Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Sim, ostracizar. Colocar pessoas com dificuldade em se integrar à margem e ter um discurso de 'é tudo criminoso' é o principal caminho para que essas pessoas, e os seus descentes, nunca mais se integrem. 

Então o que farias para tentar integrar essas pessoas e os seus descendentes?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 47 minutos:

Não o calaram, claro que não. Mas foram, como são sempre, intolerantes com quem concorda com alguns pontos levantados pelo Chega.

E sim, o tópico parece uma ditatura no sentido onde não existe espaço para expressar uma opinião contrária sem ser apelidado de facho. Para mim a Democracia não é isto. 

Cala-te, oh facho

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

pq dão sempre o exemplo desses dois e não dão o exemplo da Itália, Finlândia ou Suécia?

São casos mais mediáticos, e diria que o próprio AV procura mais ligação ao Trump/Bolsonaro que a esses outros casos. A quantidade de vezes que falou nos EUA e no Brasil é muito maior comparada com os países nórdicos.

A acrescentar a isso, da Suécia não faz sentido falar porque a direita radical nunca esteve no governo. Na Finlândia estão agora, sim. Sobre Itália realmente deve-se falar mais, e também dão bons argumentos contra. A Hungria é outro caso mais saliente, ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, Agora:

São casos mais mediáticos, e diria que o próprio AV procura mais ligação ao Trump/Bolsonaro que a esses outros casos. A quantidade de vezes que falou nos EUA e no Brasil é muito maior comparada com os países nórdicos.

A acrescentar a isso, da Suécia não faz sentido falar porque a direita radical nunca esteve no governo. Na Finlândia estão agora, sim. Sobre Itália realmente deve-se falar mais, e também dão bons argumentos contra. A Hungria é outro caso mais saliente, ainda.

tem mais ligação ao Bozo que os outros devido à língua e proximidade entre povos, duvido que os outros partidos de extrema direita europeus se preocupem com as eleições no Brasil. Nas dos EUA o apoio deve ter sido de quase todos ao Trump. Agora, por exemplo, o Ventura recebeu apoio do gajo da Holanda e também deve andar a receber apoios de outros como o gajo do VOX ou do Salvini.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 18 minutos:

Então o que farias para tentar integrar essas pessoas e os seus descendentes?

https://www.publico.pt/2024/02/28/sociedade/entrevista/portuguesas-ciganas-mudanca-nao-passa-cabeca-2081637

Qual o maior motor dessa mudança?

O Rendimento Social de Inserção (RSI) obrigou os técnicos a desenhar planos de inserção para pessoas ciganas. Além das crianças, houve muitas mulheres que voltaram à escola já sendo casadas, mães, avós. Foi isso que me proporcionou ser quem sou.

O tão afamado RSI, que tanto se critica, é uma das medidas absolutamente fundamentais para que a integração aconteça. Obriga quem o recebe a assinar contratos e a cumprir com determinadas questões, nomeadamente colocar as crianças nas escolas. E é preciso continuar com outras medidas. Queixam-se que eles não se integram mas é, muitas vezes, a sociedade que não os deixa que se integrem fechando-lhes qualquer porta. A entrevista que coloquei da Sónia Matos é um bom exemplo disso e explica bem isso. 

 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

https://www.publico.pt/2024/02/28/sociedade/entrevista/portuguesas-ciganas-mudanca-nao-passa-cabeca-2081637

Qual o maior motor dessa mudança?

O Rendimento Social de Inserção (RSI) obrigou os técnicos a desenhar planos de inserção para pessoas ciganas. Além das crianças, houve muitas mulheres que voltaram à escola já sendo casadas, mães, avós. Foi isso que me proporcionou ser quem sou.

O tão afamado RSI, que tanto se critica, é uma das medidas absolutamente fundamental para que a integração aconteça. Obriga quem o recebe a assinar contratos e a cumprir com determinadas questões, nomeadamente colocar as crianças nas escolas. E é preciso continuar com outras medidas. Queixam-se que eles não se integram mas é, muitas vezes, a sociedade que não os deixa que se integrem fechando-lhes qualquer porta. A entrevista que coloquei da Sónia Matos é um bom exemplo disso e explica bem isso. 

 

Uma boa iniciativa, no entanto depois também tem que haver vontade em ser integrado.

Compartilhar este post


Link para o post

Trabalhei em atendimento ao público numa zona de ciganos. E sinceramente depende muito de quem apanhas, tinha ciganos 5* e extremamente educados e amáveis. Por norma, eram aqueles que vivem em tendas/caravanas (os ciganos mais "tradicionais").

Outros que a loja parecia deles. Comiam/bebiam lá dentro, os miúdos faziam o que bem lhe apeteciam (para os ciganos as crianças são intocáveis) e eram muito desagradáveis com as pessoas no geral, sempre aos gritos, passar filas... falta de civismo. Não havia uma semana que uma colega não chorasse por ter sido "apertada" 😅

Confirmo que são uns chatos do crl para vender @Petar Musa. Porra aquilo era todos os dias a mostrar Nikes, Adidas e o raio para comprar ahah uma pessoa até se sente mal porque não compra nada.

Depois existe alguns que querem deixar de vender na feira etc e procuram um trabalho "normal" mas simplesmente não tem hipótese, porque quem decide ao ver que é cigano manda logo o CV para o lixo. 

Sinceramente não faço ideia como se resolve a situação deles.

Nunca tive grande stresses com eles tirando as 3 vezes que fui ameaçado no trabalho, uma com direito a uma espera. 😂

Editado por Alonso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 17 horas:

Eu sou totalmente contra a este tipo de imigração. Explorados, que só conseguem emprego ou a receber por baixo da mesa ou por trabalhos temporários, sem condições para viver, havia aqui na zona um campo cheio de contentores para alojar...

Não existe condições para os acolher de forma digna e acima de tudo acabam sempre pro ser explorados pela precariedade. Basta ver que na agricultura aqui para cima só os querem a eles, são baratos e não tem as reivindicações dos portugueses. Nem para os portugueses existe casas para habitar, muitos tem de ir viver para o outro lado da fronteira por falta de oferta em território nacional ou pelo preço elevado das habitações, quando mais para o pessoal que vem de fora. ..

não há maior whiplash de quando se fala de habitação e falta de mão-de-obra e a solução dada é a da imigração porque esses coitados aceitam trabalhar como escravos porque o pior de Portugal acaba por ser melhor do país de origem 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Tráfico de droga e armas, venda de roupa contrafeita, música alta muitas vezes de madrugada (desrespeito pela lei do ruído), ruas/prédios sujos, etc.

A restante sociedade (para não dizer normal, antes que me batam) comporta-se desta forma?

claro que não

Compartilhar este post


Link para o post

Vocês sabiam que dos candidatos dos 8 partidos com assento parlamentar, o Rui Rocha é o mais velho?

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Muitos morreriam nas mãos da PIDE porque era dela que estavam a fugir. 

É um ponto que ainda se falava no outro dia aquando da imigração vs criminalidade.

Alguém apresenta factos (que não há relação direta provada entre aumento de penas e dissuasão, há estudos nos dois sentidos) e alguém apresenta vibes('eu acho que pode contribuir'). Mal estaremos nós quando a segunda prevalecer em relação à primeira na tomada de decisões. Mas mais do que isso: é grave continuar com a mesma opinião quando se demonstra que essa opinião está factualmente errada. 

E então? Quem vem para Portugal vai morrer nas mãos de alguma PIDE? Agora tu é que estás a fazer extrapolações com o objetivo de desinformar. Exatamente aquilo de que acusas o Chega (e muitas vezes com razão).

Tu falas dos "estudos" e dos "factos" de uma forma muito dogmática. Eu não sei em que se baseiam esses estudos mas nem todos os estudos estarão certos. Seja como for, o aumento das molduras penais só fará sentido se a Justiça for mais eficiente, que é precisamente outra das bandeiras do Chega. Tu até podes discordar do aumento das penas, é perfeitamente legitimo, mas achas mesmo que a Justiça em Portugal funciona corretamente? Não é uma área em que urge uma intervenção mais profunda?

Porque, sinceramente, pareces alguém extremamente inteligente mas, simultaneamente, o que se depreende dos teus comentários é que estamos super bem em Portugal e o malvado do Ventura quer impor aqui uma ditadura qualquer e estragar o paraíso em que vivemos. E não, felizmente para mim, tenho um bom emprego e não sou um coitado que está à espera que o Ventura me resolva os problemas financeiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Vocês sabiam que dos candidatos dos 8 partidos com assento parlamentar, o Rui Rocha é o mais velho?

Não me choca. Pensava que os unicos que seriam mais velhos seria o Paulo Raimundo e o Montenegro 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Vocês sabiam que dos candidatos dos 8 partidos com assento parlamentar, o Rui Rocha é o mais velho?

Uau. E só tem 53 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 horas:

Acho a parte Económica péssima, mas acredito que a alguns pontos acerca da perspectiva social são válidos.

Isto é, não acredito no André Ventura como Primeiro Ministro, mas gostava de ter um governo de Direita onde o Chega pudesse ter algum grau de influência.

Concordo com a questão da Imigração. Não relaciono com a criminalidade, mas acho que só devemos abrir as portas a quem tenha contrato de trabalho. Repugna-me por completo a questão da castração química. Acho sim, que as molduras penais deveriam ser superiores de modo a tentarmos dissuadir crimes como a corrupção. Acredito também que estão do lado certo da História, quando tentam proteger as forças de segurança.

Aceito que não concordem com nada daquilo que escrevi. Apenas fico triste e preocupado quando se é conotado por fascista apenas porque se pensa votar no Chega. As coisas não são só pretas e brancas.

Tenho empresa TVDE, em determinados grupos de telegram e Facebook vendo contratos de trabalho por 500€. Esquece, isso do contrato de trabalho é para inglês ver. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 14 minutos:

Vocês sabiam que dos candidatos dos 8 partidos com assento parlamentar, o Rui Rocha é o mais velho?

Não está relacionado mas vi um cartaz da Joana Cordeiro (CL por Setúbal) e é por demais evidente que os responsáveis do Marketing abusaram no photoshop.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Tráfico de droga e armas, venda de roupa contrafeita, música alta muitas vezes de madrugada (desrespeito pela lei do ruído), ruas/prédios sujos, etc.

A restante sociedade (para não dizer normal, antes que me batam) comporta-se desta forma? Vais ao mercado, no fim quando levantam as barracas aquilo fica tudo uma nojice, sei lá, é um exemplo trivial, mas acho que é mais ou menos óbvio que eles não se comportam como os restantes.

Passar à frente em filas porque sim, entrar pelas urgências a dentro para serem logo atendidos (o vigilante tem que se calar senão come...)

Não estou a dizer com isto que andam a assaltar pessoas à luz do dia em cada esquina, mas são efetivamente um problema, não se conseguem integrar.

Pergunta às pessoas do Entroncamento, Tomar, Campo Maior, Elvas (e haverá mais sítios) se gostam de ter vizinhos ciganos. É que até desvalorizam um imóvel que se queira vender nessa zona...

Não vai haver integração. Lo siento. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Tráfico de droga e armas, venda de roupa contrafeita, música alta muitas vezes de madrugada (desrespeito pela lei do ruído), ruas/prédios sujos, etc.

A restante sociedade (para não dizer normal, antes que me batam) comporta-se desta forma? Vais ao mercado, no fim quando levantam as barracas aquilo fica tudo uma nojice, sei lá, é um exemplo trivial, mas acho que é mais ou menos óbvio que eles não se comportam como os restantes.

Passar à frente em filas porque sim, entrar pelas urgências a dentro para serem logo atendidos (o vigilante tem que se calar senão come...)

Não estou a dizer com isto que andam a assaltar pessoas à luz do dia em cada esquina, mas são efetivamente um problema, não se conseguem integrar.

Pergunta às pessoas do Entroncamento, Tomar, Campo Maior, Elvas (e haverá mais sítios) se gostam de ter vizinhos ciganos. É que até desvalorizam um imóvel que se queira vender nessa zona...

Isto é das coisas mais abjetas que já li por aqui

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Isto é das coisas mais abjetas que já li por aqui

E porquê? 

Eu acho que se conseguires justificar o que acabaste de dizer, a discussão pode ser minimamente salutar. Agora isso vale o quê? Tentar rebaixar a opinião da outra pessoa?

Compartilhar este post


Link para o post

Curiosamente o maior apoiante do Chega que tenho como amigo nas redes sociais é um cigano que jogava futebol e chegou a ganhar a taça de Portugal 

Não é o Quaresma 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 8 minutos:

E porquê? 

Eu acho que se conseguires justificar o que acabaste de dizer, a discussão pode ser minimamente salutar. Agora isso vale o quê? Tentar rebaixar a opinião da outra pessoa?

Atribuir a uma etnia em especifico um conjunto de situações, eventos e atos criminais é abjeto. Acho que não é preciso mais grandes explicações.

Ou só ciganos é que praticam atos daqueles?

É que eu conheço muitas situações daquelas feitas por gente das mais variadas étnias e grupos sociais, muitas delas até pertencentes ao grupo do que alguns gostam de chamar de "portugueses de bem".

Alias, os maiores atos criminais que assisti e senti na pele foram realizados por homens e mulheres brancas. Se calhar posso fazer um texto semelhante a falar dos "brancos"

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...