Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de bug, há 33 minutos:

Estava a ver que não me citavas!

Estava a ver até onde ias. Mas sempre conseguiste largar mais uma poia como esta:

Citação de bug, há 35 minutos:

Que parvoíce!

Havia pessoal de N países. Ucrânia, Roménia, Moldávia, entre outros. Pode não ficar bonito generalizar como "ucranianos" mas é preciso muito esforço para ver isso como ofensivo. Sou obrigado a saber a nacionalidade de toda a gente?

A mesma coisa como dantes haviam os "kosovares". Agora temos os indianos (Bangladesh, Paquistão, etc). Se eles fisicamente são todos semelhantes, é normal que se generalize. Levar isso para racismo...

A mesma coisa para os chineses, sei lá se são da China, de Macau, de Singapura, têm todos os olhos parecidos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 10 minutos:

Claro e não é isso que estou a dizer. 

Estou a perguntar se vendo 2 grupos diferentes de pessoas do continente indiano se consegues adivinhar o país de onde são. Porque na própria Índia há imensa religiões diferentes 

Todos os dias levo com um salaam aleikum 

Isso resolve-se facilmente dizendo que são do subcontinente indiano, ou do Indostão, que é a forma que é dita na comunicação social. Tal como para os pessoal ucraniano, romeno, hungaro, se diz que são da Europa de Lesta. Não é dizendo que são todos indianos ou ucranianos

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 8 minutos:

Ai o crl. 

Até aqui que estamos a falar português não me estou a fazer perceber 😂

Se calhar fui um bocadinho agressivo. Mas o objetivo era apontar para algo como disse o @El Colosso no último post.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 1 minuto:

Isso resolve-se facilmente dizendo que são do subcontinente indiano, ou do Indostão, que é a forma que é dita na comunicação social. Tal como para os pessoal ucraniano, romeno, hungaro, se diz que são da Europa de Lesta. Não é dizendo que são todos indianos ou ucranianos

Estamos de acordo porque eu também não disse isto. 

Só estava curioso para saber se tu sabias algo que eu não sabia relativamente a pessoas dessa região. Curiosidade simplesmente. 

Eu quando morava em Paris e passava por um grupo de asiáticos conseguia dizer sem erro se eram chineses ou japoneses pela maneira como falavam, pela maneira de vestir, completamente e até alguns traços da cara. 😅 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, Agora:

Estamos de acordo porque eu também não disse isto. 

Só estava curioso para saber se tu sabias algo que eu não sabia relativamente a pessoas dessa região. Curiosidade simplesmente. 

Eu quando morava em Paris e passava por um grupo de asiáticos conseguia dizer sem erro se eram chineses ou japoneses pela maneira como falavam, pela maneira de vestir, completamente e até alguns traços da cara. 😅 

 

Por exemplo, dessa área, se usam turbante, quase de certeza que são sikhs, o que quer dizer que são indianos. Se forem muçulmanos, a probabilidade de serem paquistanês é maior. Se forem budistas, provavelmente são nepaleses

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Se calhar fui um bocadinho agressivo. Mas o objetivo era apontar para algo como disse o @El Colosso no último post.

Eu estou tranquilo porque era curiosidade genuína. 

É obvio que se conhecer as pessoas, for colega de trabalho e ele me disser que é do Paquistão não vou chegar ao trabalho e chamá-lo de indiano. 

Mas acabo por perceber que muitas vezes não há maldade quando se chama indiano a alguém dessa região se só a tiver visto na rua. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

 

 

Citação de HappyKing, há 1 hora:

Em 2022 tinham na região 7500 imigrantes.

Vamos atirar que os relatos são verdadeiros. E vamos considerar que, dos 7500, 20 faziam isso. Corresponde a uma percentagem de 0.2%.

Achas, genuinamente, que num universo de 1000 portugueses não há 2 deles (os 0.2%) com comportamentos desses ou piores? 


Eu só disse que existe relatos desse tipo,  na zona onde vivo/trabalho. E claro que existe, basta ver a quantidade de grupos de telegram portugueses existem de partilha de conteúdo de mulheres de forma não consentida...

Eu sou totalmente contra a este tipo de imigração. Explorados, que só conseguem emprego ou a receber por baixo da mesa ou por trabalhos temporários, sem condições para viver, havia aqui na zona um campo cheio de contentores para alojar...

Não existe condições para os acolher de forma digna e acima de tudo acabam sempre pro ser explorados pela precariedade. Basta ver que na agricultura aqui para cima só os querem a eles, são baratos e não tem as reivindicações dos portugueses. Nem para os portugueses existe casas para habitar, muitos tem de ir viver para o outro lado da fronteira por falta de oferta em território nacional ou pelo preço elevado das habitações, quando mais para o pessoal que vem de fora. ..

Editado por Alonso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Duda34, há 36 minutos:

Se aparecer aí um voto no Chega na sondagem, temos fortes suspeitas de onde veio.

Não voto no Chega.

Mas se votasse qual era o teu problema? A democracia só funciona se votarmos em alguns partidos? Acho que cada é um livre de pensar e votar em quem quiser e ninguém tem nada a ver com isso.

Em relação a essa questão das nacionalidades, é racista para aqui, ignorante para ali.

Quando a única coisa que disse foi que generalizava tendo em conta as características físicas e acabava por chamar a nacionalidade (do país maior) às pessoas de determinada região, por uma questão de facilitismo, nada a ver com xenofobia.

  • Triste 1
  • Haha 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

Eu estou tranquilo porque era curiosidade genuína. 

É obvio que se conhecer as pessoas, for colega de trabalho e ele me disser que é do Paquistão não vou chegar ao trabalho e chamá-lo de indiano. 

Mas acabo por perceber que muitas vezes não há maldade quando se chama indiano a alguém dessa região se só a tiver visto na rua. 

Pode não haver maldade, mas há ignorância. Maldade há depois em dizer que o pessoal que usa "panos na cabeça" e que são "indianos" deixam uma pessoa a pensar se "tem uma bomba com eles"

Citação de bug, há 2 minutos:

Não voto no Chega.

Mas se votasse qual era o teu problema? A democracia só funciona se votarmos em alguns partidos? Acho que cada é um livre de pensar e votar em quem quiser e ninguém tem nada a ver com isso.

Em relação a essa questão das nacionalidades, é racista para aqui, ignorante para ali.

Quando a única coisa que disse foi que generalizava tendo em conta as características físicas e acabava por chamar a nacionalidade (do país maior) às pessoas de determinada região, por uma questão de facilitismo, nada a ver com xenofobia.

E depois falaste em pessoal que usa burkas e metes fotos para representar esse pessoal de uma religião completamente diferente. Tá bem, como dizes

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 4 minutos:

Não voto no Chega.

Mas se votasse qual era o teu problema? A democracia só funciona se votarmos em alguns partidos? Acho que cada é um livre de pensar e votar em quem quiser e ninguém tem nada a ver com isso.

 

Mas eu disse que tinha algum problema com isso? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 2 minutos:

E depois falaste em pessoal que usa burkas e metes fotos para representar esse pessoal de uma religião completamente diferente. Tá bem, como dizes

O problema dos fóruns/internet é que nem dá para perceber o contexto e o tom com que se dizem algumas coisas.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Duda34, Agora:

Mas eu disse que tinha algum problema com isso? 

Então porque me quiseste conotar com um eventual voto no Chega?

Sim, concordo com algumas coisas que o André Ventura diz (como concordo com ideias de todos os outros), mas daí a achar que são a solução e que têm capacidade para governar um país, quando são um partido de um homem só, vai uma grande distância.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Pode não haver maldade, mas há ignorância. Maldade há depois em dizer que o pessoal que usa "panos na cabeça" e que são "indianos" deixam uma pessoa a pensar se "tem uma bomba com eles"

Estamos de acordo no Bold. 

No entanto não acho que a ignorância seja criticável. É criticável num jovem que não queira aprender. Na população em geral que nunca viajou por exemplo acaba por ser normal. 

Um exemplo, tive um paciente do Cazaquistão. A primeira coisa que lhe perguntei foi de onde vinha porque na minha cabeça era alguém da Mongólia. Nunca tinha privado com alguém desses países, e estava ali a remoer-me sem saber de onde era. Mas pronto sou alguém que acha piada a estas situações. 

Sei dizer bom dia em 12 línguas diferentes e gosto de o usar quando tenho pacientes dessas línguas. Mas isto sou eu que acho importante meter as pessoas numa situação de receptividade em relação a mim e ao tratamento e não critico quem não é assim 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 1 minuto:

Ai agora o problema é do tom. Está bem

Eu até percebo que sejam temas delicados e que se devam evitar graçolas, mas às vezes convém saber relativizar as coisas e não levar tudo ao extremo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 7 horas:

Aquilo que define se é de esquerda ou direita económica faz do Volt, a meu ver, um partido de esquerda, tão ou mais que o PS.

Sim, principalmente naquela parte em que defendem a flexibilização dos despedimentos. Esquerda pura.

 

Citação de Liberblue, há 7 horas:

a pequena criminalidade é pautada por cifras negras

Tinha que ser...

 

Citação de Liberblue, há 6 horas:

Ou seja papaste a papinha que quiseste.

E tu papas a papinha que não queres? Não é muito inteligente.

 

Citação de Sandes., há 6 horas:

Não sei como está o aliança nos dias de hoje.

Está ótimo. Coligado com o MPT. Apresentam-se como Alternativa 21 e têm como líder o vereador de Sintra eleito pelo Chega.

 

Citação de Ticampos, há 6 horas:

Vou mostrar imagens dos 8 municípios mais populosos.

Também já aderiste à desinformação? Se queres mostrar os 8 municípios mais populosos porque raio utilizaste a Amadora em vez de Almada?

 

Citação de toze2, há 6 horas:

Eu só faço uma ressalva à questão da imigração. 

Envergonha-me, e acho que devíamos controlar isto de alguma forma, os casos do que vimos em Odemira etc de termos pessoas que vêm para Portugal em busca de uma vida melhor e são escravos. Ou quem mora em Lisboa e vê os mercadinhos que têm sempre alguém do Paquistão ou Bangladesh e depois moram nessas lojas em condições miseráveis. 

Não temos de fechar fronteiras, mas tem que haver um mínimo de decência na vida que as pessoas vão ter..

É isso tudo. E, já agora, se sobrar algum tempo, também convinha apostar na decência das condições de vida dos sem abrigo e dos que habitam nos "novos" bairros de barracas que são, maioritariamente, não imigrantes.

 

Citação de El Colosso, há 3 horas:

Vou te contar um segredo: os portugueses também fazem isso

E eu vou contar-te outro: quem escreveu essa frase estava a falar de drogados e não de imigrantes.

 

Citação de bug, há 2 horas:

Não é por mal, embora acabe por ser um bocado preconceito (porque como é óbvio a maioria não são talibãs, mas sim pessoas normais). Também há portugueses brancos maus... muitos.

Não é por mal mas tu achas mesmo que há talibãs por aqui?

 

Citação de rcoelho14, há 1 hora:

Só aqueles palermas que mandam foguetes por nada a qualquer altura do dia era dar-lhes no focinho.
A minha cadela mais nova fica aterrorizada. E a coitada não tem medo de basicamente nada, mas tem 6 meses, ainda na passagem de ano acabou escondida num canto que nem sei como foi lá parar.

Vota PAN. O único partido que quer acabar com os fogos de artifício.

 

Citação de El Colosso, há 1 hora:

EDIT: Sim, é de um Sikh lol

E parece-me ser o José Gomes Ferreira.

 

Citação de bug, há 58 minutos:

Que parvoíce!

Havia pessoal de N países. Ucrânia, Roménia, Moldávia, entre outros. Pode não ficar bonito generalizar como "ucranianos" mas é preciso muito esforço para ver isso como ofensivo. Sou obrigado a saber a nacionalidade de toda a gente?

A mesma coisa como dantes haviam os "kosovares". Agora temos os indianos (Bangladesh, Paquistão, etc). Se eles fisicamente são todos semelhantes, é normal que se generalize. Levar isso para racismo...

A mesma coisa para os chineses, sei lá se são da China, de Macau, de Singapura, têm todos os olhos parecidos.

Qual é a expressão que se usa agora? Diz-me que és racista sem me dizeres que és racista.

É isto, não é?

Editado por Descartes
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 1 hora:

Isto não é uma pergunta a gozar, mas essa foto não é de um Sikh? Sabes, aqueles que são hindus e que não tem nada a ver com os "barbudos de pano na cabeça" que podem ser "terroristas"

 

EDIT: Sim, é de um Sikh lol

Se é Sikh não é Hindu

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Qual é a expressão que se usa agora? Diz-me que és racista sem me dizeres que és racista.

É isto, não é?

Racista para mim é alguém que tem nojo/ódio a determinada pessoa apenas por ter outro tom de pele ou ser oriundo de outro país.

Eu não me revejo em nada disso, apenas generalizo que o pessoal com semelhanças físicas ao Dr. António Costa são indianos. Racista!

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Ainda há uns tempos se discutia por aqui as razões para as pessoas votarem na extrema direita. Hoje, o CMPT teve o exame prático sobre a matéria.

  • Haha 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Se é Sikh não é Hindu

Yup, my bad, sempre achei que sim

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 2 minutos:

Racista para mim é alguém que tem nojo/ódio a determinada pessoa apenas por ter outro tom de pele ou ser oriundo de outro país.

Eu não me revejo em nada disso, apenas generalizo que o pessoal com semelhanças físicas ao Dr. António Costa são indianos. Racista!

E tu dizes que o Dr. António Costa é indiano?

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

E tu dizes que o Dr. António Costa é indiano?

Não.

Mas há N pessoas a chamá-lo indiano, monhé (este acho ofensivo).

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...