antifa Publicado 25 Novembro 2023 Ver ser usada em português a palavra libertário para descrever estes cornos de extrema direita dá-me uma urticaria, vai lá vai. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Novembro 2023 Um trocava os seus confortos para ir pastar ovelhas. Outro tem inveja dos que recebem 100 € por mês sem fazer nenhum. E eu não percebo quem é que os está a obrigar a levar uma vida confortável a trabalhar, impedindo-os dos luxos de pastar ovelhas ou estoirar os 100 € mensais em cervejas nas esplanadas. 7 10 2 Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 25 Novembro 2023 Vocês informam-se antes de falar do RSI e do Zé da Esquina, ou é só porque chamar preguiçoso e sanguessuga a pessoas que vivem na miséria vos faz sentir melhor relativamente às vossas frustrações quanto à situação económica do país. A imagem abaixo é de 2021, mas não será muito diferente agora: Eu até ia escrever um texto sobre isto, mas o Nuno Serra já disse tudo nos Ladrões de Bicicletas: Citação Em 1995, ano em que o RMG foi criado, apenas o sul da Europa não tinha nenhuma prestação de combate à pobreza. A medida representa hoje menos de 1,5% da despesa da Segurança Social e é das prestações neste âmbito com valor mais reduzido em toda a Europa (inferior a 40% do limiar de pobreza). Entre 1996 e 2017 (último ano com dados disponíveis), representou uma despesa média anual a rondar os 300M€ (que comparam com a dívida de mil milhões de Joe Berardo à CGD, Novo Banco e BCP, ou à dívida superior a 227M€ de Luís Filipe Vieira ao Novo Banco). Quase 1/3 dos beneficiários de RSI (32,4%) são crianças e jovens (os idosos representam cerca de 3,2%). O valor médio mensal pago por família ronda os 260€ (119€ por beneficiário). Parem um momento para pensar bem nisto: 260€ por mês, em média, por agregado familiar (não chega a 9€ por dia, para toda a família). A sua abrangência, desde o início, nunca foi além de 5% da população residente. E ao contrário do que se pensa (e se pretende que se pense), o RSI não é um subsídio para a comunidade cigana (que representa menos de 4% do total de beneficiários). De facto, como lembra Jardim Moreira, na peça do JN, muitos beneficiários do RSI são pessoas «entre os 50 e os 64 anos - demasiado novos para a reforma e demasiado velhos para trabalhar». O RSI também não é um subsídio, implicando a celebração de um contrato de inserção, que inclui ações em diferentes domínios (da escolarização de crianças e jovens ao apoio psicossocial e na organização da vida quotidiana das famílias, do desenvolvimento de competências pessoais e sociais à melhoria da empregabilidade e inserção no mercado de trabalho). E não, o RSI também não é como a «sopa» que a direita prefere dar aos pobres. O que é preciso melhorar, para vencer as dificuldades instrínsecas das situações de pobreza, em muitos casos estrutural e complexa, é de facto a capacidade de inserção pelo mercado de trabalho e de transposição de uma cultura de ação social que ainda subsiste, pouco sensível à natureza emancipatória desta medida. Uma coisa que não está dita acima é o seguinte. Imagina que tens entre 50 e 64 anos, tens um filho adolescente (ou quase). Se não trabalhas com RSI podes estar em casa, limpas tu, tratas das tuas coisas, até fazes uns biscates, não tens outros custos. Agora imagina que consegues emprego numa fábrica a 20km de casa. Se estiveres no interior (e fores um dos >80% que não tem autocaros decentes), corres o risco de ter que comprar um carro, pagar combustível, talvez portagens, sais cedo e chegas tarde, provavelmente tens que abrir os cordões à bolsa para um ATL ou equivalente para as crianças (já para não falar pagar o extra para a carrinha que se calhar leva a criança ao desporto, ou à música, se é que tens esse discernimento). Claro que te pagam o salário mínimo a termo, pelo que se calhar ao fim de 12 meses até és posto na rua. O RSI não é um problema. É um penso rápido para um país com problemas profundos no que toca às necessidades essenciais de uma pessoa na idade ativa. Se quiserem falar sobre medidas de emprego, incentivos ao desenvolvimento económico e de apoio às empresas que lhes permitam contratar mais e melhor, medidas que equilibram a qualidade de vida...cá estou. Para falar de mamões de torradas na tasca, prefiro ler as declarações no Montenegro: têm a profundidade de um molete torrado. 2 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 25 Novembro 2023 "A Câmara Municipal de Viseu foi vítima de um email fraudulento, que era supostamente da Galp Energia, porém remetia para um IBAN (International Bank Account Number) de proveniência fraudulenta. A Câmara efetuou dois pagamentos no valor total de cerca de 600 mil euros e só depois reparou que se tratava de uma burla, segundo o presidente Fernando Ruas." https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/fraude-custa-aos-viseenses-600-mil-euros-camara-diz-que-vai-passar-a-ter-mais-cuidado-mas-rejeita-formacao-em-ciberseguranca 2 7 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 25 Novembro 2023 Sou a favor do fim do RSI precisamente pelo aumento da criminalidade. Gera riqueza e emprego na economia informal e paralela. Ademais, roubar para comer não é vergonha. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Puto Perdiz, há 39 minutos: "A Câmara Municipal de Viseu foi vítima de um email fraudulento, que era supostamente da Galp Energia, porém remetia para um IBAN (International Bank Account Number) de proveniência fraudulenta. A Câmara efetuou dois pagamentos no valor total de cerca de 600 mil euros e só depois reparou que se tratava de uma burla, segundo o presidente Fernando Ruas." https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/fraude-custa-aos-viseenses-600-mil-euros-camara-diz-que-vai-passar-a-ter-mais-cuidado-mas-rejeita-formacao-em-ciberseguranca Já a câmara de Gondomar esteve umas quantas semanas paradas por causa de ransomware; os clientes de um hotel em Lisboa (do Bensaúde) andaram a receber mensagens para pagar o alojamento. Em Portugal continua a achar-se que o problema está em quem ataca, e não se protegem de forma alguma Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 25 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: É genuinamente engraçado que esta conversa, do Zé da Esquina que vive à custa dos outros, nunca surja em relação ao gestor da Jerónimo Martins que ganhava há pouco tempo 262 vezes mais em relação à média dos salários dos restantes trabalhadores da empresa. Esses, valha-nos isso, não vivem à custa do trabalho de centenas de trabalhadores. A retórica é sempre usada contra os pobres. Ainda aqui há tempos falei sobre a obscenidade que era o salário de cargos de gerência enormes, e ainda me vieram com a conversa que deveriam era receber mais, que eu não tinha noção do cargo que era, blablablá Podias ter saído em minha defesa nessa altura 🥲 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 25 Novembro 2023 1034 – After Malcolm II of Scotland died at Glamis, Duncan, the son of his second daughter, rather than Macbeth, the son of his eldest daughter, inherited the throne to become the King of Scots. Se calhar é este o 25 de Novembro que os Liberais falam. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 2 horas: É genuinamente engraçado que esta conversa, do Zé da Esquina que vive à custa dos outros, nunca surja em relação ao gestor da Jerónimo Martins que ganhava há pouco tempo 262 vezes mais em relação à média dos salários dos restantes trabalhadores da empresa. Esses, valha-nos isso, não vivem à custa do trabalho de centenas de trabalhadores. A retórica é sempre usada contra os pobres. Depois, algumas notas: 1) A lei do RSI previa, até há pouco tempo pelo menos, nos contratos de inserção que sempre que exista uma oferta de emprego conveniente o beneficiário tem de a aceitar. 2) Um terço dos beneficiários, a nível nacional, são menores de idade. Há ainda uma parte importante destas pessoas que são cuidadoras informais (seja de crianças com deficiência, idosos acamados ou doentes crónicos). È ir dizer a estas pessoas que as mesmas não trabalham. 3) Até há pouco tempo, as poucas mais de 200 mil pessoas que recebiam RSI recebiam um valor médio de 119 euros por mês. Uma fortuna. Existe gente a receber RSI que não devia receber? Com certeza, tal como em todos os outros benefícios sociais. Existe muito menos gente que não devia receber RSI em proporção do que nos outros benefícios sociais? Sem dúvida. Por uma razão muito simples: não há nenhum outro beneficio que seja tão fiscalizado como este último. A Jerónimo Martins não é privada? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Novembro 2023 Que ninguém diga que o 25 de novembro não devia ser feriado. 13 4 11 2 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 25 Novembro 2023 Este congresso do PSD é a definição de cringe. É cada declaração mais ridícula que a outra. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Petar Musa, há 1 hora: A Jerónimo Martins não é privada? É. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2023 Citação de HappyKing, Agora: É. Então porque é que se compara o ordenado dos gestores de uma entidade privada com os valores do RSI? Se é para comparar com gestores, que seja os da TAP, CP e das várias Empresas públicas que existem 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Novembro 2023 (editado) Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Então porque é que se compara o ordenado dos gestores de uma entidade privada com os valores do RSI? Se é para comparar com gestores, que seja os da TAP, CP e das várias Empresas públicas que existem Não se trata de comparação. Trata-se de imoralidade. Principalmente quando esses gestores com altas remunerações e as empresas que as suportam se queixam constantemente da carga fiscal a que estão sujeitos. Editado 25 Novembro 2023 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 25 Novembro 2023 Procura e oferta. Por alguma razao, empresas privadas pagam esses valores aos seus CEOs...se pudessem tambem lhes pagavam 2 ordenados minimos. Especialmente num mercado global se nao pagam esses valores ha quem pague la fora mais ainda e if you pay peanuts you get monkeys...o mesmo se aplica a toda a cadeia desde a pessoa da caixa ao CEO, a diferenca 'e que CEOs competentes (e eu nem estou a dizer que esse da Jeronimo Martins o 'e) ha uma duzias, gente que consiga ser caixa de supermercado (sem dizer que 'e um trabalho facil) ha centenas de milhares. Da mesma forma que tambem pagam 100000x mais ao Ronaldo do que ao Zeca do Bicos do Sacavenense. O Ronaldo gera milhoes. o Ze dos Bicos tar la ou estar o Igor do Talho, vai dar ao mesmo, o Sacavenense nao vai subir... 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Descartes, há 26 minutos: Não se trata de comparação. Trata-se de imoralidade. Principalmente quando esses gestores com altas remunerações e as empresas que as suportam se queixam constantemente da carga fiscal a que estão sujeitos. Carga fiscal que eles também estão sujeitos. São privados, as empresas pagam o que acham que a pessoa vale para a posição. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Carga fiscal que eles também estão sujeitos. São privados, as empresas pagam o que acham que a pessoa vale para a posição. Que raio de resposta essa. Não percebi nada. Eu: Ele está a queixar-se que a parede é branca. Tu: Mas a parede é branca. Ok. Foi isso que eu disse. E então? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 25 Novembro 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 26 minutos: Procura e oferta Eu não questionei isso. Questionei porque é que, normalmente, quem se queixa de que o Zé da Esquina tem um Mercedes à porta ou come croissant em vez de pão e fiambre e vive do RSI alimentado pelos "trabalhadores honestos" não se indigne com alguém que é ele próprio alimentado por muitos "trabalhadores honestos". Foi este o argumento. Quem contesta a imoralidade dos primeiros raramente contesta a imoralidade dos segundos. E a resposta, a meu ver, para isso é simples: uma criminalização moral da pobreza cada vez mais frequente nos dias que correm. Não fui às razões para o gestor da JM ganhar 262 vezes mais que o trabalhador médio da empresa. @Petar Musa isto responde ? Usei o da JM por ser o mais escandaloso para favorecer o argumento. Poderia ter usado outros. Editado 25 Novembro 2023 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 25 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 9 minutos: Eu não questionei isso. Questionei porque é que, normalmente, quem se queixa de que o Zé da Esquina tem um Mercedes à porta ou come croissant em vez de pão e fiambre e vive do RSI alimentado pelos "trabalhadores honestos" não se indigne com alguém que é ele próprio alimentado por muitos "trabalhadores honestos". Foi este o argumento. Quem contesta a imoralidade dos primeiros raramente contesta a imoralidade dos segundos. E a resposta, a meu ver, para isso é simples: uma criminalização moral da pobreza cada vez mais frequente nos dias que correm. Não fui às razões para o gestor da JM ganhar 262 vezes mais que o trabalhador médio da empresa. @Petar Musa isto responde ? Usei o da JM por ser o mais escandaloso para favorecer o argumento. Poderia ter usado outros. Eu não acho nem uma coisa nem outra imoral. Imoral é fugir aos impostos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Descartes, há 24 minutos: Que raio de resposta essa. Não percebi nada. Eu: Ele está a queixar-se que a parede é branca. Tu: Mas a parede é branca. Ok. Foi isso que eu disse. E então? Ele disse que o CEO da JM recebe 280x mais que o RSI. Mas a JM é privada. Ele até podia receber um avião privado todos os meses. O RSI é pago através da SS, uma ferramenta pública. É com esses que se tem que comparar, não com o que um privado paga . Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 25 Novembro 2023 Depois do Zé Buceta, Zé da Esquina, agora temos o Zeca dos Bicos. Falta diversidade aqui malta, façam lá um esforço pf 2 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Solero, há 3 minutos: Depois do Zé Buceta, Zé da Esquina, agora temos o Zeca dos Bicos. Falta diversidade aqui malta, façam lá um esforço pf e o pai de todos é o Zé Povinho Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Burkina2008, há 25 minutos: Eu não acho nem uma coisa nem outra imoral. Imoral é fugir aos impostos. Não, isso não é imoral é mesmo crime Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Petar Musa, há 13 minutos: Ele disse que o CEO da JM recebe 280x mais que o RSI. Mas a JM é privada. Ele até podia receber um avião privado todos os meses. O RSI é pago através da SS, uma ferramenta pública. É com esses que se tem que comparar, não com o que um privado paga . Não, ele disse "(...)gestor da Jerónimo Martins que ganhava há pouco tempo 262 vezes mais em relação à média dos salários dos restantes trabalhadores da empresa. (...)". Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 25 Novembro 2023 Citação de Solero, há 5 minutos: Não, isso não é imoral é mesmo crime Verdade mas aqui já foi várias vezes que se defende o desgracado que faz trabalhos por fora sem declarar/sem IVA Compartilhar este post Link para o post