Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de ElliotReid13, há 2 minutos:

Mas onde estão os quotes a falar em esperado após o gamanço de 10 milhões? Onde está essa meia página do Público a relativizar a corrupção noutros partidos? Onde estão os quotes a dizer que são todos iguais? (quanto muito, a dizer que não são melhores que os outros). Quantas reportagens da Ana Leal não foram já prime time no último ano? Aliás, o trabalho dela é exatamente ser a única que faz, ou deveria fazer, um jornalismo de investigação decente, como o que a RTP tem com a Sandra Felgueiras.

Eu já vi esta história contada dezenas de vezes, e é sempre igual. Quando são os pequenos a roubar, não se pode dizer nada porque se assume que é uma defesa dos que roubam mais. Mas não é, é sim uma chamada de atenção para o facto de termos um sistema tão miserável que a malta está à vontade para arriscar a reputação e o futuro a troco de uma m*rda de uns 10k ou de um currículo falsificado, porque sabem que a responsabilização não chega. E o discurso de "ah e os outros, que roubam mais, desses não falam!" é só mais uma variante dessa cultura de m*rda que corrói e mina a confiança que ainda pudesse haver em quem só tenta fazer um bom trabalho.

tu tens total razão no que dizes. Eu é que opto por não ligar o indignómetro na mesma intensidade perante um caso de corrupção com valores de 10 mil euros, e outro com valores de milhares de milhoes de euros. E não estou a dizer que é a atititude correcta a enveredar. Não faço proselitismo. Estou só a dizer que é é o que eu opto por fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais genial na questão do PCP e da corrupção no que à percepção pública diz respeito é a diferença de tratamento.

No caso, as pessoas vêem no BE e no PCP (supostos) baluartes na luta contra a corrupção e levam muito a mal estes casos. Já no caso dos partidos do arco da governação, e incluindo já aqui o CDS, estes casos estão tão instituídos que já ninguém sequer levanta a voz contra os repetidos casos tornados públicos.

Ou seja, os últimos estão atulhados de casos mas já ninguém lhes liga, mas os primeiros quando surge qualquer coisa é um "Ai Jesus" e enchem-se páginas e páginas de discussão lol

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de IlidioMA, Agora:

tu tens total razão no que dizes. Eu é que opto por não ligar o indignómetro na mesma intensidade perante um caso de corrupção com valores de 10 mil euros, e outro com valores de milhares de milhoes de euros. E não estou a dizer que é a atititude correcta a enveredar. Não faço proselitismo. Estou só a dizer que é é o que eu opto por fazer.

A nossa discordância prende-se com a perspetiva com que vemos os casos de corrupção. Para ti, o importante para o indignómetro é o valor que roubam. Para mim, é a confiança com que roubam. Quando temos gente no poder que se sente à vontade para roubar dinheiro dos contribuintes à descarada, isso para mim é sinal de algo muito pior do que a quantia que está a ir parar aos bolsos de alguém. A forma como se usam e abusam dos ajustes diretos e contratações para a função pública, sobretudo a nível local, é um dos maiores cancros em Portugal. E a vantagem desta história do PCP ser apanhado neste tipo de esquemas é que agora já não pega a história de que uns têm em conta o interesse do povo, e outros apenas o interesse próprio. "O poder corrompe" deve ser o clichê mais verificado de sempre.

Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

O mais genial na questão do PCP e da corrupção no que à percepção pública diz respeito é a diferença de tratamento.

No caso, as pessoas vêem no BE e no PCP (supostos) baluartes na luta contra a corrupção e levam muito a mal estes casos. Já no caso dos partidos do arco da governação, e incluindo já aqui o CDS, estes casos estão tão instituídos que já ninguém sequer levanta a voz contra os repetidos casos tornados públicos.

Ou seja, os últimos estão atulhados de casos mas já ninguém lhes liga, mas os primeiros quando surge qualquer coisa é um "Ai Jesus" e enchem-se páginas e páginas de discussão lol

Mas de onde vem essa história de que ninguém liga? O que é que aconteceu com o PCP agora que já não tenha acontecido com o PS ou PSD? Fui eu que sonhei, ou ainda esta semana tivemos um ex-ministro a ir parar à cadeia por corrupção? Também devo ter sonhado quando há meia dúzia de meses estávamos aqui em perfeita comunhão a malhar no Carlos César pela vergonha de meter toda a familia na função pública.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

O CMPT não é grande barómetro da opinião pública, julgo que já o havíamos concluído.

Qual é o grande barómetro da opinião pública, o Facebook? :2_grimacing: 

Pelo menos aqui, ainda vamos tendo alguma diversidade de opiniões, que em casos de corrupção convergem sempre. A não ser que a memória me esteja a falhar, que também é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

A reportagem é desonesta e prevaricadora. Se não fosse, ficávamos só a saber que o gajo é genro do Jerónimo mas que de ilegal não há nada. 

Eu vivi mais de duas décadas numa localidade governada pelo PCP e sei bem o que é, que nunca vi ninguém ser contratado pela Câmara que não fosse do partido ou próximo de alguém do partido. Votei sempre contra. Mas esta reportagem e esta situação é para alegrar patetas.  

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mayday, há 6 minutos:

A reportagem é desonesta e prevaricadora. Se não fosse, ficávamos só a saber que o gajo é genro do Jerónimo mas que de ilegal não há nada. 

Eu vivi mais de duas décadas numa localidade governada pelo PCP e sei bem o que é, que nunca vi ninguém ser contratado pela Câmara que não fosse do partido ou próximo de alguém do partido. Votei sempre contra. Mas esta reportagem e esta situação é para alegrar patetas.  

Mas há uma razão por que os ajustes diretos são um cancro em Portugal. O que pretendia ser uma ferramenta para acelerar processos de compra e/ou contratação, é apenas uma forma de legalmente passar dinheiro por baixo da mesa. Eu não vi a reportagem, e até pode ser abusadora no sentido em que insinua mais do que devia, mas o suminho está lá.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não existe gente indignada com os roubos do PS, PSD e afins? Aserio que tamos a desicutir isso? É que nem factos vocês conseguem trazer é só diz que disse...

O Sócrates teve uns interrogatórios divulgados em pleno telejornal por causa de falcatruas, poupem-me

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 36 minutos:

Mas não existe gente indignada com os roubos do PS, PSD e afins? Aserio que tamos a desicutir isso? É que nem factos vocês conseguem trazer é só diz que disse...

O Sócrates teve uns interrogatórios divulgados em pleno telejornal por causa de falcatruas, poupem-me

Caraças, metam lá de uma vez por todas na cabeça o que estamos a querer dizer (se é que posso falar pelos demais). Estamos a falar de alegada corrupção de DEZ MIL EUROS! DEZ MIL. E estamos a dizer que há uma indignação desproporcional ao preço. Portanto, não venham com o argumento descabido de "então mas o país não se indignou quando [fulano do PS ou PSD] roubou à descarada 100 milhões???"

Querem contra argumentar AQUILO QUE ESTÁ A SER DITO (e não outras coisas), demonstrem que houve este escarcéu todo em caso de roubalheira a envolver gente do PS/PSD em que estavam em causa valores tão irrisórios destes/pequenas manigâncias a envolver um familiar e assim.

É que já aconteceu dezenas de vezes, mas ninguém se lembra, porque lá está, envolvia o PS e o PSD, e aí dá-se um desconto. É só isto que se está a dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Dez mil euros para cobrir despesas de pessoal, material, deslocação, etc. 

Enfim, há gente que não sabe roubar.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, que falem que este caso seja um valor residual (que o e de facto, sem duvida). Mas isto cada um gama o que pode.

O senhor Manel vai fazer uma obra a casa do senhor Joaquim e nao se cobra o IVA, gama-se ao estado uns eurinhos...

O PCP tem acesso a um esquema numa camara que controla, gama uns poucos milhares...

O PS/PSD/CDS controlam um orcamento anual como poder governativo de uns 100 mil milhoes de Euros, gamam alguns milhoes...

Ou seja sao todos iguais, apenas cada um gama na porporcao que pode. E o PC de outros paises onde formou governos roubou tanto comos os outros que estiveram no governo. Se incluirmos as "democracias comunistas", basta olhar para a transparency internationtal para ver que sao dos regimes mais corruptos que existiram...iguais as ditaduras fascistas.

O grande problema do PCP aqui e defender ser um partido incurruptivel, quando no fundo sao iguais aos outros, apenas com menos recursos disponiveis para gamar. Moral da historia: Nao basta parecer, tambem se tem de ser...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Interessante, que falem que este caso seja um valor residual (que o e de facto, sem duvida). Mas isto cada um gama o que pode.

O senhor Manel vai fazer uma obra a casa do senhor Joaquim e nao se cobra o IVA, gama-se ao estado uns eurinhos...

O PCP tem acesso a um esquema numa camara que controla, gama uns poucos milhares...

O PS/PSD/CDS controlam um orcamento anual como poder governativo de uns 100 mil milhoes de Euros, gamam alguns milhoes...

Ou seja sao todos iguais, apenas cada um gama na porporcao que pode. E o PC de outros paises onde formou governos roubou tanto comos os outros que estiveram no governo. Se incluirmos as "democracias comunistas", basta olhar para a transparency internationtal para ver que sao dos regimes mais corruptos que existiram...iguais as ditaduras fascistas.

O grande problema do PCP aqui e defender ser um partido incurruptivel, quando no fundo sao iguais aos outros, apenas com menos recursos disponiveis para gamar. Moral da historia: Nao basta parecer, tambem se tem de ser...

O valor adjudicado foi o mais baixo recebido pela autarquia e é um valor total para fazer face aos custos do trabalho. Onde é que isto é gamar ou corrupção?

Se não fosse familiar do Jerónimo, não havia história.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

E o que tem isso de anormal? É perfeitamente compreensível que os primeiros casos sejam sempre os mais falados. Agora não vamos dizer que a haver casos de corrupção no Paços de Ferreira ou Belenenses, têm pouca importância porque o Porto, Benfica e Sporting quando gamam gamam quantias 1000x maiores.

Citação de Cannonball, há 4 horas:

Não acredito que a Aliança tenha esses resultados.

Penas que vão ter quanto? + ou - ?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu, pessoalmente, ficaria bastante surpreendido se tivessem mais de 2%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 minuto:

Eu, pessoalmente, ficaria bastante surpreendido se tivessem mais de 2%.

As europeias têm tendência a favorecer partidos novos e pequenos, praticamente todos eles têm votações acima do esperado em relação às legislativas.

Por exemplo em 2014 comparativamente a 2015, apenas o BE teve menos que em 2015, e isso porque a Catarina fez uma alta campanha no pré-legislativas, quando já ninguém dava nada pelo BE. 

Vejamos:

CDU 12.68% vs. 8.25%

P da T 7.14% (Vá este não vamos tentar comparar por razões óbvias, mas suporta a ideia que movimentos semi-novos de pessoas conhecidas podem ter ótimos resultados).

Livre 2.18% vs. 0.73%

PAN 1.72% vs. 1.39%

MRPP 1.66% vs. 1.11%

Não tem nada de surpreendente que ultrapassem as expetativas nas Europeias e que fiquem aquém nas legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas Europeias, não sei, porque a abstenção é tão baixa e o numero de votantes tão imprevisível que desconfio de qualquer percentagem.

Mas nas autárquicas, de certeza que o CDS vai bater recordes. A Cristas para além de ter lugar semanal na CMTV está a trabalhar muito bem a sua imagem. Eu acho que ela própria já percebeu que apresentar-se enquanto politica - uma vez que não tem ideias nem atitude - não lhe serve de nada e mesmo quando aparece é para repetir lugares comuns, então está a apresentar-se noutros campos e isso vai-lhe ser benéfico. 

Eu acredito mais num bom resultado do Chega do que no da Aliança, também. A Aliança é um partido elitista e com uma flutuação de voto muito variável (hoje os que votam no Aliança podem amanhã voltar a votar no PSD por qualquer motivo) o Chega é um partido popular e populista. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes Mayday, o que disseste faz todo o sentido, as europeias são eleições instáveis, contudo pode-se dizer que o PS e PSD vão estar aquém do resultado que terão nas legislativas, isso costuma acontecer quase sempre. Concordo com a tua perspetiva do CDS, as sondagens do CDS estão quase a níveis recordes nos últimos anos, e apesar de 8% não parecer ser muito em sondagens para um partido que costuma ter isso na maioria das eleições, temos que nos lembrar que quando o CDS tem cerca de 8% nas urnas é porque tem sondagens na ordem dos 5/6%, tal como o BE tendem a ter mais votos que nas sondagens. E sim, a Aliança não tem futuro de longo prazo, será uma nova espécie de PRD, é capaz de ter uma votação melhor que a do Chega neste ano de 2019, mas quando o Santana deixar a liderança, o partido acaba, o Chega tem um bravo futuro pela frente, para mal dos nossos pecados, basta para isso colocar lá na Assembleia o Ventura, é o rastilho que é necessário.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o Aliança vai ter resultados ao nivel do Livre na melhor das hipoteses.

Compartilhar este post

Link para o post

O Aliança é bom para o Santana, evita pagar uns IMIs e já deixa umas coisas para os netos. Está a preparar a transição para os mais novos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que vocês tão a subestimar o Santana. Fui o primeiro a dizer ja há uns meses. Vamos ver, mas numa sondagem da aximage teve já 1,7% e noutra da eurosondagem 4%

A minha dúvida é se a IL vai ser o tal LIVRE da direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Queria fazer uma menage com a cardi e a tomi com o fantano a avaliar. #strong6

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...