Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

O sucesso da Iniciativa Liberal nos últimos anos dava uma boa tese de mestrado de Ciência Política... mas creio que dava uma ainda melhor de Marketing.

Compartilhar este post


Link para o post

Bela caldeirada nos Açores. Não tenho grandes dúvidas que vai haver novas eleições. btw, os gajos do PPM não eram daquele movimento/partido que queria a independência do arquipélago?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

Bela caldeirada nos Açores. Não tenho grandes dúvidas que vai haver novas eleições. btw, os gajos do PPM não eram daquele movimento/partido que queria a independência do arquipélago?

O CDS/Açores dá-se bem com o PS, eles ou o PPM podem viabilizar um Governo Socialista.

Quem quer a independência é o PDA, Partido Democrático do Atlântico, e o seu braço armado é a FLA, Frente Libertação dos Açores

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, Agora:

O CDS/Açores dá-se bem com o PS, eles ou o PPM podem viabilizar um Governo Socialista.

Quem quer a independência é o PDA, Partido Democrático do Atlântico, e o seu braço armado é a FLA, Frente Libertação dos Açores

O CDS misturar-se com o BE? Duvido.

Eu sei, mas esse partido desapareceu. Tinha lido algures que os seus membros se tinham passado para o PPM, mas se calhar sonhei.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

O CDS misturar-se com o BE? Duvido.

Eu sei, mas esse partido desapareceu. Tinha lido algures que os seus membros se tinham passado para o PPM, mas se calhar sonhei.

És capaz de ter razão, porque só agora me caiu a ficha que o PDA nem se apresentou a eleições. 

Nos Açores, vejo muito mais o BE do Antonio Lima a negar sentar-se na mesma mesa do CDS do que o contrário.

Aliás, o CDS no Governo Regional poderia servir como um balão de oxigénio para o CDS Nacional.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Sem comentar muito aqui, mas venho porque trabalho no serviço público da RAA e conheço bastante bem o que se vai passando dentro (e até fora) do parlamento no domínio da saúde, o grande problema agora é este:

Citação de Seferogol, há 10 horas:

Vamos ter crise política nos Açores, de certeza. A forma ditadorial com o PS se comportou nos últimos anos no Parlamento, vai ter a sua paga agora.

O PS está numa situação bem complexa por aqui, e estes resultados mostram apenas uma coisa: o desagrado das ilhas pequenas perante a governação socialista. E agora, tem um parlamento virado à direita (29 x 28). Votos do Chega e PPM vão ser sempre contra, nem vale a pena pensar. Resta IL e CDS.

O BE de cá, se se ligar ao PS, será uma surpresa. Estão completamente virados contra eles, já desde o tempo da Zoraida Soares. Porque as desigualidades são imensas, principalmente nas ilhas mais pequenas. O PS tem tido uma postura de centralização excessiva em São Miguel, e isso está a fazer com que as ilhas pequenas vão "acordando". Na Terceira nem tanto, porque isto é (e sempre foi) um bastião do PS. Só há mais votos do PSD nesta ilha quando isto já estiver com governo de PSD por 4/8 anos.

A melhor hipótese que o PS tem é de tentar uma coligação/aliança (o que quiserem chamar) com o CDS. Conheço bem a pessoa que está à frente do CDS/PP por cá, e ele é capaz de ser o CDS mais "esquerda" possível, sem deixar de ser um partido de centro-direita. E talvez seja mesmo este partido que vai deixar que haja Governo. Mas, não vai ser durante muito tempo, a meu ver. O CDS não vai perdoar falhas e com azar, daqui a 1/2 anos, temos novas eleições. Não acredito que façam essa jogada agora. Vai deixar passar a criação do governo para o bem da RAA mas, daí para a frente vai ser oposição firme.

Do meu ponto de vista, até este governo acabar (se chegar a ser criado), serão os anos mais difíceis enquanto trabalhador no serviço público. Porque a pressão externa vai ser tanta vinda da oposição com da crise que vamos enfrentar pós-COVID e perante um novo programa de fundos comunitários da UE, a grande dependência da RAA para continuar a evoluir. Não me parece que dure 4 anos.

O PSD está numa posição muito cómoda. Sabe apenas que tem de continuar a fazer oposição sem riscos. Um pouco à imagem do que PPC fez no segundo governo de Sócrates. O objetivo será, a meu ver, conseguir o suficiente para fazer governo sozinho ou com CDS/PP. E já não falta muito...

Citação de Seferogol, há 52 minutos:

O CDS/Açores dá-se bem com o PS, eles ou o PPM podem viabilizar um Governo Socialista.

Quem quer a independência é o PDA, Partido Democrático do Atlântico, e o seu braço armado é a FLA, Frente Libertação dos Açores

O PPM? Nem brinques. Só se derem uma pasta ao Estevão. O que só por si, é um risco imenso.

Editado por jmopborba
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Belo caldinho que se montou nos Açores. E se é um território muito particular onde as politiquices locais dificilmente se podem extrapolar para o continente, há sobretudo a retirar a atractividade que o populismo do Chega continua a ter, até numa região onde tradicionalmente há mais que muitas opções de direita. O Costa que abra também os olhos e que perceba que ao antagonizar a sua esquerda está talvez não a ganhar votos mas a perder opções para acordos naturais.

Inevitavelmente irá haver eleições antecipadas, mas não no imediato, acho que o PS consegue manobrar a coisa com acordos pontuais e aguentar-se por lá até depois das autárquicas e do covid amainar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jmopborba, há 2 minutos:

Sem comentar muito aqui, mas venho porque trabalho no serviço público da RAA e conheço bastante bem o que se vai passando dentro (e até fora) do parlamento no domínio da saúde, o grande problema agora é este:

O PS está numa situação bem complexa por aqui, e estes resultados mostram apenas uma coisa: o desagrado das ilhas pequenas perante a governação socialista. E agora, tem um parlamento virado à direita (29 x 28). Votos do Chega e PPM vão ser sempre contra, nem vale a pena pensar. Resta IL e CDS.

O BE de cá, se se ligar ao PS, será uma surpresa. Estão completamente virados contra eles, já desde o tempo da Zoraida Soares. Porque as desigualidades são imensas, principalmente nas ilhas mais pequenas. O PS tem tido uma postura de centralização excessiva em São Miguel, e isso está a fazer com que as ilhas pequenas vão "acordando". Na Terceira nem tanto, porque isto é (e sempre foi) um bastião do PS. Só há mais votos do PSD nesta ilha quando isto já estiver com governo de PSD por 4/8 anos.

A melhor hipótese que o PS tem é de tentar uma coligação/aliança (o que quiserem chamar) com o CDS. Conheço bem a pessoa que está à frente do CDS/PP por cá, e ele é capaz de ser o CDS mais "esquerda" possível, sem deixar de ser um partido de centro-direita. E talvez seja mesmo este partido que vai deixar que haja Governo. Mas, não vai ser durante muito tempo, a meu ver. O CDS não vai perdoar falhas e com azar, daqui a 1/2 anos, temos novas eleições. Não acredito que façam essa jogada agora. Vai deixar passar a criação do governo para o bem da RAA mas, daí para a frente vai ser oposição firme.

Do meu ponto de vista, até este governo acabar (se chegar a ser criado), serão os anos mais difíceis enquanto trabalhador no serviço público. Porque a pressão externa vai ser tanta vinda da oposição com da crise que vamos enfrentar pós-COVID e perante um novo programa de fundos comunitários da UE, a grande dependência da RAA para continuar a evoluir. Não me parece que dure 4 anos.

O PSD está numa posição muito cómoda. Sabe apenas que tem de continuar a fazer oposição sem riscos. Um pouco à imagem do que PPC fez no segundo governo de Sócrates. O objetivo será, a meu ver, conseguir o suficiente para fazer governo sozinho ou com CDS/PP. E já não falta muito...

Bold: Opinião normal vindo de um terceirense :mrgreen:

O António Lima já disse ontem que vai aprovar o programa do PS por ser o partido vencedor.

Caso haja eleições novamente, achas que o PS chega à maioria? Ou caem de vez?

Qual é a opinião do Artur Lima do Sérgio Ávila aka DDT? Tenho esperança que quem aprove um governo PS, tenha como reivindicação obrigar o Serginho a tomar o seu lugar de deputado... Se há pessoa que é culpada pelo atraso dos Açores em relação ao resto do país é ele.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 15 minutos:

Belo caldinho que se montou nos Açores. E se é um território muito particular onde as politiquices locais dificilmente se podem extrapolar para o continente, há sobretudo a retirar a atractividade que o populismo do Chega continua a ter, até numa região onde tradicionalmente há mais que muitas opções de direita. O Costa que abra também os olhos e que perceba que ao antagonizar a sua esquerda está talvez não a ganhar votos mas a perder opções para acordos naturais.

Inevitavelmente irá haver eleições antecipadas, mas não no imediato, acho que o PS consegue manobrar a coisa com acordos pontuais e aguentar-se por lá até depois das autárquicas e do covid amainar.

Surpreende-me, também, a entrada da IL no Parlamento. Apesar dos partidos de direita nos Açores serem mais que as mães, nunca tiveram grande expressão porque, nos Açores, se não houver politicas de esquerda não há Região. Os Açores são muito dependentes do Estado. Aliás, o CDS/Açores é muito "centrão" e o PSD confunde-se muito com o PS.

 

Citação de Lebohang, há 2 minutos:

Também quero.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 20 horas:

Porque é que os partidos têm de anunciar publicamente o que vão decidir votar na quarta, para o orçamento?

 

Para quem vota neles achar que faz alguma diferença. 

 

Citação de Mayday, há 15 horas:

Qual é o vosso salário emocional mensal?

 

Tens que deixar essa mentalidade 9 to 5 ( que cá é mais 9 to 6 mas ok) 

E depois podes pagar a ti mesmo emocionalmente, financeiramente, e quiçá o servidor do cmpt

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 2 horas:

Quem quer a independência é o PDA, Partido Democrático do Atlântico, e o seu braço armado é a FLA, Frente Libertação dos Açores

Que tipo de argumentação usa essa gente para defender isso? 😄

Compartilhar este post


Link para o post

a direita precisa mesmo do voto a favor do Chega para governar? Não dá se houver abstenção da parte deles?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 23 minutos:

Que tipo de argumentação usa essa gente para defender isso? 😄

Opa, nem te sei responder a isso. Conheço uns quantos independentistas, e nenhum deles sabe dizer um argumento com pés e cabeça.

Há 45 anos, havia argumentos suficientes para isso: os Açores eram auto-suficientes e havia apoio dos USA.

Passado este tempo todo, dá para perceber que se isso tivesse acontecido, os Açores não seriam melhores que São Tomé e Príncipe, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

a direita precisa mesmo do voto a favor do Chega para governar? Não dá se houver abstenção da parte deles?

Só com o apoio do PAN.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Só com o apoio do PAN.

teoricamente o PAN não apoia o PSD, mas nos Açores a política é feita de um modo diferente do continente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos:

a direita precisa mesmo do voto a favor do Chega para governar? Não dá se houver abstenção da parte deles?

Se o Chega se abstiver, fica a faltar 1 voto para igualar os 28 da esquerda.

 

Compartilhar este post


Link para o post

É vender os Açores aos USA.

300 milhões em barras de ouro, um lugar na MLS para o Santa Clara, Francisco Agatão novo selecionador dos USA e 10 lugares na Casa Branca para os familiares do Carlos César.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 minutos:

É vender os Açores aos USA.

300 milhões em barras de ouro, um lugar na MLS para o Santa Clara, Francisco Agatão novo selecionador dos USA e 10 lugares na Casa Branca para os familiares do Carlos César.

Ao menos n lhes ofereceste a base de lages!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 16 minutos:

É vender os Açores aos USA.

300 milhões em barras de ouro, um lugar na MLS para o Santa Clara, Francisco Agatão novo selecionador dos USA e 10 lugares na Casa Branca para os familiares do Carlos César.

Com o Agatão nos USA eles nunca mais iriam a um Mundial, perderiam sempre no ultimo jogo dos playoffs.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 4 horas:

Bold: Opinião normal vindo de um terceirense :mrgreen:

O António Lima já disse ontem que vai aprovar o programa do PS por ser o partido vencedor.

Caso haja eleições novamente, achas que o PS chega à maioria? Ou caem de vez?

Qual é a opinião do Artur Lima do Sérgio Ávila aka DDT? Tenho esperança que quem aprove um governo PS, tenha como reivindicação obrigar o Serginho a tomar o seu lugar de deputado... Se há pessoa que é culpada pelo atraso dos Açores em relação ao resto do país é ele.

 

Acho que não haverá eleições. O BE já deu a palavra, acho que o próximo será o CDS. Mas como já referi, e principalmente o CDS, vai ser uma oposição muito firme, e talvez até seja estratégico para fazer cair o governo em 1/2 anos. Porque já sabemos que estes próximos anos vão ser de crise. Pela COVID, pelo novo programa de fundos, etc...

Quando existirem novas eleições, seja daqui a 1-4 anos, a minha previsão é que o PSD passe para a frente mas com maioria relativa. Poderá ser necessário unirem-se, quiçá, ao CDS e/ou IL e talvez ao PPM (medo).

Prefiro não opinar muito sobre ambos. :mrgreen: mas sei que o Sérgio Ávila nem queria dar a cara este ano.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...