Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 15 minutos:

Montenegro (...) faz lembrar Joe Biden

Eu gostava de perceber isto...

Há ali coisas fascinantes nos dois comentários dele.

Esse que referes é um exemplo. O Biden teve como uma das maiores características do seu mandato a aposta numa política industrial. Conhecemos zero sobre o assunto por parte de Montenegro e até se mostrou contra a intervenção do estado nesse aspeto quando abordado em relação à visão do PS. 

Dizer, na sequência desse comentários, que é um político que faz as coisas quando uma dos defeitos que lhe tem sido apontados face ao Pedro Nuno Santos é precisamente o oposto disso...

Dizer que se falaram em políticas realizáveis quando uma das críticas que se faz ao RBI, que se falou no debate, é o contrário disso..

A ideia que fica é que tinha o comentário pronto antes do debate começar.

Compartilhar este post


Link para o post

Como o Lebohang se despachou, vamos lá tratar disto.

Primeira nota para a escassez de avaliadores hoje nos dois debates. Apenas 4 num e 5 no outro. Sinto que as pontuações médias carecem de representatividade mas é o que temos.

Talvez por isso mesmo o debate entre Luís Montenegro e Rui Tavares passa a assumir o estatuto de melhor até agora. E só faltam 3. Foi o único que chegou à media de 7. Também por causa disso foi extremamente complicado atribuir uma vitória neste debate. Os dois ficaram empatados em quase tudo. A decisão caiu para o lado de Rui Tavares, que lhe permite fazer o pleno, porque teve mais notas 8 do que o Montenegro.

No outro debate, que fica igualmente bem posicionado na geral, brilhou o Pedro Nuno Santos com a melhor prestação de todos os candidatos até agora. O primeiro a ficar com uma média de 8.

image.png.9f6aacfdfefcf90901d1b1d500864a52.png

 

Foram os últimos debates de Rui Tavares e Paulo Raimundo. O Rui Tavares manteve a invencibilidade mas isso não lhe chegou para ganhar posições na tabela. O Paulo Raimundo ficou na sua média. Negativa.

Montenegro e PNS melhoraram as suas médias e aproximaram-se da Mariana Mortágua. A decisão para os lugares da frente fica adiada para os 3 últimos debates.

image.png.676b200e6f13d8cadd0b2fc683695cbf.png

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Veremos se o Rui Tavares irá manter as suas estatísticas quando apanhar pela frente defesas europeus.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 9 minutos:

Veremos se o Rui Tavares irá manter as suas estatísticas quando apanhar pela frente defesas europeus.

O Rui Tavares é o defesa europeu

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

Nos Açores o Chega continua a dizer que só deixa passar o governo se estiver no governo.🤣

vamos a ver como isto vai acabar.

agora até já falam é que o PS e o Chega votando contra são os mesmos deputados da AD, em caso de empate o orçamento passa, é necessário que ou IL, ou PAN ou BE também votem contra.

o BE nem deve por a hipótese de se abster, mas que tinha a sua piada tinha.👀

Compartilhar este post


Link para o post

Btw, ontem o PNS disse, no fim do debate, que a política externa não é um factor determinante para se fazer uma nova geringonça

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

https://www.tsf.pt/5474586171/sondagem-maioria-tem-assistido-aos-debates-e-nota-equilibrio-nos-desempenhos/

elxrg2nxpvgl.jpg?w=972&q=90

Ficha técnica

Spoiler

Sondagem de opinião realizada pela Aximage para TSF/JN/DN. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 805 entrevistas efetivas: 674 entrevistas online e 131 entrevistas telefónicas; 393 homens e 412 mulheres; 174 entre os 18 e os 34 anos, 211 entre os 35 e os 49 anos, 201 entre os 50 e os 64 anos e 219 para os 65 e mais anos; Norte 270, Centro 182, Sul e Ilhas 115, A. M. Lisboa 238.

 

Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 8 e 13 de fevereiro de 2024. Taxa de resposta: 76,61%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

 

  • Triste 1

Compartilhar este post


Link para o post

Quem tem estado melhor nos debates segundo os portugueses. 

2brduxpnrytw.jpg

Edit.Ah, ok, não tinha visto em cima.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, há 5 minutos:

Rir para não chorar. As pessoas querem é Big Brother

Há um desfasamento entre a opinião dos especialistas politicos e a população geral. É por isso que acho cada vez mais importante definir os critérios de análise dos debates. Há 2 grandes caminhos, ou se analisa segundo o impacto que julgam que vão ter no eleitorado. Ou analisam segundo quem tem razão e usa melhores argumentos (que nem sempre são os mais eficazes eleitoralmente).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

eu diria é que, se calhar, as pessoas assistem os debates e não conseguem despir os preconceitos que têm. E isto é para quem assiste em casa como para os especialistas da praça

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 minutos:

Há um desfasamento entre a opinião dos especialistas politicos e a população geral. É por isso que acho cada vez mais importante acabar com os debates no modelo em que estão a ser feitos

Fixed

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 18 minutos:

Há um desfasamento entre a opinião dos especialistas politicos e a população geral. É por isso que acho cada vez mais importante definir os critérios de análise dos debates. Há 2 grandes caminhos, ou se analisa segundo o impacto que julgam que vão ter no eleitorado. Ou analisam segundo quem tem razão e usa melhores argumentos (que nem sempre são os mais eficazes eleitoralmente).

Ia adorar esses critérios.

Aquele senhor que acabou de falar foi uma absoluta besta, racista e xenófoba mas foi eficaz no seu eleitorado(seja lá o que isso seja) e portanto merece 10. 

Ia ser um grande serviço para a democracia, certamente. 

Compartilhar este post


Link para o post

Também acho importante definir criterios nas tascas quando ouço opiniões políticas ou sobre futebol.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Confirma-se que André Ventura é uma espécie de André Almeida da politica: curto para político de governo pelos especialistas e analistas mas adorado pelos pipoqueiros da bancada central.

  • Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 36 minutos:

Ia adorar esses critérios.

Aquele senhor que acabou de falar foi uma absoluta besta, racista e xenófoba mas foi eficaz no seu eleitorado(seja lá o que isso seja) e portanto merece 10. 

Ia ser um grande serviço para a democracia, certamente. 

A tarefa de um comentador não é servir a democracia mas comentar o que aconteceu ou deixa de acontecer tal como o nome indica. 

Dito isto, acho legitimo dar-se 5-0 contra o Ventura, mas não se diga que essa é a impressão que ficou no publico geral, porque não é. E não sei se o efeito reação naquele tipo de eleitorado de uma derrota por 5-0 não será mais mobilizador para o voto Chega e narrativa anti-sistema que um empate por ex.

 

Mas para ser honesto tal como o @Sandes. disse o melhor era simplesmente acabar com este formato de debates de meia hora e shitshow de notas e análises de 2h de comentadores.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

Mariana Mortágua que está a ser considerada como uma das melhores nos debates é apenas 5°, Rui Tavares que está a ser considerado como o melhor é apenas 6°. Já se devia ter aprendido pelos EUA que uma coisa é a bolha mediática, outra completamente diferente é a realidade das redes sociais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

tl dr as pessoas são extremamente burras 

 

 

Citação de Ticampos, há 1 hora:

Quem tem estado melhor nos debates segundo os portugueses. 

 

 

Citação de lucho^, há 1 hora:

Rir para não chorar. As pessoas querem é Big Brother

Não percebo o que é que vocês estão para aí a dizer.

O que essa sondagem nos diz é que entre 805 pessoas entrevistadas houve 700 que não consideraram o Ventura como sendo o que teve melhor desempenho. Como é que tiram essas conclusões?

 

Se a pergunta fosse feita ao contrário "Qual o líder com pior desempenho?" estou convencido que o Ventura também ganhava e aí com uma margem bem superior.

 

Citação de Ticampos, há 1 hora:

Há um desfasamento entre a opinião dos especialistas politicos e a população geral. É por isso que acho cada vez mais importante definir os critérios de análise dos debates. Há 2 grandes caminhos, ou se analisa segundo o impacto que julgam que vão ter no eleitorado. Ou analisam segundo quem tem razão e usa melhores argumentos (que nem sempre são os mais eficazes eleitoralmente).

Claro que há desfasamento. Por isso é que eles são especialistas e a população geral não é. E quanto aos critérios de análise eles são claríssimos. A análise é feita segundo a opinião pessoal de cada um. Se é para ter métricas objetivas e rigorosas não havia necessidade de ter especialistas para nada.

Isto é como um jogo de futebol. Há os especialistas que analisam qual das equipas jogou melhor ou pior. E cada um tem a sua opinião. E depois há o critério rigoroso: ganha quem marca mais golos. Se quiséssemos saber apenas o que se passou com base no critério objetivo não precisávamos dos especialistas para nada.

 

Citação de Sandes., há 49 minutos:

Fixed

Exato. Não gostamos de uma sondagem sobre a performance nos debates então a solução é acabar com os debates. E se não gostarmos do resultado das sondagens sobre as intenções de voto então o melhor é acabarmos com as eleições. Democracia no seu estado mais puro.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 minutos:

A tarefa de um comentador não é servir a democracia mas comentar o que aconteceu ou deixa de acontecer tal como o nome indica. 

Desculpa dizer isto desta forma mas essa mentalidade é aberrante.

E é aberrante por diversos motivos.

É aberrante porque ignora a responsabilidade social, ética e profissional desses mesmos comentadores que falam para uma grande audiência.

É aberrante porque limita o seu papel. 

Mas acima de tudo é aberrante porque pressupõe a existência ou o dever de existência de uma suposta neutralidade. Nenhum comentador é neutro. Todos têm as suas próprias convicções e valores. Valores esses que devem incluir os valores democráticos. 

É uma frase simplista e reducionista.

Os comentadores tem sim o dever de servir a democracia. 

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, há 1 hora:

Rir para não chorar. As pessoas querem é Big Brother

Foi aquilo que dissemos há uns dias, Rui "Marco" Tavares devia era ter dado um pontapé no André "Sónia" Ventura em direto na SIC N. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 12 minutos:

 

 

Não percebo o que é que vocês estão para aí a dizer.

O que essa sondagem nos diz é que entre 805 pessoas entrevistadas houve 700 que não consideraram o Ventura como sendo o que teve melhor desempenho. Como é que tiram essas conclusões?

 

Se a pergunta fosse feita ao contrário "Qual o líder com pior desempenho?" estou convencido que o Ventura também ganhava e aí com uma margem bem superior.

 

Claro que há desfasamento. Por isso é que eles são especialistas e a população geral não é. E quanto aos critérios de análise eles são claríssimos. A análise é feita segundo a opinião pessoal de cada um. Se é para ter métricas objetivas e rigorosas não havia necessidade de ter especialistas para nada.

Isto é como um jogo de futebol. Há os especialistas que analisam qual das equipas jogou melhor ou pior. E cada um tem a sua opinião. E depois há o critério rigoroso: ganha quem marca mais golos. Se quiséssemos saber apenas o que se passou com base no critério objetivo não precisávamos dos especialistas para nada.

 

Exato. Não gostamos de uma sondagem sobre a performance nos debates então a solução é acabar com os debates. E se não gostarmos do resultado das sondagens sobre as intenções de voto então o melhor é acabarmos com as eleições. Democracia no seu estado mais puro.

É isso descartes. O que é bom para a democracia até deviam ser uns debates de 10 minutos seguidos de 4 horas de comentários a dar pontuações. Tipo um festival da canção mas com políticos

Compartilhar este post


Link para o post

Fazer uma inferência de que se eu afirmo que o modelo atual de debates serve pouco a democracia então afirmo que não quero eleições a partir do momento em que uma sondagem é menos positiva não é um passo à Pichardo, @Descartes?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...