Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Vai ser o Palhinha. Ainda não deu para perceber que o Jesus gosta dele e não é pouco?

De resto, estes últimos dias de mercado vão ser engraçados. Este plantel está um caos.

Então jogavas lá com quem?

Compartilhar este post

Link para o post

O Poeira disse que não jogava lá com ele?

Quando ele diz que o JJ gosta muito dele, quer dizer o quê? Goste o JJ ou não dele, a menos que adapte alguém ou jogue com 3 centrais é óbvio que tem de jogar o Palhinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quer dizer que ele não concorde com a ideia. Eu não aprecio o Palhinha por aí além, mas parece-me a opção mais sensata neste momento, e aquela que o Jesus irá escolher, até porque gosta bastante do jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o homem não tem mais ninguém, não interessa se gosta ou não, tem de jogar ele, a menos que invente e tenho memória de uma certa invenção do JJ no Dragão que correu muito mal.

Compartilhar este post

Link para o post

O comentário do Poeira foi quase a descair para a bicada de que o Palhinha não tem qualidade. O oblivion é que tem a mania que é advogado de toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu algum dia tiver que publicar anúncios no jornal, vou poupar imenso. É que agora bastam meia dúzia de palavras minhas para toda a gente deduzir um texto de 15 linhas.

Vai lá jogar o Palhinha porque não há mais nenhum médio defensivo para jogar. É a resposta que me parece mais lógica. E se não há mais nenhum, também é óbvio que eu jogava lá com ele. Até porque...também não há nenhum outro médio, para além do Adrien. Mesmo que quisesse mudar, não há como mudar. O Meli já foi. A abécula brasileira também. O Petrovic não conta. O Paulista, se não está lesionado, lesiona-se até lá. Vai jogar quem?

Eu vou já colocar as cartas na mesa: acho que vamos perder no Dragão. Só mesmo se o Dost fizer das suas é que as coisas podem correr da melhor forma. Caso contrário, eles têm mais poder de fogo, maior capacidade de desequilíbrio (se jogarem com Brahimi e Corona, a diferença é ridícula), maior solidez defensiva (porque o Danilo é bastante competente sem bola e porque, jogando em casa, vão entrar pressionantes, e quando o fazem até conseguem condicionar com alguma qualidade a construção adversária) e são mais fortes nas bolas paradas. Nós vamos lá sem o melhor jogador do plantel, a jogar mal e porcamente e sem ninguém clarividente o suficiente para explorar da melhor forma os momentos de transição. Tem tudo para correr bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu algum dia tiver que publicar anúncios no jornal, vou poupar imenso. É que agora bastam meia dúzia de palavras minhas para toda a gente deduzir um texto de 15 linhas.

Vai lá jogar o Palhinha porque não há mais nenhum médio defensivo para jogar. É a resposta que me parece mais lógica. E se não há mais nenhum, também é óbvio que eu jogava lá com ele. Até porque...também não há nenhum outro médio, para além do Adrien. Mesmo que quisesse mudar, não há como mudar. O Meli já foi. A abécula brasileira também. O Petrovic não conta. O Paulista, se não está lesionado, lesiona-se até lá. Vai jogar quem?

Então em vez de 15 linhas diz lá numa linha o que interessa se o JJ gosta ou não dele se tu próprio admites que não há mais ninguém para jogar lá?

Compartilhar este post

Link para o post

O comentário do Poeira foi quase a descair para a bicada de que o Palhinha não tem qualidade. O oblivion é que tem a mania que é advogado de toda a gente.

Não preciso de bicadas. Digo-o com todas as letras: se um dia o William sair, o Palhinha não pode ser a alternativa. Evolua lá o que evoluir. É uma questão de perfil, mesmo que, por milagre, ele chegue lá em termos de qualidade. E é escusado surgir o argumento de que se consegue ganhar de diversas formas, e construir equipas de diversas formas, com jogadores de diferentes perfis para a mesma posição. Eu sei disso tudo. E mantenho a opinião. Chamem-me louco, mas no dia em que o William sair, eu quero manter o mesmo nível na posição, ou pelo menos tentar. Não me vou contentar com uma perda acentuada de qualidade.

Agora, o que disse não me parece ter grande ciência. O Jesus gosta do Palhinha principalmente pela sua capacidade física e atlética. Não tem sido essa a regra, de resto (Rúben Semedo, Gelson Martins)? E não me faz comichão nenhuma que ele vá jogando, ou que jogue no Dragão. Já tivemos bem pior naquela posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Um certo argelino também seria um milagre... E com muito menos capacidades "naturais" que o Palhinha

Compartilhar este post

Link para o post

Uma excepção que confirma a regra. Curiosamente, arranjamos um "William" para o substituir, e...é o que se tem visto. E provavelmente, sem render tudo o que pode render ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma excepção que confirma a regra. Curiosamente, arranjamos um "William" para o substituir, e...é o que se tem visto. E provavelmente, sem render tudo o que pode render ainda.

Certo, mas afirmar inequivocamente que o Palhinha nunca será um grande 6 é precipitado. O que lhe falta, na minha opinião, é apenas maior técnica em geral e isso poderá quer ser escondido, quer evoluído. De resto, tem toda a capacidade táctica (acho que tem uma boa leitura de jogo) e física, que por muito que desvalorizem, faz parte de um jogador e é sempre bom de se ter principalmente naquela posição. Falta-lhe evoluir nesse tal aspeto e ter tempo de jogo, não digo que vá ser um Busquets mas poderá ser um valor muito seguro e com qualidade para a nossa equipa titular. E além do mais, arranjar alguém da qualidade do William é praticamente impossível para o nosso alcance.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas afirmar inequivocamente que o Palhinha nunca será um grande 6 é precipitado. O que lhe falta, na minha opinião, é apenas maior técnica em geral e isso poderá quer ser escondido, quer evoluído. De resto, tem toda a capacidade táctica (acho que tem uma boa leitura de jogo) e física, que por muito que desvalorizem, faz parte de um jogador e é sempre bom de se ter principalmente naquela posição. Falta-lhe evoluir nesse tal aspeto e ter tempo de jogo, não digo que vá ser um Busquets mas poderá ser um valor muito seguro e com qualidade para a nossa equipa titular. E além do mais, arranjar alguém da qualidade do William é praticamente impossível para o nosso alcance.

É uma questão de perfil, mesmo que, por milagre, ele chegue lá em termos de qualidade. E é escusado surgir o argumento de que se consegue ganhar de diversas formas, e construir equipas de diversas formas, com jogadores de diferentes perfis para a mesma posição. Eu sei disso tudo. E mantenho a opinião.

Não vejo qualidade no Palhinha para ser um grande 6, porque não vejo um jogador com limitações com bola como um grande 6.

É praticamente impossível. Não é impossível. E é perfeitamente possível arranjar quem se aproxime mais dele em termos de perfil e qualidade que o Palhinha. Até porque as principais características do William não são físicas ou atléticas. Nem mesmo técnicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo qualidade no Palhinha para ser um grande 6, porque não vejo um jogador com limitações com bola como um grande 6.

É praticamente impossível. Não é impossível. E é perfeitamente possível arranjar quem se aproxime mais dele em termos de perfil e qualidade que o Palhinha. Até porque as principais características do William não são físicas ou atléticas. Nem mesmo técnicas.

O que estou a dizer é que ele pode melhorar/deixar de ter essas tais limitações mesmo não sendo nenhum portento. O Kante é um grande 6 e não é muito dotado com bola, e por aqui em Portugal o Fejsa é um excelente 6 e também não é nenhum portento.

A questão é que o Palhinha em termos de decisão ou em termos tácticos (o que parece que apontas como ponto forte do William) não é fraco, aliás, parece-me ter qualidade nesse aspeto mais que fisicamente (apesar de ser a razão da aposta do JJ nele)

Compartilhar este post

Link para o post

Não preciso de bicadas. Digo-o com todas as letras: se um dia o William sair, o Palhinha não pode ser a alternativa. Evolua lá o que evoluir. É uma questão de perfil, mesmo que, por milagre, ele chegue lá em termos de qualidade. E é escusado surgir o argumento de que se consegue ganhar de diversas formas, e construir equipas de diversas formas, com jogadores de diferentes perfis para a mesma posição. Eu sei disso tudo. E mantenho a opinião. Chamem-me louco, mas no dia em que o William sair, eu quero manter o mesmo nível na posição, ou pelo menos tentar. Não me vou contentar com uma perda acentuada de qualidade.

Agora, o que disse não me parece ter grande ciência. O Jesus gosta do Palhinha principalmente pela sua capacidade física e atlética. Não tem sido essa a regra, de resto (Rúben Semedo, Gelson Martins)? E não me faz comichão nenhuma que ele vá jogando, ou que jogue no Dragão. Já tivemos bem pior naquela posição.

Haaa, eu sabia, e concordo contigo.

Still, mantenho a mesma opinião de que no inicio da época. O Palhinha é um valor perfeitamente seguro para se ter no plantel como segunda opção e quem sabe em alguns momentos assumir a titularidade.

Além de ser da casa, é um jogador trabalhador, inteligente qb, com bom perfil fisico e com um relativo à vontade com a bola. Vai crescer, vai evoluir e vai ser um jogador bastante útil e importante num futuro plantel do Sporting. Vejo-o na senda do Danilo Pereira, e eu prefiro o William ao Danilo. Isso não significa que não lhe vejo utilidade e até mesmo o potencial para desempenhar um papel importante na equipa do Sporting enquanto não aparece ninguém na senda do William. Sejamos sinceros, gajos como o William não aparecem todos os dias, e prefiro ter por cá um gajo como o Palhinha do que estar a ir buscar Petrovic's, Elias ou outros que tais, gastando recursos de forma desnecessária.

Não é o tipo de perfil que eu quero num jogador mas também não é o tipo que eu rejeito.

Só rejeito um perfil de jogador, que é o Schelotto.

De resto acho que é perfeitamente possível enquadrar os mais diversos perfis dentro de uma equipa. Posto isto, o Palhinha ainda vai a tempo de ganhar o seu espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

O que estou a dizer é que ele pode melhorar/deixar de ter essas tais limitações mesmo não sendo nenhum portento. O Kante é um grande 6 e não é muito dotado com bola, e por aqui em Portugal o Fejsa é um excelente 6 e também não é nenhum portento.

A questão é que o Palhinha em termos de decisão ou em termos tácticos (o que parece que apontas como ponto forte do William) não é fraco, aliás, parece-me ter qualidade nesse aspeto mais que fisicamente (apesar de ser a razão da aposta do JJ nele)

Não trocava Fejsa por William em dia nenhum, e em relação ao Kanté, ia depender de muita coisa. Se fosse para este Sporting, trocava. Se fosse para outro contexto, mais próximo daquilo que gosto de ver, não. De qualquer forma, o próprio Kanté é uma excepção à regra. Todos os outros 6 de referência, pelo menos para mim, têm um perfil distinto, e mais próximo do perfil do William. Busquets, Xabi Alonso, Verratti, Marchisio, Dier (estes últimos nem sempre jogam na posição), Weigl, Matic, Jorginho, Kroos (o SAS vai-me matar, but I don't care).

Não. O ponto forte do William são as capacidades cognitivas. Conseguir ver linhas de passe que outros não vêem. Conseguir ler o jogo com qualidade em qualquer situação. Conseguir tomar a melhor decisão - e ser capaz de a executar - mesmo quando pressionado. É aí que ele faz a diferença para um típico 6 com capacidades físicas e atléticas acima da média.

Percebo, mas por exemplo o Fejsa, o Diawara ou o Badelj também não são especialmente fortes com bola mas compensam isso com outros atributos

O Badelj nem na mesma categoria do William está. E é precisamente por essas razões que o Diawara é bem inferior ao outro médio defensivo do Nápoles. E eu nem desgosto do Diawara.

Compartilhar este post

Link para o post

Haaa, eu sabia, e concordo contigo.

Still, mantenho a mesma opinião de que no inicio da época. O Palhinha é um valor perfeitamente seguro para se ter no plantel como segunda opção e quem sabe em alguns momentos assumir a titularidade.

Além de ser da casa, é um jogador trabalhador, inteligente qb, com bom perfil fisico e com um relativo à vontade com a bola. Vai crescer, vai evoluir e vai ser um jogador bastante útil e importante num futuro plantel do Sporting. Vejo-o na senda do Danilo Pereira, e eu prefiro o William ao Danilo. Isso não significa que não lhe vejo utilidade e até mesmo o potencial para desempenhar um papel importante na equipa do Sporting enquanto não aparece ninguém na senda do William. Sejamos sinceros, gajos como o William não aparecem todos os dias, e prefiro ter por cá um gajo como o Palhinha do que estar a ir buscar Petrovic's, Elias ou outros que tais, gastando recursos de forma desnecessária.

Não é o tipo de perfil que eu quero num jogador mas também não é o tipo que eu rejeito.

Só rejeito um perfil de jogador, que é o Schelotto.

De resto acho que é perfeitamente possível enquadrar os mais diversos perfis dentro de uma equipa. Posto isto, o Palhinha ainda vai a tempo de ganhar o seu espaço.

Não discordo disso. É útil. Mas para ser titular a longo-prazo, não quero jogadores úteis. Quero jogadores de qualidade. Em todas as posições. E isto só parece irrealista porque estamos no Sporting, e nunca nos habituamos a ter esse tipo de exigência. Aliás, os plantéis dos últimos anos têm tido, no máximo, uns 7/8 titulares de grande qualidade, e isso já chega para serem dos melhores planteis que alguma vez tivemos.

Não aparecem todos os dias, mas é para isso que serve o mercado. É para fazermos contratações cirúrgicas, quando não temos a capacidade de criar, em casa, jogadores com a mesma qualidade daqueles que saem. Noutras posições, temos essa capacidade. No meio-campo ofensivo e nas alas, por exemplo, nem precisamos de contratar. Na posição 6, é um caso diferente.

Eu até gosto mais do Petrovic com bola, em relação ao Palhinha. Mas também não é discussão que interesse começar, porque o sérvio nunca contou e só deve ter mais uns dias por cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Não trocava Fejsa por William em dia nenhum, e em relação ao Kanté, ia depender de muita coisa. Se fosse para este Sporting, trocava. Se fosse para outro contexto, mais próximo daquilo que gosto de ver, não. De qualquer forma, o próprio Kanté é uma excepção à regra. Todos os outros 6 de referência, pelo menos para mim, têm um perfil distinto, e mais próximo do perfil do William. Busquets, Xabi Alonso, Verratti, Marchisio, Dier (estes últimos nem sempre jogam na posição), Weigl, Matic, Jorginho, Kroos (o SAS vai-me matar, but I don't care).

Não. O ponto forte do William são as capacidades cognitivas. Conseguir ver linhas de passe que outros não vêem. Conseguir ler o jogo com qualidade em qualquer situação. Conseguir tomar a melhor decisão - e ser capaz de a executar - mesmo quando pressionado. É aí que ele faz a diferença para um típico 6 com capacidades físicas e atléticas acima da média.

Percebo completamente, mas eu acho que um 6 de topo apesar de ser preferível ser alguém de imensa qualidade técnica pode também ser alguém que apesar de não as ter, com capacidade de leitura de jogo e táctica em geral, pode contornar esses aspetos até certo ponto, claro.

Eu quando falei em qualidade táctica/decisão era por aí que queria entrar. E acho que o Palhinha sabe bem ler o jogo apesar de não ter (ainda) a capacidade técnica para a sustentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo completamente, mas eu acho que um 6 de topo apesar de ser preferível ser alguém de imensa qualidade técnica pode também ser alguém que apesar de não as ter, com capacidade de leitura de jogo e táctica em geral, pode contornar esses aspetos até certo ponto, claro.

Eu quando falei em qualidade táctica/decisão era por aí que queria entrar. E acho que o Palhinha sabe bem ler o jogo apesar de não ter (ainda) a capacidade técnica para a sustentar.

Eu não digo que o Palhinha seja mau, no geral. A comparação com o William é que não é muito justa, porque o William é uma máquina e tem capacidades para jogar em qualquer campeonato do mundo e na grande maioria das grandes equipas europeias.

Agora, não vejo é no próprio Palhinha qualidades que o possam fazer replicar um pouco daquilo que o William consegue fazer. E eu acho que precisamos disso. Via mais capacidade para isso no Wallyson, por exemplo. Mas o Wallyson está parado há muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não digo que o Palhinha seja mau, no geral. A comparação com o William é que não é muito justa, porque o William é uma máquina e tem capacidades para jogar em qualquer campeonato do mundo e na grande maioria das grandes equipas europeias.

Agora, não vejo é no próprio Palhinha qualidades que o possam fazer replicar um pouco daquilo que o William consegue fazer. E eu acho que precisamos disso. Via mais capacidade para isso no Wallyson, por exemplo. Mas o Wallyson está parado há muito tempo.

Sim, eu concordo com isso do Palhinha. Contudo vejo nele potencial para chegar perto do nível do William. Mas como dizes, o William é dos melhores 6 que há por aí e é uma comparação injusta.

Provavelmente seria assim, mas o Wallyson estando parado há muito tempo e não sendo alguém "do tipo JJ" duvido que seja como 8 ou 6 faça carreira por aqui

Compartilhar este post

Link para o post

até ao fim da época era jogar na ala tipo joão mário. quando o adrien bazar, vai para o meio.

Isto.

Campbell e Gelson nas alas não resulta. Precisamos de um gajo tipo João Mário(ou o Geraldes) de um lado e um gajo tipo o Campbell ou o Gelson do outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava aqui a tentar imaginar o nosso plantel para o ano:

GK: Rui, Beto

DD: Esgaio e contratação (por favor)

DC:Coates, Semedo, Paulo Oliveira e André Pinto

DE: Jonathan e contratação

MDF:Palhinha e contratação (William deve sair)

MC: Adrien, Geraldes

ED: Gelson, Iuri

EE: Bryan, Bruno César, Matheus

10: Podence, Alan Ruiz

PL: Bas Dost, Spalvis(?)

Não é preciso esbanjar muito dinheiro para ficar com um excelente plantel, mesmo vendendo o William. Comprando uns laterais e um trinco (caso o William saia mesmo), acho que ficamos com um grande plantel. Tem é de haver coragem para apostar nos miúdos da formação. Esgaio, Semedo, Palhinha, Geraldes, Iuri, Gelson, Matheus e Podence. Todos estes têm lugar no nosso plantel. Alguns serão aposta de certeza (aqueles que já jogam e os que vão regressar agora) mas os outros também merecem oportunidades: o Matheus parte tudo na B e já provou, na época passada, o seu valor na equipa A; o Iuri leva às costas todas as equipas por onde passa, sendo que ainda se destaca mais nos jogos contra os grandes; o Esgaio só joga quando é estritamente necessário mas, na minha opinião, tem valor para mais, este ano, por exemplo, era o nosso melhor jogador para a posição.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...