opositor o próprio tribunal constitucional. E olhando para as medidas que o TC rejeitou ao governo PAF, rejeitar por ser de quem é, às vezes, é mesmo a melhor prática.

O PAN para poder sequer mencionar uma revisão constitucional tem que pelo menos ser mais claro naquilo que é e naquilo que quer. Não se entregam as chaves de casa a um estranho.

Obviamente que sim, e percebo o teu ponto de vista. So' que, mesmo como dizes, " 'as vezes" tambem nao se deve rejeitar uma ideia apenas porque beneficia quem a coloca.

Citação de Mayday, Agora:

Nunca encontrei nenhum motivo forte para se poder votar a partir dos 16. Talvez a abstenção, mas não fico muito convencido. Os 18 ainda estão em relação com o fim da escolaridade obrigatória, embora não me pareça haver uma correlação forte, mas pelo menos há um grau de exigência. 

Na minha opiniao a nivel nacional tambem nao faz sentido, mas a nivel local acho que ia aumentar o interesse pela localidade por parte dos jovens e pudesse ajudar no combate 'a "migracao" da populacao jovem para as cidades.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Obviamente que sim, e percebo o teu ponto de vista. So' que, mesmo como dizes, " 'as vezes" tambem nao se deve rejeitar uma ideia apenas porque beneficia quem a coloca.

Depende do que estivermos a falar, mas como acho que estamos a falar de leis, é importante que se rejeite uma ideia porque beneficia quem a coloca. Os grandes males deste país é andar tudo a ver se conseguem leis que os beneficiem. 

Citação de Lebohang, há 9 minutos:

O voto a partir dos 16 anos sempre foi uma "bandeira" da esquerda (BE e PCP), não propriamente do PAN.

E que sempre que propunha essa mudança hasteava a bandeira da legalização das drogas leves. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 24 minutos:

Tal como ter velhos a votar é bom para outros partidos... E acho uma piada a "este eleitorado não lê programas de governo"... Como se 90% das pessoas lê-se, quer tenha 16 ou 80...

Eu sou contra esta ideia de votar aos 16, mas não é pro causa de beneficiar o PAN.

Programas de governo não sei, mas o manual de português do 7º ano podia ter dado jeito. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 11 minutos:

E para outros é importante a abstenção. Cada partido tem o seu eleitorado, não há problema nenhum. Novos ou velhos, desde que tenham idade legal para votar, não importa onde se agregam.

A desresponsabilização, neste assunto, de quem tem +18 ou menos -18 não pode ser a mesma. (Pequeno parêntesis: 18 é uma idade tão prematura quanto 16 e de certa forma relativa, mas pronto, é a idade legal que já te responsabiliza como adulto).

Eu sou contra porque beneficia o PAN e o Bloco, mas também porque passariam a haver comícios de campanhas à porta das escolas, porque levaria a uma partidarização das AE (já basta a putaria das AE nas Uni.), porque obrigava a uma emancipação ainda mais precoce do que os 18, e como disse, os 18 pelo menos estão em relação com o fim da escolaridade obrigatória. 

Se ainda discutimos a importância do ensino de disciplinas como Educação Cívica e Politica como falha na formação educativa dos jovens...

Citação de Sandes., há 26 minutos:

Na minha opiniao a nivel nacional tambem nao faz sentido, mas a nivel local acho que ia aumentar o interesse pela localidade por parte dos jovens e pudesse ajudar no combate 'a "migracao" da populacao jovem para as cidades.

Talvez, sim. Podia ser uma medida interessante aliada às politicas de descentralização. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 5 minutos:

Programas de governo não sei, mas o manual de português do 7º ano podia ter dado jeito. 

Citação de Mayday, há 5 minutos:

E para outros é importante a abstenção. Cada partido tem o seu eleitorado, não há problema nenhum. Novos ou velhos, desde que tenham idade legal para votar, não importa onde se agregam.

A desresponsabilização, neste assunto, de quem tem +18 ou menos -18 não pode ser a mesma. (Pequeno parêntesis: 18 é uma idade tão prematura quanto 16 e de certa forma relativa, mas pronto, é a idade legal que já te responsabiliza como adulto).

Eu sou contra porque beneficia o PAN e o Bloco, mas também porque passariam a haver comícios de campanhas à porta das escolas, porque levaria a uma partidarização das AE (já basta a putaria das AE nas Uni.), porque obrigava a uma emancipação ainda mais precoce do que os 18, e como disse, os 18 pelo menos estão em relação com o fim da escolaridade obrigatória. 

Se ainda discutimos a importância do ensino de disciplinas como Educação Cívica e Politica como falha na formação educativa dos jovens...

Certo, e tens razão. Mas também me enoja ver o CDS ir a lares fazer campanha. É tão mau influenciar jovens que ainda não tem grande maturidade como velhos que já estão senis. 

Eu acho que é uma má prática pôr de lado uma lei/mudança/wtv só por vir a beneficiar um partido qualquer. Se a mudança é boa para o país, não me interessa se vem PNR...

Compartilhar este post

Link para o post

Já poderão participar na sondagem eleitoral no novo tópico que criei! :27_sunglasses:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 15 minutos:

Certo, e tens razão. Mas também me enoja ver o CDS ir a lares fazer campanha. É tão mau influenciar jovens que ainda não tem grande maturidade como velhos que já estão senis. 

Eu acho que é uma má prática pôr de lado uma lei/mudança/wtv só por vir a beneficiar um partido qualquer. Se a mudança é boa para o país, não me interessa se vem PNR...

Eu diria que se à partida uma lei/mudança/wtv é mais benéfica para um partido não será assim tão benéfica para o país.

Que uma lei/mudança/wtv acabe por indirectamente também beneficiar um partido é uma coisa. Mas que as razões apresentadas sejam mais benéficas para o país e não para o partido, como não é o caso. É óbvio que as leis ecológicas pró-ambientais são mais benéficas para o PAN e eu não me oporia a elas. Mas há uma diferença óbvia na leitura que se faz da proposta dessas leis. 

Editado por Mayday
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 21 minutos:

Eu diria que se à partida uma lei/mudança/wtv é mais benéfica para um partido não será assim tão benéfica para o país.

Que uma lei/mudança/wtv acabe por indirectamente também beneficiar um partido é uma coisa. Mas que as razões apresentadas sejam mais benéficas para o país e não para o partido, como não é o caso. É óbvio que as leis ecológicas pró-ambientais são mais benéficas para o PAN e eu não me oporia a elas. Mas há uma diferença óbvia na leitura que se faz da proposta dessas leis. 

De acordo, a minha interpretação era que estavas a pôr a mudança de lado APENAS porque beneficiava o PAN.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 minuto:

De acordo, a minha interpretação era que estavas a pôr a mudança de lado APENAS porque beneficiava o PAN.

O APENAS e' um novo partido?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 48 minutos:

O APENAS e' um novo partido?

Sim, é a Associação Partidária Ecológica Nassional. Terão o meu voto. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O governo polaco fez grande ninja move

Em risco de perder a dita...eleições arranjaram uma maneira brilhante de sacar votos dos jovens 

Quem tiver menos de 26 anos não vai ter salário taxado 🤯

Compartilhar este post

Link para o post

Kristalina Georgieva, a predileta de Paris, é a candidata europeia à liderança do FMI

Foi eleita um pouco contra as regras, umas vez que quando assumir o cargo já vai ter 66 anos (o limite é 65) e isso obrigará a uma alteração orgânica da lei. Também não teve a maioria dos votos previsto nos estatutos (conseguiu 55%) que correspondessem a 65% da população europeia, mas os ministros das Finanças terão resolvido a questão entre si. O que é bastante democrático. É no fundo uma escolha do governo Francês. 

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 01/08/2019 at 20:47:

Continuam os protestos em Moscovo, sempre muito sufocados pela violência policial. Os protestos ganharam um novo símbolo quando uma jovem se sentou em frente à muralha policial a ler a constituição Russa.

Olga Misik: Teenage girl reads constitution in front of Putin’s riot police during Moscow protests 

Hundreds Arrested in Moscow as Protests Pile Pressure on Putin

Mais 600 pessoas presas. Entre elas mais um líder da oposição.

Em Hong Kong continua. É a 8ª semana consecutiva de protestos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Several people are dead after a shooting in El Paso, Texas, officials say

Mais um massacre (num Walmart) nos EUA com recurso a arma de fogo. 20 mortos (4 crianças). 40 feridos. O atirador disse (deixou um manifesto) tê-lo feito em resposta à "invasão hispânica do Texas." Deixou ainda uma mensagem:

Spoiler

EBE_rToXYAI2jYU?format=jpg&name=large

Mais uma massacre que se vai resolver com o argumento de que não são as armas que matam, são as pessoas. E que este assassino tinha problemas mentais. E que só foi pena não haver um good guy com uma arma para parar o bad guy. Até ao próximo massacre.

Editado por Mayday
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Assustador a aparente normalidade com que a policia prende um gajo que acabou de assassinar 20 pessoas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...