Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Atualmente sou gestor de projetos, nomeadamente na área de Lean Management e Agile (basicamente organização de trabalho e eliminação de desperdícios) e digo-vos que se alguém te de fazer horas extra, trabalhar no fim de semana, andar em pânico a trabalhar como um desalmado antes das férias para deixar tudo organizado então é porque o trabalho está mal organizado, mal dimensionado, existe fraca gestão de recursos (humanos e não só) e um grande comodismo com a situação.

E não, isto não é só para grandes empresas. É possível organizar o trabalho melhor em empresas de qualquer dimensão. Já tive experiência nisso.

Agora, outra coisa é me dizerem que trabalham em x horários diferentes porque têm mais produtividade num horário do que noutro. Essa é toda uma outra conversa. Outra também é andar fora das horas de trabalho a estudar, aprender e melhorar-se a si mesmo. São coisas completamente distintas de trabalhar mais horas para garantir o trabalho "normal".

Isto.

Não há nada melhor do que alguém que trabalha das 9h às 18h e está durante esse tempo de facto focado e com compromisso. O melhor product owner com quem trabalhei fazia esse horário religiosamente. Às 18h xau laura que há uma filha a ir buscar à creche e vida lá fora.

E isto dito por um nabo que acaba por por vezes trabalhar horas a mais, não porque seja obrigado mas pq me custa ver algo mal feito ou atrasado o que me leva a compensar quando alguma das minhas equipas começa a ficar para trás. Mas também tenho regime para evitar exageros. Não aceito reuniões antes das 9h ou depois das 18h. Tenho filhas para tratar, deslocações de escola, jantar, banhos, etc. Eventualmente alguns dias posso pegar no PC tipo das 22h às 0h enquanto vemos alguma coisa na TV. Fins de semana PC do trabalho só para jogar.

Citação de SAS_Robben, há 58 minutos:

Já agora, um bom gestor, team leader ou diretor, ao ver que o seu trabalhador faz horas extra para garantir o trabalho deve perguntar imediatamente que krl se passa para ele só conseguir garantir o trabalho dessa forma?

É por uma questão de maior produtividade em determinados horários? É ver se é possível flexibilizar os mesmos conforme a necessidade das entregas (que podem estar limitadas por horario).

É por uma questão de desmotivação que impede que se faça o trabalho mais célere? É trabalhar sobre essa parte humana.

É porque os recursos falham ou estão indisponíveis? É avaliar as máquinas\materias usados, é falar com o IT para tentar resolver indisponibilidades.

É porque o trabalho está mal dimensionado e desorganizado? É ver se é necessário arranjar mais alguém ou, se não for possível, para um pouco e reorganizar o trabalho e ver onde se pode cortar m*rda inuteis.

Muito verdade também.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 minutos:

Para adicionar: até pode mesmo ser o ronaldo da area, vai acabar na mesma a ser o Freddy Adu

Ou seja, partilhas daquela lenga-lenga que ninguém consegue nada sem cunhas e blabla? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, Agora:

Ou seja, partilhas daquela lenga-lenga que ninguém consegue nada sem cunhas e blabla? 

Não. Tens q aprender a ler

Disse q se entrares em qualquer sitio a achares q és o ronaldo sem conheceres ngm, vais ser o Freddy Adu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

Não. Tens q aprender a ler

Disse q se entrares em qualquer sitio a achares q és o ronaldo sem conheceres ngm, vais ser o Freddy Adu

é uma frase bem vazia de relevância, amigo, mas ok

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 1 minuto:

é uma frase bem vazia de relevância, amigo, mas ok

Mas tbm disse q até podias ser o ronaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 3 horas:

Uma amiga minha é enfermeira em Dublin, trabalha 3 dias por semana (turnos de 12h) e não se imagina a trocar, por exemplo. Tudo depende do contexto de cada um. 

Verdade conheço muita malta de enfermagem que faz isso no UK e também preferem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 59 minutos:

Fico feliz por seres a excepção, a sério. Eu não vejo como pode ser possível estar das 9h às 18h a ser produtivo num trabalho que requer esforço mental, sem que para isso não tenhas de tirar várias pausas nem que seja para apanhar ar (no meu caso aproveito para vir ao CMPT).

E não estou a falar de 10 minutos a meio da manhã e 10 a meio da tarde, estou a falar de pelo menos 1h de pausa no somatório, sem contar com o almoço.

E claro que se quiser posso estar 8h por dia a olhar para o ecrã e a escrever coisas, só que o mais provável é ter de as reescrever no dia seguinte.

Isso é ser ignorante e querer fazer da tua realidade, regra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 17 minutos:

Se tu consegues ser produtivo como programador 8h por dia eu diria que não sou eu que vive numa realidade à parte, mas siga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 22 minutos:

posso estar a ser grande parvo, mas não devias estar a trabalhar em vez de estar no cmpt? 😛 😛 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

posso estar a ser grande parvo, mas não devias estar a trabalhar em vez de estar no cmpt? 😛 😛 

* Khaby Lame meme *

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 2 horas:

Com o que escrevi antes acho que já me fiz entender, mas vou dar-te um exemplo real, que aconteceu há 2 semanas na minha empresa.

Fui ter com o meu chefe e disse-lhe que devia contratar uma segunda pessoa para ajudar outra porque fazia constantemente 9-20h (eu e essa pessoa reportamos ao mesmo chefe, mas somos de áreas diferentes). O meu chefe foi falar com essa pessoa, fez essa sugestão, e a pessoa indignou-se porque isso quereria dizer que ela não capaz de fazer o seu trabalho. Em que o seu trabalho é idealizado por ela, o chefe concorda que poderia e há condições para fazer menos e contratar uma segunda pessoa.

Esta pessoa é solteira e não tem filhos, adora o que faz, ganha bastante bem, tem a vida que sempre quis. Está nos seus 50, faz isto há 20, vai ao ginásio e está em grande forma. Queres criar uma lei que impeça isto? Queres dizer que esta pessoa é maluca e/ou que o chefe é um m*rdas?

Essa pessoa é muito fixe, tirando para os colegas, que têm que lidar com alguém que faz sempre horas a mais e torna-os nos safados que apenas fazem o seu horário. Há certas posições, nomeadamente em chefias, em que a carga de trabalho exige efectivamente mais e mais horas. Mas isso é no topo da cadeia. Se não está nesse tipo de cargos, e acha por bem sobrecarregar-se de trabalho, além do mal que está a fazer à sua vida (porque a longo prazo está) também está a prejudicar o ambiente de trabalho pois é inevitável que acabe por criar desconforto. Como é que podes dizer que não consegues acabar o teu trabalho se ali o Zé faz mais 10h por semana e não se queixa? É tão simples quanto isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler as últimas páginas e fiquei surpreendido por ninguém sugerir remoção da hora do almoço

1h por vezes 2h é uma loucura aos meus olhos

Tão bom começar às 8 e sair às 4 e consigo almoçar à mesma

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 minuto:

Estive a ler as últimas páginas e fiquei surpreendido por ninguém sugerir remoção da hora do almoço

em casa concordo, no escritorio no meu caso a menos que coma no lugar ( o que nao e permitido ) não consigo comer em menos de 45min
ou porque a copa está cheia ou porque tenho de ir comer fora do edificio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 3 minutos:

Preciso de uma hora para comer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 17 minutos:

Preciso de uma hora para comer.

Eu no escritório como á frente do PC, meu amigo é a vida. Saio às 4:30 que é uma maravilha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 19 minutos:

Eu no escritório como á frente do PC, meu amigo é a vida. Saio às 4:30 que é uma maravilha

Também posso fazer isso, mas não é por comer em frente ao pc que posso sair mais cedo, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Cheirinho de arroz de polvo pelo escritório

Normalmente só cheira na zona do microondas 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 52 minutos:

Essa pessoa é muito fixe, tirando para os colegas, que têm que lidar com alguém que faz sempre horas a mais e torna-os nos safados que apenas fazem o seu horário. Há certas posições, nomeadamente em chefias, em que a carga de trabalho exige efectivamente mais e mais horas. Mas isso é no topo da cadeia. Se não está nesse tipo de cargos, e acha por bem sobrecarregar-se de trabalho, além do mal que está a fazer à sua vida (porque a longo prazo está) também está a prejudicar o ambiente de trabalho pois é inevitável que acabe por criar desconforto. Como é que podes dizer que não consegues acabar o teu trabalho se ali o Zé faz mais 10h por semana e não se queixa? É tão simples quanto isto.

Como é que podes dizer que não consegues acabar o teu trabalho em 8h se o teu colega consegue nas mesmas 8h? Não é preciso trabalharem um número de horas diferente para isso ser uma questão.

Para mim isso nunca seria uma questão, cada um tem o seu trabalho, os seus objetivos, a sua produtividade. Comparar é o primeiro passo para dar m*rda em tudo na vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 6 minutos:

Como é que podes dizer que não consegues acabar o teu trabalho em 8h se o teu colega consegue nas mesmas 8h? Não é preciso trabalharem um número de horas diferente para isso ser uma questão.

Para mim isso nunca seria uma questão, cada um tem o seu trabalho, os seus objetivos, a sua produtividade. Comparar é o primeiro passo para dar m*rda em tudo na vida.

Mas se essa pessoa trabalha mais 2 horas por dia, é porque fica a brincar no trabalho? E a comparação não é o trabalhador que faz, mas acaba por ser inevitável nos chefes. Quer dizer, o António que faz 8horas chora porque tem demasiado trabalho, fosse como o Zé que faz mais umas horitas todos os dias e estava resolvido (e que até reclama quando se tenta que não as faça!!)

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Mas se essa pessoa trabalha mais 2 horas por dia, é porque fica a brincar no trabalho? E a comparação não é o trabalhador que faz, mas acaba por ser inevitável nos chefes. Quer dizer, o António que faz 8horas chora porque tem demasiado trabalho, fosse como o Zé que faz mais umas horitas todos os dias e estava resolvido (e que até reclama quando se tenta que não as faça!!)

Sou contra a maioria das comparações que se fazem, essa em particular. Quem compara horas entre colaboradores é porque não é produtivo. Quem é produtivo compara produtividade e encerra o assunto com quem compara horas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 6 minutos:

Sou contra a maioria das comparações que se fazem, essa em particular. Quem compara horas entre colaboradores é porque não é produtivo. Quem é produtivo compara produtividade e encerra o assunto com quem compara horas.

Isso que dizes é muito giro mas não estás a ler o que escrevi. Lá atrás dizes claramente que o trabalhador x precisava de ajuda pois trabalhava mais y horas por dia, todos os dias. Ora, se em vez dele, entrar um que só faz as 8 horas, mesmo que seja tão produtivo como o outro, vai ficar trabalho por fazer. Porque não está para ficar as 2 horitas a mais que o outro fazia por desporto e que até recusava que fossem tiradas. Em que posição fica o trabalhador que "apenas" faz as suas horas em boa produtividade? No mundo real fica mal, pois se o x conseguia ele também tinha que se arranjar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos:

Isso que dizes é muito giro mas não estás a ler o que escrevi. Lá atrás dizes claramente que o trabalhador x precisava de ajuda pois trabalhava mais y horas por dia, todos os dias. Ora, se em vez dele, entrar um que só faz as 8 horas, mesmo que seja tão produtivo como o outro, vai ficar trabalho por fazer. Porque não está para ficar as 2 horitas a mais que o outro fazia por desporto e que até recusava que fossem tiradas. Em que posição fica o trabalhador que "apenas" faz as suas horas em boa produtividade? No mundo real fica mal, pois se o x conseguia ele também tinha que se arranjar.

Como disse atrás, só não se contratou uma segunda pessoa porque essa pessoa não quis. Se fosse substituído, contratava-se duas.

Já tive mais chefias dum mundo real bom, em que não se comparavam horas, do que chefias dum mundo real mau, como descreves. Ânimo que estamos a evoluir para o mundo real bom, em que não se comparam horas. Se ficarmos presos, enquanto trabalhadores, a estas desculpas, mais tempo vamos demorar a mudar hábitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Se tu consegues ser produtivo como programador 8h por dia eu diria que não sou eu que vive numa realidade à parte, mas siga.

Mas afinal pagam-te para seres produtivo 8h por dia, ou para estares a trabalhar para a tua empresa 8h por dia? É que, não parecendo, é bem diferente. É evidente que ninguém, especialmente na área de IT, é produtivo 8h por dia, porque há sempre reuniões, pessoas a vir falar contigo, pausas, memes a saltar, redes sociais, etc. E não há problema nenhum nisso.

Agora, digo novamente: se tu achas que tens algum dever moral de dar 8h diárias de trabalho produtivo à empresa, e para isso trabalhas 10 ou 12 horas, tudo certo. Desde que seja escolha tua, tudo bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...