Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 32 minutos:

Claro, como ficam as pessoas que recebem uma parte muito significativa do seu ordenado em ajudas de custo (normalmente em viagens que não fizeram como o Sandes estava a dizer em cima). Quando se tem de colocar baixa porque se ficou doente ou quando se é pai/mãe a coisa pode complicar. Por isso, não é só uma questão de futuro a longo prazo em termos de pensão de velhice. Pode ser já "amanhã".

Repara também que este 15º mês corresponderá a um aumento em termos mensais pouco acima dos 6%. Quando a inflação era bem menor do que a atual, o governo chegou a fechar acordos com as sindicais para aumento real do salário na ordem dos 5%.

Para além disso a medida é regressiva. Beneficia mais quem mais ganha dada a progressividade dos impostos. 

Mas eu concordo com o Mayday. O objetivo, com esta medida, é claro. Só junto o facto da CIP ter um novo presidente pelo que acredito que também queira dar prova de vida.

Quem vai sofrer com isso serão as pessoas que vão mudar de emprego. Se a empresa antes oferecia 20k€ divididos por 14 meses, agora oferece esses 20 divididos em 15 meses. Quem já tem emprego e não mudar, passa a receber o 15º mês, faz com ele o que quiser. Quem o quiser gastar, gasta. Quem o quiser (ou puder) poupar, poupa. Quem estiver preocupado com o futuro, também tem soluções. Quem viver com dificuldades e tiver necessariamente que gastar o dinheiro não me parece que esteja muito preocupado com futuras baixas e afins.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 horas:

Estabilidade:

https://www.dnoticias.pt/2023/9/27/376874-x-v/ Comissários políticos do PAN apreensivos com o acordo

https://www.dnoticias.pt/2023/9/27/376870-joaquim-jose-sousa-diz-que-acordo-psdpan-e-ilegal/ Porta-voz do PAN que foi corrido antes da campanha continua a dizer que quem representa o PAN na Madeira é ele.

Para não ficar atrás o CDS nacional também já veio dar mais garantias de estabilidade, através do Nuno Melo e da JP, que não se coibiram de mostrar o seu amor ao PAN e a concordância pelo facto do CDS não ter participado nas negociações. O Albuquerque ao seu bom modo já mandou o CDS dar uma curva. Prevêem-se 4 anos maravilhosos na madeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 43 minutos:

Claro, como ficam as pessoas que recebem uma parte muito significativa do seu ordenado em ajudas de custo (normalmente em viagens que não fizeram como o Sandes estava a dizer em cima). Quando se tem de colocar baixa porque se ficou doente ou quando se é pai/mãe a coisa pode complicar. Por isso, não é só uma questão de futuro a longo prazo em termos de pensão de velhice. Pode ser já "amanhã".

Repara também que este 15º mês corresponderá a um aumento em termos mensais pouco acima dos 6%. Quando a inflação era bem menor do que a atual, o governo chegou a fechar acordos com as sindicais para aumento real do salário na ordem dos 5%.

Para além disso a medida é regressiva. Beneficia mais quem mais ganha dada a progressividade dos impostos. 

Mas eu concordo com o Mayday. O objetivo, com esta medida, é claro. Só junto o facto da CIP ter um novo presidente pelo que acredito que também queira dar prova de vida.

Lendo o que tu e o Mayday dizem, faz sentido.

Fiz bem em desconfiar da bondade patronal 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 36 minutos:

O Sérgio Sousa Pinto não foi lider da JS e desde aí teve como ocupação a política?

image0.jpg?ex=65156b46&is=651419c6&hm=16

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 48 minutos:

Quem vai sofrer com isso serão as pessoas que vão mudar de emprego. Se a empresa antes oferecia 20k€ divididos por 14 meses, agora oferece esses 20 divididos em 15 meses. Quem já tem emprego e não mudar, passa a receber o 15º mês, faz com ele o que quiser. Quem o quiser gastar, gasta. Quem o quiser (ou puder) poupar, poupa. Quem estiver preocupado com o futuro, também tem soluções. Quem viver com dificuldades e tiver necessariamente que gastar o dinheiro não me parece que esteja muito preocupado com futuras baixas e afins.

Pois, é o meu caso.

Recebo 400/500 em ajudas de custo por fora mas preciso do dinheiro mensalmente derivado ao custo de vida. Nao consigo estar preocupado com baixas ou reformas porque nao vou deixar de sobreviver para nao sobreviver numa velhice que nao sei se chego la ou uma baixa que nao sei se vou ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 25 minutos:

Pois, é o meu caso.

Recebo 400/500 em ajudas de custo por fora mas preciso do dinheiro mensalmente derivado ao custo de vida. Nao consigo estar preocupado com baixas ou reformas porque nao vou deixar de sobreviver para nao sobreviver numa velhice que nao sei se chego la ou uma baixa que nao sei se vou ter.

Comparado a esta admissão, piratear o Spotify não é nada

• Like 1
  • Haha 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 13 minutos:

Comparado a esta admissão, piratear o Spotify não é nada

Depende.

O máximo de ajudas de custo é 700 eur sensivelmente e nao sabes se faço em deslocações, o valor que mencionei.

Por isso, esta dentro da lei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 2 minutos:

Depende.

O máximo de ajudas de custo é 700 eur sensivelmente e nao sabes se faço em deslocações, o valor que mencionei.

Por isso, esta dentro da lei.

Então o que é que o custo de vida tem a ver? Esse dinheiro vai todo para a despesa que tens na deslocação do trabalho, não te adianta para comer e pagar renda, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Quem viver com dificuldades e tiver necessariamente que gastar o dinheiro não me parece que esteja muito preocupado com futuras baixas e afins

Certo, estão mais preocupados com o dia a dia do que eventuais cenários limite o que é perfeitamente válido. Só estava a contra argumentar o senão do dinheiro ser livre de impostos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Certo, estão mais preocupados com o dia a dia do que eventuais cenários limite o que é perfeitamente válido. Só estava a contra argumentar o senão do dinheiro ser livre de impostos. 

Nota só que isso só se verifica, pelo menos directamente, por ser livre de SS. O IRS não é para aqui chamado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, que circo o PAN na Madeira. A deputada faz o acordo, mas não diz a ninguém? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 5 minutos:

Bem, que circo o PAN na Madeira. A deputada faz o acordo, mas não diz a ninguém? 

É o PAN...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

O Sérgio Sousa Pinto não foi lider da JS e desde aí teve como ocupação a política?

Imagem

este gajo tem sempre os piores takes possíveis

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 53 minutos:

Nota só que isso só se verifica, pelo menos directamente, por ser livre de SS. O IRS não é para aqui chamado.

Sim, claro. Quando referi impostos, referia-me à SS. 

Citação de Stromp, há 32 minutos:

este gajo tem sempre os piores takes possíveis

Dois takes fantásticos numa frase só. O mito da extrema esquerda e a sua comparação com a extrema direita. E ainda fala em legitimidade. Quem legitima o que quer que seja é quem faz estes takes de BE/PCP = Chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Então o que é que o custo de vida tem a ver? Esse dinheiro vai todo para a despesa que tens na deslocação do trabalho, não te adianta para comer e pagar renda, certo?

Tu percebes te bem o que quis dizer. Eu percebi bem, o que tu quiseste dizer.

A ideia era dar legalidade a coisa por ser abaixo dos 700 eur.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 horas:

Sim, na perspetiva que é mais dinheiro ao fim do ano. 

Não no sentido que não sendo um aumento real do salário mas apenas uma espécie de prémio isento de contribuição para a SS não tem qualquer efeito na carreira contributiva. Ou seja a longo prazo não irás recolher os benefícios desse "aumento". 

Mas mostram que tem condições para aumentar os salários. Portanto o que é preciso é efetivamente aumentar esses salários em conjunto com uma redução da taxa de IRS nos primeiros escalões.  As empresas tem margem como se vê para o primeiro e o estado tem atualmente margem para o segundo.

Isto 'e basicamente impossivel como estamos, ja 'e 10% da populacao que paga mais de 50% de impostos, imagina agora reduzir ainda mais a parte dos 90%...

Citação de Sima01, há 3 horas:

O governo passa anos e anos a culpabilizar as empresas pelos baixos ordenados praticados. Seja qual for o real interesse das mesmas, a verdade é que era importante aproveitar este ímpeto.

Estou curioso para saber o desfecho. 

Isto 'e bom para os patroes sobretudo. Imaginem para o ano, no futuro sobretudo para quem entra na empresa vao pagar o que pagavam antes em 14 meses, mas pagando menos impostos do lado deles. Para o trabalhador tambem pior porque esse 15o mes nao vai contar para a reforma, desemprego, etc

Ninguem da nada a ninguem, sobretudo os patroes (e olhem que eu sou "patrao")

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 36 minutos:

Esses não dão nada, literalmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 52 minutos:

Pois percebo, fraude fiscal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 25 minutos:

Pois percebo, fraude fiscal

again, máximo de ajudas de custo, 700 eur. Eu todos os meses declaro os klms feitos...

Mas gosto da hipocrisia quando assisto a casos, como tu bem falas-te, de pirataria mas como ai toca a todos, nao existe crise

Pimenta no cu dos outros é refresco.

Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Isto 'e basicamente impossivel como estamos, ja 'e 10% da populacao que paga mais de 50% de impostos, imagina agora reduzir ainda mais a parte dos 90%...

Isto 'e bom para os patroes sobretudo. Imaginem para o ano, no futuro sobretudo para quem entra na empresa vao pagar o que pagavam antes em 14 meses, mas pagando menos impostos do lado deles. Para o trabalhador tambem pior porque esse 15o mes nao vai contar para a reforma, desemprego, etc

Mas pelo menos conta para o... presente

é melhor contar para alguma coisa do que nao ver nada, ou seja, como estamos agora certo?

Bem sei que esta retorica daqui a uns anos pode virar-se contra mim mas tambem sei que estar a hipotecar o presente sem ter certezas do futuro, é arriscado.

Mas isto já uma mentalidade pessoal e nem toda a gente precisa de pensar assim.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 44 minutos:

Não achas que as taxas de IRS para os primeiros escalões são altas? Quando digo os primeiros escalões falo em malta que ganha pouco acima ou acima do salário médio português , 1.5-2.5K, nessa faixa. Acho que sente bastante o peso do IRS quando não ganha nada de extraordinário (concedo que face à realidade do país seja um bom salário). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

Não achas que as taxas de IRS para os primeiros escalões são altas? Quando digo os primeiros escalões falo em malta que ganha pouco acima ou acima do salário médio português , 1.5-2.5K, nessa faixa. Acho que sente bastante o peso do IRS quando não ganha nada de extraordinário (concedo que face à realidade do país seja um bom salário). 

Eu ate posso concordar com isso, mas para diminuires IRS num lado tens de aumentar impostos do outro (again nao ha milagres e o orcamento do estado 'e quase 90% obrigacoes fixas). Tendo em conta que “Poucos são os portugueses que pagam taxas efetivas na casa dos 45%, mas são estes que suportam 48% da receita total de IRS (os 5% mais ricos). Mas estes 5% começam nos agregados com rendimentos brutos na casa dos 40.000 euros por ano, ou seja, para o IRS já são ricos aqueles que auferem cerca de 2.900 euros por mês”, no caso de baixares o IRS a essa faixa dos 1500-2000 euros, ou vais aumentar aqueles 5% da populacao que ja pagam quase metade do bolo de IRS ou cortas nalgum lado da despesa. E ai onde? Ah e tal a TAP? Sim isso sao em teoria one-off effects, tens de cortar em algo que fique, ou seja depedes funcionarios publicos, cortas na educacao? saude?

Isto 'e tudo muito bonito mas Portugal 'e um pais pobre, pouco produtivo e onde at'e os "patroes" regra geral sao uns pobres de deus. Nao 'e por acaso que temos poucas empresas grandes, internacionais ou com impacto global, exceptuando antigas empresas estatais que teem ou tiveram monopolios. Ate os chamados "ricos" em Portugal sao pobres se comparares com paises do mesmo tamanho na Europa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Eu ate posso concordar com isso, mas para diminuires IRS num lado tens de aumentar impostos do outro

Percebo o argumento. Tu ali ias ganhar de um lado e perder do outro. Perdias no IRS mas ganhavas na parte do aumento dos salários porque os salários ao aumentar tendencialmente as pessoas vão pagar mais impostos mas percebo o que dizes. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 19 minutos:

Percebo o argumento. Tu ali ias ganhar de um lado e perder do outro. Perdias no IRS mas ganhavas na parte do aumento dos salários porque os salários ao aumentar tendencialmente as pessoas vão pagar mais impostos mas percebo o que dizes. 

Tendencialmente sim apesar de nunca compensar por completo a perda de receita no IRS

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 horas:

Não foi desde aí. Foi antes. Ninguém chega a líder de uma Jota sem ter alguns anos de vida política como principal ocupação. As associações de estudantes das secundárias para cima estão cheias de gente em início de carreira política.

Citação de Sima01, há 8 horas:

Citação de Sima01, há 7 horas:

again, máximo de ajudas de custo, 700 eur. Eu todos os meses declaro os klms feitos...

Mas gosto da hipocrisia quando assisto a casos, como tu bem falas-te, de pirataria mas como ai toca a todos, nao existe crise

Não sei se é mais grave a fraude fiscal assumida ou a fraude ortográfica.

A decisão entre pôr tudo junto, separar com um hífen ou com um espaço deve ser tomada através do random.org.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...