Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Maioria+PS+11JAN19.JPG

Interessante.

Citação de Ticampos, há 4 horas:

O CDS deve subir nas próximas legislativas, tal como já está a subir nas sondagens.

Entretanto saiu uma nova sondagem que dá 4% ao Aliança, acho que a Eurosondagem que saiu é bastante fidedigna, tirava só uns pozitos ao PS para colocar no PAN e BE. Quanto ao PSD não é preciso ser um génio para perceber que a tendência daqui para a frente é a descer (pelo menos até às diretas) e por isso o CDS deverá ficar mais forte como consequência.

Eurosondagem+11JAN19.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Entretanto, os sinais da economia são cada vez piores. Exportações a abrandar, volume de negócios das empresas a cair, importações a aumentar. Este governo, disfarçadamente, está a criar uma rica bolha.

As exportações abrandaram muito por culpa dos automóveis que foram afetados pela greve dos estivadores. Isto vai direitinho para variação de existências e aparecerá em exportações num mês posterior. 

Não digo que não tenhas razão no geral e os sinais de abrandamento são claros, mas este mês foi atípico por causa da greve.

Compartilhar este post

Link para o post

Os ciclos de colapsos do capitalismo até costumam ser mais curtos. Entre 7 e 8 anos. Este já vai em 10 anos, rumo aos 11. 

Serão as consequências mais imprevisíveis do pós guerra. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

Os ciclos de colapsos do capitalismo até costumam ser mais curtos. Entre 7 e 8 anos. Este já vai em 10 anos, rumo aos 11. 

Serão as consequências mais imprevisíveis do pós guerra. 

"Ciclos de colapsos". Damn, quando se quer vender uma ideia até se inventam nomes agrestes para ver se cola :8_laughing:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, Agora:

"Ciclos de colapsos". Damn, quando se quer vender uma ideia até se inventam nomes agrestes para ver se cola :8_laughing:

Qual é a tradução de crash? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

Qual é a tradução de crash? 

São ciclos, ciclos económicos, business cycles, chama-lhe o que quiseres desde que não dês conotações propositadas ao nome. Ciclos de colapso ou crash cycles é uma tua (ou de alguém) que queres vender uma ideia.

EDIT: Aliás, CrashCycles é uma loja de bicicletas em Berna, na Suiça, o google ensinou-me 🙂

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 1 minuto:

São ciclos, ciclos económicos, business cycles, chama-lhe o que quiseres desde que não dês conotações propositadas ao nome. Ciclos de colapso ou crash cycles é uma tua (ou de alguém) que queres vender uma ideia.

EDIT: Aliás, CrashCycles é uma loja de bicicletas em Berna, na Suiça, o google ensinou-me 🙂

É melhor crises cíclicas, um problema estrutural do modelo económico. Isto não é uma ideia, é factual. 

Os ingleses às vezes chamam-lhe crash. É que aquilo colapsa mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 1 minuto:

É melhor crises cíclicas, um problema estrutural do modelo económico. Isto não é uma ideia, é factual. 

Os ingleses às vezes chamam-lhe crash. É que aquilo colapsa mesmo. 

crash é um momento do ciclo. E dá-se esse nome de uma forma hiperbolizada que dói.

Eu sei que a memória da crise de 2008 ainda está fresca no mundo e que a crise das dívidas soberanas que nos afetou (por culpa própria, mas por erros de décadas) está bem viva em Portugal, mas não há crises desta dimensão de 8 em 8 anos. 

De 8 em 8 anos (mais ou menos) tens um ciclo. Normalmente tens 7 anos de expansão e 1 de recessão (e é quando tens esse de recessão!), 4 anos de aceleração e 4 anos de abrandamento. É o que é. É um problema do modelo capitalista que possivelmente foi amplificado com a social-democracia. Mas os ganhos que isso (quer o capitalismo, quer a adição da social-democracia ao capitalismo) traz ao nível de vida de todos são muito maiores do que as perdas, mesmo que de 80 em 80 anos apareça um Adamastor. 

É um pouco como a democracia, é um sistema cheio de falhas, mas o melhor deles todos. 

Compartilhar este post

Link para o post

oh amigos, a produção na frança e na alemanha está em recessão, vem aí um estoiro de todo o tamanho na UE. e não vem mais cedo porque o BCE tem vindo a suportar com as compras de dívida e juros artificialmente baixos, mas isso também vai levar a que seja maior.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 11 minutos:

crash é um momento do ciclo. E dá-se esse nome de uma forma hiperbolizada que dói.

Eu sei que a memória da crise de 2008 ainda está fresca no mundo e que a crise das dívidas soberanas que nos afetou (por culpa própria, mas por erros de décadas) está bem viva em Portugal, mas não há crises desta dimensão de 8 em 8 anos. 

De 8 em 8 anos (mais ou menos) tens um ciclo. Normalmente tens 7 anos de expansão e 1 de recessão (e é quando tens esse de recessão!), 4 anos de aceleração e 4 anos de abrandamento. É o que é. É um problema do modelo capitalista que possivelmente foi amplificado com a social-democracia. Mas os ganhos que isso (quer o capitalismo, quer a adição da social-democracia ao capitalismo) traz ao nível de vida de todos são muito maiores do que as perdas, mesmo que de 80 em 80 anos apareça um Adamastor. 

É um pouco como a democracia, é um sistema cheio de falhas, mas o melhor deles todos. 

No Portugal pós-25 de Abril o país costuma acabar a década em grande e entrar sempre a cair.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 8 minutos:

oh amigos, a produção na frança e na alemanha está em recessão, vem aí um estoiro de todo o tamanho na UE. e não vem mais cedo porque o BCE tem vindo a suportar com as compras de dívida e juros artificialmente baixos, mas isso também vai levar a que seja maior.

tvc tvh tvh mm4 tvh acum tvc necessária no 4º trimestre para recessão
Alemanha -0,2 1,2 2,0 1,7 -5,7
França 0,3 1,4 2,0 1,7 -5,7
Portugal 0,3 2,1 2,3 2,2 -7,7

Fonte: Eurostat - Contas Nacionais Trimestrais (CVS)

Focando a análise na Alemanha (as outras são iguais), o 3º trimestre apresentou uma queda do PIB de 0,2% face ao trimestre anterior, mas, ainda assim, um crescimento de 1,2% face ao 3º trimestre de 2018. Se considerarmos um ano que vai do 4º trimestre de 2017 até ao 3º de 2018, a Alemanha cresceu 2,0% face ao mesmo ano anterior. Neste ano, comparado com os 3 trimestres do ano anterior, a Alemanha cresceu 1,7%. Para que a Alemanha tivesse crescimento nulo, teria de haver uma contração de 5,7% no 4º trimestre face ao 3º trimestre, provavelmente uma das maiores da história.

A produção abrandou, mas ligeiramente e mesmo assim não vai afetar 2018. Ainda assim será curioso perceber o que acontecerá no 4º trimestre.

Há sinais económicos de abrandamento, mas os riscos para um "estoiro de todo o tamanho na UE" são muito mais políticos (governo em Itália, coletes amarelos em França, Brexit) que económicos. 

Simplesmente alguns grupos gostam de criar o caos com objetivos políticos e anunciar desgraça antes de ela aparecer para a ajudar a tornar-se realidade. 

Citação de Ticampos, há 10 minutos:

No Portugal pós-25 de Abril o país costuma acabar a década em grande e entrar sempre a cair.

image.png.78fb8f564686d66545fa57d53ba18c3e.png

Taxa de crescimento do PIB em Portugal.

Fonte: Eurostat - Contas Nacionais Anuais

Só há dados para Portugal desde 1996 e não me apeteceu procurar anteriores (até porque são pouco fidedignos) e, mesmo havendo a tal crise de 8 em 8 anos, 2003 foi o único ano de recessão.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 9 minutos:

tvc tvh tvh mm4 tvh acum tvc necessária no 4º trimestre para recessão
Alemanha -0,2 1,2 2,0 1,7 -5,7
França 0,3 1,4 2,0 1,7 -5,7
Portugal 0,3 2,1 2,3 2,2 -7,7

Fonte: Eurostat - Contas Nacionais Trimestrais (CVS)

Focando a análise na Alemanha (as outras são iguais), o 3º trimestre apresentou uma queda do PIB de 0,2% face ao trimestre anterior, mas, ainda assim, um crescimento de 1,2% face ao 3º trimestre de 2018. Se considerarmos um ano que vai do 4º trimestre de 2017 até ao 3º de 2018, a Alemanha cresceu 2,0% face ao mesmo ano anterior. Neste ano, comparado com os 3 trimestres do ano anterior, a Alemanha cresceu 1,7%. Para que a Alemanha tivesse crescimento nulo, teria de haver uma contração de 5,7% no 4º trimestre face ao 3º trimestre, provavelmente uma das maiores da história.

A produção abrandou, mas ligeiramente e mesmo assim não vai afetar 2018. Ainda assim será curioso perceber o que acontecerá no 4º trimestre.

Há sinais económicos de abrandamento, mas os riscos para um "estoiro de todo o tamanho na UE" são muito mais políticos (governo em Itália, coletes amarelos em França, Brexit) que económicos. 

Simplesmente alguns grupos gostam de criar o caos com objetivos políticos e anunciar desgraça antes de ela aparecer para a ajudar a tornar-se realidade. 

image.png.78fb8f564686d66545fa57d53ba18c3e.png

Taxa de crescimento do PIB em Portugal.

Fonte: Eurostat - Contas Nacionais Anuais

Só há dados para Portugal desde 1996 e não me apeteceu procurar anteriores (até porque são pouco fidedignos) e, mesmo havendo a tal crise de 8 em 8 anos, 2003 foi o único ano de recessão.  

O cair a que me referia era abrandamento económico, e é claramente visível que de 1998 para 2003 o país abrandou nitidamente. e de 2007 para 2012 a mesma coisa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

O cair a que me referia era abrandamento económico, e é claramente visível que de 1998 para 2003 o país abrandou nitidamente. e de 2007 para 2012 a mesma coisa

Então estavas a concordar comigo. 

1 ano de recessão (quando existe), 4 anos de abrandamento (ok, tivemos 5, mas o ciclo deve ter sido maior devido à entrada de fundos da UE no tempo do Cavaco e início do Guterres e quando se fala em ciclos de 8 anos é uma aproximação, até podem ser 10. Depende do momento!).

7 anos de expansão, 4 anos de aceleração. 

E aquela queda de 2003 é o normal de um ciclo. Não são as quedas de 4,0% que tivemos em 2012! 

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse ontem a Isabel Meirelles se fossemos a acreditar em sondagens o PSD não teria ganho as eleições de 2015.

PSD.png

Mais valia era ficar calada depois de uma bejarda dessas... Eu nem consigo acreditar que seja uma mentira, acho que é puramente desconhecimento e falar à toa por parte dela.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Em França os coletes amarelos pediram à população para que se dirigissem aos bancos e retirassem o seu dinheiro. Os protestos não vão parar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Rui Rio na resposta a Luis Montenegro. Bem na moção de confiança. Vamos ver se sai reforçado ou se se fragiliza.

Marcelo Rebelo de Sousa a ser Marcelo Rebelo de Sousa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Bem Rui Rio na resposta a Luis Montenegro. Bem na moção de confiança. Vamos ver se sai reforçado ou se se fragiliza.

Marcelo Rebelo de Sousa a ser Marcelo Rebelo de Sousa.

Bem sim, obviamente, no entanto até ver será sol de pouca dura, pois fica tudo em aberto no futuro, acho que de qualquer forma, a menos que haja um volte face ou um rasgo de génio, o Rio tem os dias contados, está em cheque. Ainda assim não seria a primeira vez que veríamos essas voltas de 180 graus. O Montenegro mesmo que perca vai continuar a virar o peixe na grelha à espera do dia em que o vai tentar comer. Veremos se será no pós-europeias ou pós-legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

wtf 

Desta não sabia. O PSD e o CDS contrataram o Mário Machado para assaltar a casa de um tio do José Sócrates e roubar documentos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 11/01/2019 at 22:47:

Desde há um ano para cá. Trabalho numa das indústrias (moldes para injecção) que deve das primeiras a sentir os momentos em que a economia a nível mundial começa a abrandar. O abrandamento já se começou a sentir no primeiro semestre de 2018 e piorou bastante no segundo semestre de 2018. E as perspectivas para 2019 não são mesmo nada animadoras. 

Plástico?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 1 minuto:

Sim. 

Posso saber em que empresa é? Se não for indiscrição. Trabalho na mesma área e fiquei curioso 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/be-acusa-camara-do-porto-de-fazer-despejos-ilegais-10434258.html

Na noticia não aparece mas na rádio ela (Catarina Martins) deu um exemplo de uma avó que foi despejada por o neto ter sido apanhado com droga. Sou só eu que acho isto ( a parte do agregado principalmente, e da própria pessoa após um período ) uma alarvidade? 

Por outro lado, criticam a disposição do regulamento que impede uma pessoa de candidatar-se a uma casa "quando, comprovada e fundadamente" tiver praticado (ou alguém do agregado tiver praticado) atividades ilícitas

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã vai ser votado o acordo da Theresa May no parlamento.

Muito provavelmente será chumbado. Está-se se prestar muito pouca atenção a isto.

A Theresa May já marcou uma declaração para a noite de terça. Ela vai anunciar uma de três coisas:

Vai para a frente com No Deal

Adia o Brexit por 6 meses e marca eleições

Adia o Brexit por 6 meses e marca um novo referendo entre o acordo dela e No deal. É claro que dificilmente será aprovado no parlamento sem acrescentar uma terceira hipótese: remain.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Rio conseguiu um balão de oxigénio, vamos ver como lhe corre a moção de confiança. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 7 horas:

Amanhã vai ser votado o acordo da Theresa May no parlamento.

Muito provavelmente será chumbado. Está-se se prestar muito pouca atenção a isto.

A Theresa May já marcou uma declaração para a noite de terça. Ela vai anunciar uma de três coisas:

Vai para a frente com No Deal

Adia o Brexit por 6 meses e marca eleições

Adia o Brexit por 6 meses e marca um novo referendo entre o acordo dela e No deal. É claro que dificilmente será aprovado no parlamento sem acrescentar uma terceira hipótese: remain.

Trocando por miúdos: it's coming home :101_point_up::27_sunglasses:

E o Montenegro foi como o peixe, morreu pela boca. Não esperou pelo pós eleições. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...