Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 8 horas:

na passagem de ano o que se ouve não são foguetes a rebentar, são radicais islâmicos.

Não serão rateres das motas? Fico sempre na dúvida 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Bashir, há 6 horas:

De onde surgiu isso?
Por acaso na minha zona era algo usado pelos mais velhos (quando era pequeno) mas no sentido que alguém era preguiçoso, sem iniciativa.

Porque é mal utilizado, é depreciativo. 

Normalmente utilizado para todas as pessoas do sub continente asiático mas era utilizado em Moçambique para descrever os comerciantes paquistaneses/indianos de origem muçulmana. 

Portanto ao chamarem isso ao Costa é de forma maliciosa e para denegrir. 

A família do meu sogro foi de Damão para Moçambique e ficam bem triggered com a palavra por exemplo. Devem ter sofrido bem quando se instalaram lá. 

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Porque é mal utilizado, é depreciativo. 

Normalmente utilizado para todas as pessoas do sub continente asiático mas era utilizado em Moçambique para descrever os comerciantes paquistaneses/indianos de origem muçulmana. 

Portanto ao chamarem isso ao Costa é de forma maliciosa e para denegrir. 

A família do meu sogro foi de Damão para Moçambique e ficam bem triggered com a palavra por exemplo. Devem ter sofrido bem quando se instalaram lá. 

Continuava ser muuuuuuito usado em Moçambique

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 19 minutos:

Continuava ser muuuuuuito usado em Moçambique

Expliquei mal. Era de Moçambique = origem do termo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de AntiZio, há 9 horas:

O PCP disse alguma coisa sobre o incidente da tinta?

https://visao.pt/atualidade/politica/2024-02-28-raimundo-condena-lancamento-de-tinta-a-luis-montenegro/

Citação de Mayday, há 10 horas:

Só diz que não há insegurança quem nunca viu como os indianos de pano na cabeça e capacete por cima conduzem aquelas motorizadas de 125cc com uma mochila nas costas. 

 

aí estão muito evoluídos. Aqui andam naquelas motoretas elétricas

Citação de Jimpo, há 3 horas:

Porque é mal utilizado, é depreciativo. 

Normalmente utilizado para todas as pessoas do sub continente asiático mas era utilizado em Moçambique para descrever os comerciantes paquistaneses/indianos de origem muçulmana. 

Portanto ao chamarem isso ao Costa é de forma maliciosa e para denegrir. 

A família do meu sogro foi de Damão para Moçambique e ficam bem triggered com a palavra por exemplo. Devem ter sofrido bem quando se instalaram lá. 

não sabia da origem do termo. Mas sabia que há alto bife entre os indianos e o pessoal de África por causa das expulsões na década de 60 e 70 do século passado.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Sou militante do PSD mas, em principio, irei votar no Chega.

Infelizmente, no CMPT isso automaticamente rotula a pessoa de racista, facho e outros que tais. Sou utilizador deste fórum há mais de 10 anos e nunca vi um tópico como este, onde a democracia fica à porta e apenas é possível pensar de uma determinada forma. Ironicamente aquilo de que acusam o Ventura, é precisamente aquilo que fazem.

O ataque que o Bug sofreu ontem é um belo exemplo disto mesmo. Não adianta argumentar com quem, à partida, já tem uma ideia pré-definida e recorre, invariavelmente, ao insulto. O problema de Portugal está longe de ser o Ventura ou o Chega, mas sim a intolerância e o desprezo pela opinião alheia. Mais uma vez, aquilo de que acusam o Ventura.

Temos user's que afirmar que votar na Direita é por em causa os direitos das mulheres. Dizem isto enquanto se choram da CS espalhar a desinformação. Tenho pena porque este tópico podia ser um tópico de debate saudável mas virou uma ditadura da esquerda, onde se venera o Rui Tavares e a Mariana Mortágua, enquanto se ofendem os lideres da Direita.

  • Triste 9
  • Haha 9

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

Sou militante do PSD mas, em principio, irei votar no Chega.

Infelizmente, no CMPT isso automaticamente rotula a pessoa de racista, facho e outros que tais. Sou utilizador deste fórum há mais de 10 anos e nunca vi um tópico como este, onde a democracia fica à porta e apenas é possível pensar de uma determinada forma. Ironicamente aquilo de que acusam o Ventura, é precisamente aquilo que fazem.

O ataque que o Bug sofreu ontem é um belo exemplo disto mesmo. Não adianta argumentar com quem, à partida, já tem uma ideia pré-definida e recorre, invariavelmente, ao insulto. O problema de Portugal está longe de ser o Ventura ou o Chega, mas sim a intolerância e o desprezo pela opinião alheia. Mais uma vez, aquilo de que acusam o Ventura.

Temos user's que afirmar que votar na Direita é por em causa os direitos das mulheres. Dizem isto enquanto se choram da CS espalhar a desinformação. Tenho pena porque este tópico podia ser um tópico de debate saudável mas virou uma ditadura da esquerda, onde se venera o Rui Tavares e a Mariana Mortágua, enquanto se ofendem os lideres da Direita.

Porque é que vais votar no Chega?

Pergunta sincera, tenho sempre curiosidade em saber o porquê de se votar nalguns partidos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, Agora:

Porque é que vais votar no Chega?

Pergunta sincera, tenho sempre curiosidade em saber o porquê de se votar nalguns partidos

Também ia perguntar isso. Mais no sentido de tentar saber o que achas que falta no PSD/AD mas que encontras no CH.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Porque é que vais votar no Chega?

Pergunta sincera, tenho sempre curiosidade em saber o porquê de se votar nalguns partidos

Same. Gostava de saber o que o @Tibraco acha que o Chega vai fazer de positivo e que justifica um voto. 

Compartilhar este post


Link para o post

Nos Açores, a malta que conheço que votou Chega, foi com a justificação da luta contra o RSI, que é um problema grave nas ilhas.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho a parte Económica péssima, mas acredito que a alguns pontos acerca da perspectiva social são válidos.

Isto é, não acredito no André Ventura como Primeiro Ministro, mas gostava de ter um governo de Direita onde o Chega pudesse ter algum grau de influência.

Concordo com a questão da Imigração. Não relaciono com a criminalidade, mas acho que só devemos abrir as portas a quem tenha contrato de trabalho. Repugna-me por completo a questão da castração química. Acho sim, que as molduras penais deveriam ser superiores de modo a tentarmos dissuadir crimes como a corrupção. Acredito também que estão do lado certo da História, quando tentam proteger as forças de segurança.

Aceito que não concordem com nada daquilo que escrevi. Apenas fico triste e preocupado quando se é conotado por fascista apenas porque se pensa votar no Chega. As coisas não são só pretas e brancas.

  • Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 12 minutos:

Sou militante do PSD mas, em principio, irei votar no Chega.

Infelizmente, no CMPT isso automaticamente rotula a pessoa de racista, facho e outros que tais. Sou utilizador deste fórum há mais de 10 anos e nunca vi um tópico como este, onde a democracia fica à porta e apenas é possível pensar de uma determinada forma. Ironicamente aquilo de que acusam o Ventura, é precisamente aquilo que fazem.

O ataque que o Bug sofreu ontem é um belo exemplo disto mesmo. Não adianta argumentar com quem, à partida, já tem uma ideia pré-definida e recorre, invariavelmente, ao insulto. O problema de Portugal está longe de ser o Ventura ou o Chega, mas sim a intolerância e o desprezo pela opinião alheia. Mais uma vez, aquilo de que acusam o Ventura.

Temos user's que afirmar que votar na Direita é por em causa os direitos das mulheres. Dizem isto enquanto se choram da CS espalhar a desinformação. Tenho pena porque este tópico podia ser um tópico de debate saudável mas virou uma ditadura da esquerda, onde se venera o Rui Tavares e a Mariana Mortágua, enquanto se ofendem os lideres da Direita.

Falas de se rotular mal, mas depois dizes que este tópico é uma ditadura, lmao. Que eu saiba ninguém calou o Bug, discutiu com outros e pronto.

E é constantemente o AV e pessoas do partido dele que fazem apologia ao Estado Novo e regimes ditatoriais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Nos Açores, a malta que conheço que votou Chega, foi com a justificação da luta contra o RSI, que é um problema grave nas ilhas.

Ainda assim, verificou-se uma quebra de quase 30% no número de beneficiários entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

https://portal.azores.gov.pt/web/comunicacao/news-detail?id=9130040

Mas sim, à data das últimas legislativas os números eram elevados em % da população quando comparado com o continente.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 3 minutos:

Falas de se rotular mal, mas depois dizes que este tópico é uma ditadura, lmao. Que eu saiba ninguém calou o Bug, discutiu com outros e pronto.

E é constantemente o AV e pessoas do partido dele que fazem apologia ao Estado Novo e regimes ditatoriais.

Não o calaram, claro que não. Mas foram, como são sempre, intolerantes com quem concorda com alguns pontos levantados pelo Chega.

E sim, o tópico parece uma ditatura no sentido onde não existe espaço para expressar uma opinião contrária sem ser apelidado de facho. Para mim a Democracia não é isto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 22 minutos:

Sou militante do PSD mas, em principio, irei votar no Chega.

Infelizmente, no CMPT isso automaticamente rotula a pessoa de racista, facho e outros que tais. Sou utilizador deste fórum há mais de 10 anos e nunca vi um tópico como este, onde a democracia fica à porta e apenas é possível pensar de uma determinada forma. Ironicamente aquilo de que acusam o Ventura, é precisamente aquilo que fazem.

O ataque que o Bug sofreu ontem é um belo exemplo disto mesmo. Não adianta argumentar com quem, à partida, já tem uma ideia pré-definida e recorre, invariavelmente, ao insulto. O problema de Portugal está longe de ser o Ventura ou o Chega, mas sim a intolerância e o desprezo pela opinião alheia. Mais uma vez, aquilo de que acusam o Ventura.

Temos user's que afirmar que votar na Direita é por em causa os direitos das mulheres. Dizem isto enquanto se choram da CS espalhar a desinformação. Tenho pena porque este tópico podia ser um tópico de debate saudável mas virou uma ditadura da esquerda, onde se venera o Rui Tavares e a Mariana Mortágua, enquanto se ofendem os lideres da Direita.

Eu acho que o André Ventura tem razão quando fala da etnia cigana e quem discorda, por certo, nunca conviveu com malta desta, que se quer manter à parte da sociedade normal e que vive maioritariamente do crime. Já morei num bairro com ciganos e não falo em vão. E até posso dar outro exemplo, na minha zona, houve um cigano detido por ser o cabecilha de uma rede de tráfico. Entretanto foi libertado e está a construir um moradia de autêntico luxo numa das zonas mais nobres da cidade, sem se lhe conhecer alguma profissão.

Agora pondo os pontos nos i's: os ciganos são o único problema deste país? De longe.
Este problema tem assim tanto impacto na economia portuguesa? É óbvio que não.
Há pessoal do RSI que se passeia por aí? Sim. Dá para ter uma vida digna e abastada com o RSI? Não.

Claro que o AV tenta ir pelo populismo e trazer estes assuntos à baila, é a forma dele ganhar votos.

Eu não vou votar no Chega, porque para mim uma coisa é identificar alguns problemas (que são a bandeira do Chega), outra é governar um país, com a complexidade que isso requer. O Chega tem o seu porta-voz e os outros não me parecem ter estofo para estas andanças.

Olhando para as alternativas, não se vê grande coisa. Apesar de até simpatizar com o PNS e o achar algo ousado, votar no PS é votar na continuidade. Rui Tavares, confesso que não sou grande conhecedor das suas políticas, mas dá-me a entender que é algo demasiado romântico para resultar na prática. Mortágua e Rui Rocha, uma ou outra boa ideia, mas não me cativam.

Neste momento, acabo por pender mais para o PSD, quase que por exclusão de partes. Não tenho uma ideia vincada com esquerda ou direita, voto pelas pessoas e pela confiança que me transmitem. Embora não seja o maior fã do Montenegro, nos últimos tempos subiu alguns pontos na minha consideração e será por aí ou em branco. Acho eu.

P.S. Outra questão sobre o Chega: a maioria das pessoas não percebe e está-se a cagar para a política e acabam por votar no Chega por protesto e por estarem simplesmente cansadas.

Editado por bug

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, Agora:

Não o calaram, claro que não. Mas foram, como são sempre, intolerantes com quem concorda com alguns pontos levantados pelo Chega.

E sim, o tópico parece uma ditatura no sentido onde não existe espaço para expressar uma opinião contrária sem ser apelidado de facho. Para mim a Democracia não é isto. 

Ninguém foi intolerante. Discordar e achar certos comentários racistas/ignorantes não é ser intolerante.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Qual é a proposta formal do Chega para resolver alguma questão que tenha a ver com ciganos?

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 11 minutos:

Nos Açores, a malta que conheço que votou Chega, foi com a justificação da luta contra o RSI, que é um problema grave nas ilhas.

Se Ventura definir dez causas do Chega, o militante tradicional ou eleitor do Chega escolhe umas quantas como se estivesse a ler o cardápio de um restaurante: "estas três interessam-me, é isto que quero". Pode não concordar com a castração química ou com a perseguição aos ciganos, mas acha bem o combate à corrupção. Fica com três e as outras sete descarta.

https://setentaequatro.pt/entrevista/miguel-carvalho-parte-do-eleitorado-do-chega-e-resgatavel-para-o-lado-bom-da-democracia

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

sociedade normal

Salazar ficaria orgulhoso. Deus, pátria e família e trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Qual é a proposta formal do Chega para resolver alguma questão que tenha a ver com ciganos?

Não li o programa, não sei.

Só estou a falar de identificar um problema, que muitas pessoas desvalorizam.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 minutos:

Acho a parte Económica péssima, mas acredito que a alguns pontos acerca da perspectiva social são válidos.

Isto é, não acredito no André Ventura como Primeiro Ministro, mas gostava de ter um governo de Direita onde o Chega pudesse ter algum grau de influência.

Concordo com a questão da Imigração. Não relaciono com a criminalidade, mas acho que só devemos abrir as portas a quem tenha contrato de trabalho. Repugna-me por completo a questão da castração química. Acho sim, que as molduras penais deveriam ser superiores de modo a tentarmos dissuadir crimes como a corrupção. Acredito também que estão do lado certo da História, quando tentam proteger as forças de segurança.

Aceito que não concordem com nada daquilo que escrevi. Apenas fico triste e preocupado quando se é conotado por fascista apenas porque se pensa votar no Chega. As coisas não são só pretas e brancas.

E na AD tens alguma coisa que te repugne ou que aches péssima? É que do que mencionaste como razão para votar CH, acho que só o aumento das penas é que não é parte também do discurso do partido.

Sobre o assunto das penas, aconselho a leitura: https://observador.pt/2023/06/27/portugal-e-o-pais-europeu-com-a-duracao-media-mais-alta-de-penas-de-prisao/

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, Agora:

Salazar ficaria orgulhoso. Deus, pátria e família e trabalho.

Que enjoadinho, até me cansas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 16 minutos:

Acho a parte Económica péssima, mas acredito que a alguns pontos acerca da perspectiva social são válidos.

Isto é, não acredito no André Ventura como Primeiro Ministro, mas gostava de ter um governo de Direita onde o Chega pudesse ter algum grau de influência.

Concordo com a questão da Imigração. Não relaciono com a criminalidade, mas acho que só devemos abrir as portas a quem tenha contrato de trabalho. Repugna-me por completo a questão da castração química. Acho sim, que as molduras penais deveriam ser superiores de modo a tentarmos dissuadir crimes como a corrupção. Acredito também que estão do lado certo da História, quando tentam proteger as forças de segurança.

Aceito que não concordem com nada daquilo que escrevi. Apenas fico triste e preocupado quando se é conotado por fascista apenas porque se pensa votar no Chega. As coisas não são só pretas e brancas.

Não concordo nada com o bold. O Ventura não quer saber deles para nada.

Mas obrigado pela explicação 🙂

Citação de bug, há 9 minutos:

Eu acho que o André Ventura tem razão quando fala da etnia cigana e quem discorda, por certo, nunca conviveu com malta desta, que se quer manter à parte da sociedade normal e que vive maioritariamente do crime. Já morei num bairro com ciganos e não falo em vão. E até posso dar outro exemplo, na minha zona, houve um cigano detido por ser o cabecilha de uma rede de tráfico. Entretanto foi libertado e está a construir um moradia de autêntico luxo numa das zonas mais nobres da cidade, sem se lhe conhecer alguma profissão.

Agora pondo os pontos nos i's: os ciganos são o único problema deste país? De longe.
Este problema tem assim tanto impacto na economia portuguesa? É óbvio que não.
Há pessoal do RSI que se passeia por aí? Sim. Dá para ter uma vida digna e abastada com o RSI? Não.

Claro que o AV tenta ir pelo populismo e trazer estes assuntos à baila, é a forma dele ganhar votos.

Eu não vou votar no Chega, porque para mim uma coisa é identificar alguns problemas (que são a bandeira do Chega), outra é governar um país, com a complexidade que isso requer. O Chega tem o seu porta-voz e os outros não me parecem ter estofo para estas andanças.

Olhando para as alternativas, não se vê grande coisa. Apesar de até simpatizar com o PNS e o achar algo ousado, votar no PS é votar na continuidade. Rui Tavares, confesso que não sou grande conhecedor das suas políticas, mas dá-me a entender que é algo demasiado romântico para resultar na prática. Mortágua e Rui Rocha, uma ou outra boa ideia, mas não me cativam.

Neste momento, acabo por pender mais para o PSD, quase que por exclusão de partes. Não tenho uma ideia vincada com esquerda ou direita, voto pelas pessoas e pela confiança que me transmitem. Embora não seja o maior fã do Montenegro, nos últimos tempos subiu alguns pontos na minha consideração e será por aí ou em branco. Acho eu.

Tenho uma visão contrária à tua com ciganos. Durante 10 anos os meus vizinhos foram ciganos e nunca, mas nunca tive 1 problema que fosse. Ia para cada às 6h da manhã podre de bebedo e sempre cheguei inteiro a casa. Aliás, o unico problema nessa zona que agora se intensificou, foram com os portugueses todos queimados com as drogas sintéticas.

Sou agora, novamente, vizinho de ciganos. E só tenho 2 queixas: a musica alta que eles metem ao domingo porque não gosto de musica cigana; e estarem várias vezes a tentarem vender-me meias.

De resto, teria que inventar para dizer que eles incomodam-me de alguma maneira

Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Se Ventura definir dez causas do Chega, o militante tradicional ou eleitor do Chega escolhe umas quantas como se estivesse a ler o cardápio de um restaurante: "estas três interessam-me, é isto que quero". Pode não concordar com a castração química ou com a perseguição aos ciganos, mas acha bem o combate à corrupção. Fica com três e as outras sete descarta.

https://setentaequatro.pt/entrevista/miguel-carvalho-parte-do-eleitorado-do-chega-e-resgatavel-para-o-lado-bom-da-democracia

Isso é muito verdade, mas é verdade para todos os partidos.

EDIT: com o pormaior que os outros partidos não querem castras ninguém

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

Qual é a proposta formal do Chega para resolver alguma questão que tenha a ver com ciganos?

Vão mandá-los para a terra deles.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...