Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Presidenciais 2021  

250 votos

1. 1. Sentido de voto nas Presidenciais 2021

• Marcelo Rebelo de Sousa
      76
    • Ana Gomes
      47
    • Marisa Matias
      29
    • João Ferreira
      33
    • André Ventura
      14
    • Tiago Mayan
      9
    • Vitorino Silva (Tino de Rans)
      13
    • Branco/Nulo
      22
    • Não irei votar
      7

Publicações recomendadas

Citação de Legi, há 12 minutos:

Inscrevi-me no voto antecipado. Caso não vote hoje posso votar domingo? 

Sim, tranquila.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migalhasn1, há 1 hora:

Votei agora em Almada. Quase 2 horas na fila.

Com o Thor a abrir caminho também eu 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

ok, quem é esse gajo? Esta pergunta pode parecer um ataque à pessoa, mas ainda sou do tempo que os artigos de opinião eram escritos por pessoas com algum relevo na praça pública.

Não conheço o gajo, mas pelo estilo aposto que "você sabe quem é o pai dele".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

ok, quem é esse gajo? Esta pergunta pode parecer um ataque à pessoa, mas ainda sou do tempo que os artigos de opinião eram escritos por pessoas com algum relevo na praça pública.

O que é que isso interessa? Ele estuda em Cambridge 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 1 hora:

Alguém aqui da zona de Benfica? Vai ser o primeiro ano a votar cá, costuma haver muita fila? Estou habituado a chegar e votar logo na Aldeia, mas tenho visto muita gente a dizer que em Lisboa costuma ser o caos.

É como eu 😕 estava mal habituado ao que parece, pqp a fila 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos:

António Rolo Duarte v2.0.

Compartilhar este post

Link para o post

Era tão óbvio que o voto antecipado ia dar nisto. Com apenas um local de voto por concelho e com limite de pessoas que podem estar dentro do pavilhão só podia dar merd*. Vivendo eu em Loures, um dos concelhos mais populosos do país, nem me pensei em inscrever mal vi os moldes da coisa. E quem diz Loures diz Odivelas, por exemplo, onde tenho uma amiga há mais de 2:30h na fila e ainda não está tão perto do pavilhão quanto isso.

É mais uma daquelas coisas organizadas em cima do joelho com decisões que não cabem na cabeça de ninguém. Espero pelo dia 24 e voto aqui ao lado de casa num sítio onde nunca demorei mais de 5 minutos na fila.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Menendez 9, há 3 horas:

Ticampos, já respondi. Apesar de no geral estar bem construído, como um tipo que ganha a vida a fazer inquéritos, deixo-te algumas dicas para o futuro:

• Organiza as perguntas por grupos bem definidos - "Presidenciais 2021", "Legislativas", "Pandemia", etc... Deves introduzir cada um dos grupos com algo do género "vamos agora fazer-lhe umas perguntas sobre [inserir tema] para contextualizar o inquirido e as questões não surgirem de supetão. Para além disso, cada grupo deve incluir todas perguntas relativas a esse tema, para não saltares de uns temas para os outros. Eu percebo que deves ter feito assim por causa do cruzamento de variáveis, mas nem convém, para não sugerires aos inquiridos que variáveis vais cruzar com quais e assim poderes condicionar as respostas.
  • O último grupo deve ser sempre aquele relativo aos dados sociodemográficos. Como estas perguntas aparecem em todos os inquéritos, colocá-las logo no início faz aumentar a taxa de não-resposta, por aborrecimento. Quem já investiu tempo a responder questões sobre o tema central estará mais inclinado a responder a estas quando aparecem no fim.
  • A pergunta sobre a idade deve ser sempre deixada aberta, para os inquiridos colocarem lá o número. Se a variável é numérica deves mantê-la numérica e posteriormente, na análise, agregar nas categorias que quiseres. A única exceção a esta regra prende-se com variáveis relativas a salário ou rendimento, em que perguntar diretamente pode gerar um certo desconforto ou não-resposta.
  • Devias abrir com as questões mais factuais, do género "em quem votou", "em quem vai votar" e depois então avançar para as mais ideológicas. Abrir o inquérito logo a perguntar se a pessoa é de esquerda ou de direita dá logo azo a que pessoas que não têm uma posição muito vincada adotem uma posição defensiva - e são esses que mais te devem interessar, porque o desafio é justamente perceber o sentido de voto destes. Este efeito é mais visível nos inquéritos presenciais, mas ainda assim acho que é algo que podes ter em conta.

Não me estou a lembrar de mais nada, mas espero que possa servir de alguma ajuda. Lembra-te sempre que os resultados dependem também da forma como as questões são feitas e apresentadas. Abraço.

Abraço. Estou a pensar fazer uma reestruturação do meu questionário no pós eleições e isto pode ser útil. Muito mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tive uma sorte do crl, saí directo do banco de urgências no Santa Maria e fui logo votar ali ao lado. Esperei 5 minutos mas já se via a multidão a compor-se; mas também suponho que pessoal que não seja de Lx não tenha de esperar tanto tempo já que eles dividiram por distritos.

Editado por Apple

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, assustei-me quando abri os meus questionários e vi o Bloco de Esquerda em primeiro e não a Iniciativa Liberal. Só depois é que reparei que era a versão do CMPT. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ai abriram só um local de voto em concelhos como Porto e Lisboa? Planeamento do crl, muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de El Shafto, há 2 horas:

Apanhei agora o asno a falar disso, a dizer que se deviam era pintar os lábios de negro por luto para com o esquecimento do interior, etc.

Deve ter sido daí que veio lol

Ele esteve em Vila Real e aqui em Chaves, sabe que uma das maiores queixas daqui da zona é o esquecimento do interior...

E um dos seus seguidores aqui da cidade, é uma pessoa muito influente na política daqui, presidente de uma das maiores juntas de freguesia e que certamente virá a ser presidente da câmara, no obstante pertence aos quadros do PSD...só de pensar que daqui a uns anos a minha cidade vai ter um presidente que apoia estes ideais...

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 8 minutos:

Se estava de chuva ia ser lindo o voto antecipado

80% de probabilidade de chuva no dia 24 por acaso.

Compartilhar este post

Link para o post

Iria votar hoje, e o meu voto iria para o João Ferreira, mas não o posso fazer porque me encontro em isolamento fora do meu concelho de residência. Apesar das circunstâncias excecionais, é inadmissível termos pessoas excluídas do sufrágio. O voto deve ser universal, em todo o caso. Na mesma situação que eu, haverá muitos mais. Cá em casa somos 4 pessoas e nenhuma delas poderá votar.

As eleições ficam marcadas, pela negativa, por todas estas limitações ao voto universal. É verdadeiramente lamentável. Houve tempo para analisar a situação e para preparar alternativas viáveis, até tivemos exemplos de outras eleições que decorreram no estrangeiro que nos poderiam inspirar. Foi tudo em cima do joelho e acabam por ser umas eleições bem menos democráticas do que deviam. 

E digo muito honestamente que, se isto não me tocasse a mim, provavelmente até era uma questão que me passava ao lado, como deve ter passado a muitas pessoas.

Editado por Simeone

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 2 minutos:

Iria votar hoje, e o meu voto iria para o João Ferreira, mas não o posso fazer porque me encontro em isolamento fora do meu concelho de residência. Apesar das circunstâncias excecionais, é inadmissível termos pessoas excluídas do sufrágio. O voto deve ser universal, em todo o caso. Na mesma situação que eu, haverá muitos mais. Cá em casa somos 4 pessoas e nenhuma delas poderá votar.

As eleições ficam marcadas, pela negativa, por todas estas limitações ao voto universal. É verdadeiramente lamentável. Houve tempo para analisar a situação e para preparar alternativas viáveis, até tivemos exemplos de outras eleições que decorreram no estrangeiro que nos poderiam inspirar. Foi tudo em cima do joelho e acabam por ser umas eleições bem menos democráticas do que deviam. 

E digo muito honestamente que, se isto não me tocasse a mim, provavelmente até era uma questão que me passava ao lado, como deve ter passado a muitas pessoas.

😕 que m*rda... se a malta que ficar em isolamento estes dias não tiver outra hipótese, vai ser bonito... com os números de infectados a rondar os +10k por dia, mais os contactos directos que irão ficar em isolamento... centenas de milhares que ficam excluídos talvez? 

Devia haver uma alternativa. 

Btw, um exercício de 2016, para comparar resultados:

Sondagens Finais Resultados finais

A diferença da Maria de Belém dá que pensar...

Compartilhar este post

Link para o post

A organização do voto antecipado foi miserável.

• polícias sem saberem se alguém tinha prioridade
  • filas gigantes com tempo de espera de 2h
  • pessoas que coordenavam lá dentro com 0 de noções em como gerir um evento. Não faziam ideias como gerir situações excepcionais esperadas como:
    • bebés
    • cuidadores de pessoas com limitações
    • idosos com incapacidades
    • cadeiras de rodas

Eram os próprios eleitores que se revoltavam com os incompetentes que lá estavam e resolviam as situações.

Quando fui embora por volta das 13h finalmente meteram mais um guichê por sala. No início tinham 1, pediram autorização à administração interna para acrescentarem outro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 1 hora:

Inscrevi-me no voto antecipado. Caso não vote hoje posso votar domingo? 

"Inscrevi-me, mas não consegui votar antecipadamente em mobilidade. Posso votar no dia da eleição?

Sim. Pode votar, no dia da eleição, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado."

No site da CNE (link).

Compartilhar este post

Link para o post

Ah e para piorar, tb havia gente sem noções a ir votar.

Um artista a ligar para a saude24, ou algo do género, a dizer que a esposa foi fazer teste na sexta feira e recebeu duas mensagens: uma com o nome dela, outra com o nome de outra senhora e estavam ambas positivos. E a preocupação do homem é que ele amanhã tem de ir dar formação num sítio fechado, estar ali no meio da multidão potencialmente a infetar toda a gente não lhe passou pela cabeça!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 6 minutos:

Btw, um exercício de 2016, para comparar resultados:

Sondagens Finais Resultados finais

A diferença da Maria de Belém dá que pensar...

Como diz o artigo da visão, surgiu um caso no final da campanha acerca de ela receber subvenções vitalícias que a prejudicou imenso.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso estou preocupado com isto do voto.
Por mim não, mas não me agrada muito os meus cotas (70+) irem meter-se numa escola cheia de gente em filas enormes e ainda por cima num dia de chuva. 

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...