Ed Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 17 minutos: Sabes que ja foram feitas estatísticas onde demonstram o contrario? e isto comparativamente com os restantes países da europa. 13 em 27... Citação de Sima01, há 11 minutos: O que defendo é que existisse mais participação parlamentar do povo e nao só, na votação inicial e partidária. Esta dificil. Sim, tenho que aceitar uma opiniao que indica que mais a frente vou fazer ou dizer isto ou aquilo. Realmente nem sei porque tenho opiniao. Devia ser imposta por cabeças mais capazes. Quem defende a democracia com unhas e dentes e depois vem extremar opiniões e posições... realmente nem contado. Dizes que não votas, não concordas com nada, e queres mais participação do povo quando tu próprio não participas... É óbvio que fica difícil. A opinião, sempre ouvi dizer é como o cú dá quem quer, agora não esperes que todos concordem com ela. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 13 minutos: https://transparencia.pt/indice-de-percecao-da-corrupcao-2022/ Aconselho-te a ver Por acaso está difícil. Temos é perceções diferentes do que está difícil. Aconselho-te a fazer algo diferente do que costumas fazer habitualmente e ler o meu post completo e não somente as partes que te interessam. Queres mais participação parlamentar do povo? Em Portugal é um feito quando temos metade da população a votar de 2 em 2 anos praticamente e tu queres que participação parlamentar? E se há coisa que ficou provado esta semana é que o povo e pessoas que não se sabem comportar não podem ter lugar na casa da democracia. Ou seja, na europa, pior que Portugal só Itália e europa de leste e achas isso um ganho? Nao consigo perceber. Quer dizer, podes achar um ganho portanto sim, temos menos corrupção que a europa de leste e Itália. Nada mau. Relativamente a participação do povo no que toca a questões importantes da sociedade, dizer que o povo nao esta apto a tal e que ficou demonstrado esta semana, demonstra um comentário do mais elitista que ja vi nesta conversa. Se concordo que temos pouco literacia? Concordo e acho que o caminho é educar para termos essa mesma participação e nao dividir os políticos como elite filosofica (que nao o são) dos restantes comuns dos mortais. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 13 minutos: Tu achas que essa liberdade de voto é exercida? a serio? Sim a eutanásia teve essa liberdade mas era uma questão muito diferente, visto ser idêntica por exemplo ao aborto. O que defendo é que existisse mais participação parlamentar do povo e nao só, na votação inicial e partidária. Esta dificil. Sim, tenho que aceitar uma opiniao que indica que mais a frente vou fazer ou dizer isto ou aquilo. Realmente nem sei porque tenho opiniao. Devia ser imposta por cabeças mais capazes. Fica descansado que qualquer dia, será assim. Mas nao comentas a ironia que ele disse, minimizando a minha opiniao, chamando-me de burro indiretamente em varios posts... esta certo. Quem defende a democracia com unhas e dentes e depois vem extremar opiniões e posições... realmente nem contado. amigo faz um favor a ti e a todos, vai apanhar ar, toma um café, fuma um cigarro, e depois vai reler os posts desde o início. desculpa mas estás efetivamente a ser muito burro. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Citação de Ed, há 10 minutos: 13 em 27... Dizes que não votas, não concordas com nada, e queres mais participação do povo quando tu próprio não participas... É óbvio que fica difícil. A opinião, sempre ouvi dizer é como o cú dá quem quer, agora não esperes que todos concordem com ela. Exato. Nao voto porque para votar em partidos onde nao revejo a minha opiniao sobre as leis propostas pelos mesmos, nao faz sentido. O que que uma coisa tem a ver com a outra? Se digo que nao concordo totalmente com nenhum partido mas que deveria existir mais participação do povo, digo que essa participação seria direcionada mais especificamente para escolha de ministros e leis. Mas nao faz mal. Eu estou ca para sair da caixa onde vocês, durante 2 paginas estão a tentar colocar-me e nao, nao me estou a contradizer e se nao perceberam ainda o meu ponto, ja tendo sido explicado enumeras vezes, entao nao sei mesmo como o fazer lol Citação de F_Tex, há 13 minutos: amigo faz um favor a ti e a todos, vai apanhar ar, toma um café, fuma um cigarro, e depois vai reler os posts desde o início. desculpa mas estás efetivamente a ser muito burro. Se me explicares em que ponto, vou fumar um cigarrinho que bem preciso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 1 minuto: Exato. Nao voto porque para votar em partidos onde nao revejo a minha opiniao sobre as leis propostas pelos mesmos, nao faz sentido. O que que uma coisa tem a ver com a outra? Se digo que nao concordo totalmente com nenhum partido mas que deveria existir mais participação do povo, digo que essa participação seria direcionada mais especificamente para escolha de ministros e leis. Mas nao faz mal. Eu estou ca para sair da caixa onde vocês, durante 2 paginas estão a tentar colocar-me e nao, nao me estou a contradizer e se nao perceberam ainda o meu ponto, ja tendo sido explicado enumeras vezes, entao nao sei mesmo como o fazer lol Se me explicares em que ponto, vou fumar um cigarrinho que bem preciso. Exemplo rápido, achas que os clubes deviriam de convocar eleições/refrendos/AG/wtv sempre que contratam alguém ou mudam de treinador? Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Citação de Duda34, há 20 minutos: Eu já não tenho palavras que não seja gritar-te para te enxergares. Que imbecil fds. exato, obrigado. Eu proponho e defendo as minhas ideias, outros partem para o insulto. Faz sentido. Quando uma troca de ideias, da minha parte pacifica, continuando com o ponto que demonstrei inicialmente intacto de que vivesse muito a politica como clubes e tenho a utopia que fosse de outra maneira leva a este tipo de comentários, fica demonstrado efetivamente quem é extremista... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 5 minutos: Se me explicares em que ponto, vou fumar um cigarrinho que bem preciso. Todos. Bom cigarro, abraço. 5 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Citação de Ed, há 11 minutos: Exemplo rápido, achas que os clubes deviriam de convocar eleições/refrendos/AG/wtv sempre que contratam alguém ou mudam de treinador? Ironicamente, disse anteriormente que vivemos politica como clubes de futebol e tu fazes essa pergunta. Nao, nao acho que deviam convocar AG para tal mas nao acho que seja o mesmo sinceramente. Questões sociais onde estamos inseridos nao tem nada a ver com questões de gestões privadas. Na minha ótica, seria o expoente máximo da democracia. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 7 minutos: Ou seja, na europa, pior que Portugal só Itália e europa de leste e achas isso um ganho? Nao consigo perceber. Quer dizer, podes achar um ganho portanto sim, temos menos corrupção que a europa de leste e Itália. Nada mau. Relativamente a participação do povo no que toca a questões importantes da sociedade, dizer que o povo nao esta apto a tal e que ficou demonstrado esta semana, demonstra um comentário do mais elitista que ja vi nesta conversa. Se concordo que temos pouco literacia? Concordo e acho que o caminho é educar para termos essa mesma participação e nao dividir os políticos como elite filosofica (que nao o são) dos restantes comuns dos mortais. Portanto agora já só interessa uma parte da Europa? Eramos os piores da Europa, agora que estamos a meio afinal somos os piores da Europa que interessa. Falhaste aí Espanha, Grécia, Chipre mas vais certamente dizer que isso é tudo a leste de nós portanto estás certo. Boa miúdo! O povo está apto a fazer aquilo que tem de fazer: eleger quem os represente. Em 2019 tínhamos aproximadamente 9 milhões de pessoas aptas para votar. Em jeito de curiosidade, como propões que cada um desses 9 milhões de pessoas possa ter voz no parlamento? Vais dar hipótese de fala? Vamos colocar 5 minutos por pessoa: estamos a falar 45 milhões de minutos, estamos a falar de 31250 dias (completos de 24h sem parar), tendo em conta que temos 365 dias por ano temos um total de 85 anos. Portanto, se não me enganei nas contas, a cada 85 anos tens direito a falar 5 minutos no parlamento. Estou ansioso para ver ser posta em prática a tua ideia! Nota: continuas a ignorar de forma exemplar todos os argumentos sobre André Ventura, Chega e enriquecimento ilícito que foi o tema que nos trouxe até aqui. Estou a registar o excelente esforço que estás a ter! 2 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Para concluir, deixo a pergunta. Na vossa opinião, porque que temos uma taxa de abstenção tão elevada? Visto que é sempre um tema debatido nas eleições. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 7 minutos: Ironicamente, disse anteriormente que vivemos politica como clubes de futebol e tu fazes essa pergunta. Nao, nao acho que deviam convocar AG para tal mas nao acho que seja o mesmo sinceramente. Questões sociais onde estamos inseridos nao tem nada a ver com questões de gestões privadas. Na minha ótica, seria o expoente máximo da democracia. Exemplo diferente então: cada vez que a Sonae quiser mudar um diretor de departamento tem de convocar uma assembleia geral de acionistas ou enviar boletins de voto a todos aqueles que tenham lá uma ação? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 1 minuto: Para concluir, deixo a pergunta. Na vossa opinião, porque que temos uma taxa de abstenção tão elevada? Visto que é sempre um tema debatido nas eleições. - Falta de sentido de responsabilidade, porque a esmagadora maioria das pessoas que se abstêm não sofreu directamente com a vida em ditadura; - Falta de conhecimento político e de funcionamento das instituições; - Falta de identificação com os projectos políticos actuais. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 1 minuto: Portanto agora já só interessa uma parte da Europa? Eramos os piores da Europa, agora que estamos a meio afinal somos os piores da Europa que interessa. Falhaste aí Espanha, Grécia, Chipre mas vais certamente dizer que isso é tudo a leste de nós portanto estás certo. Boa miúdo! O povo está apto a fazer aquilo que tem de fazer: eleger quem os represente. Em 2019 tínhamos aproximadamente 9 milhões de pessoas aptas para votar. Em jeito de curiosidade, como propões que cada um desses 9 milhões de pessoas possa ter voz no parlamento? Vais dar hipótese de fala? Vamos colocar 5 minutos por pessoa: estamos a falar 45 milhões de minutos, estamos a falar de 31250 dias (completos de 24h sem parar), tendo em conta que temos 365 dias por ano temos um total de 85 anos. Portanto, se não me enganei nas contas, a cada 85 anos tens direito a falar 5 minutos no parlamento. Estou ansioso para ver ser posta em prática a tua ideia! Nota: continuas a ignorar de forma exemplar todos os argumentos sobre André Ventura, Chega e enriquecimento ilícito que foi o tema que nos trouxe até aqui. Estou a registar o excelente esforço que estás a ter! Não descarto a representatividade para criação de leis mas a votação das mesmas defendo que fosse feita pelo povo. Sim é o meu modelo utópico. Relativamente aos resultados, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio mas estando inserido num país onde pelo menos nos últimos 20 anos viste da plateia da frente, actos de corrupção, tanto de políticos, como de entidades bancárias que têm o peso enorme no modelo económico em que estamos inseridos, fica fácil de ver que meio copo vejo. Citação de Ghelthon, há 1 minuto: - Falta de sentido de responsabilidade, porque a esmagadora maioria das pessoas que se abstêm não sofreu directamente com a vida em ditadura; - Falta de conhecimento político e de funcionamento das instituições; - Falta de identificação com os projectos políticos actuais. Concordo com o ponto 2 e 3 sendo que já podíamos ter feito algo para melhorar o ponto 2. Resta saber porque ainda não foi feito. Citação de JohnyM, há 5 minutos: Exemplo diferente então: cada vez que a Sonae quiser mudar um diretor de departamento tem de convocar uma assembleia geral de acionistas ou enviar boletins de voto a todos aqueles que tenham lá uma ação? Apesar de ser uma gestão privada, não sendo deveras igual a uma gestão da sociedade (as vezes parece que gerimos o país como uma empresa eu sei) até posso concordar que todos os acionistas deveriam escolher entre um lote de opções. Certamente era mais democrático. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 5 minutos: Concordo com o ponto 2 e 3 sendo que já podíamos ter feito algo para melhorar o ponto 2. Resta saber porque ainda não foi feito. Sem dúvida, o ponto 2 seria facilmente solucionável, por exemplo nas aulas de Formação Cívica (ou lá como se chama isso hoje em dia, se é que ainda existe). 1 Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 27 Abril 2023 Adoro quando aparece neste tópico um pokemon novo e isto avança 2 ou 3 páginas numa hora 1 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 (editado) Citação de Ghelthon, há 21 minutos: Sem dúvida, o ponto 2 seria facilmente solucionável, por exemplo nas aulas de Formação Cívica (ou lá como se chama isso hoje em dia, se é que ainda existe). Defendo a vários anos que a disciplina de formação cívica deveria preparar melhor as pessoas, nao so para questões politicas como para outro tipo de questões económicas e socias, como por exemplo finanças e segurança social Chegamos aos 18 anos sem saber bem a politica do nosso pais nem como fazer efetivamente um IRS. Aos 18 anos ja podemos trabalhar, como foi o meu caso e de muitos e era importante saber estas questões básicas de sociedade... para nao pagar multas como foi o meu caso lol. Resta saber se é propositado. Editado 27 Abril 2023 por Sima01 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Abril 2023 Citação de Ghelthon, há 11 minutos: - Falta de sentido de responsabilidade, porque a esmagadora maioria das pessoas que se abstêm não sofreu directamente com a vida em ditadura; - Falta de conhecimento político e de funcionamento das instituições; - Falta de identificação com os projectos políticos actuais. Tenho duvidas que isso seja mesmo assim. Tentei ir confirmar na Pordata mas não têm esses dados detalhados. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 27 Abril 2023 Sou contra extremos A extrema direita, a extrema esquerda e os extremamente burros 3 4 3 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 1 hora: é preciso dizer quantas vezes que o que é importante é o tema e nao quem o levou a votar? O importante mesmo são os amigos que fizemos ao longo do caminho ❤️ Citação de whatever, há 1 hora: Estamos a meia página de chegarmos ao ponto em que vai dizer que até nem queria, mas fomos 'nós' que o obrigámos a gostar do outro débil mental. A conversa é sempre a mesma, não gosta, mas até concorda, não é fanático, mas está há 40 posts a defender o indefensável, não sabe ao certo, mas tem a certeza que existem umas estatísticas quaisquer que suportam um ponto qualquer que a extrema-direita cavalga, acha que está tudo mal, mas nem é capaz de uma vez a cada quatro anos ir à escola primária da terrinha votar. Esta semana na internet está a ser engraçada. Veio o 25 de Abril e os fachos apareceram todos, qual formigas atrás do açúcar. Ontem estava no r/Portugal e dei por mim a ver posts inundados de gente como este Pokémon a defender o Chega e o André Ventura. "Ah mas não voto neles, só gosto que estejam a começar uma conversa", "Ah mas eles trazem coisas importantes a debate", "Ah mas ao menos não são os outros de sempre", "Estes gajos são uma m*rda, depois uma pessoa olha e só tem o Chega para voto de protesto" O que interessa se os financiadores dele são gente corrupta, ou que ele se dê com partidos de extrema direita europeia financiados pelo Putin? Ou que o Chega esteja cheio de neo-nazis e que o André Ventura é um ditador que expulsa quem não se verga a ele. Interessa é começar uma discussão, porque os outros partidos são todos iguais, só o Chega é honrado e honesto Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 1 hora: Sabes que ja foram feitas estatísticas onde demonstram o contrario? e isto comparativamente com os restantes países da europa. não. Essas estatísticas reportam-se à percepção da corrupção, julgo. Ou seja, àquilo que o homem comum acha. Achismo e facto não são a mesma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 O mais engraçado é que as mesmas pessoas que chamam me de facho são elas mesmas, extremistas, visto que qualquer opinião que fuja ao ideal por elas pensado, é posto em causa através de acusações infundadas. Muito na base do movimento woke americano. Mas, filosoficamente falando, todas as pessoas têm pontos onde podemos concordar e outros discordar. Acredito plenamente que ninguém nesta vida esteja sempre errado ou certo. É minha visão de ver as coisas e por isso disso isso inicialmente no tópico. Se vivêssemos a política de uma maneira mais racional e criteriosa, debatendo sem olhar para cores políticas, a democracia ficava a ganhar. Vivemos tempos, principalmente na América por exemplo, onde se estão a extremar cada vez mais posições políticas quando disse e volto a dizer, nem uns estão sempre errados nem outros sempre certos. Citação de rcoelho14, há 9 minutos: O importante mesmo são os amigos que fizemos ao longo do caminho ❤️ Esta semana na internet está a ser engraçada. Veio o 25 de Abril e os fachos apareceram todos, qual formigas atrás do açúcar. Ontem estava no r/Portugal e dei por mim a ver posts inundados de gente como este Pokémon a defender o Chega e o André Ventura. "Ah mas não voto neles, só gosto que estejam a começar uma conversa", "Ah mas eles trazem coisas importantes a debate", "Ah mas ao menos não são os outros de sempre", "Estes gajos são uma m*rda, depois uma pessoa olha e só tem o Chega para voto de protesto" O que interessa se os financiadores dele são gente corrupta, ou que ele se dê com partidos de extrema direita europeia financiados pelo Putin? Ou que o Chega esteja cheio de neo-nazis e que o André Ventura é um ditador que expulsa quem não se verga a ele. Interessa é começar uma discussão, porque os outros partidos são todos iguais, só o Chega é honrado e honesto Quando dizes que defendo o chega, chamando me de pokemon, fica demonstrado que o pokemon extremista afinal, es mesmo tu. Nem vale a pena ler o resto, visto que, ou não percebes português ou então da te jeito essa retórica de acusao fácil. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 40 minutos: Defendo a vários anos que a disciplina de formação cívica deveria preparar melhor as pessoas, nao so para questões politicas como para outro tipo de questões económicas e socias, como por exemplo finanças e segurança social Chegamos aos 18 anos sem saber bem a politica do nosso pais nem como fazer efetivamente um IRS. Aos 18 anos ja podemos trabalhar, como foi o meu caso e de muitos e era importante saber estas questões básicas de sociedade... para nao pagar multas como foi o meu caso lol. Resta saber se é propositado. Mas foste multado porque não pagaste o IRS ou porque não sabias que tinhas de pagar? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Abril 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 37 minutos: Tenho duvidas que isso seja mesmo assim. Tentei ir confirmar na Pordata mas não têm esses dados detalhados. Não tenho dados também, é mais uma impressão pessoal, porque tenho ideia que a abstenção é gritante nos mais jovens. Posso estar errado, mas mesmo assim diria que é um factor importante, mesmo que não seja directamente relacionado com a experiência pessoal da ditadura - as pessoas não pensam que votar não é um direito absolutamente assegurado, nem param para pensar no que significa votar ou, ainda mais importante, no que significa não poder votar. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 27 Abril 2023 Citação de whatever, Agora: Mas foste multado porque não pagaste o IRS ou porque não sabias que tinhas de pagar? Porque não sabia que tinha que fazer o IRS e o que era. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Abril 2023 Citação de Sima01, há 2 minutos: O mais engraçado é que as mesmas pessoas que chamam me de facho são elas mesmas, extremistas, visto que qualquer opinião que fuja ao ideal por elas pensado, é posto em causa através de acusações infundadas. Estás redondamente enganado, e o facto de dizeres isto demonstra como claramente não percebes nada do que dizes. O CMPT é dos poucos sítios na Internet onde, não poucas vezes, há discussões dignas entre ideologias bem diferentes. É certo que a maior parte das pessoas estará mais à esquerda, mas tens pessoas de direita também, e é raríssimo haver discussões a descambar. Portanto, dizeres que estás a ser perseguido só por teres uma opinião diferente é falso. Estás apenas a levar com as consequências das idiotices que tens dito. Compartilhar este post Link para o post